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Empreendedorismo Social é tema da Semana Acadêmica da Comunicação

Culturas digitais, consumo e iniciativas de comunicação independentes e colaborativas são algumas das discussões que acontecem entre os dias 10 e 17 de maio

                 

 O evento está acontecendo em dois momentos: na quinta e sexta-feira a programação contemplou o lançamento do Desafio Empreendedor, em conjunto com os demais cursos do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (Dacec). Para motivar os alunos na proposição de empreendimentos sociais, ocorreu a conversa com Fernando José Stanck, gestor do Parque Científico e Tecnológico da Incubadora Tecnológica da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e a apresentação de um caso de inovação, a Plataforma Gorila, desenvolvida por uma empresa incubada na Criatec. Na sexta, 11, foi realizado um workshop de Criatividade e Inovação, ministrado pela professora Márcia Almeida.

Já na próxima semana, de 14 a 17 de maio, as atividades são específicas dos cursos da área da Comunicação e acontecem no Centro de Eventos. A temática é o empreendedorismo social, em consonância com a proposta do departamento no Desafio Empreendedor. Para isso, na segunda-feira, 14, a palestra foi realizada pela professora Sandra Rubia da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM. Ela vai abordar Culturas digitais, consumo e diversidade: problematizando os estudos sobre a internet no campo da comunicação. A partir de terça, as atividades são dedicadas ao estudo e à apresentação de casos. Na terça-feira, 15, a diretora da Agência RDV de Porto Alegre e editora do portal Meu Bairro, Letícia Demoly, fala sobre a importância das parcerias para os resultados nos negócios. Na quarta, 16, será a vez de conhecer A experiência da TV OVO: mídia independente e colaborativa, com um dos fundadores do grupo, Alexsandro Pedrollo de Oliveira. Por fim, na quinta-feira, a Semana Acadêmica abre espaço para o projeto ZH na Faculdade e recebe o jornalista e editor de esportes do grupo, Diego Araújo, que apresenta o caso: GaúchaZH: o produto de uma integração.

“Na Semana Acadêmica da Comunicação a temática do empreendedorismo social será aprofundada a partir da realização de palestras. A intenção é mostrar como as práticas da área da comunicação perpassam as discussões acadêmicas e também na realidade do profissional no mercado de trabalho”, explica a coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Rúbia Schwanke.

                     


Professora Sandra Rubia da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM


Dia Mundial da Liberdade de Imprensa: uma reflexão!

                

Na quinta-feira, 3 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Essa data celebra o direito de todos os profissionais da mídia de investigar e publicar informações de forma livre. No ano de 1993, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) criou a data com o intuito de alertar sobre as impunidades cometidas contra centenas de jornalistas que são torturados por apurar e tornar públicas as informações. 

Nesse ano, o Brasil assumiu o 102º lugar no Ranking Mundial de Liberdade de Imprensa produzido anualmente pelo Repórteres Sem Fronteiras – subindo uma posição comparado ao ano de 2017. O primeiro lugar do ranking ficou com a Noruega, em segundo lugar a Suécia e em terceiro Países Baixos. Segundo a pesquisa “World trends in freedom of expression and media development”, realizada pela Unesco, entre os anos de 2012 e 2016, foram 530 jornalistas mortos, uma média de duas mortes por semana. No Brasil, em 2016, foram cinco jornalistas mortos por exercer sua profissão.

A liberdade de imprensa ganhou força no Brasil quando, em 1988, a Constituição Brasileira reservou um capítulo específico para a comunicação social. Trata-se dos artigos 220 a 224, que regulam a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa, a censura, a propriedade das empresas jornalísticas e a livre concorrência. Para o professor do curso de Direito, Gilmar Antonio Bedin, “o ganho foi imenso, pois o princípio da liberdade de imprensa estabelece um ambiente social e institucional no qual, sem censura ou medo, várias opiniões e ideologias podem ser apresentadas e debatidas, materializando o princípio constitucional do pluralismo político”.

Segundo o professor, o principal direito assegurado pela Constituição é o direito da ampla liberdade de expressão, sem censura prévia, e a garantia do sigilo das fontes jornalísticas quando necessário, além do direito de cobertura de todos os acontecimentos políticos e sociais do país, sem necessidade de autorização prévia dos poderes constituídos. “Mas também é necessário um limite. A Constituição de 1988 assegura, como um dos direitos fundamentais a liberdade de imprensa, mas também estabelece que são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”, ressalta.

Para o jornalista Gabriel Garcia, egresso da Unijuí, a liberdade de imprensa é uma segurança para o profissional. “Temos que poder levar ao nosso público a notícia clara e verdadeira. Independentemente do que seja e de quem atinja. Nosso papel é noticiar”, comenta.

O jornalista destaca ainda, para os futuros jornalistas, a importância e responsabilidade da profissão: “Ouvir, checar e confirmar um fato. Precisamos constantemente nos manter firmes em nossas decisões editoriais. Por mais importante que seja a notícia ou o alcance que ela terá, nosso compromisso é com as pessoas”. 

