Nos dias 3 e 5 de abril, no campus da Unijuí em Panambi, será realizada a Semana Acadêmica dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Os eventos acontecerão junto ao auditório, a partir das 19h30, contando com convidados que são referências em suas áreas.
No dia 3 de abril, será realizada a palestra “Seja o maestro da sua vida - descobrindo seus superpoderes para assumir a maestria da vida”. Para debater a temática foram convidados Ezequiel Rosa, analista comportamental, coach integral sistêmico, consultor de negócios e especialista em Gestão Estratégica de Pessoas; e Altamir Bernardes, coach comportamental, consultor empresarial e professor universitário. Será mediadora, neste dia, a coordenadora do curso de Administração, professora Fernanda Pasqualini.
Já no dia 5 de abril, a palestra será sobre “Auditorias interna e externa – opções de carreira para os profissionais das áreas de negócios”. Serão palestrantes Gabrielle Guterres, consultora sênior da KPMG Brasil - filial Passo Fundo, bacharel em Ciências Contábeis, com MBA em Controladoria, Auditoria e Compliance; e Douglas Inácio, gerente da KPMG Brasil - filial Passo Fundo, que é bacharel em Ciências Contábeis e possui MBA em Finanças e Controladoria. Será mediador o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Marcelo Didoné.
Nascida e crescida em Três Passos, o amor pela cidade foi um combustível para o tema da pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da acadêmica de Administração Luana Letícia Wiesenhütter. Denominado “Marketing de Lugares: uma análise em relação ao grau de atratividade de um município da Região Celeiro - o caso do município de Três Passos/RS”, a pesquisa de Luana buscou exemplificar as potencialidades econômicas e turísticas do município.
Dentre os resultados obtidos com a pesquisa, Luana comenta que eles se dividem em três camadas, sendo elas: percepções dos gestores municipais, dos moradores e as proposições que visam aprimorar o grau de atratividade econômica e turística de Três Passos. “Na visão dos moradores, a capital da Região Celeiro apresenta diversos aspectos positivos, tanto em termos de turismo, onde destaca-se a potencialidade das riquezas naturais, dos eventos e dos atrativos culturais, quanto em termos econômicos, onde destaca-se a mão de obra local, a infraestrutura para instalação de empresas e o potencial do município em relação aos demais municípios da região”, relata e acrescenta que “já na visão dos gestores municipais demonstra uma preocupação genuína com o desenvolvimento do município, alicerçada em seu potencial nos setores agropecuário, industrial, comércio, serviços e também no turismo. A partir da percepção dos gestores também identifica-se o potencial para o desenvolvimento da atividade turística em cinco vertentes (ciclo, eco, cultural, rural e religioso)”.
Luana explica que para chegar aos resultados do trabalho foi aplicado um questionário com 380 residentes do município por meio de aplicativo Google Forms, além de uma pesquisa em profundidade com o Prefeito Municipal e o secretário de Desenvolvimento e Inovação, além de pesquisa bibliográfica e documental. “A pesquisa mostrou a visão dos moradores do município e a visão dos gestores municipais, ambas a respeito de aspectos que compõem a atratividade econômica e turística de Três Passos. Os resultados do trabalho podem trazer uma contribuição positiva, especialmente para a Administração Municipal, uma vez que podem ser identificados pontos positivos e pontos negativos em cada um dos segmentos e, assim, é possível pensar em estratégias para potencializar as forças, bem como, minimizar as fraquezas encontradas”, destaca.
A colação de grau de Luana será no dia 11 de março e ela está ansiosa pelo momento de receber o título de bacharela em Administração. Para o futuro, os planos estão definidos: “pretendo continuar estudando e penso em também em ampliar esta pesquisa através do ingresso no Mestrado em Desenvolvimento Regional da Unijuí”.
No dia 1º de dezembro, estudantes do quarto módulo do curso de Administração da Unijuí apresentaram seus Projetos Integradores (PIs) aos representantes das organizações que demandaram as atividades. Os PIs oportunizam a aprendizagem por meio de uma relação teórico-prática contextualizada, onde os acadêmicos buscam solucionar um problema real da sociedade, considerando o tema gerador de cada módulo e relacionando os conhecimentos, habilidades e atitudes dos diferentes componentes curriculares desenvolvidos ao longo do semestre.
Neste semestre, o PI desenvolvido pelos estudantes de Administração foi relativo ao Módulo de Marketing e Relações com o Mercado, envolvendo as disciplinas de Marketing Estratégico e Inteligência de Mercado; Vendas de Alta Performance; Marketing Digital; e Práticas em Gestão de Marketing.
