A Semana Acadêmica dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, “ComCafé” teve início na segunda-feira, 11 de setembro, com um bate-papo sobre a “Produção cinematográfica no Brasil hoje a partir da perspectiva de um diretor independente”, com o cineasta e cineclubista, Luiz Alberto Cassol. A participação foi realizada no formato híbrido, com participação online do convidado e com os estudantes reunidos para a interação no Centro de Eventos da Unijuí.
Na noite de terça-feira, 12 de setembro, os estudantes conversaram, de forma online, com os jornalistas, Everson Dornelles e Gherusa Cassol. Na ocasião, os repórteres apresentaram o Projeto Primeira Pauta RBS e compartilharam suas vivências no dia a dia do jornalismo.
A professora e coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Nilse Maldaner, reforça a importância da semana acadêmica. “É um espaço importante de trocas entre os alunos dos Cursos de Jornalismo e Publicidade, com os profissionais convidados, que compartilham experiências, conhecimento e dicas sobre como se dá o fazer nas áreas da comunicação e como se posicionar no mercado de trabalho”.
Nilse também evidencia as oportunidades fomentadas pelo momento. “Esse espaço é entendido também como um momento relevante de aprendizado e possibilidade de construção de relacionamentos e networking para todos os envolvidos”.
A presidente do Diretório Acadêmico da da Comunicação (Dacom), e também acadêmica do curso de Publicidade, Mozara Aguilar Sandri, destacou que o objetivo da semana acadêmica é trazer assuntos diversos, para atender os interesses dos estudantes. “Tentamos trazer pessoas diferentes que falassem assuntos que não estamos acostumados a pensar no mercado de trabalho. Como diretório, sabemos a importância de abrir o leque de opções, tanto do jornalismo como da publicidade, para que os alunos percebam que tem mais opção de mercado lá fora”.
A Semana Acadêmica tem continuidade nesta quarta-feira, 13 de setembro, de forma online, com a fala de Iana Furts, que abordará a temática “Criatividade e personalidade, essa é a receita para uma comunicação única”.
O encerramento será no dia 14 de setembro, com a programação do Campus Fashion, realizado pela Rádio Unijuí FM, a palestra “Moda Importa”, baseada no podcast Hormônio, dos jornalistas, Luciano Potter e Marcella Lorenzon, no salão de atos Argemiro Jacob Brum, da Unijuí. Seguido pelo bate-papo sobre “Assessoria de Comunicação" com a convidada Lara Elisane Silva, no Prédio 60, sala 203 A.
Por Keila Rosa, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias.
Nesta quarta-feira, 30 de agosto, a Unijuí recebeu os estudantes do 2º Ano da Escola Estadual de Educação Básica Margarida Pardelhas, de Cruz Alta. Durante todo o dia, eles participaram de oficinas realizadas pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.
Os estudantes da Escola Margarida Pardelhas retornaram pelo segundo ano consecutivo para participar de atividades, que tem como objetivo auxiliá-los na produção de um curta-metragem, a partir de seu projeto interno denominado Gritos de Paz. Neste ano, os jovens abordaram no roteiro, o quanto a educação pode transformar a vida de uma pessoa.
Ao longo do dia, os estudantes da Educação Básica participaram de oficinas que reuniram teoria e prática de fotografia, edição de vídeo, áudio e vídeo. Para isso, eles foram divididos em quatro grupos, e assim, puderam utilizar os laboratórios da graduação.
Segundo a professora Vanessa Falconi Bastolla, da Escola Margarida Pardelhas, o projeto tem como objetivo trazer reflexões sobre como os jovens usam de forma abundante as mídias. “Quando nós iniciamos o projeto o objetivo era focar no uso excessivo das mídias, para fazer uma produção que realmente trouxesse benefícios, reflexões, materiais e vivências. Afinal de contas, eles precisam aprender a trabalhar em grupo, respeitar a individualidade de cada um, utilizar as mídias como um recurso para fazer tudo isso acontecer. Nós percebemos o quanto o projeto traz união e trabalha as emoções dos estudantes, além de despertar alguns talentos que muitas vezes eles nem imaginam”, explica.
