Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Presencial

Semana Acadêmica dos cursos de Jornalismo e Publicidade “ComCafé” recebe cineasta e jornalistas do Grupo RBS em sua programação

A Semana Acadêmica dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, “ComCafé” teve início na segunda-feira, 11 de setembro, com um bate-papo sobre a “Produção cinematográfica no Brasil hoje a partir da perspectiva de um diretor independente”, com o cineasta e cineclubista, Luiz Alberto Cassol. A participação foi realizada no formato híbrido, com participação online do convidado e com os estudantes reunidos para a interação no Centro de Eventos da Unijuí.

Na noite de terça-feira, 12 de setembro, os estudantes conversaram, de forma online, com os jornalistas, Everson Dornelles e Gherusa Cassol. Na ocasião, os repórteres apresentaram o Projeto Primeira Pauta RBS e compartilharam suas vivências no dia a dia do jornalismo.

A professora e coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Nilse Maldaner, reforça a importância da semana acadêmica. “É um espaço importante de trocas entre os alunos dos Cursos de Jornalismo e Publicidade, com os profissionais convidados, que compartilham experiências, conhecimento e dicas sobre como se dá o fazer nas áreas da comunicação e como se posicionar no mercado de trabalho”.

Nilse também evidencia as oportunidades fomentadas pelo momento. “Esse espaço é entendido também como um momento relevante de aprendizado e possibilidade de construção de relacionamentos e networking para todos os envolvidos”.

A presidente do Diretório Acadêmico da da Comunicação (Dacom), e também acadêmica do curso de Publicidade, Mozara Aguilar Sandri, destacou que o objetivo da semana acadêmica é trazer assuntos diversos, para atender os interesses dos estudantes. “Tentamos trazer pessoas diferentes que falassem assuntos que não estamos acostumados a pensar no mercado de trabalho. Como diretório, sabemos a importância de abrir o leque de opções, tanto do jornalismo como da publicidade, para que os alunos percebam que tem mais opção de mercado lá fora”.

A Semana Acadêmica tem continuidade nesta quarta-feira, 13 de setembro, de forma online, com a fala de Iana Furts, que abordará a temática “Criatividade e personalidade, essa é a receita para uma comunicação única”. 

O encerramento será no dia 14 de setembro, com a programação do Campus Fashion, realizado pela Rádio Unijuí FM, a palestra Moda Importa”, baseada no podcast Hormônio, dos jornalistas, Luciano Potter e Marcella Lorenzon, no salão de atos Argemiro Jacob Brum, da Unijuí. Seguido pelo bate-papo sobre Assessoria de Comunicação" com a convidada Lara Elisane Silva, no Prédio 60, sala 203 A.

Por Keila Rosa, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias.


Estudantes de Cruz Alta participaram de oficinas com os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí

Nesta quarta-feira, 30 de agosto, a Unijuí recebeu os estudantes do 2º Ano da Escola Estadual de Educação Básica Margarida Pardelhas, de Cruz Alta. Durante todo o dia, eles participaram de oficinas realizadas pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. 

Os estudantes da Escola Margarida Pardelhas retornaram pelo segundo ano consecutivo para participar de atividades, que tem como objetivo auxiliá-los na produção de um curta-metragem, a partir de seu projeto interno denominado Gritos de Paz. Neste ano, os jovens abordaram no roteiro, o quanto a educação pode transformar a vida de uma pessoa. 

Ao longo do dia, os estudantes da Educação Básica participaram de oficinas que reuniram teoria e prática de fotografia, edição de vídeo, áudio e vídeo. Para isso, eles foram divididos em quatro grupos, e assim, puderam utilizar os laboratórios da graduação. 

Segundo a  professora Vanessa Falconi Bastolla, da Escola Margarida Pardelhas, o projeto tem como objetivo trazer reflexões sobre como os jovens usam de forma abundante as mídias. “Quando nós iniciamos o projeto o objetivo era focar no uso excessivo das mídias, para fazer uma produção que realmente trouxesse benefícios, reflexões, materiais e vivências. Afinal de contas, eles precisam aprender a trabalhar em grupo, respeitar a individualidade de cada um, utilizar as mídias como um recurso para fazer tudo isso acontecer. Nós percebemos o quanto o projeto traz união e trabalha as emoções dos estudantes, além de despertar alguns talentos que muitas vezes eles nem imaginam”, explica. 

