O curso de Comunicação Social da UNIJUÍ teve 17 trabalhos selecionados para o XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, que aconteceu em Chapecó, Santa Catarina. Os acadêmicos apresentaram 16 artigos durante o evento e a fotografia ao lado concorreu na categoria "Melhor fotografia jornalística", do Prêmio Expocom. O Intercom Sul reúne pesquisadores, profissionais e estudantes da área de Comunicação. São debatidos tópicos em Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade, Rádio, Televisão, Cinema, Políticas Públicas de Comunicação, Produção Editorial e de Conteúdo para Mídias Digitais, entre outros. Em 2012, a Unijuí levou 17 trabalhos para o evento superando a marca de nove da edição passada. Nas Divisões Temáticas a professora Vera Raddatz vai apresentar “A comunicação e a expressão oral no rádio” e a professora Nilse Maria Maldaner leva “Branding no Twitter: case Polar”. Confira os trabalhos apresentados:- As mídias e as tecnologias no processo de produção do conhecimento - Patricia Laura Kuhn, André da Costa e Bruna Danelli. - Fotojornalismo e tecnologia: a produção e o uso da imagem digital - Gislaine Windmöller, Patricia Kuhn, Marizandra Rutilli e Daniele dos Santos - A instantaneidade fotográfica na cobertura de fatos jornalísticos: Caso dos mineiros soterrados no Chile – Kassieli de Mello, Deisi Fabrim, Andressa Streicher e Pâmela Moraes - Kony 2012: Um olhar sobre a publicidade e a produção de conteúdos midiáticos na internet – Rafaela Heming - Publicidade e persuasão: O papel social da comunicação publicitária – Caroline de Oliveira Santos - Onde estamos? Análise do posicionamento de mercado nas agências de publicidade da Cidade do Porto/por e Ijuí/br- Naiara Back de Moraes - Rádio na escola: Educomunicação para a cidadania – Daniele dos Santos - Na trilha do fotógrafo Eduardo Jaunsem (1896-1977) – Rodrigo Klahr e Rafael Meinecke. - Rádio difusão comunitária na fronteira noroeste do Rio Grande do Sul - João Pedro Pacheco Van Der Sand - Como a geração Y se comporta no Twitter – Michelle Tjäder - As redes sociais na interface com o jornalismo- Marília Machado Munareto - Convergência das mídias: Um estudo de como os jovens ouvem rádio – Elenise de Oliveira Carneiro - Brincando de ser fotógrafo (a) no projeto Câmara Escura: Histórias e práticas fotográficas – Araciele Maria Ketzer - Estudo de caso: Oficina de jornal escola do programa mais educação na Escola Estadual de Ensino Fundamental São Francisco - Ramone Luzia Pacheco |
O vídeo, “Haiti – A Missão de Nossas Vidas”, foi produzido pelos acadêmicos do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ.
O documentário, que teve a direção de Alex Pires Duarte e produção de Monique Antes, foi premiado no 18º Gramado Cine Vídeo, o maior evento do cinema universitário brasileiro, em duas categorias: Vídeo Universitário Brasileiro, como Documentário, e na categoria Melhor de Todos.
O vídeo foi produzido pelos acadêmicos como projeto experimental do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ, sob a orientação do coordenador do curso de Artes Visuais, professor Paulo Ernesto Scortegagna, e retratou a missão do exército brasileiro no Haiti.
Alex destacou: “Além de recebermos o Prêmio de Melhor Vídeo Documentário Brasileiro, conseguimos a inédita premiação de melhor vídeo Universitário Brasileiro de todas as Categorias, fato inédito não apenas para o Curso de Comunicação Social da UNIJUí, mas para todas as universidades gaúchas”.
Já para Monique, está é a concretização de um sonho. “Conquistar este prêmio é saber que qualquer sonho é possível sim, só basta ter coragem e ir à luta”.
