Entidades representativas, lideranças e integrantes do poder público, que integraram a luta pela conquista do Curso, participaram do ato.

Prestes a iniciar o primeiro semestre letivo do curso de Medicina, a Unijuí promoveu um ato público, com o objetivo de agradecer e marcar o empenho da comunidade regional em trazer um projeto para formação de médicos preparados e preocupados com a saúde. O evento, que contou com a participação de diversas entidades parceiras de mobilização em prol do curso na Unijuí, contextualizou toda a trajetória que marcou essa conquista regional.
Ex-Reitores da Universidade, lideranças regionais, presidentes e diretores de entidades de classe e membros do poder público, celebraram a conquista durante o ato. O primeiro a falar foi o ex-reitor Adelar Baggio, ele enumerou os desafios estratégicos que a região precisa encarar a partir do curso de Medicina e uma "necessidade urgente: formar médicos que busquem inovações para a saúde regional". Telmo Frantz, também ex-Reitor, falou sobre o contexto da criação do Projeto do Curso nos anos 90. Fez um resgate sobre o cenário da Universidade e das políticas públicas para a área, que culminou na conquista após tentativas mais recentes, contando com o apoio de lideranças. Martinho Kelm, outro ex-reitor empenhado na conquista, afirmou que vê o curso de Medicina como se fosse uma jornada épica: "pois foi uma longa jornada de conquista, envolta em diversas etapas".
Já o prefeito de Ijuí, Valdir Heck, falou sobre a importância da Fidene/Unijuí para a comunidade, citou a importância de formar novos médicos para a região e ressaltou que houve muita luta pela conquista do Curso de Medicina. A atual reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, encerrou os pronunciamentos do ato. Ela se emocionou ao agradecer a todos que participaram do ato e também destacou que ainda há muito a fazer para garantir mais políticas públicas que garantam acesso à educação e saúde. “Precisamos nos orgulhar desta vitória. E, a partir de agora, temos o grande desafio, compete a nós, Unijuí, hospitais, rede de atenção básica, a materializar este grande desafio: a formação de novos médicos a partir de uma política pública, que possa transformar e qualificar a saúde de uma população e de uma região”, complementou.



























Entre as lideranças que discursaram ou que enviaram mensagens estão:
- Ana Amélia Lemos, secretária extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do RS;
- Darcísio Perondi, deputado federal;
- Jerônimo Gorgen, deputado federal;
- Pompeo de Matos, deputado federal;
- Luiz Carlos Heinze, senador da República;
- Elvino Bohn Gass, deputado federal;
- Gerson Burmann, deputado estadual;
- Fioravante Ballin, ex-prefeito de Ijuí;
- Cláudio Matte Martins, presidente do HCI;
- Luiz Antônio Benvegnú, vice-prefeito de Santa Rosa;
- Daniel Hinnah, prefeito de Panambi;
- Eleandro Lizot, secretário de Educação de Ijuí;
- Nilo Leal da Silva, presidente da Associação Comercial e Industrial de Ijuí;
- Bruno Hass, presidente do Sindilojas Noroeste;
- Antenor José Vione, presidente do Sicredi das Culturas;
- Marco Aurélio Ferreira, diretor executivo da associação nacional dos hospitais privados;
- Jeferson Dalla Rosa, vereador, representando a presidente da Câmara de Vereadores de Ijuí, senhora Alexandra Lentz;
Confira o evento na íntegra acessando o canal da Unijuí no Youtube:
Em 1992, a Unijuí fez sua primeira tentativa para implantar o curso de Medicina na região Noroeste. No entanto, foi em 2012 que a Unijuí liderou uma mobilização regional, articulada junto à Prefeitura, Câmara de Vereadores, HCI, Bom Pastor, ACI, OAB, Sindicatos, Presidentes de bairros, empresários, médicos, deputados, representantes dos Rotarys Clubs da cidade, Lions, Coredes, secretários municipais, dentre outras instituições e personalidades. À época, essas entidades criaram o Comitê Comunitário Pró-Curso de Medicina em Ijuí. O projeto também teve o apoio de diversos políticos da bancada gaúcha em Brasília e da Assembleia Legislativa do Estado.
Em 2013, o comitê realizou uma série de mobilizações políticas que tiveram como objetivo apresentar o projeto do curso de Medicina e mobilizar entidades, instituições e deputados em favor da abertura de edital para o Rio Grande do Sul que, em outubro deste mesmo ano, foi divulgado pelo MEC. Em 2014, o Governo Federal autorizou a criação de 39 novos cursos de medicina em todo país, sendo quatro deles em municípios do Rio Grande do Sul: Erechim, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Ijuí.
