COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Presencial

Design participa de evento internacional na Argentina

O Curso de Design da Unijuí, por meio de seus alunos e docentes, participou da Semana Internacional del Diseño en Palermo, realizada de 31 de julho a 03 de agosto, na cidade de Buenos Aires, na Argentina. A semana, promovida pela Universidade de Palermo, contou com dois eventos: o Congresso Lationamericano de Ensñanza del Diseño o Encuentro Latinoamericano de Disño em Palermo.

No evento, foi apresentado um programa de investigação e desenvolvimento em design latino, contando com diversas comissões organizadas pelas seguintes temáticas: cruzamentos entre cultura e design; presente e futuro do design latino; design e economia; design em perspectiva; ensinar disciplinas projetuais; convergência pedagógico-digital; paradigmas no ensino de moda e design; pesquisa em design; artes desenhadas; cinema e sociedade; movimentos e perspectivas visuais; forma e materialidade; e corpo e vestuário. Além disso, foram realizadas inúmeras oficinas, conferências e painéis sobre negócios, criatividade, futuro profissional e inovação. Segundo o Sr. Norberto Chaves, convidado de honra do evento, os futuros profissionais da área do design possuem uma imensa responsabilidade com a sustentabilidade, considerando que a inovação é a obsolescência programada. Portanto, é preciso pensar no impacto do que é produzido, considerando os aspectos de mercado, mas pensando as necessidades das pessoas e sociedade em geral.

               

Para o coordenador do Curso de Design, Prof. José Paulo Medeiros da Silva, o evento serviu para demonstrar que a proposta da Unijuí se encontra em conformidade com as temáticas e conteúdos estudados em outras instituições do Brasil e, também, da América Latina. Dentre as quais, pode-se destacar a preocupação na formação de profissionais comprometidos com o bem-estar social, buscando aliar requisitos estéticos, funcionais, ergonômicos e sustentáveis na proposição de soluções que impactem positivamente e agreguem valor para a sociedade.

A viagem foi organizada pelo CADES – Centro Acadêmico de Design, com apoio da Coordenação do Curso de Design e Departamento de Ciências Exatas e Engenharias – DCEEng. Como resultado desta participação, o Curso de Design da Unijuí foi convidado para integrar o fórum de instituições, com a proposta de discussão do ensino e planejamento de futuros encontros de design na América Latina.


Curso de Design realiza visitas técnicas em empresas da região

No dia 17 de maio de 2017, um grupo de alunos do Curso de Design da Unijuí realizou uma visita técnica na empresa Libidus – Indústria e Comércio de Confecções Ltda., situada em Santo Cristo (RS), e nas empresas Metalúrgica Netz, Agência GH, Lika e Industria de Plásticos Monrizzo Ltda., situadas em Santa Rosa (RS).

A visita foi organizada e acompanhada pelo Prof. José Paulo Medeiros da Silva, Coordenador do Curso de Design, e pela Prof. Diane Johann, servindo como complemento aos estudos realizados pelos alunos das disciplinas de Projeto de Vestuário e Acessórios e de Materiais e Processos de Fabricação II. O Curso de Design da Unijuí agradece aos proprietários e colaboradores das empresas pelo profissionalismo e atenção com que foram recebidos.

                

Conheça melhor as empresas visitadas

A Libidus iniciou suas atividades em 2005, na cidade de Santo Cristo (RS). A empresa atua na área de vestuário, produzindo e comercializando produtos têxteis nos segmentos Fitness, Lingerie, Masculino, Casual e Plus Size. Para isso, ela possui parceria com os melhores fornecedores, garantindo opções exclusivas de tecidos e acessórios, além da dedicação a cada detalhe e o constante acompanhamento das tendências do mundo da moda nacional e internacional. Na visita, os alunos puderem entender um pouco sobre a gestão da empresa, o processo de desenvolvimento de novas coleções e visualizar o processo produtivo de várias peças desenvolvidas pela empresa, que se destacam pelo conforto, beleza e sensualidade.

A Metalúrgica Netz, situada em Santa Rosa (RS), atua a mais de 20 anos no mercado, sendo referência na fabricação de componentes para a linha agrícola e automotiva, implementos agrícolas e na prestação de serviços. Em 2009, foi premiada pela AGCO do Brasil, fabricante dos tratores e colheitadeiras Massey Ferguson, com o prêmio "Top Performance" pela excelência no atendimento, qualidade, tecnologia e entrega nos prazos estabelecidos. Na visita, os alunos puderam acompanhar o processo produtivo em vários setores, como corte, estamparia, soldagem, pintura, entre outros, relacionando os conteúdos trabalhados na área de Materiais e Processos de Fabricação.

