
O curso de Medicina da Unijuí recebeu na última segunda-feira, dia 30 de agosto, um reforço para seu acervo de livros. O professor Bruno Luís Guidolin, médico psiquiatra e docente no curso de Medicina da Instituição, doou seis exemplares da 3ª edição do livro “Psiquiatria para estudantes de Medicina”, da Editora PUCRS. Guidolin é autor colaborador da obra, por meio do artigo “Transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas: álcool''.
Receberam a doação a vice-reitora de Graduação, Fabiana Fachinetto, a coordenadora pedagógica do curso de Medicina, Heloísa Eickoff, a coordenadora da Biblioteca Mario Osorio Marques, Laura Dalpiaz, e a bibliotecária Ginamara de Lima Oliveira. "Esta doação de livros nos deixa imensamente felizes, pois acrescenta à nossa Biblioteca uma fonte bibliográfica que, além de extremamente qualificada e de referência, tem a participação e autoria de um professor da Unijuí. Esse encontro dos nossos estudantes com o autor e professor é muito significativo, em especial neste momento em que estão no ambulatório de psiquiatria", explicou a coordenadora pedagógica do curso, Heloísa Eickoff.
A partir de agora, o livro integra a bibliografia do curso de Medicina, da disciplina de Clínica Médica II, que está sendo ministrada neste segundo semestre de 2021. A Biblioteca Universitária recebe doações de livros que constem nos Projetos Pedagógicos dos cursos da Unijuí ou que sejam de interesse para áreas do conhecimento. As doações passam por análise e, caso não sejam incorporadas ao acervo, são doadas à comunidade acadêmica que frequenta a Biblioteca.

Um dos momentos mais aguardados pelos acadêmicos do curso de Medicina da Unijuí, que estão entre o 5º e 6º semestre, acontece agora: a prática de Clínica Médica e Saúde Coletiva, onde eles não só têm contato com diferentes especialidades - como pneumologia, reumatologia, dermatologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, hematologia e nefrologia, como também assumem um papel importante no atendimento de pacientes. As práticas acontecem em ambulatórios nos hospitais, como o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) e Hospital Bom Pastor, e em unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESFs), com a supervisão de professores.
“Neste momento, uma parte dos estudantes do 5º semestre está realizando o ambulatório em pneumologia no Hospital Bom Pastor. Enquanto isso, há um outro grupo no Hospital de Caridade de Ijuí, que já passou por aqui. Com a supervisão de professores, os estudantes têm a experiência de assistência ao paciente”, explicou o professor Carlos Henrique Ramires François.
Primeiro os estudantes, em um grupo reduzido, recebem o paciente no consultório e realizam a anamnese - ou entrevista, além do exame físico. Depois, com as observações em mãos, voltam para o professor. “Revisamos todas as informações coletadas e conduzimos os acadêmicos à formação do raciocínio clínico, às hipóteses diagnósticas e proposições de condutas. É um momento bastante importante. Agora, por exemplo, os estudantes estão atendendo pacientes com sequelas da covid-19”, explicou o professor.
Nos ambulatórios é possível ter contato com diferentes perfis de pacientes, de várias idades, com uma ou mais comorbidades, conforme destacou a acadêmica Cinthya Bastos Rodrigues. É o momento em que os estudantes são desafiados a entender o paciente como um todo, a partir da investigação, segundo a estudante Jhovana Rafaella Vettorato.
Como destacou a professora Cheila Eickhoff, responsável pela Unidade de Ensino e Aprendizagem de Clínica Médica I, que supervisiona os estudantes no Hospital de Caridade de Ijuí, a Clínica Médica é um verdadeiro quebra-cabeças, onde é necessário ouvir o paciente e compreender o que ele está sentindo. Para isso, é importante saber desde os sintomas, doenças que possui e medicamentos que utiliza. “Os estudantes conseguem consolidar o que estão aprendendo na teoria e percebem que o paciente é um todo. Essa prática trabalha a relação médico-paciente e também beneficia a comunidade, que por vezes tem dificuldade de acessar algumas especialidades dentro do Sistema Único de Saúde”, comentou.
Depois de um período sem aulas presenciais, em razão da pandemia de covid-19, voltar à prática nos ambulatórios é uma experiência única, segundo a estudante Vitória Massafra Rodrigues. O principal ponto, segundo a acadêmica Carolina Rolim Brande, é conseguir elucidar os conteúdos vistos nas aulas teóricas. “Aprendemos a fazer a anamnese, o exame físico, a trabalhar a habilidade de extrair do paciente o que realmente é importante. É muito diferente ter esse contato direto. Por vezes o paciente estranha no início, mas logo começa a contar a sua história. Ficamos nervosos quando perguntas são feitas, mas tudo é um processo de aprendizado, ao lado dos professores”, comenta.
Dos hospitais para as unidades básicas
Desde o primeiro semestre do curso de Medicina, os estudantes têm contato com a realidade do Sistema Único de Saúde. A observação à realidade da Atenção Primária acontece no ingresso ao curso, passando para o diagnóstico situacional no segundo semestre, gestão em saúde no terceiro, e práticas a partir do quarto semestre. “Na unidade básica, o estudante é colocado na realidade de um médico da família, na realidade da atenção primária. O estudante tem uma abordagem mais individualizada dos pacientes, que possuem doenças ou que necessitam apenas de medidas preventivas”, explicou o professor Bernardo Machado Cadó, que acompanha a prática na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Pindorama.
Na avaliação da enfermeira responsável pela unidade, Denise Casagrande, a presença de professores e estudantes qualifica a Atenção Primária. “O objetivo da ESF é propor a integração ensino-serviço e qualificar cada vez mais o atendimento. A Universidade presta o apoio, auxilia, e os estudantes são beneficiados com um campo de estágio rico, onde são realizados muitos atendimentos, a diferentes pacientes, com patologias distintas, e que atua tanto no tratamento quanto na prevenção e promoção à saúde”, disse.
Gestante com 31 semanas, Mariane Anger Melo realiza todo o pré-natal na unidade de saúde e avalia de forma positiva o atendimento prestado pelo grupo. “Melhorou bastante o atendimento”, afirmou.
Assim como nos hospitais, na ESF os estudantes atendem aos pacientes, observam a sua situação, e conversam com o professor sobre a melhor conduta a ser adotada, conforme relatou o acadêmico Roberto Lorenzoni. Segundo seu colega, Douglas Giovelli, é possível, por meio dessa experiência, acompanhar a evolução dos pacientes. “A atuação na unidade nos mostra a importância da relação médico-paciente, de quanto uma conversa pode mudar completamente o dia a dia do usuário”, destacou.
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Acadêmicos do primeiro semestre do curso de Medicina da Unijuí promoveram na última quinta-feira, dia 17 de junho, uma palestra com o tema “Desvendando a herpes”. Transmitida pelo canal da Unijuí no Youtube, a atividade foi orientada pelo professor Dario Gervasio Ronchi.
Uma das convidadas para o bate-papo, a médica infectologista Paula Luza Korsack explicou que as infecções por herpes-vírus têm sido um desafio na área médica, estando presentes no estudo de diversas especialidades - como dermatologia, infectologia e neurologia. O vírus causa diversas doenças, que acometem diferentes órgãos.
De acordo com dados apresentados pela médica, 16% da população mundial é soropositiva para o herpes simplex tipo 2; enquanto que para o tipo 1 o percentual chega a 54%. Tipos 1 e 2 são os principais envolvidos em lesões labiais, nos órgãos genitais e gengivo-estomatite. Há, ainda, cerca de 3 mil casos por ano de herpes varicela zosper.
A atividade também contou com a médica dermatologista Cristiane Lüdtke Heuser. Para conferir na íntegra, acesse:

