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Curso de Medicina da Unijuí promove Trote Solidário neste sábado

Edição do Trote Solidário também foi realizado com a turma do primeiro semestre no ano passado

O curso de Medicina da Unijuí vai promover, neste sábado, 13 de abril, em parceria com o Lions Clube, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e apoio do Hospital Bom Pastor, a realização do Trote Solidário com acadêmicos da 9ª turma do curso. 

A ação solidária vai acontecer durante todo o dia, das 9h às 17h, em quatro supermercados de Ijuí e consiste na arrecadação de alimentos não perecíveis pelos estudantes do primeiro semestre do curso. A atividade será feita no Supermercado Modelo, no Atacarejo Kuchak, Stok Center e no Supermercado Cotripal. 

Além da arrecadação de alimentos, os acadêmicos também vão promover uma ação de conscientização sobre a diabetes. No Supermercado Cotripal, pela manhã, haverá aplicação de testes de glicose, além de orientações realizadas pelos estudantes do curso de Medicina. 


Campus da Unijuí foi sede do Vestibular de Medicina 2024 neste domingo

A Unijuí realizou neste domingo, 3 de dezembro, mais uma edição do Vestibular Medicina. Junto ao campus da Universidade, foram recebidos cerca de 600 candidatos, que disputam as 30 vagas direcionadas aos inscritos que optaram por realizar a prova. Outras 10 vagas são destinadas aos candidatos que optaram por participar do processo seletivo por meio do aproveitamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que realizado entre os anos de 2018 e 2022. 

Conforme destacou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, o Vestibular de Medicina é um processo bastante complexo e longo, que inicia-se muito antes da aplicação da prova aos candidatos. “E neste ano optamos por realizar a prova no nosso campus, e não na Sede Acadêmica. Isso permite que tanto os candidatos quanto os pais conheçam a nossa estrutura, já que a maioria das aulas do curso acontece aqui”, disse, lembrando que os pais tiveram a possibilidade de realizar uma visita à Unijuí Saúde - Complexo 2, onde estão muitos dos laboratórios utilizados, como o de Simulação Realística e de Habilidades. Eles puderam aguardar também no hall da Biblioteca Mario Osorio Marques, onde tinham a opção de realizar uma visita virtual ao Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) e tirar dúvidas com a equipe da Instituição.

Com o início da prova agendado para às 13h, os candidatos tiveram até as 17h para realizar uma redação e para responder a 40 questões objetivas sobre quatro áreas do conhecimento: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. O tema da redação deste ano foi “A prevenção como promoção de hábitos saudáveis”, onde os candidatos tiveram que elaborar um texto dissertativo-argumentativo posicionando-se sobre medidas que possuam potencial para o empoderamento dos consumidores e que promovam hábitos alimentares mais saudáveis. Também foi necessário abordar sobre o papel dos profissionais de saúde para o êxito das medidas preventivas.

Segundo a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, a realização desta edição do Vestibular Medicina acontece em um ano bastante especial para a Instituição, que acaba de conquistar o conceito máximo, a nota 5, junto ao Ministério da Educação (MEC). “Vamos encerrar o ano mostrando a nossa qualidade em educação e nos preparando para realizar, em 2024, a primeira formatura do curso de Medicina”, disse. 

O gabarito será divulgado na segunda-feira, dia 4, às 15h; e a lista de classificados será divulgada no dia 6, às 17h.


Estudantes de Medicina da Unijuí avaliam perfil da população idosa de Ijuí

Estudantes do 2º semestre do curso de Medicina da Unijuí estão tendo a oportunidade de realizar atividades práticas já no início da graduação. Por meio da Unidade de Ensino Aprendizagem de Saúde Coletiva: Diagnóstico de Saúde da Comunidade, estão sendo feitas visitas domiciliares aos idosos que são atendidos pela Atenção Básica de Saúde de Ijuí.

O projeto é realizado por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí com o objetivo de coletar dados para subsidiar o planejamento de ações voltadas à população idosa ijuiense, visto que a região tem um alto índice de envelhecimento populacional. 

