
Conquistar e engajar clientes é uma preocupação não só de grandes organizações, mas de micro e pequenas empresas. Pensando nisso, o acadêmico de Administração da Unijuí, Gabriel Malheiros Villani, produziu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) motivado por experiências na sua empresa familiar, voltada ao ramo de irrigação, energia solar, seguros rurais, topografia e serviços ambientais. A monografia é intitulada “Processo de manter pessoas: o engajamento em micro e pequenas empresas em Panambi-RS”.
“Percebi a necessidade de estudos sobre o tema micro e pequenas empresas, nos quais os resultados adquiridos pudessem ser utilizados no dia a dia. Esse tipo de empresa representa 99% dos negócios no Brasil, com 55% dos estoques de empregos formais”, explica Gabriel, que realizou entrevistas com os gestores de seis micro e pequenas empresas de Panambi.
Seu trabalho procurou apontar evidências em relação ao ambiente de trabalho em pequenas empresas. Dentre os resultados positivos estão os altos níveis de engajamento; o fato de que colaboradores motivados têm e transmitem vigor, dedicação e absorção aos seus colegas; e que oportunidades de aprendizagem são fatores que agradam os colaboradores.
Em compensação, apenas 10,52% dos colaboradores afirmaram que não trocariam de emprego caso recebessem outras oportunidades, mesmo com alto nível de envolvimento. Fatores externos afetam excessivamente o engajamento e as lideranças necessitam exercer o seu papel constantemente para o pleno funcionamento da empresa, conforme alguns aspectos constatados que não são favoráveis.
Gabriel pretende dar continuidade aos projetos na empresa que administra com sua família. “Vou continuar o trabalho de reestruturação que está sendo feito. Vemos nela um grande potencial, e com os conhecimentos adquiridos na graduação, pretendo auxiliar na sua gestão, visando atingir resultados ainda melhores”, completa.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Nesta terça-feira, 9 de agosto, os professores do curso de Administração da Unijuí, Fernanda Pasqualini e Luciano Zamberlan, receberam os estudantes do 3º Ano do Ensino Médio do Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap) para uma oficina sobre Empreendedorismo. A atividade já havia sido realizada com alunos do 1º Ano do Ensino Médio e, diante do resultado positivo, os professores foram convidados a também ofertar a oficina para o Terceirão.
Na oficina os estudantes são convidados a desenvolver ideias sobre negócios de impacto econômico, social e ambiental. Com o uso do modelo Canvas, onde são analisados os vários aspectos que compõem uma empresa, eles são desafiados a usar a criatividade aliada ao conhecimento para encontrar oportunidades de empreender. “As ideias que surgem são sempre interessantes e trazem um novo olhar aos jovens, já que eles começam a perceber tudo que envolve o universo da administração e as inúmeras oportunidades para empreender e inovar”, destacou a professora Fernanda Pasqualini, que também coordena o curso de Administração na Unijuí.

Assim como qualquer organização, instituições religiosas também apresentam o desafio de incorporar práticas profissionais de administração, a partir de pessoas dotadas com competências específicas da área, com habilidades que são aplicadas diretamente a este segmento.
Com o intuito de compreender e explorar o funcionamento das atividades administrativas de uma organização religiosa, a recém-formada no curso de Administração da Unijuí, Narjana Fabiola Junges Manchini, realizou seu Trabalho de Conclusão de Curso com o tema “Um estudo sobre práticas de administração em organizações religiosas - tomando por base a Paróquia Nossa Senhora da Natividade”, orientado pelo professor doutor Pedro Luís Büttenbender.
Narjana conta que atua na paróquia como auxiliar administrativa, o que motivou a pesquisar sobre o tema, contribuindo para as pesquisas na área. “Atualmente estão escassos os estudos sobre a gestão e as práticas administrativas dentro da administração paroquial”, explica.
Apoiada em entrevistas realizadas com integrantes da paróquia, a graduada concluiu a importância do planejamento, organização, direção e controle dentro da instituição. “Estes aspectos já estão e devem continuar inclusos no planejamento estratégico paroquial”, afirma Narjana.
