O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) está com uma programação especial em comemoração à Semana Nacional dos Museus. Diversas atrações estão sendo promovidas e projetos colocados em prática. Um dos projetos teve início nesta quarta-feira, 15 de maio, foi o “Você se conecta com a nossa história”, o qual apresenta o acervo disposto à comunidade de uma forma inovadora, a partir do uso da realidade aumentada.
A proposta consiste na visualização de peças expostas no Museu em três dimensões, a partir da leitura de um QR Code, que leva até um filtro manipulável no Instagram. Conforme explica o assistente do Madp, Fabrício de Souza, o projeto faz parte de uma série de ações que vêm sendo implementadas, as quais buscam conversar com a virtualidade e se adequar aos novos tempos, impulsionando, assim, o uso de novas tecnologias que incentivam a interação com o patrimônio cultural de maneiras criativas e significativas.
“Deve-se considerar que cada instituição é única, tem suas limitações e suas finalidades, porém observa-se que Museu também é local de futuro e a atualização permanente dessas instituições se faz necessária. Ao mesmo tempo, existem desafios para romper discursos comuns que subjugam estes espaços como ultrapassados e que se centram unicamente no objeto, ignorando toda a história, sua materialidade e imaterialidade, sua carga simbólica e de comunicação que os artefatos carregam”, ressalta Fabrício.
A produção do projeto de realidade aumentada foi feita pelo estudante do curso de Design Digital, Diego Azambuja, que comenta que tudo foi pensado no início deste ano, a partir da ideia de mostrar os objetos expostos no Madp e possibilitar que a comunidade possa conhecer e visualizá-los de uma maneira diferente. “A ideia é que todos possam ver como são esses materiais, possam visualizar em outros espaços e, a partir disso, atrair mais visitantes e pessoas para o Museu”, detalha.
Na noite de quarta-feira, os primeiros a conhecerem o projeto e interagirem com as peças de forma virtual foram os estudantes do curso de Design Digital, sob coordenação da professor Diane Johann, na disciplina de História da Arte e do Design. Além de aprenderem um pouco mais sobre a história local, os acadêmicos visualizaram como era feito o trabalho de Design no passado e tiveram uma visita guiada para ver como era a implementação de marcas e propostas gráficas ao longo do tempo.
Segundo a professora Diane, aproximar o Museu da sala de aula é importante para que os acadêmicos tenham um contato e saibam da importância do espaço, do propósito e da história. “A iniciativa busca fazer com que eles conheçam a parte gráfica que existia em Ijuí e na região. Todo material que há no Museu é muito importante para eles refletirem como será a partir de agora”, salienta.
A docente destaca que ao verificar os conteúdos, os estudantes possam compreender e como propor produtos que possam comunicar de forma digital e alcançar o público em uma era onde a internet tem acesso rápido e em qualquer local. “Penso que isso também vem de encontro com o que o Museu está fazendo e que terá de fazer para também estar no digital, como expor e se adaptar a essa nova realidade”, completa.
Na busca por formar profissionais capazes de atuar em áreas como web design, animação e design de interação, o curso de Design Digital da Unijuí qualifica os estudantes, desde o início do curso, em uma área que vem crescendo ao longo do tempo.
Com duração de dois anos, o curso, que é tecnólogo, foi recentemente lançado pela Universidade. Sendo de nível superior, ele é organizado em módulos e as disciplinas são ofertadas considerando esta modularidade e a relação entre os conteúdos abordados. A formação é ofertada no campus de Ijuí, no turno da noite e está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo até o dia 19 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas no site unijui.edu.br/vestibular.
A graduação conta com diferenciais que incluem a formação por competências, onde o estudante trabalha em projetos que envolvem situações reais. Além disso, a formação possui um corpo docente com experiência na realização de Projetos Integradores e no desenvolvimento de estudos de caso com parceiros da comunidade, o que prepara os acadêmicos para o mercado de trabalho.