Em julho de 2015, no entanto, o MEC divulgou as universidades aptas a implantarem o curso de medicina. O resultado, anunciado em coletiva de imprensa pelo então ministro Renato Janine Ribeiro, chocou a comunidade regional. Sem sequer avaliar o projeto da Unijuí e baseada em critérios econômicos nunca antes divulgados no edital, o Ministério da Educação considerou outra instituição de educação superior apta a oferecer o curso de Medicina em Ijuí, em detrimento da Unijuí que havia construído um trabalho de 58 anos de luta pelo desenvolvimento da região Noroeste do Rio Grande do Sul.
Na busca por transparência, a Unijuí realizou uma mobilização política e comunitária para garantir a transparência do edital. No ano seguinte, a instituição ganhadora no certame, desistiu de realizar a implantação do curso no município, o que levou a realização de um novo edital em 2017. Neste mesmo ano a Unijuí foi escolhida pelo MEC como a instituição que implementaria o curso de Medicina no município de Ijuí, sendo fundamental na formação dos jovens médicos que irão qualificar, ainda mais, o quadro de profissionais de toda região Noroeste.
No ano, de 2018 novo revés, paralisando todo processo de autorização do curso, agora suspendendo a continuidade, nas três cidades contempladas com o curso, Tucuruí, Limeira e Ijuí. Novamente recorre-se, agora a justiça, com objetivo de solicitar o desmembramento da determinação, considerando o não questionamento da habilitação de Ijuí e o primeiro lugar da Unijuí.
Neste contexto, a Desembargadora responsável, segmenta o processo e a última etapa do Edital é realizada em dezembro de 2018, com a visita in loco do munícipio, hospitais e instituição, o que leva a publicação da Portaria de autorização do curso de Medicina, na Unijuí em 26 de dezembro de 2018.
A realização do vestibular foi no dia 24 de fevereiro (linkar matéria). A primeira turma terá 30 integrantes, que irão iniciar as aulas na segunda-feira, dia 11 de março. O próximo vestibular irá ocorrer no dia 14 de julho, quando devem ingressar mais 20 estudantes.
Primeira chamada de matrículas foi realizada nesta quarta-feira, no Campus Ijuí.
O início do curso de Medicina na Unijuí está próximo. Após a realização do vestibular e a divulgação dos classificados, a Unijuí iniciou, nesta quarta-feira, dia 27, as matrículas dos 30 integrantes da primeira turma. A aula inaugural está agendada para o dia 11 de março, com programação especial aos pais e estudantes do Curso.
Esta conquista da comunidade regional, alcançada após intensa luta e mobilização de instituições e lideranças locais, é aguardada com grande expectativa, compartilhada pelos futuros médicos, mas também pelos pais e familiares. Os primeiros estudantes matriculados no Curso comemoram a oportunidade de se formarem em Medicina na região. “Fazer o curso é a realização de um sonho, mas, antes de tudo, a oportunidade de ajudar pessoas”, observa Bruna Jurack, natural de Horizontina.
A emoção também faz parte deste momento, para além da conquista no concorrido Vestibular, é a realização de um sonho desses futuros profissionais. “Quando eu vi meu nome entre os aprovados, foi um sentimento que não consigo explicar! Acredito que ser médico é uma missão, ser médica é um sonho”, complementa Ana Paula Castilho Malaquia, natural de Roque Gonzalez.
O curso de Medicina, que terá duração de seis anos, vai preparar os profissionais para atuar nas áreas de atenção à saúde, de gestão e educação em saúde, nos sistemas público e privado, atendendo às necessidades individuais e coletivas em diferentes cenários de trabalho: unidades básicas de saúde, unidades sanitárias especializadas, ambulatórios, serviços de vigilância sanitária, assistência domiciliar, na comunidade (escolas e creches), unidades especializadas em reabilitação física, serviços de atendimento móvel de urgência, hospitais-dia, hospitais secundários e terciários, com todos os seus serviços (inclusive pronto-atendimento e emergência), consultório/clínicas, instituições de ensino e/ou pesquisa.
“A Universidade está organizada há algum tempo para o início do curso, com o corpo docente preparando disciplinas, práticas e atividades avaliativas. Temos grande expectativa quanto ao início do curso de Medicina na Unijuí”, observa a professora Cristina Pozzobon, Vice-Reitora de Graduação da Unijuí.
Estudantes do curso e familiares aproveitaram o momento de matrícula para conhecer um pouco da estrutura do curso.