Apesar disso, a pesquisa comprova que os administradores paroquiais, sendo este o pároco ou aqueles integrantes que estão à frente das decisões de atividades a nível paroquial, precisam aprofundar as competências e práticas administrativas. “O recomendado é que as lideranças religiosas aperfeiçoem-se e participem de formações sobre gestão e práticas administrativas”, comenta.
Concluída a graduação, Narjana afirma que o sentimento de ter concluído o curso é de gratidão. “Foram anos de aprendizado e de experiências grandiosas, com colegas e professores, onde aprendi não só conteúdos voltados ao curso, mas aprendi também sobre a vida, em constantes conversas em sala de aula e fora delas”, salienta.
A estudante acrescenta que seguirá na área de administração e gestão de pessoas, por ser a área que mais lhe interessa. “Após o fim desse ciclo de estudos, pretendo continuar trabalhando nessa área da administração que gosto tanto, colocando em prática o que aprendi nesses anos na Unijuí”, finaliza.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Um evento realizado de forma virtual nesta quinta-feira, 9 de setembro, marcou o Dia do Administrador e o início das comemorações dos 50 anos do curso de Administração da Unijuí. Autorizado no ano de 1971, o curso já formou mais de 2.850 profissionais nestas cinco décadas, e hoje é ofertado nas modalidades presencial - nos campi de Ijuí, Santa Rosa e Panambi - e a distância.
“Faço parte do curso como egressa - inclusive acabo de completar 20 anos de formatura, e há 12 anos sou docente no curso. Tenho muito orgulho dessa trajetória e é uma honra fazer parte deste momento”, destacou a coordenadora do curso nos campi de Ijuí e Panambi, professora Fernanda Pasqualini, destacando que o momento é importante para refletir o que foi vivido e também para falar sobre expectativas. “E nada melhor do que buscarmos nossos mestres pioneiros para conhecer mais sobre a história do curso, desafios e conquistas alcançadas. Isso nos inspira a continuar fazendo a nossa parte, com protagonismo e comprometidos com o desenvolvimento das organizações e da sociedade”, afirmou.
Para que o resgate da história acontecesse, foram convidados a participar do evento os professores Adelar Francisco Baggio, Edemar José Zanon e Paulo Afonso Frizzo. Sob mediação do professor Daniel Knebel Baggio, eles abordaram o tema "Reflexões sobre a Administração: ontem, hoje e desafios futuros”.
Para o coordenador da graduação no campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, pelo menos três situações marcaram a trajetória do curso: primeiro, as condições criadas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (Fafi) e posteriormente pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene) para a oferta do curso de Administração na região. Depois, os professores pioneiros que, em 1971, passaram a ofertar o curso. E por fim, os estudantes que, na época, acreditaram na proposta e materializaram a graduação. “Hoje temos dezenas de egressos com a marca da Unijuí, em diversos locais do País e até fora dele, contribuindo para tornar as organizações mais competitivas”, disse.
A delegada do Conselho Regional de Administração na Seccional Noroeste, Roseli Fistarol Krüger, que participou do evento, é uma das tantas egressas do curso. Ela destacou a satisfação em fazer parte desta comemoração e reforçou que ter um curso de Administração, especialmente há 50 anos, significa muito.
Vice-reitor de Administração, Dieter Siedenberg ressaltou a importância de marcar a data e de recordar aqueles que ajudaram a construir o curso - caso dos professores pioneiros, que “plantaram a semente” do curso há 50 anos. Uma graduação que, apesar da idade, segue se reinventando de acordo com as necessidades do mercado.
Para acompanhar a palestra “Reflexões sobre a Administração: ontem, hoje e desafios futuros” na íntegra, acesse:

Há 50 anos, o curso de Administração da Unijuí obteve autorização para funcionamento junto à Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado - Fidene. O curso foi pioneiro no interior do Estado e já graduou mais de 2.850 profissionais. Em Ijuí, a graduação foi lançada em 1971 e, posteriormente, passou a também ser ofertada em Santa Rosa, em 1992; em Panambi, em 2001; e em Três Passos, em 1998.
