Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Presencial

Professores formados pela Unijuí conquistam primeiros lugares em processo seletivo

Diego Francisco Lorencena de Oliveira

Três egressos do curso de Educação Física da Unijuí, e uma doutoranda em Educação nas Ciências, foram recentemente selecionados para trabalhar em escolas da rede municipal de Ijuí, como professores de Educação Física. Os egressos Tairone Girardon de Vargas, Diego Francisco Lorencena de Oliveira e Silvana dos Anjos Prates, além da doutoranda Marciele Cabeleira, participaram do processo seletivo aberto no mês de julho, pelo Poder Executivo. A seleção contou com a análise de currículos.

Um dos selecionados, Diego Oliveira, está tendo a sua primeira experiência como professor. Ele começou o trabalho no dia 18 de agosto, junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Porto Villanova, no bairro Lambari. “É uma mistura de sensações, nervosismo, ansiedade e animação. Mas iniciei com a certeza de estar preparado para contemplar as especificidades da Educação Física. Através das experiências que adquiri durante as intervenções, estágios supervisionados e programas de iniciação à docência, construí os conhecimentos necessários para dar conta dos direitos de aprendizagem dos alunos”, afirmou o egresso.

Diego comenta que, desde a graduação, buscou se qualificar para se tornar um bom profissional, participando da maioria das atividades desenvolvidas pela Instituição e pelo curso, a exemplo das semanas acadêmicas e do Salão do Conhecimento. “Me dediquei bastante durante os estágios supervisionados obrigatórios e intervenções propostas pelos professores nas disciplinas. Participei durante um ano e meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), e mais um ano e meio do Programa Residência Pedagógica - que inclusive foi objeto do estudo do meu Trabalho de Conclusão de Curso”, afirma o profissional, que ainda buscou uma pós-graduação em Tutoria em Educação a Distância após o término da graduação.

A contratação é pelo período de 12 meses, prorrogável por igual período.




Licenciatura em Educação Física: metodologias ativas permitem que estudante participe da produção de conhecimento

Com objetivo de preparar os profissionais para atuar com formação humanista e crítico-reflexiva, com capacidade empreendedora e inovadora, o curso de licenciatura em Educação Física da Unijuí é ofertado na modalidade presencial, nos campi de Ijuí e Santa Rosa. Com uma ligação direta com a pesquisa, com a pós-graduação e a extensão universitária durante o processo formativo, o curso tem tradição na formação de professores que atuam na comunidade regional e também por todo território nacional.

Segundo o coordenador do curso nos dois campi, professor Robson Machado Borges, o grande diferencial a partir de 2021 é a nova proposta curricular, a qual contempla os Projetos Integradores que buscam entregar propostas de soluções para os problemas apresentados pela comunidade regional. “O Projeto Integrador proporciona que instituições diversas como postos de saúde, escolas, academias, estúdios, programas de esporte e lazer do Sistema S, ONGs, clubes, hotéis, indústrias, dentre outros, possam necessitar de apoio, ou seja, os vários setores da comunidade regional poderão qualificar seus serviços por meio de diálogos, planejamento e intervenções colaborativas com a Universidade”, explica.

Além disso, o curso disponibiliza laboratórios e equipamentos para a vivência prática, tais como: academia de musculação, sala para avaliação física, sala dos espelhos, ginásio de esportes, quadra de esportes, piscina, pista de atletismo, campo de futebol, laboratório de anatomia, laboratório de fisiologia, laboratórios de fisiologia do exercício, entre outros. “O curso desenvolve saberes da prática profissional com foco nas competências da profissão. Por isso, desde o início dos cursos os acadêmicos têm vivências práticas em contexto real atuando no cuidado, na educação e no ensino de outros seres humanos através das diversas práticas corporais possíveis no âmbito da saúde, do ensino e do lazer. Além disso, o processo de ensino e aprendizagem ocorre por meio de metodologias ativas, de modo que os acadêmicos participem ativamente da produção do conhecimento”, completa o professor.

O profissional formado na licenciatura em Educação Física da Unijuí é preparado para atuar em escolas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Infantil. Além disso, desenvolve competências para atuar na Educação Inclusiva e Educação de Jovens e Adultos, em ambientes educacionais extracurriculares, escolas especiais, serviços de lazer e recreação, podendo atuar, ainda, junto de Coordenadorias Municipais de Esporte e Lazer, projetos socioeducativos e projetos de práticas corporais e lazer.

Para saber mais sobre a licenciatura em Educação Física da Unijuí, acesse o link.






Inclusão nota 100: conheça o primeiro surdo a defender o TCC no curso de Educação Física da Unijuí

O dia 22 de dezembro foi especial para Jonathan Gonzatto e também para o curso de Educação Física da Unijuí. Nessa data, o estudante defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso, tornando-se o primeiro surdo a concluir a graduação de Educação Física na Universidade. 