O trabalho de produção do curta é realizado durante todo ano escolar, conforme conta a professora Vanessa. “No primeiro semestre foi trabalhada a produção de um roteiro, e agora, em parceria com a Unijuí, nós recebemos a contribuição para a realização das oficinas que darão o suporte técnico para que eles possam fazer a captação do áudio, captura da imagem, filmagem e edição. Contribuindo para que eles possam produzir o material na prática, atrelando esse primeiro momento à criação do imaginário e da produção da história deles”, salienta.
Vanessa explica que para abordar a temática escolhida para este ano, eles basearam-se no filme “Mãos Talentosas”, e também, na leitura da obra “Eu sou Malala: A história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã”. “A temática surgiu a partir da contextualização dos estudantes, pois eles são as primeiras turmas que estão vivenciando o novo modelo de Ensino Médio, no qual os jovens têm o protagonismo como principal objetivo. Nós buscamos contextualizar essa vivência para que eles pudessem criar todo enredo e produzir o curta-metragem”, contextualiza.
Em nome da Escola Margarida Pardelhas, a professora Vanessa agradeceu o apoio da Universidade. “Nós queremos agradecer a Unijuí, que foi nossa principal força motriz desde 2022, a partir de todo incentivo e apoio, e deu uma grandiosidade ainda maior para o projeto”, finaliza.
Acreditando no potencial de inovação na área do jornalismo, Ariane Wendland de Souza optou por utilizar a tecnologia em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “A comunicação sempre se adaptou às mudanças e encontrou novas formas de informar e entreter o público. Eu quis investigar como essa adaptação poderá acontecer no futuro e a realidade virtual é uma tecnologia emergente que pode ser aplicada à área da comunicação”, contou a estudante de Jornalismo.
Ariane realizou a pesquisa intitulada de “Realidade Virtual e Jornalismo Imersivo: uma experiência com a narrativa Home - a VR Spacewalk”. Para investigar a interação do público com os novos tipos de notícias consumidas com dispositivos de realidade virtual, a acadêmica utilizou os recursos disponíveis no Espaço Mais Inovação Unijuí. “Os participantes do experimento assistiram uma narrativa que se assemelha a um vídeogame e que permite a interação com o cenário e objetos no ambiente digital, por meio do óculos de realidade virtual HTC VIVE. Depois, foi realizado um grupo focal onde discutimos a percepção dos participantes sobre a narrativa”, explicou.
Durante a pesquisa, foram encontradas evidências da aproximação entre o jornalismo e o entretenimento. “Este é um movimento que já vem acontecendo há alguns anos. E, nesse sentido, destaca-se a necessidade do jornalismo de explorar novos formatos narrativos para manter a conexão com o público”, frisou Ariane que mesmo antes de concluir a graduação, já atuava na área de comunicação. Agora, os planos são seguir os estudos durante o mestrado.
O evento de boas-vindas aos estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí integrou veteranos e calouros no prédio da Comunicação, durante a noite de quarta-feira, 15 de março. Com o objetivo de criar um primeiro contato dos calouros com a área, o evento reuniu estudantes de todos os semestres de ambos os cursos, egressos, professores e técnicos-administrativos.
A coordenadora dos cursos, Rubia Schwanke, fez uma fala inicial de boas-vindas aos estudantes e destacou a programação de atividades e eventos do ano de 2023, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.
A programação contou com o bate-papo: “Comunicação em tempos de convergência: relatos de experiências”, com a egressa em jornalismo, UX Writer na Compass.Uol e empresária pela Eugênia Conteúdo, Natani Paz, e a egressa em Publicidade e Propaganda, gerente de marketing da Unicred Eleva, Katia Cavalheiro.
A professora Nilse Maldaner, responsável neste semestre pela disciplina de Cultura Digital e Convergência, intermediou o bate-papo com as egressas. Sobre a temática, as convidadas compartilharam as suas experiências profissionais atuando com comunicação, uma área movimentada por processos tecnológicos e constante transformação.
No bate-papo, as convidadas destacaram que as transformações não se limitam à área do Jornalismo ou da Publicidade, mas realizam um processo de convergência entre elas e entre seus profissionais. Natani conta que a sua aspiração criativa a guiou em aventuras por novas áreas, como a experiência de trabalhar por cinco anos em uma empresa de branding. O que mudou a sua vida e a levou a se conhecer como profissional. “É importante ter essa base, mas depois o mercado, ele muda tanto a todo momento que é importante a gente ter, talvez, até uma humildade, um dinamismo para a gente entender que pode ser muitas outras coisas também”, destacou Natani.
