O curso terá duração de dois anos e meio e capacitará o estudante para atuar na gestão, análise e métricas de mídias digitais, assessoria e marketing digital, produção de conteúdo multimídia e multiplataforma, inteligência artificial aplicada à comunicação, entre outras habilidades inerentes à atuação do comunicador no ambiente digital.
Este novo curso Tecnólogo em Comunicação e Produção Digital está dividido em cinco módulos e possibilitará que o profissional complete sua formação em até dois anos e meio. Os conteúdos e o desenvolvimento de competências no decorrer dos módulos compreendem aspectos de comunicação e inovação, comunicação digital e suas tecnologias, produção de conteúdo e narrativas, inteligência artificial aplicada, marketing e estratégias digitais e assessoria para comunicação digital.
A coordenadora, professora Rúbia Schwanke, pensando na nova proposta institucional que visa a aproximação e transdisciplinaridade de áreas afins a partir das competências formativas de cada curso, a Comunicação uniu-se a Ciência da Computação, Engenharia de Software, Design e Administração, áreas estratégicas para a atuação do profissional na compreensão, na inserção e na inovação da comunicação no ambiente digital. “Essa integração promove um grande diferencial do curso dentro da instituição, garantindo que o aluno troque experiências com colegas de áreas distintas, além de adquirir conhecimentos que perpassam todas essas formações”, explica.
De acordo com ela, a principal motivação da instituição para ofertar um curso de tecnologia com essas características foi aumentar as possibilidades de atuação de profissionais capacitados que, em um curto período de tempo, adquirem um diploma de curso superior, em uma proposta mais prática e aplicada. A novidade garante ainda, conforme explica a professora de Publicidade e Propaganda, Nilse Maldaner, que a Comunicação Social seja entendida como uma plataforma. “Somos profissionais estratégicos para pensar o mundo contemporâneo, rodeado por tecnologias e pessoas. Nós não fazemos apenas o uso desses aparatos tecnológicos, nós somos estrategistas de uma área que domina qualquer relação humana, seja ela com outros humanos ou com máquinas”, afirma.
Assim que finalizar o tecnólogo o estudante estará apto a atuar como estrategista e gestor de mídias digitais, assessor de comunicação digital, produtor de sites, vídeos, fotos e mídias sonoras. Para contribuir com a formação dos acadêmicos, o curso possibilita a vivência prática em seus laboratórios de áudio, vídeo, fotografia e edição digital, além de espaços de formação profissional como a Usina de Ideias e com professores experientes em aliar conhecimento teórico ao prático, ampliando as experiências formativas de seus alunos a partir de dinâmicas interativas em sala de aula e da resolução de problemas reais de comunicação.
Sobre o curso
Duração: 2,5 anos
Período: Noturno
Modalidade: Presencial
Campus: Ijuí
O curso já está disponível a partir do Vestibular de Verão 2021. Confira todos os detalhes em www.unijui.edu.br/vestibular.
Cursos Presenciais
Inscrições: até 30 de novembro
Prova: 06 de dezembro, somente online, em razão da pandemia.
A Unijuí, a partir dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR), deu início, nesta segunda-feira, 12 de maio, à Semana Acadêmica dos cursos de Gestão e Negócios da Universidade, no campus Ijuí. A semana acadêmica tem a proposta de abordar temas atuais e relevantes, como transformação digital, inovação, liderança feminina e desenvolvimento de carreira com os participantes.
A atividade de abertura contou com a participação de estudantes dos cursos e do PPGDR, além de convidados representantes de empresas parceiras. Foi realizada uma roda de conversa com a participação do professor Carlos Ricardo Rossetto, que é pós-doutor em Engenharia de Produção pela UFSC, o qual abordou a temática “A Transformação Digital, Capacidades Dinâmicas e Inovação: Desafios e Oportunidades no Contexto Global”. A palestra foi mediada pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio.
