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Curso de Enfermagem da Unijuí promove aula inaugural nesta quinta-feira

O curso Enfermagem da Unijuí promove nesta quinta-feira, 7 de março, sua aula inaugural. Com o tema “Enfermagem sem fronteiras: vislumbrando possibilidades de atuação profissional”, a aula ocorrerá no Centro de Eventos da Universidade, no campus Ijuí, a partir das 19h30.

Para debater o tema estarão presentes a enfermeira e empresária Sabrina Kochhan; a enfermeira do Hospital Herzzentrum da Alemanha, Daiana Fogaça; e a enfermeira e professora da Universidade Nacional de Misiones da Argentina, Viviana Galarza. 


Curso de Enfermagem da Unijuí alia tradição e qualidade na formação dos estudantes

Referência no cuidado à saúde há mais de 40 anos, o curso de Enfermagem da Unijuí é reconhecido em nível nacional como um dos mais importantes cursos de graduação na área. A formação, que possui cinco anos de duração, é ofertada no campus de Ijuí, em turno integral, e está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo. Elas podem ser feitas até o dia 19 de fevereiro no site unijui.edu.br/vestibular.

O curso busca preparar profissionais capazes de atuar com o cuidado integral ao ser humano nas diferentes etapas da vida dos pacientes. Também capacita os futuros profissionais para que exerçam a profissão com qualidade e humanização no atendimento, contribuindo na qualidade de vida, prevenção de doenças, tratamento e reabilitação dos indivíduos. O profissional de Enfermagem pode atuar em postos de saúde, clínicas de imunização, instituições para idosos, em hospitais, policlínicas, centros de atendimento à saúde e na coordenação de equipes de enfermagem e de saúde. 

Como diferenciais, a formação oferece uma infraestrutura completa em saúde, que insere o estudante na prática desde o início da graduação. Os acadêmicos também contam com atividades em laboratórios de ensino, simulações realísticas a partir de situações práticas que representam contextos reais; estágios supervisionados em hospitais, postos de saúde e serviços especializados; além da inserção em projetos de pesquisa e de extensão, favorecendo uma formação completa. 

A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Cátia Dezordi, destaca que a tradição do curso, aliada ao corpo docente qualificado e à estrutura da Universidade, auxiliam na formação e capacitação de um profissional egresso completo. “Temos em nossa estrutura a possibilidade de ofertar ao estudante uma vivência no mercado de trabalho desde o primeiro módulo. As atividades práticas acontecem junto à rede integral de saúde e as atividades de pesquisa e extensão oportunizam ao estudante se tornar um profissional preparado para atuar no mercado local, regional, nacional e internacional”, comenta. 

O curso é dividido em 10 módulos e utiliza de metodologias educacionais que motivam o estudante para a aprendizagem, pela necessidade de compreensão de situações reais que requerem a atuação e intervenção do enfermeiro. 


Curso de Enfermagem da Unijuí inicia parceria com a Escuela de Enfermeria de Posadas

Nos dias 16 e 17 de novembro, os docentes do curso de Enfermagem da Unijuí estiveram visitando a Escuela de Enfermeria, da Universidade Nacional de Missiones (UNaM), para estreitar relações, conhecimentos, trocas de experiências e articular propostas pedagógicas entre os cursos. Integrou a comitiva da Unijuí, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; a coordenadora do curso de graduação em Enfermagem, professora Cátia Matte Dezordi; juntamente com as professoras do curso Adriane Cristine Bernart Kolankiewicz, Claudelí Mistura Corrêa, Letícia Flores Trindade, Marinez Koller Pettenon, Joseila Sonego Gomes e Sandra da Silva Kinalski; e os professores do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde, Thiago Heck e Eliane Winkelmann.

A comitiva participou, no dia 16, na Escuela de Enfermeria, de uma sessão solene que contou com a presença de autoridades das duas Universidades, visando firmar parcerias e socializar a matriz curricular dos cursos de Enfermagem. Na ocasião, a coordenadora do curso, professora Cátia Matte Dezordi, juntamente com a professora Marinez Koller Pettenon, apresentaram um contexto geral da Unijuí, explicando sobre a Graduação Mais. "Enfatizamos o Projeto Integrador, a participação dos estudantes nos Projetos de Extensão e Pesquisa Institucional e a trajetória do curso de Enfermagem ao longo de mais de 40 anos, formando profissionais para o âmbito local, regional, nacional e internacional", conta.

