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Profissão professor: a paixão por educar

 

Imagem: arquivo Unijuí

Fazer parte da trajetória educacional de uma pessoa é uma responsabilidade, pois se trata de ensinamentos e marcas que certamente permanecem para a vida. Neste sentido agem os profissionais que optam pelo curso de Pedagogia EaD da Unijuí, por meio da paixão pela educação e em conjunto com as famílias, querem ajudar na construção de um futuro mais próspero, com cidadãos mais conscientes e profissionais éticos.

Aptos a exercerem a docência em escolas públicas e privadas, a nível de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico e também em processos educativos ou na gestão escolar: direção, coordenação pedagógica e orientação pedagógica. O pedagogo carrega consigo um processo permanente de aprendizagem, devido à complexidade e a necessidade de reinvenção nos processos de ensinar e aprender de crianças, adolescentes e adultos.

O curso de Pedagogia EaD da Unijuí tem duração de cinco anos e oferece, em geral, três disciplinas por módulo trimestral. Em seu currículo estão inúmeros diferenciais:

- Atividades práticas, seminários temáticos, ciclo de estudos, estágios e semana acadêmica do Programa Integrado de Formação de Educadores;

- Disponibiliza espaços de aprendizado diferenciados, com Laboratório Virtual e Laboratório de Práticas Pedagógicas e a Brinquedoteca;

- Possui proximidade com os Programas de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu. Isso desperta ainda mais para a participação ativa em projetos de pesquisa e extensão;

- Conta com o Núcleo de Formação de Professores, incluindo disciplinas relacionadas à formação geral e humanista, formação geral do professor, formação nas áreas de conhecimento e formação específica.

Os estudantes também contam com outros diferenciais oferecidos pelo EaD da Unijuí, como a flexibilidade nos horários de estudo, diversas opções de bolsas e financiamentos, programa de intercâmbio, ambiente virtual de aprendizagem interativo, materiais dinâmicos e que facilitam a aprendizagem, além de professores e tutores qualificados e com ampla experiência acadêmica e de mercado.

Quer fazer parte do time de profissionais que transformam vidas? Saiba mais e inscreva-se até o dia 25 de fevereiro no curso de Pedagogia EaD da Unijuí: https://www.unijui.edu.br/ead

Procure o polo mais próximo de você: Ijuí, Santa Rosa, Horizontina, Palmeira das Missões, Panambi, Planalto, Porto Alegre, Rosário do Sul, Tenente Portela, Três Passos, Agudo, Santa Maria, Uruguaiana e Rio Grande.


Gestão da Qualidade da Unijuí: profissionais formados para alavancar a excelência na região

Imagem ilustrativa

Imagine impulsionar sua carreira, com o Tecnólogo em Gestão da Qualidade EaD da Unijuí, um curso de apenas dois anos e meio, em uma Universidade que é referência na área de gestão e negócios. Com um total de 1600h, é organizado em módulos trimestrais, com no máximo quatro disciplinas por módulo.

Atualmente, a busca por este curso está ligada principalmente a duas frentes. Primeiro, aos estudantes recém-formados no Ensino Médio, que iniciam a construção de suas carreiras buscando o ingresso no mercado de trabalho e, percebem na Gestão da Qualidade amplas possibilidades de atuação profissional. A segunda principal procura e interesse pelo curso vem de profissionais já graduados, que buscam uma segunda graduação e, percebem uma fácil adaptabilidade do curso em diversas áreas de atuação. Independente da necessidade do ingresso, a capacidade de aprimorar os mais diversos processos produtivos é uma importante característica profissional, avaliada positivamente em empresas e instituições e essencial aos empreendedores.

O Tecnólogo em Gestão da Qualidade EaD da Unijuí prepara profissionais com conhecimento científico e prático para compreender questões técnicas, sociais, econômicas, culturais e ambientais relacionadas à área. São capazes de atuar no planejamento, avaliação e implementação de procedimentos relacionados às normas e padrões relativos aos sistemas da qualidade. Além disso, o curso desenvolve importantes capacidades de adaptação profissional, aos desafios e incertezas de um mercado de trabalho em constante transformação. 

Os estudantes participam de Projetos Integradores desde o início do curso, uma iniciativa que aproxima a comunidade e as demandas do mercado de trabalho, por meio da resolução de problemas reais. Também contam com o Laboratório de Gestão e Negócios e a Empresa Júnior, que desenvolvem competências por meio de consultorias às empresas conveniadas.

Os acadêmicos que optam pelo EaD da Unijuí, contam com um excelente ambiente virtual de aprendizagem, interativo, com materiais dinâmicos e que facilitam a aprendizagem. Recebem acompanhamento de professores e tutores qualificados e com ampla experiência acadêmica e de mercado. Além de todos esses diferenciais, ainda existe a flexibilidade na escolha dos melhores horários para se dedicar aos estudos, diversas opções de bolsas e financiamentos e programa de intercâmbio.