O TCC, que conquistou a nota máxima (100), teve como tema "Esportes de invasão: diálogo com professores da educação básica quanto aos modelos de ensino utilizados nas aulas de Educação Física". Jonathan diz ter gostado muito de desenvolver o assunto. “Achei bem interessante o tema para estudar e elaborar no meu TCC, com o apoio de autores importantes, como Gonzalez e Bracht (2012) e Borges (2014), que falam sobre métodos e modelos de ensino. Gostei muito de ler as obras para entender o conteúdo e compreender melhor minha formação”, relata. 

Sobre a apresentação, Jonathan diz que estava bem tranquilo, pois havia treinado antes. “Meu suporte foi a intérprete de Libras. Eu falei pelas minhas mãos e ela traduziu pela voz na apresentação pelo Google Meet. Minha banca me deixou emocionado em dobro, não esperava a nota 100.  Agradeço ao meu orientador Mauro Bertollo, que me ajudou bastante durante a minha trajetória de estudo do TCC”, destaca.

Os amigos e a família puderam acompanhar o momento, pois, com a pandemia, as apresentações estão sendo realizadas de forma online. "Agradeço à minha família, que ajudou bastante, me motivou muito e nunca deixou eu parar de estudar. Agora eles sabem que vou continuar estudando bastante, pois quero ser um profissional excelente. Agradeço à comunidade surda, que me ajudou muito com os vocabulários de libras na minha trajetória no curso de Educação Física, aos meus amigos surdos e também às intérpretes da Universidade”, agradeceu.

Durante o curso de Educação Física, Jonathan passou por muitos estágios para aprender a ser professor. Segundo ele, foram muitos planos de aula, artigos e muitos aprendizados nas disciplinas. “Sentirei saudade dos professores da Unijuí, mas sei que ainda irei reencontrar eles”, afirma. Jonathan diz que abrir esse caminho, sendo o primeiro surdo formado em Educação Física na Universidade, o deixa muito feliz, e já planeja o futuro: “vou focar nos meus planos que envolvem outro TCC, agora no bacharelado. Também quero estudar para fazer mestrado, doutorado e me especializar.”


Saúde mental e corporal temáticas debatidas pela Unijuí na Escola Cairu

A Unijuí esteve presente na noite de terça-feira (25) com mais um evento do Programa da Residência Pedagógica, no Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu. A atividade foi organizada pelo estudante do curso de Educação Física do Campus Santa Rosa, Marcos Rocha de Oliveira, que também integra o programa e atualmente realiza estágio na escola.

O residente preocupado com o estilo de vida dos alunos, constatado na análise de seu diagnóstico, realizado por meio das observações do estágio curricular supervisionado, trabalhou com conteúdos conceituais sobre saúde, alimentação e atividade física, registrando em um painel as aulas da disciplina de Educação Física.

A partir desta aula, o estagiário convidou a Técnica do Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde, professora Tatiane Renz, para realizarem juntos uma roda de conversa com as turmas do Ensino Médio da escola.

O Evento teve como tema "Saúde mental e saúde corporal, a importância para um bem viver", ministrado pela professora Tatiane. Na ocasião dois usuários do Laboratório também participaram relatando sobre a melhoria da saúde após ingressarem no programa de atividade física proposto pelo laboratório.   

O professor Amauri Hartmann, membro da equipe diretiva da escola, acompanhou a roda de conversa e destacou a importância da atividade física na sua vida, principalmente na saúde física e mental.

 


PITI realiza atividade de integração com estudantes de Educação Física EaD

O Programa Integrado para a Terceira Idade (PITI), do curso de Educação Física da Unijuí, que atende homens e mulheres com faixa etária a partir dos 50 anos, vem realizando uma série de atividades com a comunidade ijuiense. 

Na manhã da última terça-feira, 03 de julho, 27 estudantes do componente curricular Educação e Movimento III, do Curso de Educação Física da Modalidade EAD, realizaram práticas com 15 integrantes do grupo. Segundo a professora Fabiana Ritter Antunes, o principal objetivo foi a socialização dos conhecimentos desenvolvidos durante o semestre com a intervenção prática.

 

Já no dia 28 de junho, na sala dos espelhos da Sede Acadêmica, foi realizada a tradicional Festa Junina do Programa, juntamente com a comemoração dos aniversariantes do primeiro semestre. Essa atividade faz parte do cronograma anual do PITI e tem o propósito de proporcionar integração e socialização entre seus participantes. No local foram realizadas atividades típicas de festa junina como danças e lanche coletivo.

Sobre o PITI

O objetivo do Programa é possibilitar à terceira idade uma opção para melhorar a qualidade de vida. O projeto visa a integração dos participantes através de diferentes atividades e é é dividido em turmas, para facilitar a assiduidade de seus participantes. São ofertadas as seguintes modalidades de exercícios físicos: musculação, esportes (basquete e futsal), ginásticas (aeróbica, localizada, alongamento e relaxamento) e dança (do ventre e de salão) e também, oficina de informática. O projeto é coordenado pelo professor Leopoldo Schonardie Filho, que orienta quatro bolsistas no planejamento e execução das atividades e também na realização de trabalhos de pesquisa 


Semana científica do curso de Educação Física incentiva a pesquisa

 
 

Evento foi realizado de 07 a 11 de novembro.


Leia mais...

Sub-categorias

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.