Os professores puderam também fazer visitas técnicas ao Centro de Simulação Realística junto à Escuela de Enfermeria e em um ambulatório de feridas privado, coordenado e administrado pelo enfermeiro e professor Miguel Martinez, que presta um serviço especializado em tratamento de lesões de diferentes aspectos.

Os professores também participaram da Jornada Binacional de Enfermagem Unam/Unijuí, evento alusivo à semana de Enfermagem da Argentina, com o tema “Transcendendo limites geográficos: Enfermagem de prática avançada rumo à Atenção Integral em Saúde". Na ocasião, as professoras do curso de Enfermagem da Unijuí, Dra. Sandra da Silva Kinalski e Dra. Joseila Sonego Gomes palestraram sobre a "Sistematização da Assistência de Enfermagem" e apresentaram vivências no âmbito hospitalar e na Atenção Primária à Saúde no município de Ijuí.

"Essa aproximação entre as Universidades oportunizou conhecermos e interagirmos com colegas professores e enfermeiros, vislumbrando a possibilidade futura de intercâmbio, entre docentes e discentes por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, ampliando as possibilidades de internacionalização do curso. Há mais de 40 anos o Curso de Enfermagem da Unijuí promove uma formação qualificada para seus estudantes, por meio da atualização constante do seu quadro docente e na busca de estratégias de ampliação de experiências pedagógicas para os estudantes em diferentes campos de atuação profissional", finalizou a coordenadora do curso da Unijuí.


Vivências acadêmicas inspiraram TCC sobre a cultura de segurança de paciente em uma UTI Neonatal

Maisa Ficagna Zamboni escolheu a temática “Avaliação da Cultura de Segurança de Paciente em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal” para ser o tema do Trabalho de Conclusão de Curso de sua graduação em Enfermagem na Unijuí. A inspiração surgiu após as experiências vivenciadas após o período formativo durante o curso nos diversos campos práticos no âmbito hospitalar, os quais repercutiram na reflexão da importância de promover um cuidado qualificado e seguro.

“A afinidade pela área neonatal ao ingressar no curso de enfermagem, bem como, a participação como voluntária no Projeto de Extensão Prematuros: prevenção, apoio e cuidado da Unijuí, inspirou a produção desta pesquisa também foram grandes responsáveis pela minha escolha”, conta Maisa. A acadêmica relata que, ao longo de sua pesquisa, pôde observar, a partir da percepção dos profissionais diretamente ligados à assistência dos neonatos, algumas lacunas que impedem a implementação de uma cultura de segurança positiva, e consequentemente promover mudanças em prol da segurança do paciente.

“A partir da análise dos dados, evidencia-se que a equipe multiprofissional considera a temática relevante, apresentando como potencialidades relacionadas à cultura de segurança do paciente, clima de trabalho em equipe o qual está relacionado às boas relações, com o apoio e respeito entre os profissionais, satisfação no trabalho evidenciada pela escolha da área de atuação, e condições de trabalho adequadas voltadas a treinamentos de novos membros da equipe, insentivo e capacitações, as quais favorecem a cultura de segurança positiva”, explica.

Maisa explica que a pesquisa proporcionou reflexões sobre a importância da temática para a gestão do cuidado ao neonato, auxiliando em futuras pesquisas para área, além de proporcionar qualidade e segurança na assistência aos neonatos e qualificação dos profissionais. 

“Após a formatura, que irá acontecer no dia 3 de março de 2023, pretendo dar continuidade aos estudos e irei iniciar uma pós-graduação. Em relação a carreira profissional na Enfermagem, estou buscando me inserir no mercado de trabalho como enfermeira desfrutando de todo conhecimento que adquiri durante a minha graduação, a qual me proporcionou momentos inesquecíveis”, finaliza.


