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Paraguaios integram o MBA em gestão de cooperativas da Unijuí

O curso de pós-graduação da Unijuí MBA em Gestão de Cooperativas, que é oferecido em parceria com o Sescoop/RS e Cooperativas, está com a participação de cooperativistas do Paraguai. Fruto dos avanços da Internacionalização da Unijuí e da Cooperação com a Universidad Autónoma de Encarnación, Encarnación-Py (UNAE), está oportunizando a participação conjunta de brasileiros e paraguaios no curso de pós-graduação.

 O cooperativismo que é tema de atuação diferenciada da Unijuí, oportuniza ofertas de cursos Superior em Gestão de Cooperativas, Pós-Graduação em MBA em Gestão de Cooperativas, bem como, projetos de pesquisa com rede de cooperação internacional.

A estratégia da cooperação está viabilizando a oferta de demandas inovadoras e diferenciadas na área do cooperativismo e outras, que geram relevantes impactos na formação e qualificação de dirigentes e lideranças do sistema cooperativo, assim contribuindo com o fortalecimento gestão e governança com maiores competências para fazer frente aos desafios vivenciados pelas organizações cooperativas no presente e futuro

Os acadêmicos paraguaios são Liliana Martínez e Leandro Cristaldo, que atuam na região que se constitui no berço do cooperativismo latino-americano, território Missioneiro trinacional.

Para o coordenador do curso, Professor Pedro Büttenbender, “esta é uma oportunidade de fortalecer institucionalmente os laços históricos de integração e cooperação transfronteiriça abarcando também o espaço Universitário e cooperativista”.

Pedro também destaca que os desafios para o desenvolvimento futuro destas regiões de Fronteira passam pela maior capacidade de integração e de construção de agendas comuns de organização de investimento e de implementação de políticas de desenvolvimento. “Temas estratégicos e novos tem-se agregado a partir dos desafios da logística das energias das águas e do desenvolvimento das regiões mediterrâneas na América Latina”, conclui o professor.

O MBA em gestão de cooperativas oferecido pela Unijuí em sua 10ª edição, em parceria com o Sescoop/RS e Cooperativas da região.

 


EFA: arraiá integra escola e familiares


Aconteceu, no último sábado, 15 de junho, o Arraiá da EFA na quadra de esportes da Escola. O evento contou com a participação de todas as turmas da Escola. A atividade foi um momento de integração entre escola e família. As turmas dos Anos Finais e Ensino Médio foram responsáveis pelas tendas de jogos como: chute a gol, argola, fura balão, pescaria, tiro ao alvo, boca do palhaço, boliche e estalinho. O Conselho de Pais preparou o Suco de Uva, as famílias trouxeram o lanche coletivo e as crianças realizaram apresentações artísticas que embalaram a tarde de festejos. 


Estudantes de Medicina da Unijuí visitam o sistema de saúde de Santa Rosa

Os estudantes da primeira turma de Medicina da Unijuí realizaram visitas ao Sistema Único de Saúde (SUS) de Santa Rosa, na tarde de quinta-feira (13). Recebidos no auditório do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) pelo prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, e pela equipe diretiva da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR), os alunos foram apresentados ao Sistema e ao formato de gestão desenvolvido no município.

De acordo com o professor do curso de Medicina Luís Antônio Benvegnú, a construção do projeto do curso de Medicina da Unijuí foi pensada para os futuros médicos serem inseridos no Sistema Único de Saúde. “Desde o início do curso os estudantes conhecem e convivem com as mais diferentes áreas da saúde, que engloba o SUS e sua organização, a rede de postos, a atenção primária, a rede de urgência, rede hospitalar e a estrutura de gestão. Dessa forma, realizando essas visitas inicialmente em Ijuí e nesse momento tendo uma segunda visão em Santa Rosa, os acadêmicos estão conhecendo essas estruturas na prática”, ressaltou.

Os estudantes também visitaram uma Unidade Básica de Saúde, o Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual (CER), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), o Hemocentro, o Laboratório de Análises Clínicas e a FUMSSAR, estruturas que envolvem todos os serviços disponibilizados à população.

“Esse contato inicial é importante para os acadêmicos perceberem que a saúde não é uma coisa isolada, é uma política pública importante e que precisa ser priorizada pelos gestores dos municípios. Quando a nossa unidade de aprendizagem é voltada às políticas públicas de saúde, englobando o histórico e a organização da rede, essas visitas proporcionam uma vivência aos estudantes, para que possam refletir sobre o conteúdo teórico estudado em sala de aula e construir o seu próprio conhecimento, que posteriormente será utilizado para o resto de suas vidas como médicos”, destaca Luís Antônio.


