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Após cinco anos, o Festival de Comunicação - Festicom retornou à programação dos cursos de Jornalismo e Comunicação Social - habilitação em Publicidade e Propaganda da Unijuí. Com o apoio da agência experimental Usina de Ideias e do Diretório Acadêmico de Comunicação - Dacom, o evento foi realizado na noite desta quarta-feira, 12 de abril, no Centro de Eventos da Unijuí, campus Ijuí.
O objetivo do evento é estimular a produção de trabalhos com qualidade e criatividade, além de divulgar os estudantes, que são integrados a profissionais da área, por meio do júri das categorias competitivas.
Nesta edição, o regulamento do Festicom foi adequado ao regulamento da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação - Expocom, premiação do Intercom, destinada aos melhores trabalhos experimentais produzidos por estudantes da área da Comunicação.
A realização do evento no primeiro semestre letivo teve como objetivo possibilitar a indicação dos trabalhos vencedores do Festicom ao Expocom. “A motivação é mostrar os cursos, mostrar a qualidade das produções dos alunos e também, no caso, ter mais trabalhos selecionados já escritos dentro dos moldes do Expocom. Queremos garantir inscrições no Expocom e mostrar para o Estado e para o País aquilo que está sendo produzido aqui na Universidade, pelos nossos fantásticos estudantes”, explica a coordenadora dos cursos de Jornalismo e Comunicação Social - habilitação Publicidade e Propaganda, professora Rúbia Schwanke.
O prêmio Festicom é dividido em três categorias: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Produção Transdisciplinar em Comunicação e suas respectivas modalidades. Cada trabalho foi avaliado pelo júri a partir de critérios de adequação do trabalho na modalidade onde está inscrito, e a partir da criatividade e da inovação, viabilidade e aplicabilidade desse trabalho no mercado, além da qualidade quanto às questões éticas, técnicas e estéticas.
O evento é resultado das produções dos estudantes e motivo de celebração para os cursos. “Realizar esse evento mais uma vez, para nós, é muito importante. Porque ele é um evento tradicional dos nossos cursos, acontece desde o ano de 2001, acontecia todos anos, mas, em função da pandemia, acabou não se realizando nos últimos tempos”, afirma a coordenadora Rúbia.
Com o retorno do evento universitário, os estudantes e professores também têm grandes expectativas para o Expocom de 2023, o Intercom Sul. “A nossa maior alegria vai ser ter mais trabalhos indicados nas diferentes categorias que contemplam o Expocom”, conta Rúbia. “Isso abre portas, abre mercado e engrandece o currículo dos alunos. Então as nossas expectativas são as maiores e melhores possíveis”, finaliza a coordenadora dos cursos de Comunicação da Unijuí.
O evento teve em sua programação a apresentação dos trabalhos participantes da Mostra Competitiva e a cerimônia de premiação aos vencedores, que foram avaliados por dois jurados em cada uma das três categorias.
Confira os vencedores:
Na categoria Jornalismo:
Modalidade Reportagem para jornalismo impresso:
1° lugar: “O voto e a decisão de votar: aos 92 anos, Annita exerce seu direito ao voto e traz mensagem de liberdade”, de Keila Rosa.
2° lugar: "Voluntariado: amor, dedicação. Liga de combate ao câncer Panambi - um trabalho de solidariedade", de Vitória da Pieve.
“Representatividade estética afro em Ijuí’, de Maximus Hernández.
Categoria Publicidade e Propaganda:
Modalidade Spot:
1° lugar: “Doação de órgãos”, de Mozara Sandri, Brenda Berwanger, Letícia Schneiders, Mariane Martins.
2° lugar: “Spot Red Bull”, de Brenda Berwanger e Letícia Schneiders.
Categoria Produção Transdisciplinar em Comunicação:
Modalidade Ficção em áudio e rádio:
1° lugar: “PROJETO SARIACAST”, de Nícolas Barcelos, Maximus Hernández e Gabriel Côrtes.
