
Um dos momentos mais aguardados pelos acadêmicos do curso de Medicina da Unijuí, que estão entre o 5º e 6º semestre, acontece agora: a prática de Clínica Médica e Saúde Coletiva, onde eles não só têm contato com diferentes especialidades - como pneumologia, reumatologia, dermatologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, hematologia e nefrologia, como também assumem um papel importante no atendimento de pacientes. As práticas acontecem em ambulatórios nos hospitais, como o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) e Hospital Bom Pastor, e em unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESFs), com a supervisão de professores.
“Neste momento, uma parte dos estudantes do 5º semestre está realizando o ambulatório em pneumologia no Hospital Bom Pastor. Enquanto isso, há um outro grupo no Hospital de Caridade de Ijuí, que já passou por aqui. Com a supervisão de professores, os estudantes têm a experiência de assistência ao paciente”, explicou o professor Carlos Henrique Ramires François.
Primeiro os estudantes, em um grupo reduzido, recebem o paciente no consultório e realizam a anamnese - ou entrevista, além do exame físico. Depois, com as observações em mãos, voltam para o professor. “Revisamos todas as informações coletadas e conduzimos os acadêmicos à formação do raciocínio clínico, às hipóteses diagnósticas e proposições de condutas. É um momento bastante importante. Agora, por exemplo, os estudantes estão atendendo pacientes com sequelas da covid-19”, explicou o professor.
Nos ambulatórios é possível ter contato com diferentes perfis de pacientes, de várias idades, com uma ou mais comorbidades, conforme destacou a acadêmica Cinthya Bastos Rodrigues. É o momento em que os estudantes são desafiados a entender o paciente como um todo, a partir da investigação, segundo a estudante Jhovana Rafaella Vettorato.
Como destacou a professora Cheila Eickhoff, responsável pela Unidade de Ensino e Aprendizagem de Clínica Médica I, que supervisiona os estudantes no Hospital de Caridade de Ijuí, a Clínica Médica é um verdadeiro quebra-cabeças, onde é necessário ouvir o paciente e compreender o que ele está sentindo. Para isso, é importante saber desde os sintomas, doenças que possui e medicamentos que utiliza. “Os estudantes conseguem consolidar o que estão aprendendo na teoria e percebem que o paciente é um todo. Essa prática trabalha a relação médico-paciente e também beneficia a comunidade, que por vezes tem dificuldade de acessar algumas especialidades dentro do Sistema Único de Saúde”, comentou.
Depois de um período sem aulas presenciais, em razão da pandemia de covid-19, voltar à prática nos ambulatórios é uma experiência única, segundo a estudante Vitória Massafra Rodrigues. O principal ponto, segundo a acadêmica Carolina Rolim Brande, é conseguir elucidar os conteúdos vistos nas aulas teóricas. “Aprendemos a fazer a anamnese, o exame físico, a trabalhar a habilidade de extrair do paciente o que realmente é importante. É muito diferente ter esse contato direto. Por vezes o paciente estranha no início, mas logo começa a contar a sua história. Ficamos nervosos quando perguntas são feitas, mas tudo é um processo de aprendizado, ao lado dos professores”, comenta.
Dos hospitais para as unidades básicas
Desde o primeiro semestre do curso de Medicina, os estudantes têm contato com a realidade do Sistema Único de Saúde. A observação à realidade da Atenção Primária acontece no ingresso ao curso, passando para o diagnóstico situacional no segundo semestre, gestão em saúde no terceiro, e práticas a partir do quarto semestre. “Na unidade básica, o estudante é colocado na realidade de um médico da família, na realidade da atenção primária. O estudante tem uma abordagem mais individualizada dos pacientes, que possuem doenças ou que necessitam apenas de medidas preventivas”, explicou o professor Bernardo Machado Cadó, que acompanha a prática na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Pindorama.
Na avaliação da enfermeira responsável pela unidade, Denise Casagrande, a presença de professores e estudantes qualifica a Atenção Primária. “O objetivo da ESF é propor a integração ensino-serviço e qualificar cada vez mais o atendimento. A Universidade presta o apoio, auxilia, e os estudantes são beneficiados com um campo de estágio rico, onde são realizados muitos atendimentos, a diferentes pacientes, com patologias distintas, e que atua tanto no tratamento quanto na prevenção e promoção à saúde”, disse.
Gestante com 31 semanas, Mariane Anger Melo realiza todo o pré-natal na unidade de saúde e avalia de forma positiva o atendimento prestado pelo grupo. “Melhorou bastante o atendimento”, afirmou.
Assim como nos hospitais, na ESF os estudantes atendem aos pacientes, observam a sua situação, e conversam com o professor sobre a melhor conduta a ser adotada, conforme relatou o acadêmico Roberto Lorenzoni. Segundo seu colega, Douglas Giovelli, é possível, por meio dessa experiência, acompanhar a evolução dos pacientes. “A atuação na unidade nos mostra a importância da relação médico-paciente, de quanto uma conversa pode mudar completamente o dia a dia do usuário”, destacou.
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Acadêmicos do primeiro semestre do curso de Medicina da Unijuí promoveram na última quinta-feira, dia 17 de junho, uma palestra com o tema “Desvendando a herpes”. Transmitida pelo canal da Unijuí no Youtube, a atividade foi orientada pelo professor Dario Gervasio Ronchi.
Uma das convidadas para o bate-papo, a médica infectologista Paula Luza Korsack explicou que as infecções por herpes-vírus têm sido um desafio na área médica, estando presentes no estudo de diversas especialidades - como dermatologia, infectologia e neurologia. O vírus causa diversas doenças, que acometem diferentes órgãos.
De acordo com dados apresentados pela médica, 16% da população mundial é soropositiva para o herpes simplex tipo 2; enquanto que para o tipo 1 o percentual chega a 54%. Tipos 1 e 2 são os principais envolvidos em lesões labiais, nos órgãos genitais e gengivo-estomatite. Há, ainda, cerca de 3 mil casos por ano de herpes varicela zosper.
A atividade também contou com a médica dermatologista Cristiane Lüdtke Heuser. Para conferir na íntegra, acesse:

Estudantes do curso de Medicina, da Unidade Integradora do 1º semestre, promovem na próxima segunda-feira, dia 21 de junho, uma palestra com o tema “O estigma em torno da educação sexual e suas consequências na população jovem”. O evento terá início às 19h e será transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube.
Participam da palestra a professora Sara Hungaro Lazaretti; a ginecologista e obstetra Paula Vilela Gherpelli; e a psicóloga Betina Munero Predebon. Serão mediadoras Gabriela Juliana Baldissera, Emmanuela Weber Cardozo e Fabiane da Cunha Castro. A Unidade Integradora está sob coordenação do professor João Carlos Lisbôa.
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O curso de Medicina da Unijuí promove na próxima terça-feira, dia 22 de junho, o webinar com o tema “Aleitamento materno: um resgate histórico, dificuldades na amamentação e aconselhamentos”. A palestra terá início às 19h, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube.
Foram convidados para palestrar os pediatras Darcísio Perondi e Elizabete Tereza Sartori El Ammar; os ginecologistas e obstetras Marília Thome Da Cruz e Carlos Alberto Cardoso Dias; e a fisioterapeuta Daniela Zeni Dreher.
A palestra, que será mediada por Alex Siqueira Bernardini, é promovida pela Unidade Integradora III, coordenada pelo professor Carlos Alberto Cardoso Dias.

A partir desta segunda-feira até o domingo, dia 4, o Centro Acadêmico de Medicina da Unijuí estará publicando uma série de posts sobre a pandemia de covid-19.
Integrado por estudantes de diferentes semestres, o CentraMed quer colaborar neste momento crítico da pandemia, levando informações à comunidade por meio do Instagram – que pode ser acessado neste link.
Conforme explica o presidente, Roberto Peruzzo Lorenzoni, a série inicia com uma retrospectiva sobre a pandemia e segue com informações sobre as vacinas, tipos e eficácia.
Haverá publicações reforçando a importância do uso de máscara, sobre pesquisas brasileiras e relato de professores médicos que atuam na linha de frente no enfrentamento à doença.
Outras ações de conscientização já foram realizadas pelo Centro Acadêmico e estão disponíveis no Instagram.

Com mais de 40 anos de tradição na formação superior de profissionais na área da gestão e negócios, a Unijuí está ofertando o curso de Gestão Financeira na modalidade Ensino a Distância (EaD). A formação tem foco em qualificar profissionais com visão estratégica para o processo de tomada de decisão em finanças de empresas e na gestão organizacional.
O curso, que é de nível superior (tecnólogo), tem dois anos e meio de duração e conta com sólida formação teórica e prática, além de capacidade crítico-reflexiva, empreendedora, com competências para a gestão financeira de negócios próprios ou de terceiros, com postura ética, cidadã e sustentável, potencializando o desenvolvimento dos negócios em sua região de atuação.
O profissional egresso do curso pode atuar em empresas de planejamento, no desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria, além de empresas em geral nos ramos da indústria, do comércio e de serviços; instituições financeiras; e órgãos públicos.
O curso é organizado em módulos trimestrais, com no máximo quatro disciplinas por módulo e projetos integradores desde o início do curso. Um dos diferenciais é o uso do Moodle como ambiente virtual de aprendizagem, que é um ambiente interativo com material dinâmico que facilita a aprendizagem. Outro fator é que o sistema de avaliação é focado na aprendizagem, diagnóstica, formativa e somativa que, em caso de reprovação, permite a recuperação dos estudos ao longo do próximo trimestre e nova oportunidade avaliativa. O atendimento dos tutores e professores é feito de forma qualificada, o que é um diferencial.
Os estudantes também contam com o laboratório de Gestão e Negócios, que apoia o estudante no desenvolvimento de atividades práticas ao longo do curso, oportunizando o aprendizado a partir da execução de projetos e assessoria às empresas. Eles também têm a possibilidade de fazer intercâmbios internacionais, viagens de estudo, oficinas e participar de estágio obrigatório e não obrigatório.
Mais informações sobre este e outros cursos ofertados na modalidade EaD, inscrições e vestibular podem ser acessados no site https://www.unijui.edu.br/ead/.
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