Conforme explica a professora de Design Digital, Diane Meri Weiller Johann, o curso dá experiência em uma área nova, onde o estudante vai aprender sobre redes sociais, experiências visuais (UX Design), Design de Interface (UE Design) e terá conhecimentos para desenvolver jogos digitais. “Os estudantes que ingressarem no curso de Design Digital têm a sua disposição uma boa infraestrutura para adquirirem experiência nas aulas práticas. Nesses laboratórios, os acadêmicos vão passar por situações reais e quando se formarem, vão estar bem preparados para o que o mercado de trabalho”, destaca.
A professora ressalta que um dos diferenciais encontrados nesta nova área é a possibilidade de atuação em home office, no qual os estudantes podem atuar desde o período de estágio ou depois de concluída a formação, em qualquer ambiente.
O curso de Design na Unijuí se reinventou para 2024. A partir do primeiro semestre do próximo ano, o curso se divide em três tecnólogos: Design de Ambientes, Design Gráfico e Design Digital; cada uma das ofertas com dois anos de duração.
Para os que optarem pelo curso de Design de Ambientes, a formação será voltada para formar profissionais capacitados para atuar no projeto de móveis e ambientes, internos e externos, como planejador, executor e/ou gestor, considerando seus aspectos funcionais, estéticos, ecológicos, ergonômicos, econômicos, sociais e culturais.
Já o curso de Design Gráfico é voltado tanto para o planejamento e projeto quanto para o desenvolvimento de produtos gráficos, como identidade visual, projeto de embalagem, design editorial, projeto de sinalização e soluções digitais, como web design e design de interação, entre outras, podendo projetar para funcionalidade e experiência do usuário, desenvolver soluções gráficas interativas e eficazes.
O curso de Design Digital capacita profissionais para atuar em diversas áreas, como web design, animação, design de interação, entre outras, podendo projetar para funcionalidade e experiência usual, desenvolver interfaces digitais interativas e eficazes, bem como na área de jogos digitais.
Os cursos são organizados em módulos e as disciplinas são ofertadas considerando essa modularidade e a relação entre os conteúdos abordados, bem como a sua articulação nos Projetos Integradores. A matrícula em blocos oportuniza que o estudante integre efetivamente seu percurso formativo no tempo previsto e tenha maior tranquilidade na matrícula, acessando sua pré-matrícula no portal e confirmando. O estudante realizará imersão profissional, bem como estágios curriculares, vivenciando o ambiente de trabalho e a aplicação das habilidades e competências desenvolvidas em situações práticas reais, que poderão acontecer de forma presencial ou home office, em qualquer local do mundo.
As inscrições para o Vestibular Verão 2024 estão abertas. Interessados nos cursos de Design de Ambientes, Design Gráfico e Design Digital podem realizar a inscrição até o dia 20 de novembro, pelo site www.unijui.edu.br/vestibular. Para quem optar pela seleção presencial, a prova, que é composta por uma redação, acontece no domingo, dia 26 de novembro, em um dos quatro campi da Universidade. Já para quem optar pela prova online, poderá realizá-la no site do vestibular Unijuí, de 24 a 26 de novembro.
Estudantes dos cursos de Pedagogia e de Letras: Português e Inglês da Unijuí, e a equipe diretiva do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), participaram do seminário "Desafios da Gestão Educacional na Contemporaneidade”. O seminário foi realizado no auditório da escola e foi coordenado pela professora da disciplina de Gestão e Legislação Educacional, Eulália Marin, e pela diretora da EFA, professora Maristela Heck.
O encontro teve como objetivo debater os principais desafios e possibilidades enfrentados no âmbito da gestão escolar atual e a equipe gestora do Centro de Educação Básica Francisco de Assis. O seminário contou com um momento cultural, com a declamação do poema “A Escola é...” de Paulo Freire, e foi conduzido pelas professoras Eulália e Maristela.
Os participantes se debruçaram sobre temas organizados em blocos, que incluíram a eficiência da gestão, o engajamento da comunidade escolar, o impacto das novas tecnologias e questões cruciais como violência e evasão escolar. Cada grupo, que representou uma equipe gestora de uma escola fictícia, teve que pensar sobre as questões e promover debates enriquecedores, os quais foram mediados pelas professoras sistematizadoras.