Construção de pontes é tema de estudo no Nono ano da EFA

Na última quarta-feira, 05, a turma C91, novo ano da EFA, acompanhada pelas professoras Eduarda Burckardt, Carla Dal Molin e Rubia Hermmann, foi até a sala de metodologias múltiplas do DCEEng para mais uma ação voltada para a Jornada de Pesquisa do ano.

A tarde foi destinada ao estudo das pontes de palito, momento em que professores e estudantes do curso de Engenharia Civil da Unijuí falaram sobre a construção de pontes e os conceitos técnicos envolvidos nesse processo.

Em um segundo momento, a tarefa foi desafiar os alunos a construir a estrutura de uma ponte com palitos de picolé e, posteriormente, sujeita-la ao teste de ruptura de ponte para analisar quantos quilos cada estrutura suporta.

A atividade foi organizada e contou com a colaboração dos estudantes pesquisadores do Núcleo de Estudos em Construção e Sustentabilidade de Santa Rosa, sob a coordenação do professor Éder Claro Pedrozo.

“Essa ação foi pensada como forma de enriquecer os estudos da turma para a Jornada de Pesquisa EFA pela cultura: revitalizar e construir, que está analisando os possíveis pontos turísticos do município”, conta a professora Eduarda Burckardt. Nesse contexto, a Ponte de Ferro do Itaí é foco de estudo para esta turma que investiga formas de revitalização para possíveis empreendimentos turísticos no local.

A atividade ainda não foi encerrada, outros momentos vão acontecer em breve para que as pontes sejam testadas e premiadas.


Unijuí inicia cursos de pós-graduação em diferentes áreas do conhecimento

No mês de maio, diversos cursos de pós-graduação lato sensu tiveram início na Unijuí. Os cursos contemplam diversas áreas do conhecimento e são ofertados nos diferentes campi da Universidade. A Unijuí já graduou mais de 40 mil pessoas, sendo 10 mil pós-graduados, ofertando uma estrutura formada por 490 ambientes de ensino, professores especializados e mais de 200 laboratórios. Conheça os cursos iniciados em maio:

Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Pós-Anestésica de Centro de Material e Esterilização – campus Ijuí 

  • O curso qualifica enfermeiros para atuar nas unidades de Centro Cirúrgico, Recuperação Pós-Anestésica e Centro de Material e Esterilização para planejamento, gestão e intervenções em enfermagem, buscando influenciar nos processos de transformação da realidade de seu contingente populacional, de forma humanizada e segura, direcionada aos pacientes, respectivos familiares e sociedade.

Gestão de Cooperativas - campus Santa Rosa 

  • Oportuniza ao público-alvo existente nas organizações cooperativas de interação solidária um processo de atualização e qualificação em tecnologias clássicas e/ou emergentes nas áreas da administração aplicáveis a essas organizações, apoiadas pelas ciências econômicas, contábeis e sociais.


Nutrição Clínica: Metabologia e Terapia Nutricional - campus Ijuí 

  • Qualifica técnica e cientificamente profissionais nutricionistas, especializando-os para serviços na área de Nutrição Clínica, no âmbito hospitalar e ambulatorial.


Controladoria e Gestão Empresarial - campus Ijuí 

  • Proporciona o desenvolvimento da capacidade de controle gerencial em ambientes de constantes mudanças, enfatizando a integração de conhecimentos específicos de todas as áreas de um negócio. Amplia também a visão empresarial e fornece ferramentas para a conquista do diferencial competitivo, com a interiorização dos mais modernos conceitos de controladoria e gestão empresarial.


Coaching e Gerenciamento de Pessoas - campus Três Passos 

  • Busca desenvolver nos indivíduos competências pessoais e profissionais, visando a atuação nas organizações, potencializando suas competências na área de Gestão de Pessoas, tendo como ferramenta a formação em Coaching.

Estão em andamento ainda os cursos de Finanças e Mercado de Capitais e Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia. Para junho está previsto o início da pós-graduação em Geriatria e Gerontologia e o curso de Clínica de Pequenos Animais, que estão com inscrições abertas no portal Pós-Graduação da Unijuí.