Já a Agência GH é referência na prestação de serviços nas áreas de Branding, Tecnologia e Embalagem, possuindo destaque internacional e escritórios em Santa Rosa (RS), Porto Alegre (RS) e São Francisco (EUA). Na visita, os alunos puderam conhecer o espaço físico da agência e conversar com seu sócio proprietário, Gustavo Hansel, egresso do Curso de Design da Unijuí, sobre o dia a dia de uma agência de Design.

A Lika, situada em Santa Rosa (RS), iniciou suas atividades a partir de 1986, destacando-se e conquistando o mercado de moda, festa e casual chic, tendo suas coleções distribuídas para todo o Brasil. Desde então, a marca passou a encantar suas consumidoras com seus ricos detalhes e com a delicadeza que tornam cada peça uma obra de arte. Em 2002, a Lika começou a exportar produtos para a Espanha e EUA, conquistando assim, em 2005, o Prêmio de Destaque Exportador oferecido pela EMCOMEX. Na visita, os alunos puderam entender como funciona o processo de desenvolvimento de uma peça e acompanhar o processo produtivo das mesmas, onde os bordados e os detalhes, de certa maneira quase artesanais, agregam valor ao produto, sendo esta uma das maiores marcas da empresa.

Finalmente, a Indústria de Plásticos Monrizzo, também situada em Santa Rosa (RS), fundada em 1996 e atua principalmente na fabricação de peças para máquinas e implementos agrícolas, através dos processos de injeção, sopro e montagem de conjuntos. Na visita, os alunos puderam acompanhar o processo de desenvolvimento de novos produtos e o processo produtivo, que conta com máquinas de alta tecnologia para oferecer aos seus clientes produtos e serviços com qualidade diferenciada, além de total comprometimento com prazos de entrega.

 


Design vai realizar Semana de Revisão de Portfólios

Pela primeira vez em Ijuí, a Semana de Revisão de Portfólios – Behance, reunirá, no dia 11 de maio, profissionais e discentes da área do Design. O evento é promovido pela rede social da Adobe e será realizado, em Ijuí, pelo Curso de Design da Unijuí e CADES - Centro Acadêmico do curso. 

Com o objetivo de reunir profissionais de criação, a Semana de Revisão de Portfólios leva a comunidade online para espaços offline, incentivando profissionais da área de criação a divulgar seu trabalho e desenvolver suas habilidades. 

              


O evento será realizado no auditório do DCEENG, às 19h10, com a presença de profissionais do design da região que avaliarão e darão dicas aos participantes e ao público. A programação será divida em duas mesas, uma para design gráfico e outra para o design de produto, cada uma com 2 moderadores que serão responsáveis por avaliar e dar feedback.

Moderadores da mesa Design Gráfico:
Tiago Nieswald Oliveira
Otávio Vicari de Siqueira

Moderadores da mesa Design de Produto:
Rocheli Carmine Rockenbach
Andrequieli Helena Gelbhar

O que acontece em um Portfolio Review? 

O evento começa com uma conferência focada na criação de carreiras criativas. Os participantes são divididos em grupos para expor seus trabalhos e obter feedback, além de conhecer e fazer contato com pessoas da mesma profissão e líderes do setor. 

Outras informações podem ser acessadas pelo Facebook


“Grandes professores me ajudaram na construção do pensamento crítico”

Gustavo Hansel, egresso do Curso de Design da Unijuí, é fundador da GH Branding, de Santa Rosa. Com uma equipe de 18 profissionais, a empresa é composta por 4 empresas de design com foco em branding e gestão de marca, com mais de 350 clientes e 1600 projetos executados, atuando em Santa Rosa, Porto Alegre e San Francisco, nos Estados Unidos.

            

Tudo isso, segundo Gustavo, aconteceu muito naturalmente. O egresso já estava no mundo dos negócios desde os 16 anos, quando abriu sua primeira empresa. Nessa época ele lavava carros da vizinhança para comprar seu primeiro computador. 

“Naquela época, um computador era muito caro e somente alguns modelos vinham com gravador de CD’s. Meu pai me ajudou com o restante e consegui comprar o melhor modelo da loja, com o tal gravador de CD”, relembra. 

A parti dali passou a gravar e vender CD’s aos vizinhos. Foi conhecendo aos poucos o gosto de cada cliente. Resolveu personalizar as capas: “muito amadoramente fui estudando e reinvestindo todo o dinheiro que ganhava nas lavagens. Dois anos depois abri a GH Design”. 

Depois de 11 anos muita coisa mudou: de uma empresa exclusivamente digital (websites, portais, e-commerce) a Agência GH passou para uma finalidade muito maior de serviços na área. “Pouco a pouco fomos especializamos em Branding e gestão de marcas. Hoje esse é o nosso negócio”. 

Gustavo levou da Unijuí muito mais do que a graduação. “Grandes professores me ajudaram na construção do pensamento crítico, formação de opinião e diversidade de pontos de vista”. Hoje a Unijuí é o principal provedor de Capital Humano à Agência GH. 