Modalidade Comunicação e Inovação:
1° lugar: “Projeto Foto e Vídeo Platio”, de Giordano Cardoso Toniazzo.
Modalidade Produção Multimídia.
1° lugar: “Alguém que Escute”, de Amanda Buchner do Amaral e Andressa Buchner do Amaral.
2° lugar: “Série Mundo Pop”, de Krislaine Baiotto, Kalani Vargas, Karin Alessandra Müller, Luiza Aparecida Ribeiro da Rosa, Luiza Gabriela Immich, Nicole Kieling.
Modalidade Projeto de Comunicação Integrada.
1° lugar: “Campanha Apae Ijuí”, de Brenda Berwanger, Evelin Ramos, Gabriel Jaskulski, Letícia Schneiders, Márcio Mayer e Mozara Sandri.
2° lugar: “Assessoria de Comunicação Unimed: um elo com os cooperados”, de Krislaine Angonese Baiotto, Karin Alessandra Müller, Luiza Ribeiro, Luiza Gabriela Immich, Nicole Kieling.
Modalidade Fotografia Artística:
1° lugar: “Surrealismo”, de Andressa Amaral.
2° lugar: “Personalidade Dividida”, de Keila Rosa e Bruna Dourado Stieler
Modalidade Ensaio Fotográfico:
1° lugar: “Sessão Fotográfica de Moda”, de Amanda Amaral e Gabriela Taborda.
Por Ana Bazana, Andressa do Amaral e Keila da Rosa, acadêmicas de Jornalismo.
Fotos por Martina Dutra Neubauer, acadêmica de Jornalismo.

A comunicação é uma das áreas mais dinâmicas para se trabalhar. Isso se deve ao fato de que os comunicadores são profissionais conectados com as principais novidades mundo afora e conseguem, de alguma forma, trazer inovações dentro de seus ambientes de trabalho.
Com a fragmentação da atenção do público, criadores de conteúdo em geral, sejam eles jornalistas ou publicitários, devem se preocupar com o tempo de seus vídeos. A demanda por vídeos reduzidos e precisos exigem dos comunicadores criatividade, principalmente para apresentar um conteúdo que não seja entediante para o consumidor, e isso tudo dentro de aproximadamente um minuto.
A comunicação é responsável por criar uma familiaridade maior entre marca e o stakeholder (público), abrindo espaço para sua participação e acolhendo a sua opinião. Por este motivo, outra tendência que seguirá em alta na comunicação são as empresas que conversam com seus consumidores. Portanto, havendo necessidade por parte das instituições, os profissionais aptos a encontrar soluções humanizadas só vem a agregar nos negócios.
Por último, as empresas de comunicação em todo o mundo estão à procura de profissionais, softwares e equipamentos para conectar a comunicação ao metaverso. Ao enriquecer as publicações jornalísticas com elementos de realidade aumentada, posicionando elementos gráficos em um ambiente imediato é criado a interação com o público, permitindo uma maior compreensão dos mais diversos temas jornalísticos.
Um dos exemplos é o renomado Wall Street Journal. O periódico norte-americano disponibiliza desde 2017 experiências imersivas de realidade aumentada, em seu próprio aplicativo. Os publicitários também podem utilizar o metaverso para vender itens digitais e fazer anúncios, pois neste ambiente virtual negócios, atividades e até economias vão estar unidas, transformando um terreno propício para a atuação dos comunicadores.
Gostou? A Unijuí possui o curso certo para sua transformação e seu primeiro passo pode estar em nossa Universidade com os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. O Vestibular Contínuo está com inscrições abertas até dia 13 de fevereiro. Inscreva-se em unijui.edu.br/vestibular-continuo.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Na próxima quarta-feira, dia 21 de setembro, terá início a Semana Acadêmica dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí. O evento tem como objetivo promover ações de aproximação entre profissionais, professores e estudantes da área da Comunicação. Interessados em participar podem realizar a inscrição no site unijui.edu.br/eventos.