O trabalho de produção do curta é realizado durante todo ano escolar, conforme conta a professora Vanessa. “No primeiro semestre foi trabalhada a produção de um roteiro, e agora, em parceria com a Unijuí, nós recebemos a contribuição para a realização das oficinas que darão o suporte técnico para que eles possam fazer a captação do áudio, captura da imagem, filmagem e edição. Contribuindo para que eles possam produzir o material na prática, atrelando esse primeiro momento à criação do imaginário e da produção da história deles”, salienta.  

Vanessa explica que para abordar a temática escolhida para este ano, eles basearam-se no filme “Mãos Talentosas”, e também, na leitura da obra “Eu sou Malala: A história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã”. “A temática surgiu a partir da contextualização dos estudantes, pois eles são as primeiras turmas que estão vivenciando o novo modelo de Ensino Médio, no qual os jovens têm o protagonismo como principal objetivo. Nós buscamos contextualizar essa vivência para que eles pudessem criar todo enredo e  produzir o curta-metragem”, contextualiza.

Em nome da Escola Margarida Pardelhas, a professora Vanessa agradeceu o apoio da Universidade.  “Nós queremos agradecer a Unijuí, que foi nossa principal força motriz desde 2022, a partir de todo incentivo e apoio, e deu uma grandiosidade ainda maior para o projeto”, finaliza.  


Estudante aborda relação entre realidade virtual e jornalismo em TCC

Acreditando no potencial de inovação na área do jornalismo, Ariane Wendland de Souza optou por utilizar a tecnologia em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “A comunicação sempre se adaptou às mudanças e encontrou novas formas de informar e entreter o público. Eu quis investigar como essa adaptação poderá acontecer no futuro e a realidade virtual é uma tecnologia emergente que pode ser aplicada à área da comunicação”, contou a estudante de Jornalismo.

Ariane realizou a pesquisa intitulada de “Realidade Virtual e Jornalismo Imersivo: uma experiência com a narrativa Home - a VR Spacewalk”. Para investigar a interação do público com os novos tipos de notícias consumidas com dispositivos de realidade virtual, a acadêmica utilizou os recursos disponíveis no Espaço Mais Inovação Unijuí. “Os participantes do experimento assistiram uma narrativa que se assemelha a um vídeogame e que permite a interação com o cenário e objetos no ambiente digital, por meio do óculos de realidade virtual HTC VIVE. Depois, foi realizado um grupo focal onde discutimos a percepção dos participantes sobre a narrativa”, explicou.

Durante a pesquisa, foram encontradas evidências da aproximação entre o jornalismo e o entretenimento. “Este é um movimento que já vem acontecendo há alguns anos. E, nesse sentido, destaca-se a necessidade do jornalismo de explorar novos formatos narrativos para manter a conexão com o público”, frisou Ariane que mesmo antes de concluir a graduação, já atuava na área de comunicação. Agora, os planos são seguir os estudos durante o mestrado.


Bate-papo sobre Convergência marca boas-vindas aos estudantes da Comunicação

O evento de boas-vindas aos estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí integrou veteranos e calouros no prédio da Comunicação, durante a noite de quarta-feira, 15 de março. Com o objetivo de criar um primeiro contato dos calouros com a área, o evento reuniu estudantes de todos os semestres de ambos os cursos, egressos, professores e técnicos-administrativos. 

A coordenadora dos cursos, Rubia Schwanke, fez uma fala inicial de boas-vindas aos estudantes e destacou a programação de atividades e eventos do ano de 2023, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

A programação contou com o bate-papo: “Comunicação em tempos de convergência: relatos de experiências”, com a egressa em jornalismo, UX Writer na Compass.Uol e empresária pela Eugênia Conteúdo, Natani Paz, e a egressa em Publicidade e Propaganda, gerente de marketing da Unicred Eleva, Katia Cavalheiro.

A professora Nilse Maldaner, responsável neste semestre pela disciplina de Cultura Digital e Convergência, intermediou o bate-papo com as egressas. Sobre a temática, as convidadas compartilharam as suas experiências profissionais atuando com comunicação, uma área movimentada por processos tecnológicos e constante transformação. 

No bate-papo, as convidadas destacaram que as transformações não se limitam à área do Jornalismo ou da Publicidade, mas realizam um processo de convergência entre elas e entre seus profissionais. Natani conta que a sua aspiração criativa a guiou em aventuras por novas áreas, como a experiência de trabalhar por cinco anos em uma empresa de branding. O que mudou a sua vida e a levou a se conhecer como profissional. “É importante ter essa base, mas depois o mercado, ele muda tanto a todo momento que é importante a gente ter, talvez, até uma humildade, um dinamismo para a gente entender que pode ser muitas outras coisas também”, destacou Natani.