Ao final da atividade, os participantes compartilharam considerações relevantes, com foco em reforçar a importância da comunicação e do planejamento no ambiente educacional. “Eventos como este destacam a relevância do diálogo e da cooperação para enfrentar os dilemas da gestão educacional contemporânea. Que esta experiência inspire novas reflexões e ações transformadoras”, comenta a coordenadora dos cursos de Pedagogia e Letras: Português e Inglês, professora Taíse Neves Possani.
Estudantes dos cursos de Letras: Português e Inglês, Pedagogia, Publicidade e Propaganda e de Jornalismo da Unijuí participaram, nesta terça-feira, 18 de fevereiro, da segunda edição do projeto Roda Literária. O projeto é realizado a partir da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do município de Ijuí, e tem a proposta de incentivar a leitura, literatura e escrita da comunidade local.
A atividade foi promovida no Centro de Eventos e teve o objetivo de levar literatura por meio da leitura, expressão oral, música e produção escrita. No primeiro momento, foram abordados aspectos teóricos e técnicos sobre gêneros literários. Em seguida, foi feita uma leitura coletiva, um momento de escrita individual de poemas e microcontos e, por fim, leitura individual das produções.
Durante o evento, foram abordados textos de Mario Quintana (poesia), Eliane Brum (literatura e jornalismo) e Marcia Campos (educação inclusiva), onde os os participantes puderam interagir e entender um pouco mais sobre as produções literárias. O Roda Literário foi conduzido pelas professoras e escritoras Marcia Campos e Vera Raddatz, com apoio da Biblioteca Mario Osorio Marques.
“A realização da 2ª Roda Literária na Unijuí traz a grandeza de estar em um lugar privilegiado acerca da produção de conhecimento. Desta forma, a busca de pensar, compartilhar e propiciar novas percepções conduzem para a base dos objetivos do nosso projeto”, destaca a integrante do projeto, Márcia Campos.
Já Vera salienta a importância do evento para aproximar os jovens da literatura, em especial, a brasileira. “Nosso projeto busca trabalhar a expressão oral, leitura e buscar reflexões. Queremos tocar na sensibilidade e fazer com que todos se expressem, sintam e possam transmitir isso”, comenta.
A coordenadora dos cursos de Letras: Português e Inglês e Pedagogia, professora Taise Neves Possani, deu as boas-vindas aos estudantes neste semestre e explica que o projeto é importante por oportunizar aos estudantes e à comunidade o contato com a escrita literária e com práticas de escrita criativa.
Conforme a docente, a sua importância está em estimular a leitura da literatura, o pensamento e a criatividade. “Esta atividade é um momento de encantamento que desperta nos estudantes o desejo de ler mais literatura e também de se permitir escrever, abstrair e sonhar; penso que isso está faltando muito nos dias de hoje entre os jovens”, salienta.
Estiveram presentes, também, a professora dos cursos da área de Comunicação, Rúbia Beatriz Schwanke, e a coordenadora da Biblioteca, Laura Dalpiaz.
A Unijuí está com duas vagas remanescentes abertas para o curso de Licenciatura em Matemática, ofertado por meio do Programa Professor do Amanhã. Os selecionados terão a oportunidade de cursar a graduação gratuitamente, com uma bolsa mensal de R$ 800,00.
O objetivo do programa é formar professores para atuar em áreas estratégicas, com ênfase em campos tecnológicos, científicos e de inovação, além de fortalecer a Educação Básica em todo o Rio Grande do Sul.
As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de março, no site unijui.edu.br/professor-do-amanha. Para concorrer à vaga, o candidato deve ter cursado o Ensino Médio em escola da rede pública ou em instituições privadas com bolsa integral, e ter participado do Enem, obtendo no mínimo 400 pontos. Também podem se inscrever professores da rede pública estadual, sem diploma de graduação, com pelo menos três anos de experiência profissional. Eles também devem ter participado do Enem e atingido, pelo menos, 400 pontos nas provas.
Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail vestibular@unijui.edu.br, telefone 0800 646 7100, (55) 3332 0557 ou WhatsApp (55) 3332-0200.
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