
Estudantes dos cursos de licenciatura em Letras e História da Unijuí, modalidades presencial e a distância, além de mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC), estiveram juntos em uma oficina sobre a plataforma Curriki Studio, um ambiente online criado para apoiar o desenvolvimento e a divulgação de materiais educacionais multimodais. A oficina foi realizada pelo professor doutor Denilson Rodrigues da Silva, docente da URI Santo Ângelo e pós-doutorando do PPGEC Unijuí.
A atividade ocorreu a partir do convite da professora doutora Fabiana Diniz Kurtz, que buscou envolver os estudantes que atuam em atividades junto às escolas da Educação Básica, ou que investigam sobre o tema, na análise e aprofundamento dos entendimentos em torno de como os conhecimentos pedagógico e de conteúdo podem estar associados ao seu conhecimento tecnológico.
A plataforma Curriki é inovadora em vários sentidos, qualificando tanto o ensino presencial quanto a distância. De acordo com a professora Fabiana e segundo relatos dos estudantes que participaram do encontro, a ferramenta servirá de auxílio não apenas para as atividades a serem desenvolvidas em sala de aula, em suas pesquisas, como em atividades extraclasse com as quais estão envolvidos na Universidade, como o próprio Profissional do Futuro.

Na última terça-feira, 11 de abril, tiveram início os encontros do English Conversation Club, grupo de conversação em língua inglesa do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, realizado em parceria com a Fulbright, através do English Teaching Assistant (ETA).
Os encontros presenciais do grupo passam a ocorrer às terças e quintas-feiras, das 17h às 19h, junto ao Laboratório de Ensino de Línguas da Unijuí - Sala 18-02, no campus Ijuí. A partir do dia 28 de abril, uma turma online será aberta, com encontros via Google Meet. O link será divulgado no perfil do Instagram @unijuietas.
“O clube tem o objetivo de criar oportunidades para a prática da língua inglesa a partir de tópicos do cotidiano. É aberto a toda a comunidade e todos os níveis de proficiência são bem-vindos”, destacou o professor do curso de Letras e program manager na Universidade, Anderson Amaral de Oliveira.
O English Teaching Assistant (ETA) é um programa de fomento à língua e à cultura de língua inglesa que traz, todos os anos, professores norte-americanos para a Unijuí. Realizado desde 2018, o programa ETA acontece por meio de uma parceria entre o curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí com a Comissão Fulbright e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que o financiam.
“O programa tem um grande impacto, pois possibilita um importante intercâmbio linguístico e cultural para os futuros professores de Inglês e para a comunidade, ampliando as possibilidades de internacionalização da Unijuí”, completou o professor.
Para fazer parte do English Conversation Club basta entrar em contato pelo pelo Instagram @unijuietas ou pelo e-mail analee.davis@unijui.edu.br.

Estudante do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, Gabriela de Oliveira Zimmermann sempre se interessou pela Análise do Discurso - uma teoria que estuda o que está por trás do “não dito” dos enunciados. Foi então que, refletindo sobre ciência em algumas disciplinas, problematizou sobre como o discurso científico se evidencia através dos textos que popularizam a ciência. Essa questão deu vida ao seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que leva o título de “Análise Crítica do Discurso e Gramática Sistêmico-Funcional de Língua Inglesa: uma análise das metafunções ideacional, interpessoal e textual em artigos de popularização científica publicados na Revista Science Daily”, orientado pela professora Fabiana Kurtz da Silva.
“Como professora das linguagens, cujo um dos papéis é apresentar um conhecimento legítimo aos alunos, me propus, neste trabalho, a pesquisar sobre o texto de popularização científica, qual seu discurso e de que maneira ele é acessível ao público leigo, uma vez que a popularização da ciência a todos é pilar para uma sociedade mais justa e igualitária”, explicou a formanda, lembrando que, mesmo se tratando de um estudo da área das Ciências Humanas, a pesquisa demandou uma metodologia mista: isto é, pesquisa qualitativa (por meio da Teoria da Análise Crítica do Discurso) e quantitativa (quantificando os resultados a partir da análise dos elementos linguísticos das notícias).
Em um primeiro momento, Gabriela analisou a revista Science Daily, um dos canais mais acessados de popularização científica em Língua Inglesa, quanto aos seus assuntos mais veiculados, seções e frequência. Depois, selecionou 16 textos relacionados à educação, analisando quais estratégias linguísticas os autores utilizavam para tornar aquele saber acessível ao público leigo. “Acerca dos resultados obtidos, foi possível perceber que, mesmo com muita produção científica, a área das Ciências Humanas é a que menos tem seus resultados divulgados, chegando, na revista analisada, a menos da metade das publicações nas áreas de Saúde e Tecnologia, por exemplo. Tal fato incentiva um discurso de inferiorização destes saberes, potencializa uma visão de que o saber das ciências humanas ‘não é tão científico assim’ ou até mesmo que, nesta área, ‘não se faz ciência’”, explica a formanda.
Sobre as notícias analisadas, a partir das escolhas linguísticas dos autores, Gabriela percebeu que, quando veiculados, os textos contam com elementos linguísticos que dão legitimidade à ciência, sendo predominantemente utilizados recursos como nomes técnicos dados à ciência e adaptados para a leitura do público leigo, além de depoimentos de autoridades científicas. “Portanto, sim, a escrita dos textos tem popularizado a ciência, mas na especificidade de alguns saberes, como as Ciências Humanas, evidencia-se um discurso, mesmo que não intencionalmente, que a exclui da grande massa de popularização”, reforçou.
“O curso de Letras foi transformador para mim. Sempre participei de projetos de extensão, como o Coral Unijuí, Traças Digitais e Ensino de Português como Língua Adicional para Estrangeiros. Parece que já estou sentindo falta de tudo isso, mas os ciclos terminam e espero que outros tão significativos comecem. Hoje, atuo como professora das redes estadual e privada de ensino em Ijuí, e tenho como plano continuar os estudos na área de Linguística Aplicada e Análise do Discurso, seguindo na pesquisa através de um mestrado.”, finalizou.