Procure o polo mais próximo de você: Ijuí, Santa Rosa, Horizontina, Palmeira das Missões, Panambi, Planalto, Porto Alegre, Rosário do Sul, Tenente Portela, Três Passos, Agudo, Santa Maria, Uruguaiana e Rio Grande. 

Saiba mais e inscreva-se até o dia 25 de fevereiro no Tecnólogo em Gestão da Qualidade EaD da Unijuí: https://www.unijui.edu.br/ead


Professores do curso de Administração conhecem iniciativas inovadoras em visita ao Biopark no Paraná

Professores da Unijuí estiveram na última semana, entre os dias 22 e 23 de novembro, visitando o Parque Tecnológico Biopark, na cidade de Toledo, no Paraná, conhecendo as diversas atividades e projetos que estão sendo desenvolvidos no local. A visita contou com a presença do vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg; dos professores do curso de Administração, Ariosto Sparemberger, Fernanda Pasqualini, Luciano Zamberlan, Sandra Albarello e Ivo Ney Kuhn; e da coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini.

O BioPark é um parque tecnológico que reúne educação, pesquisa e negócios. Ele foi lançado em 2016 e se constitui em um território de mais de 5 milhões de m², que abriga mais de 100 empresas e quatro Instituições de Ensino Superior (IES).  Estima-se que, em 30 anos, o Biopark conte com mais de 500 empresas de inovação e tecnologia, gerando mais de 30 mil empregos, e que mais de 75 mil habitantes residam naquele espaço.

Os docentes da Unijuí foram recepcionados pelos professores Norma Viapiana e Hermes Inácio, que apresentaram a estrutura e os projetos que estão sendo desenvolvidos no parque, além da integração com as IES.

Também foram apresentadas as inovações que integram a proposta pedagógica do curso de Administração, que é ofertado integralmente por meio de projetos. Os professores da Unijuí puderam interagir com duas turmas e com as empresas incubadas no decorrer das aulas. Durante a visita, foi possível observar a dinâmica diferenciada de condução das atividades de ensino-aprendizagem, com ênfase no desenvolvimento de habilidades e atitudes dos estudantes.

A viagem foi exitosa e possibilitou ao grupo de professores pensar novas ações para integrar a universidade com as organizações da região, além de experiências de aprendizagem diferenciadas a serem proporcionadas para os estudantes que fazem parte do curso de Administração na Unijuí.


Metodologias ativas são debatidas em webinar “Educação Física Escolar: temas emergentes”

O webinar “Educação Física Escolar: temas emergentes” teve, nesta semana, seu quarto encontro. A convidada da atividade foi a professora doutora Fernanda Moreto Impolcetto, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que discorreu sobre o tema “Metodologias ativas na Educação Física Escolar”. A temática foi debatida de forma online, com transmissão no canal da Unijuí, no YouTube.

Segundo a professora doutora Maria Simone Vione Schwengber, mediadora do debate, a temática é central no desenvolvimento de aulas práticas e teóricas da Educação Física. “As metodologias ativas vêm sendo tratadas como a alma de um planejamento, porque nos ajuda a estruturar toda a organização de ensino”, destaca a docente.

Durante o encontro, a palestrante questionou os participantes sobre o quão atualizadas estão as metodologias ativas na educação em âmbito geral e especialmente na educação física. “Por que existe um apelo dos pesquisadores para que os professores inovem na educação? Podemos observar que de modo geral existem muitas críticas ao modelo de ensino, que é essencialmente transmissivo, centrado no conhecimento do professor”, explica Fernanda.

Além disso, Fernanda comenta que nesse formato metodológico a Educação Física está atrasada em comparação a outros ramos do conhecimento. “A gente encontra muito conteúdo sobre metodologias ativas em diversas áreas do conhecimento, mas pouco na Educação Física”, afirma e ainda complementa que “a Educação Física é uma disciplina com enorme potencial para o desenvolvimento de metodologias ativas, além de ser necessário se adaptar aos perfis das novas gerações e investir na formação dos professores”..

O próximo webinar ocorre dia 22 de novembro, às 19h15, com transmissão do canal da Unijuí no YouTube. O convidado da quinta reunião do webinar “Educação Física Escolar: temas emergentes” é o professor doutor Osmar Moreira de Souza Junior, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). O tema do encontro é “O ensino do esporte na Educação Física escolar”.