Unijuí oferece Tecnólogo em Logística EaD

A Logística é uma atividade ampla e com grande influência sobre a economia. Administrar todos os processos necessários para que produtos cheguem de um ponto a outro, requer estratégias e conhecimentos, ligados especialmente à gestão da cadeia de suprimentos e sistemas de armazenagem de materiais, nos segmentos da indústria, comércio ou prestadores de serviços logísticos. Tudo deve estar alinhado às diretrizes de cada empresa ou indústria e, até mesmo, com a legislação. Muito do desenvolvimento do país se deve a correta atuação da área de Logística.
O profissional formado em Logística conta com um mercado de trabalho em expansão. Em um período de pandemia, por exemplo, a articulação dessa área é essencial para a continuidade das atividades de muitos setores. O Tecnólogo em Logística EaD, da Unijuí, está atento às demandas do mercado, desenvolvendo capacidades que ultrapassam o conhecimento científico, preparando o profissional para cenários de incertezas e mudanças.
A Unijuí é referência na área de gestão e negócios e com o curso de Logística EaD, prepara profissionais para atuarem em diversos setores: distribuidoras, centros de distribuição, indústrias, comércios, serviços, portos, aeroportos, terminais de transporte, entre outras empresas, públicas ou privadas. Formação diferenciada, em um curso com duração de 2,5 anos.
Para auxiliar no processo de aprendizagem, os estudantes contam com o Laboratório de Gestão e Negócios, que desenvolve competências por meio de consultorias às empresas conveniadas. Já os Projetos Integradores, colocam os acadêmicos ainda mais próximos do mercado de trabalho, desde o primeiro semestre, com a resolução de problemas reais.
O EaD da Unijuí oferece flexibilidade na escolha dos melhores horários para se dedicar aos estudos e um excelente ambiente virtual de aprendizagem, interativo, com materiais dinâmicos e que facilitam a aprendizagem. Os estudantes são acompanhados por professores e tutores qualificados e com ampla experiência, sendo estimulados a participarem de projetos de pesquisa e extensão.
Procure o polo mais próximo de você: Ijuí, Santa Rosa, Horizontina, Palmeira das Missões, Panambi, Planalto, Porto Alegre, Rosário do Sul, Tenente Portela, Três Passos, Agudo, Santa Maria, Uruguaiana e Rio Grande.
Saiba mais sobre o Tecnólogo em Logística EaD e realize sua inscrição até o dia 25 de fevereiro: https://www.unijui.edu.br/ead
Formar profissionais aptos a atuar na gestão da cadeia de suprimentos e sistemas de armazenagem de materiais de qualquer natureza, nos segmentos da indústria, comércio ou prestadores de serviços logísticos, contribuindo para a melhoria da gestão estratégica das organizações são objetivos do curso de Logística da Unijuí, uma das novas propostas em Educação a Distância da Universidade.
Os profissionais do curso poderão atuar em distribuidoras e centros de distribuição; empresas de encomendas; empresas em geral nos ramos da indústria, do comércio e de serviços. Em portos, aeroportos, terminais de transporte e em transportadoras.
O curso na Unijuí possui diferenciais que facilitam a vida do estudante: é organizado em módulos trimestrais, com no máximo 4 disciplinas por módulo e projetos integradores desde o início do curso. Também possui uma ferramenta inovadora, o Moodle como ambiente virtual de aprendizagem, interativa e com material dinâmico que facilita a aprendizagem. Além disso, possui sistema de avaliação focado na aprendizagem diagnóstica, formativa e somativa que, em caso de reprovação, permite a recuperação dos estudos ao longo do próximo trimestre e nova oportunidade avaliativa. O laboratório de Gestão e Negócios apoiará o estudante no desenvolvimento de atividades práticas ao longo do curso, oportunizando o aprendizado a partir da execução de projetos e assessoria à empresas. Possui ainda possibilidade de intercâmbios internacionais, viagens de estudo, oficinas e estágio obrigatório e não obrigatório.
O ensino a distância da Unijuí permite que o estudante estude do seu jeito e no seu tempo, ou seja, o estudante pode ter aulas em casa e no horário que for mais conveniente. De acordo com a vice-reitora de Graduação, professora Cristina Pozzobon, apesar das aulas não serem presenciais, a formação possui a mesma qualidade do ensino presencial da Unijuí.
“O diploma Unijuí possui reconhecimento no mercado, é um diploma reconhecido e que traz a nossa qualidade formativa, porque o profissional graduado pela Unijuí ele de fato sai com competências, habilidades, atitudes e valores que fazem com que ele possa responder às demandas cobradas pelo mercado de trabalho”, destaca.
Além disso, a Unijuí possui 62 anos de atuação no ensino superior, conceito 04 no MEC, 95% dos professores mestres e doutores e já graduou mais de 40 mil profissionais.