| Recordações do Porto | |
Relato de Ana Lunardi, acadêmica do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da UNIJUÍ, que realizou intercâmbio na Universidade do Porto, Portugal, no período de fevereiro a julho de 2010
" '(...) Ante a perspectiva da partida, sinto que me arranca algo da vida, mas quero ir'- Vinícius de Moraes. É exatamente esse o sentimento quando, ao olhar o calendário, percebo que o dia de retornar se aproxima. A saudade da família e amigos é imensa, porém, a vontade de dar continuidade às descobertas deste fabuloso mundo é igual. Vivenciar as mais variadas culturas e estilos, aprender novas línguas, conhecer pessoas, lugares e principalmente praticar o dom da adaptação e da comunicação. Assim posso resumir minha estadia na cidade do Porto, em Portugal. Durante o semestre tive a oportunidade de discutir, questionar e aprender com colegas e professores, o que me possibilitou ampliar horizontes, ideias e planos. Para além dos estudos, é necessário registrar o acréscimo pessoal que nestes seis meses obtive. A cada dia um novo desafio, a cada semana uma nova história dos mais variados gêneros. Foram discussões, festas, abraços, sorrisos, lágrimas, gargalhadas e muitas descobertas. Com relação a Portugal, não tenho palavras para descrever a gentileza e cordialidade deste povo. A culinária, costumes e crendices não passam despercebidas. Além disso, durante o intercâmbio tive a oportunidade de conhecer lugares que antes me pareciam distantes. Apreciar as obras no Museu do Louvre, em Paris, deliciar-se com os pasteis de Belém, em Lisboa, andar de gôndola em Veneza, conhecer o Vaticano e perder-se com a beleza exuberante do Coliseu em Roma, vivenciar a alegria contagiante dos espanhois, sentir na pele o calor escaldante de Marrakech ou então maravilhar-se com o céu estrelado no deserto do Saara. Estas são sensações únicas que infelizmente nenhum livro proporciona. É difícil verbalizar ou tentar explicar, em poucas palavras, o que aprendi, mas se assim precisa ser, posso afirmar que aprendi a ser objetiva e crítica, a ter um espírito aberto e, simultaneamente, a questionar os ideais com os quais não concordo. Aprendi a ver beleza nas pequenas coisas e a lidar com o medo que sinto do desconhecido. Por fim, só tenho a agradecer aqueles que colaboraram para que este sonho se tornasse uma realidade. Primeiramente minha família, que desde o princípio esteve apoiando e me encorajando. Aos amigos, com quem, de uma forma ou de outra, pude compartilhar momentos inesquecíveis e, é claro, a UNIJUÍ, que através da parceria com a Universidade do Porto proporciona aos seus alunos esta oportunidade impar de aprendizado cultural, profissional e pessoal". ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Vanessa Sampaio, analista de comunicação integrada na FSB Comunicações (Brasília/DF) e assessora de comunicação no Ministério do Turismo. Vanessa formou-se em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo na UNIJUÍ. "A Unijuí não apenas promoveu a minha estreia no Jornalismo: apresentou-me para um mundo multidisciplinar e multilateral, que vinha ao encontro de meus valores pessoais e expectativas profissionais. O vasto mundo do conhecimento, da ciência, da linguagem, do compromisso com a informação, da comunicação integrada, do lead, dos valores-notícia, da decupagem e dos roteiros, da química de revelação fotográfica. Essa formação técnica não foi exatamente um distintivo, mas um parâmetro relevante na defesa e no exercício da comunicação que quero para o mundo. Um diploma não garante a ‘prática diária do pensar’, como bem definiu o mestre Cláudio Abramo, é um legítimo ponto de partida para fazer a crítica, por exemplo, do tipo de sociedade que o jornalismo pode ajudar a construir”. |

Com nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), sendo o único do interior do Rio Grande do Sul no qual os estudantes obtiveram o conceito 5, o curso de Publicidade e Propaganda da Unijuí é um dos mais conceituados entre todas as universidades do Estado. O curso está com inscrições abertas no Vestibular de Inverno 2024, até o dia 29 de julho pelo site unijui.edu.br/vestibular.
A coordenadora do curso, professora Nilse Maldaner, destaca que a formação em Publicidade e Propaganda da Unijuí é completa, uma vez que conta com uma infraestrutura de destaque e busca adaptar-se às novas mudanças e tendências que vêm aparecendo na área da Comunicação Social. “Contamos com laboratórios de fotografia, áudio, vídeo e temos acesso a espaços de informática, que possibilitam uma formação de qualidade com tudo que se é encontrado no mercado de trabalho”, comenta.
Segundo a docente, a área profissional da Publicidade e Propaganda está em expansão, em especial após a pandemia. Ela explica que o principal mercado emergente é voltado ao atendimento a empresas. “Elas perceberam, após a pandemia, que precisam ampliar a sua comunicação com seus clientes, em especial pelo meio digital, que é o carro-chefe. Eles sabem que estar nas redes é importante, não apenas a presença, mas ter um trabalho profissional e estratégico que traga resultados”, destaca.
Com foco em preparar o estudante para este mercado e aproximá-lo da prática profissional, o curso conta com a agência experimental Usina de Ideias, a qual é também uma agência laboratório. De acordo com a professora Rúbia Schwanke, que coordena a Usina de Ideias, a agência é um espaço de extrema importância para a formação e, também, um diferencial do curso.
“Não são todas as universidades que contam com um espaço de prática tão importante. O estudante pode ingressar como voluntário ou estagiário e participar de todas as atividades, que vão desde a produção, até o contato e relacionamento com clientes. Os acadêmicos conseguem interagir nos laboratórios e nós os preparamos melhor para o mercado de trabalho”, ressalta Rúbia.
A professora salienta que o mercado de trabalho da Publicidade e Propaganda mudou significativamente, pois há necessidade de atualização constante em todos os meios devido ao avanço tecnológico. “A comunicação digital tornou-se cada vez mais importante com o acesso e internet chegando a todos os lugares. O mercado mudou muito, por isso tentamos trabalhar com um olhar mais ampliado”, completa.
Quer saber mais sobre o curso de Publicidade e Propaganda da Unijuí? Acesse o site da Universidade e conheça os detalhes, infraestrutura e quais áreas a formação possibilita ingressar no mercado de trabalho no futuro.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.