De acordo com a professora responsável pela Unidade de Ensino, Ana Paula Pillatt, o projeto de avaliação do perfil da população idosa atendida pela Atenção Básica de Saúde, está sendo feito a partir do mapeamento situacional. “Realizamos encontros teóricos em sala de aula e a prática, que é desenvolvida nos territórios vinculados às Unidades Básicas de Saúde, ao longo do semestre. As visitas contam com o auxílio das enfermeiras das UBSs para o acesso aos prontuários e com as visitas que são feitas em conjunto com os agentes comunitários de saúde”, explicou.

Neste semestre as atividades são realizadas em oito Unidades de Saúde situadas nos bairros Luiz Fogliatto, Pindorama, Glória, Centro Social Urbano 7 e 8, Boa Vista, Mundstock e Colonial. De acordo com a professora Ana Paula, a ideia é que o trabalho seja continuado abrangendo toda a área urbana do município.

Para a professora, esse tipo de ação agrega muito à formação acadêmica. “A interação ensino-serviço tem como foco proporcionar ao estudante o contato com a realidade e com as necessidades da população, para a melhor compreensão dos determinantes do processo saúde-doença e esta experiência é de suma importância para a formação médica”, frisou. 

Bhianca Donatto, estudante da disciplina, relata que participar destas atividades é uma amostra daquilo que vivenciará após a conclusão do curso. “Eu sempre tive pra mim que a medicina não é só curar as pessoas com receitas e medicamentos. A empatia, o olhar ao próximo, muitas vezes pode ser o que falta. Nas visitas fugimos da nossa realidade, conhecemos a pessoa de perto, onde podemos perceber suas dificuldades, anseios e podemos ver que nem sempre a resposta está no medicamento. Não é só a aplicação de um questionário, mas uma oportunidade de sair do nosso dia a dia, e colocar em prática o conhecimento adquirido”, contou

Segundo a secretária adjunta de Saúde de Ijuí, enfermeira Elisângela Saggioratto Lucchese, nas questões que envolvem às necessidades da população idosa, a ação ”amplia a aplicação da Avaliação Multidimensional da Saúde do Idoso com o objetivo de propiciar o cuidado integral em domicílio, englobando aspectos físicos, funcionais, cognitivos e sociais, com intervenções interdisciplinares capazes de melhorar a autonomia e a independência do idoso, envolvendo as famílias e os cuidadores na execução do plano de cuidados, dando ênfase ao autocuidado, à melhoria da qualidade de vida e prevenindo o declínio funcional”.

Elisângela avalia ainda a atividade como positiva e destaca que a presença dos estudantes cria um ambiente de intercâmbio de saberes e práticas, propiciando maior resolutividade do serviço e, consequentemente, satisfação dos usuários.  “A integração ensino-serviço-comunidade proporciona um diferencial importante na formação destes estudantes e fortalece a Atenção Primária à Saúde (APS) quanto à promoção da saúde, a prevenção de doenças e o trabalho interdisciplinar. O atendimento de qualidade dos acadêmicos e as visitas domiciliares como rotina, são também uma oportunidade para a aproximação entre a equipe de saúde e a comunidade”, finaliza.


Roda de conversa e palestra marcam evento voltado ao Setembro Amarelo

“Setembro Amarelo: uma jornada pela vida” foi o tema do evento promovido no último sábado, 30 de setembro, pela Liga de Psiquiatria e Saúde Mental da Unijuí. A atividade, realizada junto ao Centro de Eventos da Universidade, contou com palestra e roda de conversa, voltadas à conscientização e à prevenção do suicídio. 

Conforme destacou a estudante do curso de Medicina e integrante da diretoria da Liga, Eduarda Cereta, eventos como este são necessários já que a maioria dos casos relacionados a transtornos mentais não são diagnosticados ou não são tratados corretamente. “Na maioria das vezes, o suicídio poderia ter sido evitado se esses pacientes tivessem acesso a um tratamento e a informações de qualidadeem âmbito mundial que busca não só prevenir o sucídio, mas quebrar os estigmas sobre saúde mental que ainda existem”, disse.