TCC de Enfermagem avalia bem-estar de pacientes com feridas crônicas

A vivência que teve com a avó paterna, portadora de feridas crônicas, levou a recentemente graduada no curso de Enfermagem da Unijuí, Karine Prates Germano, a focar o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nas “Percepções de pacientes com feridas crônicas sobre a interferência em seu bem-estar e atividades diárias”.

Graduada no curso neste mês de março, Karine conta que o interesse pela temática acabou se fortalecendo em meio à atuação assistencial, durante os estágios acadêmicos curriculares e extracurriculares que demonstraram a necessidade do olhar do enfermeiro ao paciente, para além da ferida crônica, tendo em vista as interferências negativas causadas no seu dia a dia.

“Ao desenvolver o TCC, busquei sensibilizar profissionais de saúde que estão na assistência diariamente. A partir do método de pesquisa qualitativa, busquei na fala dos usuários de Estratégias de Saúde da Família, que possuíam feridas crônicas, informações sobre interferências em seu bem-estar e atividades diárias antes e após o acometimento”, explicou Karine, destacando que a pesquisa evidenciou que as limitações geradas a partir da questão física refletem muito mais do que a ferida aberta e momentos dolorosos. “Constatei o isolamento social, o afastamento do trabalho e a dependência física, além de perceber que intensificaram-se fatores que podem vir a desencadear quadros graves de depressão, necessitando de atenção e cuidado qualificado e integral”, completou.

Karine diz que se sente preparada, como enfermeira, para desenvolver o cuidado minucioso, humanizado, qualificado e integral ao ser humano. Ela afirma que seguirá buscando novas atualizações na área da saúde e caminhando na direção de novos desafios, que possam desenvolvê-la pessoal e profissionalmente. “Nesta jornada, agradeço à Unijuí por me proporcionar vivências únicas durante o curso de graduação em Enfermagem, bem como à minha orientadora, professora doutora Sandra Kinalski, por contribuir com seu conhecimento e dedicação na elaboração do TCC”, finalizou.


Plano de cuidados como estratégia de promoção do aleitamento materno é tema de TCC na Enfermagem

Durante a graduação, a acadêmica de Enfermagem Enaie Libardoni Padoim atuou em inúmeros campos de estágio onde teve a oportunidade de observar os desafios enfrentados pelas puérperas no início da amamentação. “Ainda enquanto estagiária, eu via o importante papel que o enfermeiro tinha na história dessas puérperas e dos recém-nascidos, quando construímos juntos com eles um plano de cuidados individualizado para aquela família”, conta a estudante. Foi essa experiência que inspirou o seu Trabalho de Conclusão de Curso que recebeu o título “Plano de cuidados como estratégia de promoção do aleitamento materno na primeira semana pós-parto”.

Para a elaboração do estudo, a acadêmica realizou um atendimento de enfermagem focado na amamentação, onde foram coletadas informações e dados para elaboração de um plano de cuidados. “Por volta dos 30 dias do bebê, realizamos uma entrevista com a puérpera para verificar como foi a aplicabilidade do plano neste período e suas percepções sobre o atendimento inicial”, relata e acrescenta que “os resultados foram positivos, pois foi constatada a aplicabilidade do plano de cuidados na maioria das participantes do estudo, mostrando que a escuta qualificada e o plano de cuidados individualizado fazem a diferença”.

A pesquisa realizada por Enaie ficará disponível para pesquisa pelos colegas do meio acadêmico, na Biblioteca Mario Osorio Marques. “Foi uma experiência positiva para a maioria das puérperas que participaram, pois elas trouxeram em suas falas que se sentiram acolhidas no atendimento inicial e que o plano de cuidados ajudou com as demandas que elas tinham. Uma das participantes mencionou que todas as puérperas se beneficiaram de um atendimento da forma como foi conduzido no estudo”, emociona-se ao contar.

A colação de grau acontece no dia 03 de março de 2023 e, após a formatura, o objetivo da agora quase Enfermeira é trabalhar na área da saúde materno-infantil, além de fazer uma especialização nesta área. “Pretendo ainda seguir para o Mestrado e a área acadêmica, após vivenciar a assistência”, conclui.


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