Estudantes do curso de Medicina, da Unidade Integradora do 1º semestre, promovem na próxima segunda-feira, dia 21 de junho, uma palestra com o tema “O estigma em torno da educação sexual e suas consequências na população jovem”. O evento terá início às 19h e será transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube.
Participam da palestra a professora Sara Hungaro Lazaretti; a ginecologista e obstetra Paula Vilela Gherpelli; e a psicóloga Betina Munero Predebon. Serão mediadoras Gabriela Juliana Baldissera, Emmanuela Weber Cardozo e Fabiane da Cunha Castro. A Unidade Integradora está sob coordenação do professor João Carlos Lisbôa.
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O curso de Medicina da Unijuí promove na próxima terça-feira, dia 22 de junho, o webinar com o tema “Aleitamento materno: um resgate histórico, dificuldades na amamentação e aconselhamentos”. A palestra terá início às 19h, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube.
Foram convidados para palestrar os pediatras Darcísio Perondi e Elizabete Tereza Sartori El Ammar; os ginecologistas e obstetras Marília Thome Da Cruz e Carlos Alberto Cardoso Dias; e a fisioterapeuta Daniela Zeni Dreher.
A palestra, que será mediada por Alex Siqueira Bernardini, é promovida pela Unidade Integradora III, coordenada pelo professor Carlos Alberto Cardoso Dias.

A partir desta segunda-feira até o domingo, dia 4, o Centro Acadêmico de Medicina da Unijuí estará publicando uma série de posts sobre a pandemia de covid-19.
Integrado por estudantes de diferentes semestres, o CentraMed quer colaborar neste momento crítico da pandemia, levando informações à comunidade por meio do Instagram – que pode ser acessado neste link.
Conforme explica o presidente, Roberto Peruzzo Lorenzoni, a série inicia com uma retrospectiva sobre a pandemia e segue com informações sobre as vacinas, tipos e eficácia.
Haverá publicações reforçando a importância do uso de máscara, sobre pesquisas brasileiras e relato de professores médicos que atuam na linha de frente no enfrentamento à doença.
Outras ações de conscientização já foram realizadas pelo Centro Acadêmico e estão disponíveis no Instagram.
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