Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Presencial

Professores e alunos do Curso de Agronomia discutem agrotóxicos

Encontro foi realizado em Porto Alegre

Os professores do Departamento de Estudos Agrários (DEAg) Sandra Fernandes, Cleusa Krüger e Roberto Carbonera, juntamente com um grupo de alunos do Curso de Agronomia, estiveram presentes no “Encontro Gaúcho: Agrotóxicos, receituário agronômico e alimento seguro. A vida em primeiro lugar”, promovido pelo CREA-RS.


Leia mais...

Bolsista de Agronomia da UNIJUÍ apresenta trabalho em Seminário

 

O estudante de Agronomia da UNIJUÍ Régis Felipe Schneider apresentou o trabalho “Produção forrageira de gramíneas anuais de inverno na região noroeste do Rio Grande do Sul”, no II Simpósio de Iniciação Científica da Empraba Pecuária Sul, no início de setembro.

De acordo com o Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sul, Daniel Montardo, a participação de bolsistas e estagiários nos trabalhos de pesquisa da Embrapa é algo muito importante, além do que, os coloca em contato com a realidade do meio rural. “Temos hoje, devido à missão da Embrapa, tentado privilegiar pesquisas aplicadas. Então os estagiários que estão vinculados a projetos aqui na Unidade estão tendo em maior ou menor grau, dependendo do projeto, um contato direto com produtores, com associações de produtores e associações de raças. Assim, são vários os exemplos em que estes estagiários têm um contato bastante grande com a realidade, o que em algumas das universidades não ocorre tanto, já que o perfil é mais acadêmico e a missão é mais de ensino e menos de ciência aplicada”, ressalta Montardo.

Para o pesquisador e coordenador do evento, Naylor Perez, o Simpósio de Iniciação Científica, além de cumprir a exigência dos órgãos parceiros de fomento à pesquisa, como Fapergs e CNPq, visa contribuir com a capacitação dos bolsistas e estagiários que atuam na Embrapa, por meio da produção e apresentação de trabalhos científicos. Naylor ainda destaca a importância para esses jovens em desenvolverem esse trabalho na Embrapa. “Aqui eles têm o primeiro contato com o método científico, com a pesquisa e os critérios adotados para realizá-la. É uma oportunidade para conhecer as particularidades que o trabalho de pesquisador possui, que pode vir a ser a profissão deles no futuro. Muitos, inclusive, continuam após a conclusão da bolsa e fazem mestrado e doutorado e, após se formarem se integram à pesquisa, seja na Embrapa ou em diferentes instituições no estado, no Brasil ou em outros países”, explica Naylor Perez.


Leia mais...

IRDeR

A céu aberto para a pesquisa

O Instituto Regional de Desenvolvimento Rural, mais conhecido como IRDeR, é um espaço para realização de pesquisas, trabalhos, dissertações e teses de doutorado.

Estudantes de Agronomia, Medicina Veterinária, Biologia, Química e Geografia, utilizam da área para ações de extensão, como reposição e recuperação florestal, avaliação e redução de impactos ambientais, desenvolvimento sustentável, educação e formação de agricultores e produção de mudas de espécies nativas e exóticas. Mantém um qualificado plantel de gado e tambo leiteiro para a realização de estudos e produção de leite, realiza produção de grãos e sementes, suínos, erva mate, entre outros produtos da agropecuária.

As pesquisas são realizadas em parceria com a FEPAGRO, Centros de Pesquisa da EMBRAPA, EMATER, Universidades e Departamentos da UNIJUÍ.

Do total da área, 101 ha são considerados não agricultáveis, sendo 78,0 ha de área de preservação permanente e o restante é destinado à pesquisa, piscicultura, suinocultura, viveiro, sede e estradas. A superfície de área útil representa 135,0 ha distribuídos entre culturas anuais, erva mate, silvicultura, pastagem anual e perene, pomar, horta e açudes.


Leia mais...

Intercâmbio

Experiência em Madrid



Relato de Igor Metz Kühne, acadêmico do Curso de Agronomia da UNIJUÍ, que realizou intercâmbio na Universidade Autônoma de Madrid, Espanha, no primeiro semestre de 2011

 

Sempre pensei em ter uma experiência internacional antes de me formar, e estou concretizando esse sonho através do convênio firmado entre a Unijuí e a Universidade Autônoma de Madrid. Desembarquei dia 24 de janeiro no Aeroporto de Barajas, onde fui recebido pelo amigo Alécio Baroni, que tinha acabado de realizar seu intercâmbio e logo estaria retornando ao Brasil. Sua ajuda facilitou muito minha locomoção e também tirou dúvidas a respeito dos lugares que seria interessante conhecer.