Tainara de Lima foi a grande vencedora da promoção do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, sendo contemplada com um ingresso para o show da banda norte-americana The Calling, que ocorre em Porto Alegre, em maio de 2023. A iniciativa fez parte de uma programação cultural do curso, destinada a acadêmicos e vestibulandos de Letras, nas modalidades presencial e EaD.
O sorteio foi realizado na última semana por meio da Rádio Unijuí FM e o prêmio foi entregue pela coordenadora do curso, professora mestre Taíse Neves Possani na sexta-feira, dia 25 de novembro. Acadêmica do 10º semestre de Letras: Português e Inglês, comemorou o resultado.
Segundo Tainara, poder acompanhar o show vai ser uma grande forma de encerrar seu ciclo na Universidade. “Foi uma imensa alegria saber que ganhei o ingresso para o show, especialmente por estar concluindo a graduação. Este será o primeiro show internacional que assistirei, então acredito que será uma experiência incrível e inesquecível. Fico com o sentimento de gratidão por todos os momentos vividos e por terminar esta etapa com chave de ouro”, destacou.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Na última semana, no dia 10 de outubro, a turma de Linguística Aplicada, do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, recebeu a professora Erika Lauberga, docente e coordenadora de Relações Internacionais da Universidade de Liepaja, na Letônia. A disciplina está sob coordenação da professora Fabiana Diniz Kurtz, que também integra o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí.
A convidada ministrou uma palestra envolvendo comunicação oral e escrita em contextos profissionais, aproximando temas amplamente estudados no curso de Letras da Unijuí, em especial, em língua inglesa. Houve interação com os estudantes presentes e a participação da coordenação do curso de Letras e do Escritório de Relações Internacionais (ERI).
De acordo com a professora Fabiana, responsável pelo grupo que recepcionou a palestrante, a fala envolveu aspectos a serem observados e evitados no âmbito de uma interação de sucesso em contextos profissionais diversos e, como explorado ao longo da formação linguística em Letras, ligados a elementos sociossemióticos e multimodais que materializam sentidos em diferentes gêneros textuais. “É louvável estabelecermos parcerias como esta que, efetivamente, viabilizam o diálogo global efetivo dos alunos e docentes de Letras, do PPGEC e de toda a Unijuí”, avaliou a professora.
Erika também interagiu sobre aspectos culturais de seu país e manifestou sua impressão em redes sociais acerca da competência linguística do grupo que a recepcionou. “Ao término, ficou evidente o interesse e profunda motivação a partir do convênio estabelecido, e destacado na fala da professora Erika, para aprofundar projetos e mobilidade internacional na área de Linguística e formação de professores de línguas, área de destaque na Unijuí”, finalizou Fabiana.

O professor Anderson Amaral de Oliveira, do curso de Letras - Português e Inglês da Unijuí, marcou presença no Pro RS de Jiu-Jitsu - Etapa Cruz Alta, que ocorreu no dia 24 de julho. Anderson ficou em segundo lugar na categoria Faixa Azul até 110kg Adulto, e foi o quarto colocado na categoria Faixa Azul Absoluto Adulto, na qual não há limite de peso.
Treinado pelo professor Tiago Pimentel, Anderson destaca que é seu primeiro campeonato na Faixa Azul. “Treino Jiu-jitsu desde 2017, mas é o primeiro campeonato que participo nessa faixa. Eu já havia participado de algumas competições na Faixa Branca, porém, foram interrompidas pela covid-19”, afirma.
Anderson salienta também que o Jiu-Jitsu ensina o respeito pelo próximo, seja nos treinos com o grupo ou no tatame competindo. “É uma arte muito legal, que ajuda a controlar o corpo, a mente e a manter hábitos saudáveis. É importante evidenciar também o trabalho do professor e da equipe, que sempre dão suporte e apoio nos treinos”, enfatiza.
De acordo com o professor, a preparação para novos desafios que estão por vir já está acontecendo. “Esse ano ainda tenho em vista outros campeonatos, consequentemente sigo treinando e me dedicando”, completa Anderson.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
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