O laboratório de Zoologia da Unijuí recebeu, na terça-feira, 19, a visita de crianças da Educação Infantil da Escola Municipal Fundamental Joaquim Porto Vila Nova, do Bairro Lambari, de Ijuí. As professoras da escola marcaram a visita pela curiosidade das crianças em estudar dois grupos de insetos: as “JOANINHAS” e as “ABELHAS”.
No Laboratório foram recebidas e acompanhadas pela técnica, estagiaria, bolsistas PET-BIOLOGIA e pela professora Vidica Bianchi. Além da visita ao laboratório para fazer perguntas e ouvir resposta às inquietações das crianças, observar com lupas os exemplares destes grupos de insetos da coleção didática seca, as crianças também tiveram a oportunidade de visitar os jardins temáticos (espiral de ervas e a rosa dos ventos) mantidos pelo Grupo PET, com apoio do Setor de Patrimônio da Unijuí. Este se tornou um local de visitas, discussões e estudos sobre diversas temáticas. As crianças observaram as joaninhas e abelhas visitando as flores dos jardins. Esta vivência, de interação com o conhecimento que trazem da escola, produz outros significados aos saberes na constituição dos sujeitos enquanto cidadãos capazes de refletir sobre o mundo que os cerca.
“Foi impressionante a curiosidade das crianças e a compreensão da dependência que a humanidade tem destes dois grupos de insetos na produção de alimentos. As joaninhas, pelo seu hábito alimentar predador, que se alimentos de insetos que consomem vegetais, e as abelhas, pelo seu importante papel de polinizadores. O curso de Ciências Biológicas se sente reconhecido por poder prestar este atendimento e percebe o empenho da equipe de educadores das escolas, às quais merecem nossa valorização e respeito”, observa a professora Vidica Bianchi.
Os estudantes do Curso de Ciências Biológicas fizeram uma visita técnica na empresa ISCA Tecnologias, na tarde quarta-feira, 13 de novembro. A atividade foi motivada pela disciplina de Fundamentos de Biotecnologia e teve como objetivo conhecer as ações e potencialidades da empresa, que desenvolve pesquisas e produtos biotecnológicos alternativos ao uso de inseticidas na produção agrícola.
Na empresa, os estudantes, juntamente com a professora da disciplina, Juliana Maria Fachinetto, foram recebidos pelo engenheiro de produção, Dawdson Ribeiro, e pela auxiliar de pesquisa, bióloga Marcelaine François Walhbrinck. Durante a tarde, foi apresentada a história da ISCA, seus principais produtos e algumas das pesquisas realizadas. Após, os estudantes foram conduzidos pelo espaço de produção da empresa.
Os bolsistas do Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Biológicas (PET – Biologia), com o apoio do Diretório Acadêmico do Curso (DABIO), organizaram uma viagem de estudos.
A viagem ocorreu nos dias 9 e 10 de novembro para a cidade de Cambará do Sul com o objetivo de conhecer os Cânions Fortaleza e Itaimbezinho e suas trilhas (Trilha Pedra do Segredo, Trilha do Mirante, Trilha do Cotovelo e Trilha Malacara), e fazer uma reflexão a respeito da biodiversidade da Mata Atlântica, bem como do relevo da região dos Campos de Cima da Serra, o qual é muito característico.
Estudantes do curso e alguns familiares formaram um grupo de 37 pessoas. O grupo foi acompanhado pela tutora do PET, professora Vidica Bianchi, e pela professora do curso, Francesca Werner Ferreira.
O Cânion Itaimbezinho fica localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra onde as trilhas “Trilha do Cotovelo” e “Trilha do Vertice” foram realizadas. O Cânion Fortaleza se localiza no Parque Nacional da Serra Geral, e possui as trilhas “Trilha do Mirante” e “Pedra do Segredo”. Todo o percurso das trilhas foi feito com acompanhamento de pelo menos um guia (a Trilha Malacara exigiu um guia para cada 12 pessoas).