Tem interesse na história da imprensa no Brasil? Seguem abaixo algumas dicas: 

Jornalismo, Ética e Liberdade, do autor Francisco José Karam. Com base em teoria e filosofia do jornalismo, faz um balanço de diversos códigos de conduta jornalísticos vigentes no país e no exterior.

Ética no Jornalismo, do autor Rogério Christofoletti. Até que ponto o jornalista pode ir para fazer sua matéria? Esse questionamento é respondido no livro, utilizando da ética do jornalismo.

Imprensa e o dever da Liberdade, do autor Eugênio Bucci. O livro mostra que a liberdade de imprensa é dever para o jornalista na mesma medida em que os serviços públicos são direitos para o cidadão.

História da Imprensa no Brasil, da autora Ana Luiza Martins e Tania Regina de Luca. Este livro mostra como a imprensa começou no Brasil e como ela vem atuando.

História dos Jornais no Brasil. Da Era Colonial à Regência (1500-1840), do autor Matias Molina. É apresentada uma pesquisa que recupera história dos jornais no Brasil de 1500 a até 1840.

O Nascimento da Imprensa Brasileira, do autor Isabel Lustosa. Desde o surgimento do primeiro jornal até o início do Império, o livro mostra como a imprensa influenciou o processo de independência. 

Giuli Ana Izolan, estudante de Jornalismo.


Comentário esportivo no rádio é o novo curso de qualificação da Unijuí

                  

Com o objetivo de promover qualificação aos profissionais que trabalham com a crônica esportiva no rádio, a Unijuí está com inscrições abertas ao curso de “Comentário esportivo no rádio: teoria e iniciação prática na era da convergência”. O período de inscrições encerra no dia 13 de maio de 2018.

O curso tem ênfase no momento atual de convergência radiofônica, com a abordagem dos seguintes temas: o jornalismo esportivo, a jornada esportiva, como se constrói um comentário, tipos de comentário, gêneros jornalísticos, atuação nas redes sociais, imparcialidade e objetividade e relação com a audiência.

Carlos Guimarães, mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vai ministrar o curso, que será realizado no Campus Ijuí, com previsão para o dia 26 de maio. Ele possui especialização em Jornalismo Esportivo (UFRGS), é graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Esportivo. Atualmente é comentarista esportivo na Rádio Guaíba.

Organização do curso

Turno da manhã: 

1) Jornalismo Esportivo,

2) Rádio e Esporte,

3) Estrutura da Jornada Esportiva,

4) Comentário Esportivo

5) Funções da Equipe.

Turno da Tarde: 

1) Tipos de Comentário

2) O Comentarista Contemporâneo

3) Interação com o Público

4) Imparcialidade

5) Construindo uma Opinião

6) Gêneros

7) Termos Técnicos  

O investimento é de R$ 179. Mais informações na página do curso no Portal da Unijuí.


Curso de Jornalismo da Unijuí lança projeto sobre a vida no campo e atividades rurais

Caminhos do Rincão apresenta reportagens multimídia sobre os desafios, dificuldades e necessidade de valorização do meio rural.

                       

No Noroeste do Rio Grande do Sul, região produtora de leite e grãos como soja, trigo e milho, um projeto do curso de Jornalismo da Unijuí busca dar visibilidade às atividades e à vida rural.

“A ideia de abordar as questões do universo rural partiu dos próprios estudantes, muitos deles filhos de agricultores e agricultoras, que conhecem muito bem as dificuldades enfrentadas no meio rural, para garantir a produção de alimentos para o campo e a cidade. Eles queriam dar visibilidade às questões rurais para valorizar este trabalho, muitas vezes pouco conhecido por quem vive nos cenários mais urbanos”, relata a professora Lara Nasi, que orienta a produção junto com a professora Vera Raddatz.

Assim nasceu o projeto Caminhos do Rincão, que conta com um site (https://pmunijui2017.wixsite.com/caminhosdorincao), uma página no Facebook  (https://www.facebook.com/CaminhosdoRincao) e com a publicação de reportagens no jornal Correio Rural, cuja parceria permite que o conteúdo chegue aos moradores do meio rural.

“São muitos caminhos que levaram famílias a deixaram o campo em nosso passado recente, com o êxodo rural. Queremos reencontrar os caminhos que nos levam ao campo, ao que se produz hoje e como se produz, aos modos de viver”, explica Lara. O projeto é resultado da ênfase em multimídia do curso de Jornalismo da universidade. Em disciplinas de foto, texto, vídeo e produção multimídia, os estudantes trabalham para um projeto comum, com reportagens em profundidade e notícias com atualidades sobre a temática. Alunos do curso de Publicidade e Propaganda também participam do projeto, com a produção da identidade visual, trabalho em vídeo, website, mídias digitais e planejamento.

“O jornalismo contribui para a construção de sentidos sobre o mundo que nos cerca e a produção das reportagens pela turma tem despertado muitos aspectos relacionados às potencialidades econômicas e culturais que constituem o quotidiano das pequenas propriedades da região. As matérias tratam de modos de ser e viver, do amor pela terra e pelos animais, mas principalmente revelam a esperança de cada um de fazer brotar a semente sem precisar ir muito longe. Com isso, aprendemos que somados os esforços de cada cidadão e trabalhador rural com o seu trabalho diário e contínuo que a força da agricultura familiar traduz um pouco da identidade de todos nós”, salienta Vera Raddatz. 