Um dos desafios foi apresentado pelo gerente de Marketing e Mercado do Grupo Fricke, Maiquel Kelm. Ele manifestou a necessidade de realização de uma análise de um segmento específico das Lojas denominado Fricke Design. O estudo levaria em conta os produtos e serviços disponibilizados no segmento, bem como a identificação da percepção dos principais públicos que se relacionam diretamente com o espaço Fricke Design.
O segundo desafio foi apresentado pelo presidente do Sindilojas Noroeste, Juarez Neme da Costa, que demandou estudos para avaliar aspectos relacionados com o atendimento aos clientes nas empresas de Ijuí, bem como as competências essenciais para o atendimento e identificação dos principais fatores que contribuem para a motivação de colaboradores das empresas de Ijuí.
Na apresentação dos resultados dos PIs estavam presentes o sr. Maiquel Kelm e a sra. Sabrina Keutermann, gerente do espaço Fricke Design, e o sr. Rodrigo Bernardi, integrante da diretoria do Sindilojas Noroeste.
Para o desafio apresentado pelo Grupo Fricke, os estudantes Vanessa Bonfada, Paulo Gottschefski, Gabriele Nowicki e Bernardo Mensch realizaram um estudo junto aos clientes deste segmento para avaliar as variáveis que integram cada elemento do composto de marketing varejista, sendo eles: produto, preço, ponto de venda, comunicação, equipe de colaboradores e apresentação da loja. Também foi realizada uma pesquisa qualitativa com os profissionais que trabalham com projetos e design de interiores e que atuam como influenciadores das escolhas dos clientes, buscando opiniões acerca dos produtos e serviços voltados ao segmento de casa e construção no município e ainda avaliar a relação destes profissionais com as empresas que os ofertam. Os resultados permitiram identificar os principais aspectos positivos e também os que necessitam de melhoria de acordo com os dois públicos pesquisados. A partir dos dados, os estudantes apresentaram algumas sugestões para qualificar as ações de Marketing do espaço Fricke Design. O trabalho contou com a mentoria da empresária Graciela dos Santos Konagevski.
Para dar conta da demanda apresentada pelo Sindilojas Noroeste, os estudantes Eduarda Dahmer e Arthur Matter realizaram duas pesquisas. A primeira envolveu a entrevista de 440 entrevistas com clientes de empresas de Ijuí e objetivou identificar a importância atribuída às principais competências que vendedores e atendentes devem ter para prestar um bom atendimento ao público. Identificou-se ainda os atributos que os clientes consideram mais importantes para escolherem uma empresa para realizarem suas compras e suas atitudes com relação às suas experiências e opiniões quando são bem ou mal atendidos em uma loja. A segunda pesquisa foi realizada com 168 vendedores e atendentes de empresas de Ijuí, identificando a opinião desses colaboradores a respeito das competências que mais os ajudam a desempenhar um bom atendimento aos clientes e ainda os fatores que mais os motivam para a realização de suas atividades em uma empresa. Tais informações permitiram identificar quais devem ser as ações prioritárias em termos de qualificação por parte do Sindilojas Noroeste. Esse desafio contou com a mentoria da empresária Lucinéia Woitchunas.
Após a apresentação dos resultados, ambos os demandantes destacaram a qualidade dos resultados dos Projetos Integradores, manifestando o empenho dos estudantes ao longo de todo o trabalho realizado. Eles ainda salientaram a importância da Unijuí ter inserido tais projetos nos cursos, pois isso permite desafiar os acadêmicos a realizarem trabalhos teórico-práticos desde o início do processo formativo, o que contribui para que estejam ainda mais preparados para atuarem profissionalmente ao se formarem.
De acordo com o professor Luciano Zamberlan, que esteve à frente deste PI, os trabalhos realizados evidenciaram que experiências de aprendizagem como essa, que envolvem problemas e desafios reais, permitem mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes, além de reforçarem o comprometimento e o protagonismo dos estudantes durante todo o processo. “Foi uma grande alegria, enquanto professor, acompanhar o desenvolvimento dos estudantes ao longo do semestre e, ao mesmo tempo, perceber o entusiasmo deles à medida em que colocavam em prática o que haviam aprendido nos demais componentes curriculares do módulo”, afirmou.
Na última terça-feira, dia 18 de outubro, o Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS), em parceria com a Unijuí, promoveu o XX Cidead 2022 - Ciclo de Debates de Administração. Participaram do evento professores e estudantes dos cursos de Administração, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade, além de empreendedores e profissionais de áreas afins, interessados em aprender sobre os desafios e oportunidades do metaverso.