Com o tema “Práticas e Tendências em Comunicação”, a programação, dividida em três noites, irá contar com oficinas de edição de vídeo, podcast e direção de arte, além de palestras com profissionais convidados. As vagas para as oficinas são limitadas.
Oficina de Edição de Vídeo
Convidado: Celio Roberto Ferrazza, editor de áudio e vídeo dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí
Local: Laboratório de Vídeo
Oficina de Direção de Arte
Convidado: Jacson Silveira, egresso do curso de Publicidade e Propaganda da Unijuí, Senior Brand Designer na empresa 1Doc.
Local: Sala K4
Oficina de Podcast
Convidado: Gilmar Laurindo, egresso do curso de Publicidade e Propaganda da Unijuí. Atua no atendimento ao cliente e como locutor na Rádio Unijuí FM.
Local: Rádio Unijuí FM
Convidados: Mateus Rodighero, coordenador de Telejornalismo da RBS TV Região Norte, e Gherusa Cassol, repórter na RBS TV.
Local: Centro de Eventos
Convidada: Vanessa Scalei, jornalista e doutora em Comunicação, Head de Conteúdo na agência Canarinho.
Local: Espaço + Inovação Unijuí

O novo formato de graduação da Unijuí, que integra o currículo do curso de Publicidade e Propaganda, tem por objetivo aproximar os acadêmicos do novo contexto da comunicação publicitária digital. Contando com disciplinas de Formação Pessoal e Profissional e de Projetos Integradores, objetivando o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, um dos maiores diferenciais do curso é a inserção do acadêmico em práticas profissionais e o foco nas novas áreas de produção de conteúdo.
“O estudante será capacitado para atuar nesse novo e complexo cenário da comunicação contemporânea”, comenta a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, professora Rúbia Beatriz Schwanke. “Ainda, será estimulado a trabalhar no planejamento, no desenvolvimento, na criação e na produção de soluções em comunicação publicitária e na gestão e comunicação de marcas”, complementa a coordenadora.
A disciplina de Projeto Integrador tem como objetivo proporcionar aos estudantes a vivência da prática profissional desde o primeiro semestre do curso. Além disso, a graduação na Unijuí disponibiliza para seus estudantes laboratórios de fotografia, vídeo, áudio e de computação objetivando o desenvolvimento prático das disciplinas. Os estudantes ainda contam com o acesso à Usina de Ideias, agência experimental dos cursos da comunicação, assim como com a oportunidade de estagiar de forma voluntária ou remunerada em diversas áreas da universidade.
O publicitário formado pela Unijuí é preparado para atuar em agências, empresas, produtoras, assessorias, além de possuir conhecimentos para o desenvolvimento de criação publicitária, planejamento e gerenciamento da comunicação de marcas no ambiente digital, na produção de conteúdos e também desenvolver habilidades como empreendedor da publicidade e da comunicação.
O curso possui duração de quatro anos, com a possibilidade de antecipação da formação para três anos e meio. Além disso, oferece quatro disciplinas de forma presencial e uma em modelo EaD, para que o estudante tenha um currículo cada vez mais completo e flexível.
Para saber mais sobre o curso de Publicidade e Propaganda, acesse o link.
Por Krislaine Baiotto, acadêmica do curso de Jornalismo da Unijuí

Após 39 anos servindo a comunidade, o Hospital Bom Pastor está se transferindo, de forma integral e definitiva, para seu novo complexo. Ao longo dos anos, muitas mãos construíram a história do hospital e, desta vez, não seria diferente. Os estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Unijuí foram convidados pela Direção, por meio da colaboradora Celísia Bohn e pela professora Nilse Maldaner, responsável pela disciplina de Criação Publicitária, a desenvolver uma campanha institucional.