O gosto pelo design não despertou apenas em Gustavo, seu irmão Lucas Hansel, é hoje estudante do curso, a quem o egresso aconselha assim como os demais estudantes: 

“Demorei a perceber que um designer é um grande solucionador de problemas. Acredito que o designer precisa aprender a resolver problemas baseado no contexto em que ele se encontra e com uma visão de futuro apurada. Um bom designer consegue achar solução para quase tudo a qualquer momento. É uma mistura entre engenheiro, psicólogo, administrador e arquiteto: no meio desta equação surge a profissão de designer. É por isso que, durante a faculdade, o estudante precisa experimentar o máximo possível”, complementa.


A nova cara do Design Brasileiro: egresso da Unijuí é destaque na área

Citado em publicações especializadas, o egresso do curso de Design da Unijuí, Rodrigo Grauncke, vem se destacando nacionalmente. Ele figura em listas de profissionais quem vem se destacando na área nos últimos tempos.

Recentemente o site Giz Brasil publicou a lista “A nova pele do design brasileiro: os nomes mais quentes dessa safra”. Na publicação, o designer foi apresentado da seguinte maneira: “Apresentar elementos da natureza em seu trabalho é o grande barato. Ainda estudante, montou a expo “Love Nuvem”, com fotos de diversos ângulos do céu registrado em horários e condições climáticas diferentes. Sua mais recente produção são os bancos Fly, que celebram a simplicidade como a leveza dos pássaros ou as folhas de outono que caem lentamente”.

Rodrigo, formado em Design de Produto e Design Gráfico, relata sua experiência na Unijuí: “aprendi bastante e o acervo bibliográfico da universidade é enorme”. Ele destaca como diferencial para o teu trabalho que desenvolve hoje, justamente a boa base bibliográfica que pesquisou no curso.  

Segundo o Coordenador do Curso de Design da UNIJUÍ, Prof. José Paulo Medeiros, o sucesso de Rodrigo é um motivo de orgulho para todos os docentes e ex-colegas da Unijuí, pois vem ao encontro de uma proposta de curso que visa formar designers capazes de atuarem como planejadores, executores e/ou administradores de projeto considerando seus aspectos funcionais, estéticos, econômicos, sociais, culturais, ecológicos e ergonômicos.  “Ao mesmo tempo em que exercem o papel de agentes de transformação social ao desenvolverem as atividades de projeto com responsabilidade social e ecológica, com sustentabilidade e ética. Logo, os futuros profissionais da área de design precisam estar preparados para um mercado cada vez mais concorrido e exigente por inovação e empreendedorismo”, salienta o professor.


Design realiza Desafio de Aviões de Papel

No dia 28 de novembro ocorreu o 1° Desafio de Aviões de Papéis do Curso de Design da Unijuí. A proposta foi de que os alunos da disciplina de Mecanismos e Estruturas, ministrada pelo Prof. Carlos Colomé, construissem dois modelos de aviões feitos somente de papel, e um aeromodelo movido a elástico.

Os acadêmicos foram desafiados a desenvolverem aviões, levando em consideração a funcionalidade,  a estética, a estrutura adequada (aerodinâmica)  e um mecanismo de propulsão à elástico. Essa proposta teve como inspiração no maior torneio de aviões de papel do mundo, que ocorre desde do ano de 2006 na cidade de Salzburgo, na Austria. Esse torneio é regulamentado pela Paper Aircraft Association (PAA), e patrocinado pela Red Bull, e tem como objetivo mostrar a capacidade de vôo de aviões feitos de papéis.

A classificação do 1º Desafio de Aviões ficou assim:

Categoria “Dardo” Maior distância de vôo:

1º Lugar: Damáris Siegert, Enyel Antônio Ludvig da Rosa e Felipe Andrei Saraiva;

2º Lugar: Gabriel Battú, Karine Giehl Kappes, Paola de Oliveira e Yasmim Emília Zangerolami;

3º Lugar:Deise de Freitas Côrtes, Fernanda Ferreira Leão e Jéssica Elisama Rodrigues Cavalini.

Categoria “Planador” Maior tempo de vôo:

1º Lugar: Lucas Eduardo Golfetto, Priscila de Bairos Maciel e Vanessa da Rosa dos Santos;

2º Lugar:Charles Dlugokinski Osório, Kelvin Andreatta Zimmer e Mateus Felipe da Silveira Ferreira;

3º Lugar: Damáris Siegert, Enyel Antônio Ludvig da Rosa e Felipe Andrei Saraiva.

Categoria Aeromodelo movido a motor elástico:

1º Lugar: Daniela Thaís Welzel Trein, Fabricio de Souza e Leonardo Augusto Braun;

2º Lugar: Damáris Siegert, Enyel Antônio Ludvig da Rosa e Felipe Andrei Saraiva;

3º Lugar: Gabriel Battú, Karine Giehl Kappes, Paola de Oliveira e Yasmim Emília Zangerolami.