Para abordar o “Manejo de ansiedade e depressão na Atenção Primária à Saúde como prevenção ao suicídio”, foram convidadas para a roda de conversa a médica de Família e Comunidade e mestre em Saúde da Família, Júlia Mallmann; a psiquiatra e médica da Família e Comunidade, Camila Eickhoff; e a psicóloga mestra em Atenção Integral à Saúde, Carolina Gross.

O debate teve início com a psicóloga Carolina Gross, que apresentou considerações acerca do funcionamento psíquico do ser humano, além de características da sociedade atual. Na sequência, a médica Camila Eickhoff falou sobre os critérios utilizados para o diagnóstico da depressão e da ansiedade. 

Entre os principais sintomas da depressão estão o humor deprimido a maior parte do dia, quase todos os dias; sensação de vazio; perda de esperança; acentuada diminuição do interesse ou do prazer em coisas que se gostava; alterações no peso; sentimento de culpa; dificuldade de concentração e de sono. 

Já o transtorno de ansiedade generalizada acontece quando há uma preocupação excessiva na maior parte dos dias, por pelo menos seis meses, impactando nos desempenhos escolar, acadêmico, profissional e pessoal. Há sintomas como inquietação, sensação de estar com os nervos à flor da pele, fadiga excessiva, dificuldade de concentração, irritabilidade e tensão muscular.

Fechando a roda de conversa, a médica Júlia Mallmann falou sobre o atendimento na Atenção Primária à Saúde (ATS) de casos de transtornos de saúde mental. Ela citou um estudo, realizado em 2014, que aponta que a depressão e a ansiedade são os transtornos mais prevalentes na ATS, principalmente em mulheres, pessoas desempregadas, com baixa escolaridade e baixa renda. “Esses são públicos para termos atenção. Para se ter uma ideia, em Porto Alegre, 57,7% dos atendimentos estão relacionados a transtornos de saúde mental. Temos um paradoxo no cuidado porque, à medida em que sabemos que há uma hipermedicalização na área da saúde, também há deficiência no tratamento para quem tem o diagnóstico desses transtornos. E é a partir deste cenário que devemos trabalhar”, destacou.

Na sequência, ocorreu a discussão sobre “Emergências e internações psiquiátricas: como proceder”, com o psiquiatra Bruno Guidolin, que é mestre em Gerontologia e preceptor de Residência Médica em Psiquiatria no Hospital das Clínicas de Ijuí; e a enfermeira especialista em Saúde Mental, Luciane Mucelini, que é coordenadora de Saúde Mental do Hospital Bom Pastor.


Inscrições para o Vestibular Medicina 2023/2° da Unijuí encerram no domingo

As inscrições para o Vestibular Medicina 2023/2º da Unijuí estão abertas até domingo, dia 18 de junho e podem ser realizadas pelo site da Universidade. Nesta edição são ofertadas 30 vagas para quem optar pela realização da prova presencial, no dia 25 de junho, e 10 vagas para quem desejar fazer o aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O candidato que realizar a inscrição para o processo seletivo deve efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 200, até o dia 21 de junho, na rede bancária, agências lotéricas, nos caixas da Unijuí nos campi de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos, ou ainda via cartão de crédito ou PIX.

O vestibulando que escolher o reaproveitamento da nota do Enem precisa ter realizado a prova entre 2010 e 2022, obter média aritmética nas áreas do conhecimento, igual ou superior a 450, e não pode ter zerado a redação. 

Para analisar a escolha de reaproveitamento será avaliado o desempenho na redação e questões objetivas referentes às quatro áreas do conhecimento: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 

Caso seja necessário alterar qualquer campo da inscrição, o candidato deve  encaminhar e-mail para o endereço vestibular@unijui.edu.br ou entrar em contato pelo WhatsApp (55) 3332-0200, identificando-se e descrevendo a informação a ser alterada. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas pelo link.