Com o intuito de marcar as cinco décadas do curso e o Dia do Administrador, inicia-se nesta quinta-feira, dia 9 de setembro, a programação comemorativa com o evento online "Reflexões sobre a Administração: ontem, hoje e desafios futuros", com a participação de professores que marcaram a trajetória inicial do curso. São eles: Adelar Francisco Baggio, Edemar José Zanon e Paulo Afonso Frizzo e mediação do professor atual Daniel Knebel Baggio.
O curso, no período, contou com professores que receberam Prêmio Mérito em Administração e estudantes agraciados com o Prêmio Acadêmico Astor Roca de Barcellos pelo Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS).
“A ideia de refletir sobre a profissão vem da necessidade de, a cada grande marco da vida, fazer uma avaliação do que foi vivido e do que queremos para o futuro”, comentam os coordenadores do curso de Administração, professora Fernanda Pasqualini (nos campi de Ijuí e Panambi) e professor Ariosto Sparemberger (nos campi de Santa Rosa e Três Passos). Além deste evento, estão sendo produzidos conteúdos para as redes sociais, com depoimentos de egressos. Para 2022, estão sendo planejadas diferentes atividades, considerando a possibilidade de eventos presenciais, reunindo professores, estudantes e comunidade.
Hoje, o profissional formado no curso de Administração da Unijuí está capacitado para atuar no mercado de trabalho, observando situações com olhar crítico e analítico, respeitando a ética, transformando problemas em soluções e desenvolvendo a sustentabilidade nas organizações.
Os bacharéis em Administração são preparados para ter uma visão global, com competências técnicas e comportamentais, que possibilitam realizar a análise, obter a compreensão e propor soluções de maneira empreendedora e inovadora aos desafios existentes nas organizações.
A partir da proposta da Graduação Mais, que apresenta currículo por competência, o profissional da Administração, durante sua formação, se envolve com atividades voltadas aos problemas e demandas da comunidade, por meio dos Projetos Integradores. “Como atores deste processo, o quadro docente tem se mantido qualificado acadêmica e pedagogicamente e, à medida que se envolvem com pesquisa e extensão, proporcionam permanente interação com a realidade local, sem descuidar da visão sistêmica e global”, explica a professora Fernanda Pasqualini.
Para conferir a palestra que acontece nesta quinta-feira, acesse este link.
Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí

Com disciplinas voltadas para formação pessoal e profissional, buscando desafiar os estudantes a solucionar e vivenciar desafios do mercado de trabalho, o curso de Administração da Unijuí chega aos seus 50 anos formando profissionais com excelência e capacitados para atuar nos mais diversos campos que a profissão oferece. Desde o ano passado, houve uma reformulação do currículo do curso que passou a integrar a Graduação Mais da Unijuí.
Com disciplinas que aproximam ainda mais os estudantes do mercado de trabalho, a formação foi estruturada por módulos com temas geradores. “São oito módulos, quatro desenvolvidos em conjunto com o curso de Ciências Contábeis e quatro específicos. Estes representam as áreas da Administração, mantendo as linhas de formação que são: Finanças, Gestão de Pessoas, Marketing, Produção e Operações”, explica a coordenadora do curso de Administração em Ijuí, professora Stela Maris Enderli.
O grande avanço dessa proposta, segundo a coordenadora, são os Projetos Integradores, presentes desde o primeiro módulo, e que oportunizam aos estudantes o contato com a prática a partir de desafios demandados pela comunidade. “Essa construção do novo currículo nos trouxe o desafio de aliar a experiência de um curso que está completando 50 anos com a necessidade que o mercado traz, de um profissional dinâmico e inovador”, completa a professora.
O profissional em formação no curso de Administração da Unijuí é capacitado para atuar no mercado, por meio de um olhar mais completo, crítico e analítico, transformando problemas em soluções, respeitando a ética e desenvolvendo a sustentabilidade das organizações. “Nossos estudantes têm a oportunidade de vivenciar os desafios do mercado, propor alternativas e apresentar propostas. Essa vivência é totalmente diferenciada”, acrescenta o coordenador do curso no campus Santa Rosa, Ariosto Sparemberger.
Saiba mais sobre o curso de Administração da Unijuí acessando o link.
Por Susan Pereira, acadêmica do curso de Jornalismo
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