Devido à pandemia, em um primeiro momento, foi realizada uma reunião através do Google Meet, onde foi respondido o briefing, que serviu como um guia, contendo informações essenciais para o desenvolvimento do projeto. Posteriormente, seguindo todos os protocolos de segurança, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar as instalações do hospital e conversar com alguns colaboradores para compreender toda a história.
Para o desenvolvimento de todo o projeto, a turma foi dividida em grupos: o primeiro desenvolveu a proposta estratégica e institucional do hospital; outro acabou voltado à produção e criação de conteúdo para as mídias sociais; o terceiro se dedicou à estrutura e reformulação do site; e o quarto grupo permaneceu focado na produção de um VT institucional, onde foi apresentado o novo posicionamento para a marca e sua razão de existir, sendo a base de lançamento da campanha. O posicionamento proposto e adotado pelo Hospital Bom Pastor é “Somos movidos por pessoas”. A brand persona criada possui tom de voz próximo, comunicando com linguagem formal, mas sem utilizar vocabulário rebuscado.
A campanha, lançada no final de dezembro, foi baseada na proximidade da comunidade com o hospital, onde profissionais e pacientes caminham juntos e unem forças em prol da saúde, além de apresentar uma estrutura moderna e inovadora, com foco em segurança, conforto, saúde e bem-estar. O VT institucional, segundo Celísia Bohn, alcançou mais de 5 mil visualizações em aproximadamente uma semana, sem impulsionamento, ou seja, sem investimento, tudo de forma orgânica. Atualmente, passa de 6 mil visualizações.
Um dos alunos responsáveis pela parte institucional do projeto foi Fidel dos Santos. No que diz respeito ao posicionamento, manifesto e tom de voz da marca, descreve seu sentimento após a entrega: “Foi muito gratificante! Assim como em outros projetos, olhar para trás e sentir aquela sensação de dever cumprido foi incrível, uma vez que trabalhamos no projeto por todo o semestre, basicamente.”
Vitória e seus colegas de grupo ficaram responsáveis pela reformulação do site e ressalta que foi bastante interessante. “Aprendi bastante com a disciplina, apesar de ser a distância, o que complicou bastante, no sentido de entrega do material e de manter essa proximidade. Tudo foi conversado com a professora Nilse, para tudo estar de acordo com o que o hospital era, propunha, e o que nós, como estudantes de Comunicação, poderíamos fazer para mediar isso realmente.”
A professora Nilse destacou a importância em trazer atividades práticas com clientes reais para a evolução dos estudantes, os preparando para o mercado de trabalho. “Foi um trabalho muito bacana. Os alunos tiveram a possibilidade de um aprendizado bem interessante e, claro, tudo isso sendo pensado e produzido, quase que em sua totalidade, de forma online. Então, houveram dificuldades, mas houveram potencialidades. Conseguimos conversar com pessoas, conseguimos trazer visões diferentes. A estratégia ficou muito enriquecida. Olhando a estrutura, em questão de saúde na região, vejo como um trabalho que merece ser destacado pelos alunos que fizeram um excelente trabalho e pela confiança do hospital no grupo”, concluiu.
O trabalho realizado pode ser conferido no site, por meio do endereço www.bompastorijui.com.br, e pelo Instagram @hospital.bom.pastor.
Por Susan Pereira, acadêmica do curso de Jornalismo.
Aplicar em clientes reais os conhecimentos desenvolvidos em aula. Esta é a ideia do Projeto de Gestão de Marcas, que é desenvolvido na disciplina Gestão e Comunicação de Marcas do curso de Publicidade e Propaganda da Unijuí.
Segundo a professora Nilse Maldaner, o objetivo é planejar e desenvolver a marca de empresas reais. “Foi uma ideia que a gente já vinha trabalhando, mas que partiu, nesse momento, mais dos alunos. Eles, pensando nessa questão de apoiar marcas locais, propuseram fazer um trabalho, aprender academicamente, ter essa experiência, mas poder contribuir também com empreendedores locais”, explica.