Estudantes de Medicina da Unijuí realizam atividades de orientação sobre o HPV em escola de Ijuí

O papilomavírus humano (HPV) é a infecção sexualmente transmissível (IST) mais comum. Além do uso do preservativo, a vacina é uma das principais formas de prevenção à infecção que pode levar ao desenvolvimento de diferentes tipos de câncer, como o de colo de útero, por exemplo. O imunizante é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para adolescentes entre 9 e 14 anos e pessoas imunossuprimidas, mas apesar da recomendação, a cobertura vacinal contra o HPV no Brasil está abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. 

Neste sentido, acadêmicos do 7º semestre do curso de Medicina da Unijuí, desenvolveram uma atividade relacionada ao tema, na Unidade Integradora VII, por meio do caso problema intitulado como “A baixa adesão da vacinação do HPV no município de Ijuí". Sob a orientação do professor Régis Machado de Souza, os estudantes  Alexia Amanda Pinheiro, Augusto Dressler Parise, Bruna Macedo de Lima, Bruna Pelisson Nedel, Cristina Smaniotto Fronza, Eduarda Batista Paz, Gustavo Elias Neis, Helen Luiza Bledow Rozin, Julia Helena Lautert, Letícia Mariá Cassol Görck, Lorenzo Chielle, Michely Ediani Machado e Nathallie Appel dos Santos, visitaram a Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi de Ijuí com o objetivo de orientar os alunos sobre a importância da vacinação. 

No dia 26 de abril, foram realizadas conversas com alunos do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental da escola, onde também foram entregues materiais informativos. “Nosso objetivo foi de orientá-los acerca da importância de se vacinar contra o HPV, bem como informá-los sobre os benefícios da vacina na prevenção do câncer de colo de útero e de câncer de pênis. Além disso, orientamos também que eles entregassem os panfletos aos pais ou responsáveis, para que eles possam levá-los até sua Estratégia de Saúde da Família (ESF) de referência e procurar pela vacina”, explicou a estudante do curso de Medicina, Bruna Macedo de Lima.

Para Bruna, realizar ações educativas é uma forma de contribuir para o desenvolvimento, além de ser um diferencial para a sua graduação. “Acredito que a realização dessa atividade é de suma importância, visto que possibilita uma aproximação entre nós, futuros médicos, e a comunidade. Para mim, é um alicerce da minha formação, pois é neste contato que podemos realizar o verdadeiro ato da medicina em que não só tratamos doenças, mas, sim, escutamos as pessoas e buscamos melhorar condições em saúde e bem-estar. Também, conseguimos construir senso crítico, analítico, investigativo e resolutivo diante de uma questão de saúde”, frisou. 

Julia Helena Lautert, também do 7º semestre de Medicina, destacou que a atividade é uma forma de retribuir à população a oportunidade que os acadêmicos têm de aprender com eles. “A ação nos ajuda a ter uma noção sobre as necessidades em saúde da população que prestamos serviço, além de contribuir para que possamos desenvolver habilidades de comunicação, comprometimento e trabalho em equipe”, disse.

Para o professor responsável pela atividade, Régis Machado de Souza, a inserção dos acadêmicos em projetos como este não apenas acrescenta ao seu aprendizado, mas permite que eles contribuam para a melhora da saúde da população. 

Segundo a coordenadora pedagógica do curso de Medicina da Unijuí, professora Heloísa Eickhoff, a Unidade Integradora objetiva articular teoria e prática dos conhecimentos desenvolvidos no semestre letivo, inserindo os estudantes na comunidade, estimulando a investigação de problemas relacionados à saúde da população e a sua resolução, com estratégias estudadas ä partir de conhecimentos científicos. 

“O objetivo do curso é formar médicos aptos para atuar em defesa da vida, em consonância com as políticas públicas de saúde, com ações de promoção da saúde, prevenção de doenças, de assistência, recuperação e reabilitação, na perspectiva da integralidade da atenção, com excelência técnica e científica e comprometido com a defesa da cidadania e da dignidade humana”, frisou a coordenadora.



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