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Acadêmicos de Enfermagem têm aula prática em estações de aprendizado

Na segunda-feira, 4 de setembro, na disciplina do 6º semestre - Enfermagem em Ginecologia,  foi organizada uma aula prática com quatro estações clínicas de aprendizado, sendo ministrada pelas professoras do curso de Enfermagem,  Arlete Regina Roman e Josélia Gomes. 

Durante a aula, ocorreu a participação de duas estudantes do Ensino Médio da EFA, resultado da parceria entre o Grêmio Estudantil e a Unijuí, com o intuito de aproximar os alunos da Universidade, inserindo-os em diferentes aulas e atividades práticas dos cursos de formação. 

As estações foram divididas em quatro linhas de cuidados: na Estação 1 foram analisados os métodos hormonais e não hormonais para contracepção; na Estação 2, exame de coleta de material para citologia cervical (rastreio do câncer de colo uterino); na Estação 3, a saúde mamária (autopalpação e exame clínico de mamas); e na Estação 4, os cuidados farmacológicos e não farmacológicos a mulheres com vulvovaginites e/ou cervicites. 

“Nós percebemos que quanto mais o estudante manuseia os materiais, não só em modelos anatômicos, mas, por exemplo, os próprios blisters das pílulas contraceptivas, o DIU, o diafragma, os preservativos masculino e feminino;  mais tranquilos e mais seguros eles chegam para a prática. E aí eles conseguem se concentrar na entrevista, na anamnese com a mulher e já têm um pouco mais de segurança e conhecimento dos materiais que vão encontrar”, ressalta a professora Arlete. 

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí


Acadêmicos de Enfermagem socializam atividades do estágio para equipe da Secretaria de Saúde

Na última sexta-feira, dia  1º de outubro, nos turnos da manhã e tarde, acadêmicos do 10º semestre do curso de graduação em Enfermagem da Unijuí apresentaram seus trabalhos de conclusão, referentes à disciplina de Estágio em Enfermagem III, sob orientação das professoras Cátia Matte Dezordi e Arlete Regina Roman. A atividade ocorreu junto ao auditório da Secretaria Municipal de Saúde. 

Na ocasião, além dos estudantes e professoras, estiveram presentes a equipe gestora da Secretaria Municipal de Saúde e os enfermeiros responsáveis pelas unidades de saúde onde se realizaram os estágios: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Colmeia; CAPS AD; Unidade de Saúde do bairro Luiz Fogliatto; Unidade de Saúde do bairro Modelo; Serviço de Atenção Especializada (SAE); Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) e Unidade de Saúde da Mulher.

Os temas abordados nos trabalhos da disciplina emergiram das experiências vivenciadas pelos acadêmicos. Dentre eles, estiveram a classificação de risco em uma unidade de pronto atendimento; cuidado integral às pessoas  com o vírus da imunodeficiência humana e/ou com síndrome da imunodeficiência adquirida; padronização de diluição de medicamentos injetáveis visando a segurança do paciente;  integralidade do cuidado aos usuários dependentes químicos em situação de vulnerabilidade social; otimização do fluxo de acompanhamento aos usuários de saúde mental em um Centro de Atenção Psicossocial  e  o monitoramento de sífilis na gestante e parcerias sexuais.

Os estudantes utilizaram a Metodologia Problematizadora como estratégia de ensino propulsora de conhecimentos no ambiente prático. Ela consiste em uma estratégia de inovação na área educacional de saúde e mostra-se tanto como um método de estudo, quanto de ensino, uma vez que promove nos sujeitos uma postura crítica, reflexiva e também investigativa, a partir da identificação de uma situação-problema e busca de resoluções. Esta metodologia e a socialização servem para dar significado às experiências profissionais vivenciadas durante a formação acadêmica, embasadas em estudos e pesquisas, de modo a ampliar a qualificação do processo de ensino e aprendizagem.


Curso de Enfermagem promove bate-papo sobre Rede de Proteção à Infância

Nesta segunda-feira, 27 de setembro, ocorreu um bate-papo sobre a Rede de Proteção à Infância de Ijuí. A conversa foi com os estudantes do 8° semestre do curso de Enfermagem, na disciplina de Enfermagem em Atenção à Criança e ao Adolescente, ministrada pelas professoras Marinez Koller Pettenon e Luciane Mucelini.

O bate-papo teve o intuito de aproximar os estudantes do dia a dia dos profissionais que integram a rede, para que possam aliar a teoria, vista em sala de aula, à prática. O encontro foi conduzido pela coordenadora municipal de Saúde Mental, Márcia Biolchi do Amaral, e pela representante da Rede de Proteção à Infância e Adolescência do município de Ijuí, Tânia Silva. 

De acordo com a professora Marinez, “nesta disciplina é trabalhada toda proteção da criança, desde a Primeira Infância até a adolescência, por isso a importância de trabalhar como funciona a rede de atenção à criança no município de Ijuí”, explica. 

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí


Em Dia Mundial, simpósio tem alerta e capacitação sobre sepse

Nesta segunda-feira, 13 de setembro, Dia Mundial da Sepse, o curso de Enfermagem da Unijuí promoveu o I Simpósio de Sepse, em parceria com o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Hospital Bom Pastor, Unimed Noroeste/RS e Secretaria Municipal de Saúde. Popularmente conhecida como infecção generalizada, a sepse refere-se a um conjunto de manifestações graves em todo o organismo, produzidas por uma infecção. 