É possível acompanhar a palestra da professora Fernanda Moreto Impolcetto na íntegra pelo link youtube.com/watch?v=oa-hHFiiDfM

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Unijuí para muitos: uma trajetória construída a partir de oportunidades na graduação

É durante a fase final do Ensino Médio que muitas dúvidas surgem sobre qual caminho seguir. E é através da graduação que muitos desses questionamentos são sanados e novas paixões e oportunidades surgem. 

A história de Luís Fernando Irgang dos Santos na Unijuí teve início em 2005, ainda no Ensino Médio, quando acompanhou um espetáculo do Grupo de Teatro da Unijuí - GTU. “Fiquei entusiasmado com a possibilidade de cursar o Ensino Superior na Instituição e desenvolver atividades de extensão, como participar do grupo de teatro”, relembra o egresso do curso de Administração e mestre em Administração, com dupla titulação pela Universidade de Halmstad,  na  Suécia.

No ano de 2006, Luís entrou para o grupo e teve a oportunidade de viajar por diversos lugares do Brasil, conhecendo e trocando experiências com artistas. "Foi a partir do contato com colegas universitários que tive a oportunidade de participar do longa-metragem Cromossomo 21, que foi em parte gravado nas instalações da Universidade e que estreou nas telas de cinema do Brasil e do mundo em novembro de 2017.”

 Mas foi na Administração que Luís encontrou vocação para atuar como gestor de negócios e empreendedor. Ainda estudante, aproveitou todas as oportunidades, participando do Grupo de Pesquisa em Comportamento Organizacional e como monitor em uma disciplina. Chegou a receber o prêmio Astor Rocca de Barcellos, pelo melhor artigo de TCC em Administração do Estado do Rio Grande do Sul, e os prêmios de Melhor Performance Acadêmica e Excelência Acadêmica do curso de Administração. “As oportunidades que o curso de Administração me proporcionou e o reconhecimento pelo meu trabalho despertaram em mim o desejo de seguir na carreira acadêmica”, comenta. 

O pesquisador estudou em escola pública, cursou o Ensino Superior e a pós-graduação de forma gratuita, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) e bolsa de pesquisa da Capes.Sem esses incentivos, acredito que não teria tido acesso às mesmas oportunidades de me desenvolver enquanto ser humano e profissional e chegar até aqui”, afirma.
Atualmente, Luís reside na cidade de Halmstad, sul da Suécia, e segue os estudos como Ph.D. em Innovation Sciences pela Universidade de Halmstad. Além de lecionar no programa de mestrado em Industrial Management and Innovation, também dá aulas em instituições de ensino no Brasil de forma online.  

O pesquisador acredita que o Ensino Superior possibilita uma sociedade menos desigual, desenvolvendo soluções inovadoras e sustentáveis. “Acrescento que a educação deve ser emancipadora e inclusiva, e deve estimular o pensamento crítico-reflexivo como forma de promover o desenvolvimento do sujeito enquanto indivíduo e na condição de agente transformador da sociedade”, finaliza. 

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí


Tecnólogo em Comunicação e Produção Digital da Unijuí: foco na formação de estrategistas

Uma novidade da Unijuí neste ano é a implementação do tecnólogo em Comunicação e Produção Digital. O curso é exclusivo na região e possibilita ao acadêmico tornar-se um estrategista em comunicação digital, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades específicas. Com duração de dois anos e meio, o curso, composto por cinco módulos, oferece quatro disciplinas de forma presencial e uma em modelo EaD.  

“Nós estamos em um momento em que o mercado de trabalho e as relações pessoais estão muito voltadas aos ambientes digitais”, comenta a coordenadora do Tecnólogo em Comunicação e Produção Digital, professora Rúbia Beatriz Schwanke. “Na região, essa é uma oferta exclusiva da Universidade e traduz uma excelente formação profissional para quem tem interesse na área da comunicação e produção digital e do marketing digital”, completa.

A disciplina de Projeto Integrador insere o estudante em situações reais de necessidade da comunidade. Os acadêmicos procuram demandas e idealizam soluções, colocando em prática a soma de conhecimentos de várias disciplinas. O estudante vive na prática a profissão a partir do primeiro semestre e beneficia a comunidade a partir das soluções produzidas. 

O futuro técnico em Comunicação e Produção Digital estará pronto para atuar como gestor e/ou analista de Mídias Sociais e Marketing Digital, como produtor de conteúdo, na indústria criativa, como estrategista em Comunicação Digital e como empreendedor na área. Para isso, o estudante tem à sua disposição laboratórios como os de vídeo, áudio e fotografia, para as aulas práticas e a possibilidade de realizar estágios dentro e fora da instituição. 

Para saber mais sobre o tecnólogo em Comunicação e Produção Digital, acesse o link.

Por Krislaine Baiotto, acadêmica do curso de Jornalismo da Unijuí


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