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Projeto alia produtividade à sustentabilidade

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO até 2050 a demanda de produção de alimento deverá aumentar em 70%. Por isso, tornar as práticas de produção sustentáveis sem comprometer a quantidade e qualidade é de grande importância, tanto quanto corresponder a demanda sem prejudicar o meio ambiente.

Na Unijuí, o projeto ‘Sistemas Sustentáveis de Produção com Melhor Aproveitamento dos Recursos Biológicos e Naturais’, vinculado ao Departamento de Estudos Agrários, tem o objetivo de promover o desenvolvimento tecnológico de sistemas de produção mais sustentáveis, com aumento da eficiência técnica e econômica na produção de alimentos. O objetivo é trazer, por meio de distintos manejos, a agregação simultânea da qualidade do solo, da água, da planta e dos alimentos, promovendo menores impactos ambientais pelo aproveitamento mais eficiente de recursos biológicos e naturais.

A duração prevista para este projeto, segundo a coordenadora, professora Gerusa Massuquini Conceição, é de, pelo menos, 20 anos. “Ele está sendo desenvolvido no IRDeR desde 2016.  Temos diversas espécies que são cultivadas no período de verão e no período de inverno. A partir dessas diferentes sobreposições de sucessões de culturas serão avaliados diversos atributos”, comenta.

Essas avaliações serão feitas durante os ciclos de cultivo por estudantes do curso de Agronomia. Nos primeiros anos do projeto o trabalho é de sucessão de culturas para, a partir daí, dar início efetivamente ao trabalho de rotação de culturas.

Para a professora Gerusa, esse é um projeto estruturante para o curso. “Todas as aulas práticas do Curso de Agronomia são pensadas para serem realizadas dentro deste projeto”, salienta. Além das atividades desenvolvidas nessas aulas práticas, estudantes voluntários atuam diretamente na pesquisa, na coleta de dados, na tabulação e na elaboração de trabalhos científicosPara as próximas ações a intenção é promover dias de campo para transferência de conhecimento e resultados das pesquisas aos produtores. Repassar os conhecimentos adquiridos por meio de pesquisas e atividades práticas é uma responsabilidade dos futuros engenheiros agrônomos e da própria Universidade. “Gerar o conhecimento na Universidade e, a partir disso transpor para o produtor, deve ser sempre o nosso objetivo maior”, salienta a professora Gerusa.

 


Estudantes de Agronomia encerram primeira etapa de estágio, em Augusto Pestana

No mês de julho, encerrou-se a primeira etapa do trabalho de análise e diagnóstico da agricultura do município de Augusto Pestana. O trabalho foi desenvolvido por estudantes do Curso de Agronomia da UNIJUÍ coordenados pelos professores Nilvo Basso e Angélica de Oliveira Henriques e apoio do Engenheiro Agrônomo Felipe Esteves Oliveski, do Departamento de Estudos Agrários.

O estudo faz parte da disciplina de Estágio em Sistemas Agrários e compreende, além do trabalho de campo, já encerrado, a sistematização e análise dos dados coletados e a elaboração do relatório com os resultados do trabalho, o qual será apresentado para as entidades e agricultores no final do semestre.

Foram visitadas aproximadamente 30 propriedades rurais diferentes tomando por base a categoria socioeconômica dos agricultores e a maneira pela qual eles combinam suas diferentes atividades. O estudo conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Augusto Pestana, da Câmara Municipal de Vereadores do município e da Emater.

Os estudantes-estagiários e a equipe técnica da UNIJUÍ agradecem as entidades parceiras pelas condições oferecidas para a realização do trabalho e, em especial, aos agricultores que receberam os estudantes fornecendo informações para o aprendizado de cada um e importantes para a análise da agricultura local.

 

 


Inscrições abertas para o III Seminário Internacional sobre as Perspectivas do Ensino de Ciências Agrárias e Ambientais

Está aberto o período para submissão de trabalhos no III Seminário Internacional sobre as Perspectivas do Ensino de Ciências Agrárias e Ambientais no Sul do Brasil. O prazo é até o dia 17 de agosto. O evento acontece de 24 a 27 de setembro no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum.

Serão aceitos dois trabalhos por inscrição. Após avaliação da comissão organizadora, serão informados por e-mail a situação dos trabalhos (aceito/rejeitado). Da mesma forma, a modalidade de apresentação (oral/pôster).

O evento tem o objetivo de promover uma reflexão sobre a formação oferecida nas áreas das Ciências Agrárias e Ambientais no Sul do País e traçar cenários futuros tendo em vista a conjuntura nacional e internacional.

As inscrições, a programação e outras informações sobre o Seminário estão disponíveis na página do evento, no Portal da Unijuí.

 


Estudantes de Agronomia realizam visita técnica à empresa Fockink

No dia 19 de junho, os estudantes da disciplina de Irrigação e Drenagem do curso de Agronomia da Unijuí participaram de uma visita técnica na empresa Fockink, no município de Panambi. O objetivo da visita foi aprofundar os assuntos abordados em sala de aula em uma indústria que fabrica o sistema de irrigação por pivô central, um dos sistemas de irrigação estudado.

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a elaboração do projeto, fabricação e seu funcionamento. Com os conteúdos ministrados somados a esta visita técnica, os alunos tornam-se ainda mais capacitados para atuar no mercado de trabalho.

 


Estudantes de Agronomia realizaram atividades interdisciplinares

 



Estudantes do Curso de Agronomia da Unijuí realizaram uma atividade interdisciplinar na disciplina de Ecologia Agrícola e Agroecologia orientados pela professora Cleusa Bianchi. A atividade aconteceu no IRDeR.

A caracterização de diferentes agroecossistemas no IRDeR tem como objetivo integrar conceitos das disciplinas cursadas até o segundo semestre do Curso permitindo assim desenvolver habilidades no campo prático de atuação do engenheiro agrônomo (a).

Os estudantes são incentivados a divulgarem o seu relatório, resultante dessa atividade, no Salão do Conhecimento da Unijuí.


DEAg e Rede Leite promovem Dia de Campo sobre Bovinocultura de Leite


 

O Departamento de Estudos Agrários (DEAg) da UNIJUÍ e a Rede Leite promovem o 8º Dia de Campo sobre Bovinocultura de Leite nesta quinta-feira, dai 17 de maio de 2018, quarta-feira, à tarde, no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR), localizado na localidade de Boca da Picada, município de Augusto Pestana.

O Dia de Campo tem o objetivo de promover o intercâmbio de experiências entre os pesquisadores, agricultores e estudantes, para contribuir no fortalecimento, viabilidade e sustentabilidade da agricultura, com foco na bovinocultura de leite.

A programação está composta por quatro estações:

1)      Forrageiras e alimentação animal no período de vazio forrageiro de outono

2)      Produção e qualidade de silagem

3)      Sanidade animal – doenças reprodutivas e o uso do ultrassom

4)      Atuação da Rede Leite em Unidades de Produção e os avanços obtidos

Participam agricultores, técnicos e estudantes. O horário previsto para o início da programação é às 13:30 e término às 16:30. Em razão da chuva, a programação foi transferida para o dia 17 de maio.


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