Por isso, a primeira etapa foi buscar e selecionar essas empresas, o que foi feito por meio de um formulário online. Considerando empresas menores que muitas vezes não tem condições de contratar um profissional ou uma agência para desenvolver esse serviço, foram selecionadas três empresas da região: D’alma - Arte com Afeto, Clínica Sintonia e Fullness Soluções e Negócios. Após a escolha, foi realizado o primeiro contato com as empreendedoras escolhidas, momento em que os acadêmicos, divididos em três grupos, puderam buscar mais informações para auxiliar no desenvolvimento do projeto de gestão das marcas. No final do primeiro semestre de 2020, os alunos e as empreendedoras destacaram o propósito das marcas, e a partir dele construíram as diretrizes, manifesto e orientações para a comunicação e usos desta marca, que foram documentadas em um Brand Book apresentado para as clientes.
Segundo a sócia-administradora da Fullness Soluções e Negócios e egressa da Unijuí, Roseli Fistarol Kruger, os acadêmicos buscaram realizar um bom trabalho e mantiveram contato constante com ela, perguntando e trazendo materiais. Após a apresentação da proposta, Roseli ficou surpresa com o resultado, que explorou cada parte das conversas que tiveram. “Eles captaram exatamente o que a empresa é, o que ela quer fornecer para o cliente, o seu diferencial, que é aquela consultoria mais humana, mais voltada para o aprendizado do empreendedor”, afirma.
Já para Cristiana Porto Sander, da D’alma, desde a escolha para participar deste trabalho, ela ficou animada, pois entende que as mudanças propostas pelos estudantes trariam novo ânimo para a empresa. “Eles se preocuparam em saber realmente o que eu queria, o que eu esperava, qual era a minha linha de pensamento para seguir. E fizeram realmente um trabalho que não tinha nada feito assim, mas tinha vontade de fazer, e, às vezes, por não saber quanto isso vai custar, e pelo meu trabalho ser uma coisa que envolve um valor baixo de lucro, de retorno, eu não pensava em fazer ainda, não teria condições de fazer”, explica. Com o desenvolvimento do Brand Book, Cristiana logo quis colocar em prática o que foi apresentado, pois percebe que essa atividade tornou mais profissional as redes sociais que ela criou sem muito conhecimento. “Isso realmente foi um divisor de águas, de tu vir daquela coisa de brincadeira, em que tu abre uma página e não sabe bem o que vai acontecer. No meu caso, foi aumentando os seguidores e foi aumentando o meu trabalho, então, agora eu vejo que eu posso realmente investir, que isso vai dar um retorno. Com certeza vou seguir nesse caminho, pedindo auxílio para quem realmente entende, porque isso é bem importante”, conclui.




Para os estudantes o projeto foi desafiador. Fidel Arthur Franco dos Santos, aluno de Publicidade e Propaganda, acredita que, quando surgem oportunidades de colocar em prática todo o conhecimento adquirido, o esforço e dedicação valem a pena.“Particularmente, fico muito nervoso quando consigo trabalhar com empresas reais em um trabalho da graduação, pois nunca sei o que esperar, uma vez que todas as oportunidades têm a sua singularidade, são únicas. Nunca um job será igual ao outro e é isso que torna a comunicação tão instigante e inovadora. Precisamos sair da nossa zona de conforto e a Universidade nos desafia a fazer isso”, afirma.
Por meio de atividades como essa, o curso de Publicidade e Propaganda busca manter uma relação mais próxima da comunidade, disponibilizando o conhecimento adquirido nas salas de aulas. Segundo Nilse, o projeto atraiu diversos interessados, o que abriu a possibilidade dele ser repetido no próximo semestre. “Creio que a ampliação desse relacionamento da Unijuí com o curso de Publicidade e Propaganda, e com o meios locais, com empreendedores locais, é fundamental, e a gente espera que se fortaleça”, conclui.
Por Manuela Joana Engster, estudante de Jornalismo e estagiária da Agência Experimental Usina de Ideias.
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