Há três formas de ingressar, saiba quais são:
Prova Agendada
No vestibular agendado do EAD Unijuí o candidato escolhe o melhor dia e horário para realizar a sua prova.
Nota de Redação do ENEM (a partir de 2010)
É possível ingressar nos cursos EAD Unijuí utilizando a nota de Redação do ENEM (válido a partir de 2010), sem realizar vestibular.
Nota de Redação de outros Vestibulares realizados na Unijuí
Outra opção é o ingresso utilizando a nota de outros vestibulares realizados na Unijuí, a partir do ano/período fixado no Edital Específico (válido a partir de 2005), sem realizar novo vestibular.
Para fazer a inscrição, basta acessar https://www.unijui.edu.br/ead

O curso de Medicina da Unijuí, a partir do Centro Acadêmico do curso, promoveu no último sábado, 22 de junho, a segunda edição do Simpósio Interligas do Centro Acadêmico de Medicina da Unijuí. O evento teve o objetivo de reunir os estudantes, promover a integração entre as ligas acadêmicas e apresentar conteúdos para ampliar os conhecimentos dos acadêmicos.
Ao longo de todo o dia, foram realizadas palestras, bate-papos, apresentações e debates sobre temas relevantes de cada área, os quais foram ministrados por médicos especialistas em cada uma das áreas. A ideia, segundo os estudantes do Centro Acadêmico, era proporcionar um ambiente de aprendizado e colaboração entre os profissionais, e os acadêmicos.
“É um prazer para nós, do Centro Acadêmico, realizar o 2º Simpósio Interligas. Buscamos promovê-lo para que haja essa integração, possa haver esse compartilhamento de ideias interessantes e cada um possa conhecer um pouco mais sobre cada área”, comenta o presidente do Centro Acadêmico, Murilo Ferretti.
A palestra de abertura foi promovida pela Liga Acadêmica de Neurologia da Unijuí, com o tema “Cefaleias e Subtipos: quando me preocupar”, a qual foi ministrada pelo médico neurologista, Carlos Kuzli.
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As inundações que assolam o Rio Grande do Sul afetaram até o momento 2.341.060 pessoas, em 467 municípios. Além de todas as perdas e transtornos causados, em termos de saúde, as consequências desse evento climático podem continuar com a tendência de um aumento importante nos casos de doenças infecciosas. Neste sentido, o curso de Medicina da Unijuí traz um alerta importante aos voluntários que estão atuando.
Segundo a professora do curso de Medicina da Unijuí, Paula Korsack, é importante que as pessoas se protejam para poder ajudar e não virar mais uma vítima. “Os locais atingidos pelas enchentes estão cheios de doenças infectocontagiosas. Por isso, indicamos que quem estiver indo ajudar, esteja vacinado para o tétano, use luvas, botas e outros materiais de proteção para não se contaminar com a água da enchente. Já para quem está atuando em abrigos, a indicação é que esteja com a vacinação para a influenza e covid-19 em dia para não levar o vírus e infecções respiratórias para as pessoas que estão nos abrigos e até mesmo para não contrair estas doenças”, destacou.
Além disso, com o nível da água baixando em vários locais, inicia-se outra fase da reconstrução: a limpeza do que restou das casas e estabelecimentos. De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), a água que inundou o Estado se juntou à água dos sistemas de esgotos, tornando fundamental que a higienização das casas seja feita com atenção.
A professora infectologista orienta que, quem realizar a higienização dos ambientes afetados pelas enchentes é necessário se paramentar, ou seja, usar equipamentos de proteção como luvas de borracha e impermeáveis, botas, calças e camisetas de manga comprida e, caso tenha algum ferimento, ele deve estar tapado com bandagens e ataduras. Paula pontua ainda que deve ser feita a desinfecção dos ambientes.
“Para a limpeza e desinfecção dos locais, pode ser feita uma solução com água sanitária, sendo 200ml de água sanitária para 20 litros de água. Utensílios de alimentação como copos, talheres e panelas, por exemplo, podem ser deixados de molho por 30 minutos em uma solução desinfetante mais concentrada, sendo um copo de água sanitária para quatro copos de água. Eles devem ser lavados com água e sabão antes e depois da desinfecção”, explica.
Com relação ao lodo, a orientação do Cevs é que ele seja removido e que sejam colocados em frente às casas entulhos e o lixo dos quintais, para serem recolhidos pelos serviços de coleta. Os panos e vassouras utilizados na higienização e desinfecção dos locais e dos objetos devem ser descartados após o uso, devido ao risco de contaminação.
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