A cultura midiática mudou não só a área, mas a forma como os consumidores recebem o conteúdo. Trabalhando com marketing, Katia destaca que o cliente  quer entender o que está sendo feito por ele, o que é perceptível, pois, ele se faz visto nas redes, respondendo às ações e campanhas. “Hoje há um propósito dentro das empresas, que é de fazer essa empresa pensar nesse humano e nesse mundo afora, o que de positivo a gente vai deixar, não só para o acionista ou para o dono da empresa”, afirmou Katia.

Após o bate-papo o evento seguiu com a interação entre os estudantes e a recepção organizada aos calouros da comunicação.

Texto por Keila Rosa, estagiária de jornalismo da Usina de Ideias.

Fotos por Ana Carolina Bazana, estudante de jornalismo.


Laboratórios de Comunicação: tecnologia e criatividade aliadas à formação de qualidade

A Unijuí conta com diversas estruturas preparadas para auxiliar na formação de seus acadêmicos. Dentre esses ambientes, os laboratórios de Fotografia, Vídeo e Áudio instrumentalizam os estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade da Unijuí, além de serem utilizados também por outros cursos da Graduação, Pós-Graduação e os Projetos de Pesquisa e Extensão da Universidade. 

Devidamente equipados, os laboratórios foram adequados com a evolução da comunicação, proporcionando experiências que aproximam os acadêmicos da prática profissional e permitindo que refinem sua criatividade. Nesses ambientes, os acadêmicos podem colocar em prática o que aprendem em sala de aula e testar suas habilidades, necessárias para sua atuação em rádio e televisão. 

No Laboratório de Áudio está disponível um estúdio completo, com os microfones e a mesa de som. É neste local onde são criados spots, podcasts, locuções e demais arquivos de áudio utilizados em campanhas publicitárias e reportagens para a mídia sonora. 

Já o Chroma Key, recurso que permite a substituição de uma cor sólida, geralmente verde, por outra imagem, e a câmera ficam no Laboratório de Vídeo. O ambiente permite que sejam feitos materiais audiovisuais como a elaboração de conteúdos publicitários, jornalísticos, artísticos e documentais.

Também possuem câmeras o Laboratório de Fotografia. Esse espaço conta com todo o suporte necessário, como a utilização de fundo infinito, por exemplo, para que os estudantes possam desenvolver fotografias de retratos, comerciais, de moda e de alimentos. Os acadêmicos podem também reservar equipamentos como câmera, tripé e lentes para testes externos e trabalhos acadêmicos.

A reserva dos itens pode ser feita pelo e-mail usina@unijui.edu.br. Já a reserva dos ambientes é feita junto ao técnico responsável pelos laboratórios, Célio Ferrazza, pelo e-mail celio.ferrazza@unijui.edu.br


Palestra sobre produção de conteúdo encerra a Semana Acadêmica dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda 

A Semana Acadêmica dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí foi encerrada nesta terça-feira, dia 27 de setembro, na sala de ideação do Espaço + Inovação. A última noite de programação contou com a palestra sobre o tema “Produção de conteúdo para além da redação tradicional”, com a jornalista e doutora em Comunicação, Vanessa Scalei, que possui mais de 15 anos de experiência em redação jornalística e é head de conteúdo na Agência Canarinho.  

Na palestra, a jornalista falou sobre sua trajetória profissional, trazendo relatos de desafios e experiências positivas que teve ao longo da carreira, o que ajudou os estudantes a terem uma visão mais clara da profissão. “Desde que o mundo é mundo, a narrativa é importante, contar boas histórias é importante. Desde a pintura rupestre já estavam contando alguma coisa ali, até a gente chegar nas histórias com realidade virtual. Por mais que mude a plataforma, a importância está sempre naquilo que estamos contando, narrando. É importante ficarmos atentos em como estruturamos o conteúdo”, destacou Vanessa.

Referente às atividades da Semana Acadêmica, que abordou a temática “Práticas e tendências em comunicação”, a coordenadora dos cursos, professora Rúbia Schwanke, ressaltou a relevância dos acadêmicos terem essas vivências, que constituem-se como oportunidades importantes para a troca de conhecimentos com os profissionais convidados. “Essas experiências possibilitam que os estudantes consigam transpor a teoria que está sendo debatida em sala de aula e perceber a sua aplicação prática, o que reforça o processo de ensino-aprendizagem, consolidando os conhecimentos adquiridos na Universidade e contribuindo para a preparação dos futuros profissionais”, finalizou. 

Por Vitória Patias, estagiária da Usina de Ideias


Sub-categorias

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.