Após uma semana instalado, e já tendo uma certa noção do que deveria fazer, percebi que teria que me virar sozinho e que tudo  que fizesse a partir daquele momento dependeria de mim, era hora de começar a me virar em uma vida diferente da qual estava acostumado.

Madrid é a capital e maior cidade da Espanha. Possui uma grande importância na economia da Europa. É rica em história e arte devido aos seus museus e teatros, onde mesclam o antigo e o moderno.

Possui muitos pontos turísticos de elevado interesse histórico que diariamente são visitados por centenas de pessoas, como o Palácio Real de Madrid, Parque do Bom Retiro, Plaza de España, Puerta Del Sol, Plaza Mayor, Plaza de Colón, Gran Via. A cidade é muito bonita, onde encontramos pessoas extremamente educadas e sempre dispostas a ajudar os turistas. Madrid impressiona pelo seu tamanho, mas é extremamente organizada e possui uma diversidade muito grande de pessoas.

É o caso do transporte público, seja ele através de ônibus, metrô, ou mesmo trem. O metrô é o meio de transporte mais utilizado pelo Madrileños. É confortável e chega ao destino rapidamente. Enquanto as pessoas utilizam os meios de transporte aproveitam para ler um livro, jornal... confirmando o índice de alfabetização de 98%.         

Outro fator a se destacar é a segurança, é possível observar policiais nas ruas e o índice de violência é baixo. Mas, claro que é importante tomar certos cuidados para não ocorrer nenhum imprevisto.

Moro no Bairro Herrera Oria, considerado um lugar muito bom para se viver, em um apartamento com mais três pessoas (do Brasil, da Espanha e da República Dominicana). É um lugar tranqüilo e harmonioso onde encontramos muitos idosos e famílias passeando.

A culinária é bem diferente e caliente, mas saborosa, não se pode exagerar no pedido, pois é bem forte. A noite é muito animada e famosa, possui várias opções de lazer e te possibilita conhecer muitas pessoas.

Estudo na Universidad Autônoma de Madrid, a qual impressiona pela sua estrutura e reconhecimento internacional, estando enquadrada no grupo das 200 melhores universidades do mundo. Cada departamento possui sua biblioteca e seu restaurante. A universidade também preza pelo lazer de seus estudantes, oferecendo várias opções de esportes, no qual participo jogando futebol.

Faço matérias optativas no Curso de Ciências Ambientales, na qual destaco a disciplina Crecimiento, economia mundial y desarrollo sostenible (Crescimento, economia mundial e desenvolvimento sustentável). Nessa matéria estudamos a atual economia mundial, países mais desenvolvidos, o contraste com os países que necessitam de mais ajuda e o que podemos fazer para diminuir estes problemas.

Também faço curso de espanhol oferecido pela universidade aos estudantes intercambistas para aprimorar o idioma. Nesse curso estou tendo a oportunidade de conhecer pessoas de diversos países e trocar informações. Tenho colegas da Itália, Alemanha, França, Romênia, Japão, Turquia e Irã. Sou o único brasileiro da turma.

As aulas na universidade são bem interessantes, mas exigem sacrifício e esforço. Os alunos são bem dedicados e em relação ao convívio fui muito bem recebido pelos colegas. O material de aula prática é em inglês, exigindo, portanto, conhecimento da língua.

Não estou tendo dificuldade de comunicação em virtude de ter feito curso de espanhol antes de vir e agora estar aprimorando e praticando, mas julgo ser importante o conhecimento do idioma local pra o sucesso do intercâmbio.

Além da possibilidade de estudar em uma grande universidade, já tive a oportunidade de viajar e conhecer na Espanha as cidades de Cotos, Salamanca e Toledo; em Portugal, Lisboa e Porto e Paris, na França. Até julho, quando termino meu intercâmbio, pretendo conhecer mais alguns lugares.

Viver em Madrid é muito fácil, porém o custo de vida é alto comparado a outros lugares da Europa. Tenho certeza que estou tendo um grande crescimento pessoal e que no futuro terá importância no meu currículo profissional. Agradeço à Unijuí, especialmente à Assessoria de Assuntos Internacionais, ao Alécio Baroni pela receptividade na chegada, meus amigos e familiares que estão dando todo apoio.


Leia mais...