 


Consumo e consumismo em debate na EFA

                

No último sábado,25/05, os professores de História e Sociologia da EFA, Gian Ruschel e Sandra Nunes Rosa, propuseram uma atividade diferenciada, visando a questão do consumismo e os problemas acarretados pelo mesmo fenômeno. Os alunos do Ensino Médio assistiriam ao documentário “Obsolescência Programada” e “O fazedor de montanhas. Já o Ensino Fundamental assistiu os documentários “História das coisas”, “História da água engarrafada” e “Ilha das Flores”. Ambos os ambientes tiveram um momento de reflexão prévia, para apresentar a ideia que seria trabalhada após os documentários. 

No final dos documentários os professores retornaram as salas de aula com as turmas para dar continuidade ao trabalho. Dessa forma discutiram e sistematizaram as ideias trazidas pelos documentários, apresentando releituras artísticas, propostas de intervenção e projetos para dar continuidade à atividade. Esse segundo momento baseou-se no seguinte questionamento: O que posso fazer para colaborar com o meio ambiente e a vida à minha volta?

Segundo o Professor Gian, cabe retomar que o fenômeno do consumismo foi e é estudado por diversos estudiosos e a proposta do trabalho encontra-se em, a partir do embasamento teórico, pensar propostas e alternativas ao cenário atual no que se refere aos problemas do consumo desenfreado, sendo que esses podem ser evidenciados em vários âmbitos. Dessa forma, os alunos são instigados a se situar como sujeitos pensantes e protagonistas da história e da sociedade, capazes de pensar e mudar o mundo.

A professora Sandra conta que a partir da modernidade, com o desenvolvimento da técnica, tecnologia da informação e a globalização novos desafios têm sido apresentados às sociedades. A produção em massa, de quase tudo, tem favorecido e facilitado o consumo, principalmente naqueles países privilegiados economicamente. Essas mudanças de comportamento tem sido pauta de incansáveis estudos, tendo em vista que a produção de lixo e resíduos poluentes cresce de forma perturbadora causando um desequilíbrio na natureza, dificultando a vida e levando muitas espécies à extinção. Segundo ela a discussão e reflexão toma como base, principalmente, o autor contemporâneo Hans Jonas, o qual defende que as mudanças de atitude e comportamento com relação a proteção do meio ambiente passam, principalmente, pela consciência ética e pelo entendimento de que não é direito daquelas gerações que habitam o mundo condená-lo privando as futuras gerações de usufruírem do mesmo espaço. Sendo assim, ela entende que o consumo consciente passa pela responsabilidade Socioambiental. Por esse viés a reflexão sobre a importância e cuidado com o meio ambiente é mais do que a conscientização ética do sujeito, torna-se um imperativo moral e jurídico para todos os povos que por um breve momento habitam o planeta terra, finaliza a professora.


Cursos de licenciatura da Unijuí debatem sobre políticas públicas educacionais

A Unijuí Campus Santa Rosa sediou na noite de quarta-feira (29), um importante debate sobre as Políticas Públicas Educacionais. A atividade envolveu professores e estudantes dos cursos de Pedagogia e Educação Física e também foram convidados a participarem do encontro professores e alunos do Curso Normal Aproveitamento de Estudos do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu.

Na oportunidade participaram do debate o secretário de Educação do município de Tuparendi, Arno Roque Reginatto, representando a Secretaria de Educação de Santa Rosa, Themis Helena Patias, secretária de Educação do município de Boa Vista do Buricá, Márcia Inês Scheidt Eckert, coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Cândido Godói, Beatriz Inês Habitzreuter Hermann e como mediadora dos trabalhos a acadêmica do Curso de Pedagogia Kelly Borges de Oliveira

De acordo com a professora de Pedagogia Claudia Seger, “as políticas públicas de educação são programas ou ações que são criadas pelos governos para colocar em prática medidas que garantam o acesso à educação para todos os cidadãos. Sabemos que essas ações são imprescindíveis para a qualidade do ensino, buscando sempre o melhor para todos”, destaca.


Estudantes da Residência Pedagógica da Unijuí organizaram atividade na Escola Visconde de Cairu

Os estudantes do curso de Educação Física da Unijuí Santa Rosa, Alexsander Patrick de Oliveira Dumke e Alisson Mateus Fabricio, que atuam como estagiários e residentes do Programa da Residência Pedagógica no Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu, organizaram uma palestra na manhã de quarta-feira, 29, para 220 alunos da escola.