Ijuí é a terceira cidade a receber a edição presencial do Cidead em 2022, após dois anos sem a possibilidade de realizar o evento presencialmente devido à pandemia. “Nós ficamos curiosos com as oportunidades que temos na Administração dentro da temática do metaverso. Nesse sentido, é muito bem-vindo, por parte do CRA-RS, esse ciclo de debates, que traz um tema tão atual e pertinente”, ressaltou o vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Dieter Siedenberg.
Para falar sobre a temática do metaverso, a convidada foi a fundadora e CEO da Cubic Jogos Digitais, Lizi Quadros. Formada em Administração, a palestrante sempre teve o hobby de desenvolver jogos - utilizando, inclusive, planilhas do Excel. Em 2021, um professor sugeriu que ela participasse do Game Jam da Campus Party, maratona de desenvolvimento de jogos originais que ocorre em São Paulo. Lizi foi a ganhadora da competição e, com a repercussão, seu trabalho alcançou grandes empresas.
Foi então que surgiu a Cubic Jogos Digitais, em janeiro de 2022. A empresa se expandiu rapidamente e, em apenas nove meses, conquistou diversos clientes em todo o Brasil. Entre eles, a MagaluGames. “Comecei a fazer negociações e tive que usar o que aprendi na Administração”, destacou Lizi. O principal diferencial da empresa é levar a diversidade e inclusão para dentro dos games. Assim, a startup cria jogos para que as companhias debatam esses temas com seus colaboradores.
Após a palestra, foram convidados para participar do debate e também responder as dúvidas dos estudantes, a presidente do CRA-RS, Claudia Pereira; a professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Márcia Almeida; e o representante da subseção do CRA-RS Ijuí - Região Noroeste, Rogério Hansen.
Com o objetivo de transformar a educação, inovando e apresentando as mais diversas alternativas para desenvolver competências integradas à construção de projetos de vida, o Sebrae realizou nesta quarta-feira, 20 de julho, uma visita ao curso de Administração da Unijuí, onde foram apresentadas e discutidas alternativas de parcerias para oferta de novidades aos estudantes durante o segundo semestre letivo.
O curso estará participando do projeto Decolar, que trabalha com foco na educação empreendedora. Em agosto, os estudantes de Administração vão participar de um evento online.
Estiveram presentes na reunião a coordenadora do curso de Administração, professora Fernanda Pasqualini; o professor Luciano Zamberlan; o gestor de Educação Empreendedora, Ricardo Ninoz do Sebrae; e Dionato Oliveira, egresso do curso de tecnologia em Gestão Pública, pós-graduado em Marketing e estudante do curso de bacharelado em Administração da Unijuí, atualmente trabalhando no Sebrae como assistente de relacionamento com o cliente.
Alunos do 1º Ano do Ensino Médio do Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap) participaram nesta quinta-feira, 7 de julho, de uma oficina promovida pelo curso de Administração da Unijuí, com o tema Empreendedorismo no Setor de Cosméticos. A atividade esteve sob coordenação do professor Luciano Zamberlan e da coordenadora do curso de Administração nos campi de Ijuí, Panambi e Santa Rosa, professora Fernanda Pasqualini.
A partir de uma parceria entre o Ceap e a Unijuí, os estudantes realizam na Universidade o Itinerário Formativo Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que faz parte do novo Ensino Médio. Os Itinerários Formativos correspondem a um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo e outras situações de trabalho, que buscam ampliar e aprofundar aprendizagens em uma ou mais áreas de interesse do jovem e/ou na Formação Técnica e Profissional.
Conforme explicou a professora Fernanda, durante o semestre os estudantes participaram de uma atividade junto ao curso de Farmácia, onde produziram cosméticos. E ontem foi a vez de trabalhar o empreendedorismo no setor, agora conhecido por eles. “A oficina utilizou o modelo do Canvas, que é um mapa visual, formado por nove blocos que compõem o modelo de negócio, e que tem o objetivo de desenvolver e esboçar ideias de negócios novos ou já existentes. Com o Canvas é possível planejar e visualizar as principais funções de um negócio e suas relações. Dessa forma, os estudantes desenvolveram ideias de negócios para os cosméticos que foram produzidos na oficina do curso de Farmácia”, explicou a professora.
No mês de agosto, a mesma oficina será realizada com estudantes do 3º Ano do Ensino Médio da escola.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.