Curso de Ciência da Computação aproxima os estudantes da prática em grandes empresas da área

O curso de Ciências da Computação da Unijuí atua há mais de 30 anos na preparação de estudantes para serem profissionais completos, capazes de atuar em uma área que vem crescendo nos últimos tempos e que tem amplas oportunidades no mercado de trabalho, tanto regional e nacional, quanto internacional. 

Com cinco anos de duração, a formação conta laboratórios completos para ofertar aos acadêmicos o conhecimento completo, que inclui laboratórios de Hardware; Sistemas Operacionais; Linguagem de Programação; Redes de Computadores; Simulação Digital I; Eletrônica Digital I; Eletrônica Digital II; Computação Pervasiva; e Laboratório de Robótica Aplicada.

Com a prática nos espaços ofertados pela Unijuí, o profissional egresso sai do curso com capacidade de atuar em diversos segmentos, em especial para solucionar problemas reais, aplicando a computação a partir do desenvolvimento de softwares, sistemas de informações, da automação e comunicação de dados em indústrias, em centros de pesquisa, e em órgãos e instituições públicas e privadas. Também pode atuar em áreas que envolvam a indústria de software, sistemas de informações, automação e comunicação de dados, entre outros. 

O coordenador do curso, professor Gerson Battisti, destaca que a graduação tem diversos diferenciais como a alta qualificação dos docentes, que estão, em sua maioria, envolvidos com pesquisas nacionais e internacionais. Outro diferencial é a parceria do curso com grandes empresas da área. “Essa qualidade nos proporciona inserir o estudante, desde o início do curso, em grandes projetos de pesquisa e no mercado. Temos parceria com empresas como a NVidia, Intel, o Google e a Amazon, que proporcionam experiências reais desde o início da formação e acesso a cursos e equipamentos para qualificação profissional”, comenta. 

O professor lembra que a metodologia do curso é focada no desenvolvimento de projetos. O estudante, por exemplo, vai encontrar problemas reais para poder aplicar em seus conhecimentos. “Nosso curso conta com bagagem muito importante que coloca, desde cedo, o acadêmico em interação com grandes empresas. Ao final do curso, também é possível ir de encontro ao empreendedorismo, que permite que os estudantes escolham trilhem o próprio caminho sendo empreendedores”, ressalta. 

O curso é ofertado nos campi de Ijuí e Santa Rosa, no turno da noite, e está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo até o dia 19 de fevereiro. Elas podem ser feitas no site unijui.edu.br/vestibular.


Parceria com o Google permite que estudantes de Ciência da Computação e Engenharia de Software realizem cursos gratuitos

Estudante do 2º semestre do curso de Ciência da Computação da Unijuí, Samuel Golnik Filho já teve a oportunidade de participar, de 12 de setembro a 12 de outubro, do curso Google Cloud Computing Foundations, ofertado de forma gratuita aos acadêmicos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Unijuí, a partir de uma parceria com o Google. 

Voltado à computação em nuvem, o curso aborda questões como segurança, aplicativos e armazenamento, além de fazer uma introdução às principais ferramentas de nuvem do Google, como o Cloud Firestore, Google Cloud Dataflow e Google Cloud AutoML. 

“Eu tinha um conhecimento básico de nuvem, mas, para realizar o curso, não é necessário qualquer conhecimento prévio sobre o assunto. E, sem dúvida, foi uma grande oportunidade. Além de estar aprendendo sobre um tópico bastante importante para a área da computação, as atividades práticas feitas na própria plataforma do Google garantem a experiência com a ferramenta utilizada no mercado de trabalho”, destacou o estudante.

Para Samuel, a parceria entre a Unijuí e o Google é um grande diferencial para os cursos e para a Universidade. “Esse curso e todas as atividades que ele envolveu foram gratuitas e direcionadas aos alunos. Dessa forma, a formação foi além da sala de aula”, observou o acadêmico, lembrando que outro atrativo da formação é a possibilidade de os estudantes participarem, semanalmente, de uma reunião com um engenheiro do Google sobre a sua área de atuação, que se relaciona ao tema trabalhado na semana. 

“Outro ponto legal é que ao final, se o aluno completar todo curso e os desafios que são dados, ele recebe o convite para participar de um evento online, que reúne os parceiros do Google. A ideia é promover a entrada destes acadêmicos no mercado de trabalho através dessas empresas”, completou.

Para quem tem interesse em cursar um destes dois cursos da área de tecnologia, Ciência da Computação ou Engenharia de Software, as inscrições para o Vestibular de Verão da Unijuí permanecem abertas até o dia 20 de novembro. Mais informações podem ser obtidas em unijui.edu.br/vestibular.


Sub-categorias

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.