“Para o curso de Enfermagem, é uma satisfação promover esta primeira edição do simpósio. Falar em sepse é falar de um problema de saúde pública em nível mundial, que mata uma pessoa a cada 3,5 segundos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Isso reflete a necessidade de termos cada vez mais profissionais capacitados no mercado de trabalho, para identificar os sintomas”, destacou a coordenadora do evento, professora Bruna Nadaletti.

Conforme apontou a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Marinez Koller Pettenon, o evento propicia a troca de experiências e de conhecimentos entre profissionais da saúde, estudantes e professores. Fala complementada pela vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, que participou da abertura do simpósio. 

“É uma satisfação estar sediando este simpósio num momento como este, de expansão da área da saúde para a região. Estreamos com o curso de Enfermagem na Unijuí, na área da saúde, e mais recentemente, tivemos a aprovação e agora oferta do curso de Medicina. Eventos como este marcam nosso compromisso com a região e com a formação dos profissionais”, reforçou.

O simpósio contou inicialmente com a palestra sobre o “Panorama da sepse em nível mundial”. À frente do debate esteve a enfermeira, doutora em Ciências da Saúde, fundadora e membro efetivo da Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva (Abenti), Renata Pietro. Posteriormente, o enfermeiro intensivista do Hospital das Clínicas e do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Vítor Monteiro Moraes, abordou o tema “Conceitos, epidemiologia e fisiopatologia da sepse”.

“Protocolo de Sepse” foi abordado pela doutoranda em Gerontologia Biomédica da PUCRS, Ana Paula Amestoy de Oliveira. E para fechar o simpósio, a enfermeira, especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva, Cibele  Thomé da Cruz Rebelato, tratou da “Assistência de enfermagem ao recém-nascido com sepse na UTI Neonatal”.

Para conferir o evento na íntegra, acesse:


Acadêmicos de Enfermagem realizam simulações realísticas na Unijuí Saúde Complexo 2

Acadêmicos do curso de Enfermagem da Unijuí realizaram simulações realísticas em um dos três Complexos da Unijuí Saúde. O Complexo 2, utilizado pela turma, fica localizado no prédio recentemente construído na saída do campus, próximo ao Hospital Veterinário. 

Os estudantes tiveram três momentos práticos nos dias 13 e 27 de agosto e 2 de setembro. As simulações ocorreram nas disciplinas das professoras mestres Bruna Nadaletti, Catia Matte Dezordi e Sandra Kinalski.

A primeira atividade foi realizada na disciplina “Enfermagem no centro cirúrgico'', onde os acadêmicos  presenciaram a simulação de escovação, paramentação e montagem de mesa no centro cirúrgico. A disciplina é ministrada pela professora Sandra Kinalski.

No dia 27 de agosto, os acadêmicos tiveram a oportunidade de assistir à prática de reanimação de adultos e crianças em parada cardiorrespiratória, com as professoras Sandra Kinalski e Cátia Matte Dezordi. Essa atividade também fez parte da disciplina "Enfermagem no centro cirúrgico''.

O último momento desenvolvido pelos estudantes foi na disciplina “Enfermagem no intensivismo”, ministrada pela professora Bruna Nadaletti. Neste dia, foi desenvolvida a simulação de procedimentos realizados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Segundo a professora Bruna Nadaletti, a simulação realística permite o desenvolvimento de competências que são esperadas na atuação profissional dos enfermeiros. “Práticas como essas possibilitam aos acadêmicos maior segurança para momentos em que a técnica/situação simulada for aplicada ao paciente”, afirma.

A acadêmica Enaie Libardoni Padoim acrescenta que a simulação é muito importante na formação. “Junto com a teoria e os conhecimentos trocados, essas práticas nos deixam mais convictos para atender às necessidades dos indivíduos futuramente,” comenta a estudante.

Enaie ainda explica que as situações que são vivenciadas ajudam a construir um entendimento mais palpável e próximo da realidade. “A interação com os bonecos é incrível. Dessa forma conseguimos ter uma ideia de como será realizar tal procedimento com uma pessoa acordada e conversando conosco”, finaliza aacadêmica.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí 


Curso de Enfermagem da Unijuí recebe presidente do Coren-RS

Na última semana, a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Rosângela Gomes Schneider, esteve visitando a Unijuí e o curso de Enfermagem. Ela foi recebida pela coordenadora do curso, Marinez Koller Pettenon, e pelas professoras Arlete Regina Roman e Marli loro. 

Rosângela falou sobre a importância do projeto Coren na Área, recebido pela Universidade na última semana, que oportuniza que enfermeiros e técnicos de enfermagem sejam atendidos pelos funcionários do Conselho. A ideia é não só aproximar o Coren dos profissionais, mas também facilitar e agilizar o atendimento de demandas.

Como nova gestora do Coren-RS, Rosângela veio a Ijuí para conhecer o curso e também as instituições de saúde do Município. No encontro, foram discutidas demandas anteriores e atuais, como a retomada das tratativas para viabilizar o convênio com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Também, viabilizar um curso de capacitação em Sala de Vacinas durante a formação acadêmica, mais especificamente no último ano de formação. 

Foram pautas a representatividade de profissionais enfermeiros docentes como membros das Câmaras Técnicas em andamento no Conselho - a exemplo da CT Saúde da Mulher, CT Protocolos da Enfermagem e CT Atenção à Saúde; e assuntos como pós-graduação para área da enfermagem, residências multiprofissionais e a luta da Enfermagem pela aprovação do Projeto de Lei nº 2564, que discute a carga horária e o piso salarial da categoria.


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