A Trilha Malacara foi a mais diferenciada de todas por ser realizada no interior dos Cânions. Apresenta diversos obstáculos como, por exemplo, as muitas travessias de rio e caminhos de pedras. A caminhada foi entre a mata fechada e com isso foi possível observar a diversidade de fauna e flora local. Ao final da trilha foi possível desfrutar das piscinas naturais e as belas paisagens no interior dos Cânions. As outras trilhas, a observação ocorreu pela parte superior dos Cânions.
A viagem permitiu uma vivência única, a partir da qual foi possível fazer uma conexão com os conteúdos das diversas disciplinas do currículo do curso.
Nesta segunda-feira, 23 de setembro, em comemoração ao dia do Biólogo (3 de setembro) foi realizada a palestra “Para existir basta estar vivo? pensando sobre nossa identidade”, ministrada pela psicóloga Maria Cristina Brendler Uhde, que ocorreu no Centro de Eventos do Campus Ijuí. O objetivo foi proporcionar um momento acolhedor, abordando sobre a questão da individualidade do ser humano e dos traços da identidade própria de cada um, além da profissão.
Maria Cristina indica que o tema da palestra é propositalmente provocativo para que os estudantes pensem sobre maneira como têm vivido, já que a forma de relacionamento social está organizada de um modo diferente em torno da tecnologia. “Precisamos reencontrar nossa humanidade, trabalhando as questões simbólicas e essenciais da nossa identidade para além daquilo que aparece nas redes sociais”, comenta.
A psicóloga ressalta também a importância de o autoconhecimento estar alinhado com os estudos e com o lado profissional de cada um. “Para ser um bom profissional a gente tem que se conhecer antes e saber quem eu sou para colocar aquilo de mais apropriado meu nessa profissão, porque se não estiver bem consigo mesmo, não consegue desempenhar uma profissão” acrescenta Maria Cristina.
Por Giovana Carré, estudante de Jornalismo
O grupo do Programa de Educação Tutorial (PET), do curso de Ciências Biológicas, está organizando e confeccionando os materiais que serão expostos na 12ª edição da Exposição Conhecer para Preservar, com a tema “Desafios da Vida”. A exposição foi organizada em três núcleos para contemplar a predação, a defesa e a reprodução.
A exposição estará aberta para toda a comunidade a partir do dia 05 de junho e encerrará dia 12 de julho, no Museu Antropológico Diretor Pestana - MADP. As visitas em grupo devem ser agendadas no Museu.
Esta edição é custeada pelo Ministério da Cidadania - Lei do Incentivo à Cultura (PRONAC), pelo Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), pela Associação dos amigos do MADP e pela FIDENE. Este evento é promovido pelo curso de Ciências Biológicas, sob coordenação da professora Francesca Werner Ferreira e com a colaboração de todos os professores do curso.
Confira como foi a preparação:
A aula inaugural do Curso de Ciências Biológicas aconteceu na noite de 13 de março e trouxe como temática “Barragens: Impactos Ambientais e a atuação do Biólogo”. A Bióloga Juliana Boniatti Libardoni Buratti, Egressa dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas da UNIJUI, contou sua experiência profissional em atividades de licenciamento ambiental relacionadas a tais empreendimentos. Além disso, Juliana também falou sobre sua experiência enquanto estudante, bolsista de iniciação científica, estagiária e professora da rede estadual de ensino.
De acordo com a coordenadora do curso, professora Juliana Fachinetto, a aula inaugural sempre busca assuntos relevantes e atuais que envolvam a área de conhecimento e atuação do Biólogo. Neste ano, o assunto “Barragens” foi escolhido devido a tragédia ocorrida em Brumadinho – MG no final de janeiro.
A noite também contou com atividades integrativas para os novos alunos do curso, homenagem a professores e encerrou com um lanche coletivo.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.