Egressa da Unijuí é classificada em 4º lugar no Concurso de Fotografia do Projeto Rondon

Foto: Ana Louíse Diel – Aparecida do Rio Negro/TO

Ana Louíse Diel, egressa do curso de Jornalismo da Unijuí, classificou-se em 4º lugar no Concurso de Fotografia do Projeto Rondon. A jovem participou da Equipe Unijuí na Operação Tocantins – Conjunto B de Ações, no município de Aparecida do Rio Negro, em Tocantins, nos meses de janeiro/fevereiro de 2017.

O Júri Técnico foi composto pelos profissionais da área Tereza Sobreira, Alexandre Manfrim, André Coelho, Jonhson Barros e Ueslei Marcelino. Ojúri popular manifestou suas preferências por meio de likes no facebook.

De acordo com a publicação do Projeto Rondon, o Concurso teve como objetivo homenagear os 50 anos da primeira operação do Projeto Rondon, além de incentivar a arte da fotografia, oportunizando o reconhecimento de talentos, a produção de imagens, e resgatar uma memória ímpar de tudo o que já foi realizado até o presente momento em todas as operações do projeto.

Para Ana Louíse, foi inesquecível para todos que fizeram parte do projeto. “É uma vivência que marca e deixa boas lembranças para a vida! Por isso, ser Rondonista deve ser o reflexo também de nossas ações do cotidiano, de pequenos atos que podemos fazer para ajudar o próximo. Acho que o Rondon é aquilo que fazemos nele, com ele e para além dele. Por isso, decidi inscrever uma das mais de 4 mil fotografias que tirei durante os 20 dias de operação no Tocantins. Assim pude mostrar um pouco do grandioso trabalho que nossa equipe integrada com a USP (Universidade de São Paulo) desenvolveu na cidade de Aparecida do Rio Negro/TO” comenta a egressa.

Segundo Ana, a fotografia premiada é de toda a equipe que se empenhou para proporcionar os melhores aprendizados e momentos para o os aparecidenses. A fotografia de Ana concorreu entre 27 fotografias. O resultado foi divulgado no dia 30 de outubro. Outras informações em http://www.projetorondon.defesa.gov.br/portal. Confira abaixo os resultados do concurso.

A classificação do 1º ao 4º lugar:

Nome

Operação

Total likes x 2

Total Júri Técnico x 5

Total Geral

Mateus Victor Coppe

Serra do Cachimbo

1510

1330

2840

Ester Sabino Santos

Rondônia Cinquentenário

286

2105

2391

Guilhardes Júnior

Portal da Amazônia

506

1840

2346

Ana Louíse Diel

Tocantins

680

1640

2320


O Noroeste como foco da notícia

Redação K1 é produção é da turma de Jornalismo Digital e aborda pautas da Região Noroeste  

           

A prática da produção de jornalismo para a internet leva em conta diversos aspectos: a linguagem, a adequação ao tempo para publicação, a checagem, o uso de hiperlinks, a interatividade e o padrão de acessos às produções. Testar todos esses aspectos na prática seria impossível sem publicar as produções. Por isso, mais uma vez, reestreia o Redação K1, projeto elaborado por estudantes de jornalismo da Unijuí. 

O Redação K1 existe desde 2013. Criado em 2013, com a coordenação do professor Felipe Dorneles, era utilizado para a prática de disciplinas relacionadas a produções multimídia e digitais. Dessa vez, o projeto retorna em um novo endereço: www.redacaok1.org, mas com a mesma fanpage no Facebook: https://www.facebook.com/redacaok1/. O nome faz referência à sala de aula geralmente utilizada das disciplinas práticas. Nesse ano, a turma de jornalismo digital está na sala K2/3, mas mantém a identidade do projeto. O projeto desta vez é orientado pela professora Lara Nasi. 

O Redação K1 mantém o caráter informativo, com o compartilhamento de notícias que envolvem os municípios de Ijuí, Coronel Barros, Entre Ijuís, Santo Ângelo, Giruáe Santa Rosa. A equipe responsável pelo Redação K1 em 2017 é formada pelos acadêmicos/as Caroline Gonçalves Batista, Dionatan Gabbi Pezzetta, Eduardo de Vargas Padilha, Fabiane Borges Madril, Giuli Ana Izolan, Jardel Hillesheim, João Guilherme Cardoso Gomes, Juliana Andretta, Julio Scarpellini dos Santos, Lara Cristina dos Santos, Laura de Moura Pimentel, Laura Degliuomini Lanzarin, Louise Gabriele Neyman Rakoski, Natan Pipper Torzeschi, Róbson Daniel Bremm Gomes e Zacarias Júnior Lima John. 

Sugestões de notícias podem ser encaminhadas pela fanpage ou pelo e-mail redacaok1@hotmail.com  


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