
Para celebrar seu aniversário de 10 anos, o Hospital Veterinário da Unijuí promoverá o “Pet Day - Seu melhor amigo registrado na nossa história”. O evento será realizado no auditório do HV, no dia 15 de abril, das 9h às 10h30, e contará com um café da manhã para tutores clientes do hospital juntamente com seus pets.
Além disso, com o objetivo de proporcionar uma experiência diferenciada registrando seus tutores e pets na história do Hospital Veterinário, será realizada uma sessão de fotos, onde os convidados ganharão de presente uma foto profissional com o seu animal de estimação. O evento contará ainda com a distribuição de brindes.

Se você é estudante do curso de Medicina Veterinária da Unijuí e busca ter experiências profissionais ainda na graduação, fique atento: o Hospital Veterinário (HV) está com vagas remanescentes para estágio voluntário, em diferentes áreas.
Conforme explica a diretora clínica do HV, professora doutora Gabriele Callegaro Serafini, há vagas disponíveis para as áreas de cirurgia, clínica médica, diagnóstico por imagem e análises clínicas. “Temos atividades compatíveis com o nível de conhecimento de cada semestre. Por isso, podem participar da seleção, estudantes matriculados a partir do 1º semestre”, destacou Gabriele, frisando que a duração do estágio é de um semestre, podendo ser renovado.
Para a diretora clínica do HV, realizar estágios durante o curso é muito importante para a formação profissional. “O estágio traz o conhecimento para que os estudantes se encontrem dentro de uma área de atuação. Além disso, ter experiências ainda na graduação é um diferencial no mercado de trabalho”.
O Hospital Veterinário conta com atendimentos clínicos, cirurgias, internações e serviços de laboratórios, como o de diagnóstico por imagem, microbiologia, histopatologia, análises clínicas e parasitológicas, para pacientes internos ou externos, além de ser um espaço destinado às aulas práticas, atividades de pesquisa e extensão e mais um campo de estágio.
Interessados em participar da seleção devem enviar um e-mail para gabriele.serafini@unijui.edu.br.

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Os calouros do curso de Medicina Veterinária da Unijuí tiveram uma aula diferente na manhã desta segunda-feira, 27 de fevereiro. Os acadêmicos receberam um café da manhã, promovido pelos professores e secretárias do curso em parceria com o Centro Acadêmico de Medicina Veterinária (Camev).
A recepção ocorreu na aula Fisiologia Veterinária, ministrada pela coordenadora do curso, professora Luciana Viero, e teve como objetivo aproximar os estudantes do corpo docente, além de apresentar as oportunidades existentes na Universidade. “Propomos essa recepção para facilitar a adaptação deles, tornando possível essa relação com os professores de diferentes semestres. Essa é uma forma de nos conhecermos, criarmos relações e além disso, apresentar opções de estágio disponíveis para que eles possam viver diferentes experiências”, contou.
Para a Eduarda Dumke, acadêmica do 1º semestre de Medicina Veterinária, a recepção foi bastante importante. "Achei interessante termos essa interação, onde conhecemos mais os colegas que iremos conviver ao longo do curso e sobre as oportunidades de estágio no Hospital Veterinário, por exemplo. É uma boa oportunidade para escolhermos a área que iremos seguir".
Já o estudante Lorenzo Libardoni, também acadêmico do 1º semestre, falou sobre a sua expectativa para a graduação. “Minha expectativa é positiva. Vou procurar aprender bastante aqui. Gostei da proposta dos professores de termos essa interação e do fato de termos diversas áreas disponíveis para estagiar, o que certamente irá contribuir para sermos bons profissionais”, frisou.
Durante o café da manhã, a vice-presidente do Camev, Marília Diefenthaeler, também explicou sobre a representatividade do Centro Acadêmico de Medicina Veterinária e deixou o Camev à disposição dos novos estudantes.
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Nesta terça-feira, dia 25 de janeiro, o curso de Medicina Veterinária da Unijuí recebeu representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), para uma reunião no Hospital Veterinário. O encontro teve como objetivo iniciar a discussão sobre possíveis cooperações entre as instituições para a realização de eventos.
Estiveram presentes a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Luciana Viero, e os professores Felipe Libardoni, Cristiane Beck, Marcella Linhares e Gabriele Callegaro. Já representando o CRMV-RS, participaram o médico veterinário Favorino Collares e o assessor da presidência, Elias Ferreira. Além disso, também foram convidados para integrar a reunião os médicos veterinários Jorge Schifer, Renan Muller e Luísa Oliveira.
“Foi uma conversa bem interessante e o início de uma parceria importante. A intenção do encontro era justamente delinear futuras cooperações entre o Conselho e a Unijuí para realização de eventos, palestras, enfim, todo tipo de atividade didática que venha trazer mais informações a respeito da profissão e também que promova uma aproximação do Conselho com as Universidades do interior do Estado”, explica a professora Luciana.
A coordenadora do curso relata ainda que duas palestras já foram planejadas. “Nós alinhamos com eles uma palestra que vai ser dada para o primeiro semestre e outra para os dois últimos, com focos diferentes. No primeiro semestre a fala será voltada para apresentação do conselho, onde fica e o que ele regulamenta. Já para os dois últimos será direcionada para conduta ética do profissional e tipos de infrações”, completa Luciana.

Acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Unijuí realizaram uma visita no último sábado, 12 de novembro, à Cabanha Jaguary, no município de Tupanciretã. Os estudantes fazem parte de dois Projetos Integradores (PIs) - novos componentes da Graduação Mais, o novo modelo de cursos de graduação da Universidade. A turma do segundo módulo faz parte do PI Processo Saúde x Doença, enquanto que a turma do quarto módulo integra o Projeto Integrador Saúde Pública e Medicina Veterinária Preventiva.
Os estudantes foram motivados a encontrar subsídios para trabalhar nas soluções de seus respectivos projetos. Segundo a professora doutora Luciana Viero, a intenção era mostrar para os estudantes alguns itens essenciais na saúde animal. “Buscamos mostrar para os acadêmicos toda a logística de criação, o calendário de vacinação, além de como é feita a prevenção e quais as principais doenças”, explica.
Os acadêmicos do quarto módulo foram orientados pela professora Luciana a encontrar formas de enfrentar as doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas, conhecida como zoonoses. “A problemática trabalhada corresponde às dificuldades que o produtor rural tem em trabalhar com as zoonoses e principalmente o entendimento sobre os riscos de determinadas doenças serem transmitidas para as pessoas”, salienta.
Já os estudantes do segundo módulo, acompanhados da professora doutora Cristiane Beck, realizaram entrevistas com produtores, elaboraram e aplicaram um questionário na Expofest 2022, além de realizar visitas a propriedades, como à Cabanha. “A visita buscou evidenciar a influência de boas práticas nos cuidados de prevenção, métodos diagnósticos e tratamento de doenças parasitárias em rebanhos de pequenos ruminantes”, completa Cristiane.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Estudantes de Medicina Veterinária da Unijuí estão desenvolvendo dois projetos integradores no quarto módulo do curso, que têm como tema gerador “Saúde Pública e Medicina Veterinária Preventiva”. Sob orientação da professora Luciana Viero, os acadêmicos estão buscando soluções para dois desafios: um foi proposto pela Vigilância Sanitária de Ijuí e o outro por um produtor rural. Ambos trabalham sobre a prevenção de zoonoses, isto é, doenças infecciosas transmitidas pelos animais aos seres humanos.
“Nós recebemos da Vigilância Sanitária o desafio de realizar um levantamento sobre o conhecimento a respeito das principais zoonoses transmitidas por cães e gatos. Conversando com os estudantes, optamos por fazer esse trabalho em um núcleo específico. Estamos trabalhando na Escola Emil Glitz, com sete turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental”, relata a professora Luciana. Para realizar o trabalho, os acadêmicos elaboraram e aplicaram um questionário, que foi respondido por 230 alunos.
A partir dos resultados obtidos, o grupo irá produzir um material educativo para distribuição aos participantes do projeto. Também será realizada uma gincana na escola, com perguntas e respostas acerca dos conteúdos trabalhados. “O objetivo é que esses estudantes possam disseminar os conhecimentos em suas residências e, dessa forma, que consigamos melhorar a conscientização sobre medidas simples para prevenção das zoonoses”, explica Luciana.
A estudante de Medicina Veterinária, integrante do grupo, Luiza Mattos Damm, destacou a contribuição do trabalho realizado na formação acadêmica dos envolvidos. “O projeto integrador é uma nova forma de nos desafiar e aprofundar nossos conhecimentos. Ele traz um maior contato com a sociedade, o qual é muito importante para ampliar nossa comunicação e ter uma ideia do que iremos encontrar quando sairmos da faculdade. Além disso, é muito gratificante ver o público interessado no assunto, perguntando e buscando saber mais”, ressalta Luiza.
Já o segundo desafio foi recebido por um produtor rural, que relatou a dificuldade em conscientizar seus funcionários acerca da prevenção das zoonoses. Para solucionar essa questão, em um primeiro momento, o grupo realizou entrevistas com produtores e trabalhadores rurais, buscando entender suas principais dúvidas e dificuldades sobre essas doenças. As pesquisas foram feitas em dois momentos: no Dia de Campo da Semana Acadêmica de Agronomia e Medicina Veterinária, realizado na Escola Fazenda da Unijuí (Irder), e durante a Expofest Ijuí, na Casa do Produtor Rural.
Visando esclarecer os questionamentos encontrados, nesta segunda fase do trabalho, os acadêmicos estão produzindo um vídeo, que será enviado aos produtores e trabalhadores rurais e divulgado nas redes sociais, com informações referente às zoonoses. “Acreditamos que com essas ações estaremos contribuindo para uma menor incidência dessas doenças, tanto nos animais, que é nossa área direta de atuação, quanto nos seres humanos, que acaba também sendo nossa responsabilidade enquanto médicos veterinários”, afirma a estudante Paola Meneghini.
A acadêmica também salienta a relevância de se trabalhar essa temática. “Em torno de 60% das doenças que afetam os seres humanos têm origem em animais, por isso se faz tão importante abordarmos esse assunto, trabalhando principalmente com a prevenção. O objetivo principal do nosso projeto é justamente falar de ações preventivas, abordando de forma clara e objetiva essas patologias, seus tratamentos, manejo ambiental e sanitário adequado para sua prevenção”, finaliza Paola.

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