A cultura midiática mudou não só a área, mas a forma como os consumidores recebem o conteúdo. Trabalhando com marketing, Katia destaca que o cliente quer entender o que está sendo feito por ele, o que é perceptível, pois, ele se faz visto nas redes, respondendo às ações e campanhas. “Hoje há um propósito dentro das empresas, que é de fazer essa empresa pensar nesse humano e nesse mundo afora, o que de positivo a gente vai deixar, não só para o acionista ou para o dono da empresa”, afirmou Katia.
Após o bate-papo o evento seguiu com a interação entre os estudantes e a recepção organizada aos calouros da comunicação.
Texto por Keila Rosa, estagiária de jornalismo da Usina de Ideias.
Fotos por Ana Carolina Bazana, estudante de jornalismo.
A Unijuí conta com diversas estruturas preparadas para auxiliar na formação de seus acadêmicos. Dentre esses ambientes, os laboratórios de Fotografia, Vídeo e Áudio instrumentalizam os estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade da Unijuí, além de serem utilizados também por outros cursos da Graduação, Pós-Graduação e os Projetos de Pesquisa e Extensão da Universidade.
Devidamente equipados, os laboratórios foram adequados com a evolução da comunicação, proporcionando experiências que aproximam os acadêmicos da prática profissional e permitindo que refinem sua criatividade. Nesses ambientes, os acadêmicos podem colocar em prática o que aprendem em sala de aula e testar suas habilidades, necessárias para sua atuação em rádio e televisão.
No Laboratório de Áudio está disponível um estúdio completo, com os microfones e a mesa de som. É neste local onde são criados spots, podcasts, locuções e demais arquivos de áudio utilizados em campanhas publicitárias e reportagens para a mídia sonora.
Já o Chroma Key, recurso que permite a substituição de uma cor sólida, geralmente verde, por outra imagem, e a câmera ficam no Laboratório de Vídeo. O ambiente permite que sejam feitos materiais audiovisuais como a elaboração de conteúdos publicitários, jornalísticos, artísticos e documentais.
Também possuem câmeras o Laboratório de Fotografia. Esse espaço conta com todo o suporte necessário, como a utilização de fundo infinito, por exemplo, para que os estudantes possam desenvolver fotografias de retratos, comerciais, de moda e de alimentos. Os acadêmicos podem também reservar equipamentos como câmera, tripé e lentes para testes externos e trabalhos acadêmicos.
A reserva dos itens pode ser feita pelo e-mail usina@unijui.edu.br. Já a reserva dos ambientes é feita junto ao técnico responsável pelos laboratórios, Célio Ferrazza, pelo e-mail celio.ferrazza@unijui.edu.br.
A Semana Acadêmica dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí foi encerrada nesta terça-feira, dia 27 de setembro, na sala de ideação do Espaço + Inovação. A última noite de programação contou com a palestra sobre o tema “Produção de conteúdo para além da redação tradicional”, com a jornalista e doutora em Comunicação, Vanessa Scalei, que possui mais de 15 anos de experiência em redação jornalística e é head de conteúdo na Agência Canarinho.
Na palestra, a jornalista falou sobre sua trajetória profissional, trazendo relatos de desafios e experiências positivas que teve ao longo da carreira, o que ajudou os estudantes a terem uma visão mais clara da profissão. “Desde que o mundo é mundo, a narrativa é importante, contar boas histórias é importante. Desde a pintura rupestre já estavam contando alguma coisa ali, até a gente chegar nas histórias com realidade virtual. Por mais que mude a plataforma, a importância está sempre naquilo que estamos contando, narrando. É importante ficarmos atentos em como estruturamos o conteúdo”, destacou Vanessa.
Referente às atividades da Semana Acadêmica, que abordou a temática “Práticas e tendências em comunicação”, a coordenadora dos cursos, professora Rúbia Schwanke, ressaltou a relevância dos acadêmicos terem essas vivências, que constituem-se como oportunidades importantes para a troca de conhecimentos com os profissionais convidados. “Essas experiências possibilitam que os estudantes consigam transpor a teoria que está sendo debatida em sala de aula e perceber a sua aplicação prática, o que reforça o processo de ensino-aprendizagem, consolidando os conhecimentos adquiridos na Universidade e contribuindo para a preparação dos futuros profissionais”, finalizou.
Por Vitória Patias, estagiária da Usina de Ideias
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.