Na oportunidade, o egresso da licenciatura e bacharelado em Educação Física da Unijuí Marcelo Baron Polanczyk, realizou uma palestra para os alunos do Ensino Médio da Escola Cairu. O profissional, que é renomado no Brasil e exterior, destacou, a partir de sua trajetória de vida esportiva, as atividades desempenhadas como atleta profissional no Japão por 10 anos como treinador de futebol de campo e interprete da equipe feminina de basquetebol do Japão nas Olimpíadas do Rio em 2016.

A atividade, que faz parte das unidades didáticas, teve o modelo Sport Education com ênfase no ensino do Futsal e Práticas Corporais e Sociedade, aplicado nas práticas de Educação Física para os alunos do Ensino Médio.

De acordo com a professora de Educação Física, Cléia Rigon Dorneles, a temática das unidades didáticas tem como objetivo proporcionar uma visão mais abrangente sobre as práticas corporais sistematizadas e as suas representações, possibilitando, assim, aprendizagem e significados destes temas na vida de adolescentes para além da prática.

Para os estudantes envolvidos na organização foi uma atividade muito gratificante que contou com a participação efetiva dos alunos da escola, através de questionamentos, registros fotográficos e conversas individuais após a palestra.

“A Unijuí e a escola Cairú agradecem a disponibilidade e competência do professor e bacharel Marcelo Baron Polanczyk”, ressaltam Alexsander e Alisson.


Campus Panambi promove o I Encontro de Negócios Inovadores

                  

Nesta terça-feira, 28, e quarta-feira, 29, o Campus Panambi promove o I Encontro de Negócios Inovadores, evento organizado pelo Programa de Formação de Gestores, Laboratório de Gestão e Negócios, estudantes e professores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis.

O evento tem o objetivo de proporcionar aos estudantes e a comunidade a oportunidade de atualização e ampliação de conhecimentos. A abertura ocorreu na noite desta terça-feira no auditório do Campus e contou com uma palestra da coach Jaqueline Bairros, que abordou o tema: “Marketing Pessoal e posicionamento de mercado: o que a marca VOCÊ tem a dizer?”. Durante a atividade, também ocorreu uma apresentação da EducaSom Escola de Música.

Nesta quarta-feira, dia 29, a partir das 19h30, as atividades têm continuidade no auditório da ACI, em Panambi, com a palestra: “A relevância da Administração e da Contabilidade nos gerenciamentos das organizações”, ministrada pelo prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, e pelo professor André Hoffman.

Segundo o professor Dr. Ariosto Sparemberger, coordenador dos cursos, a realização do Encontro de Negócios Inovadores se constitui em um espaço de debate e busca de novos conhecimentos que ocorrem no processo de formação dos estudantes. “A Universidade, ao cumprir sua missão de formar profissionais com excelência, também tem o compromisso de estar integrada à comunidade local e regional e isso ocorre por meio da proposta pedagógica dos nossos cursos”, destaca. O Pró-Reitor do Campus Panambi, professor Nelson Thesing, observa que os eventos que dialogam com a comunidade, como as semanas acadêmicas dos cursos, fazem com que a Unijuí cumpra o seu papel de instituição Comunitária.


Nova tecnologia permite ensino e pesquisa sobre fisiologia humana

 

A Unijuí investiu na compra do software Lab Station para o ensino em fisiologia humana. O software foi adquirido por meio da empresa ADInstruments, uma multinacional de soluções tecnológicas para ensino e pesquisa na área da saúde. Na última semana, professores e técnicos administrativos participaram de uma formação com a técnica Leila Buttler.

O Lab Station está incluso nas melhores Universidades do mundo, que utilizam essa tecnologia de ensino nas aulas práticas. O software permite a aquisição e análise de dados fisiológicos em tempo real e sem utilização de animais, sendo os dados registrados diretamente por estudantes ou em simulações.

Essa metodologia ativa de ensino-aprendizagem torna a fixação do conhecimento, por parte dos estudantes, muito mais duradoura e eficiente. Além disso, os mesmos equipamentos de ensino podem ser utilizados para aquisição de dados destinados à pesquisa.

Instituições realizam trabalhos de iniciação científica, mestrado ou doutorado, com esse equipamento e publicam artigos nos mais variados e renomados periódicos nacionais e internacionais. Os laboratórios de ensino para os cursos da área da saúde da Unijuí, que contam com estrutura qualificada, podem contar também com essa nova tecnologia.


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