De acordo com o reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, a realização da Semana Acadêmica de Gestão e Negócios é fruto de um esforço de muitas pessoas. “Nesta semana acadêmica teremos a oportunidade de compartilhar conhecimentos da nossa área. Espero que todos possam desfrutar e oxigenar o conhecimento vistos nos cursos. Estou cada vez mais convencido de que o desenvolvimento passa pelas duas áreas, pela educação e também pela gestão eficiente, e é isso que queremos aqui”, comentou.
Coordenador do curso de Ciências Contábeis, o professor Marcelo Didoné destacou a importância da união entre os cursos de Graduação e o PPGDR na realização da semana acadêmica. “Esta é uma bela iniciativa que proporciona aos estudantes saberem que nós temos um programa de pós-graduação de excelência, onde podem seguir sua caminhada acadêmica aqui nesta casa.”
Já o coordenador do curso de Administração, professor Luciano Zamberlan, salientou que este evento foi pensado tanto para os estudantes, quanto para a comunidade externa. “Isso é fundamental, pois conecta o que está acontecendo dentro da Universidade com a comunidade. Espero que todos possam aproveitar esse período e aprender com quem investe em inovação e tecnologia.”
A programação da Semana Acadêmica dos cursos de Gestão e Negócios da Unijuí seguiu nesta terça-feira, 13 de maio, com duas mesas redondas feitas pelos Grupos de Pesquisa GPCOM/Unijuí e Proforme Univali. As atividades seguem até esta quarta-feira, 14 de maio. A programação completa pode ser visualizada no site unijui.edu.br/eventos.
A Semana Acadêmica é realizado em parceria da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), Inova RS, e do Grupo de Pesquisa Competitividade e Gestão Estratégica para o Desenvolvimento - GPCOM, com apoio do Sebrae, CRCRS, Sindicontábil Ijuí, SINDAERGS e a Fapergs.
Os cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unijuí - campus Santa Rosa firmaram parceria com a Cotrirosa e com a ONG Terra Verde para o desenvolvimento de atividades junto aos estudantes na disciplina de Projeto Integrador: Competitividade e Agregação de Valor, do segundo módulo do curso.
Nas últimas semanas, os cursos e os estudantes receberam o presidente da ONG Terra Verde, Clair Leusin, e representantes da Cotrirosa. Segundo o professor Ariosto Sparemberger, os acadêmicos estão trabalhando em desafios definidos e devem apresentar, ao final, um conjunto de proposições para os problemas identificados. Além do professor Ariosto, a docente Thaís Teixeira Pinto também conduz a disciplina.
A Unijuí, a partir do curso de Administração, realizou uma pesquisa voltada ao comportamento do comércio em Santa Rosa. A pesquisa foi feita entre os dias 16 e 5 de julho e teve como objetivo entender o atual momento do comércio no município e verificar o possível impacto da chegada de novos investimentos, em especial das lojas Havan.
Ao todo, 59 empresas dos setores de roupas, vestuário e calçados (35,6%); eletroeletrônicos e eletrodomésticos (22%); bazar, presentes e decoração (22%) e cama, mesa e Banho (20,3%) foram entrevistadas. A pesquisa feita presencialmente nas lojas por meio do contato direto aos gerentes, proprietários e responsáveis pelos estabelecimentos. A pesquisa que foi coordenada pelo professor Ariosto Sparemberger e contou com o apoio do analista de negócios da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), Lucas Escher, e das jovens aprendizes Milena Gabrieli de Mattos e Everlin Kauany Conte.
Como resultados, a pesquisa revelou que 66% dos lojistas discordam que o faturamento da sua empresa reduziu mais de 50%. “Esse é um fato positivo que pode estar associado à implementação de estratégias e de inovações que o comércio realizou no período crítico de vendas físicas.”, destaca Ariosto.
Sobre o faturamento, a pesquisa apontou que a maioria dos entrevistados (52%) concordam que o resultado está superior em relação ao ano de 2023. Outros 37,3% ressaltam que está menor, enquanto os demais não apontaram diferença. Isso significa que o comércio vem tendo resultados positivos e que os comerciantes estão conseguindo manter seus negócios atuais.
A pesquisa também avaliou a expectativa do comércio de Santa Rosa para os próximos seis meses. Conforme os dados coletados, 71,2% concordam positivamente que a situação vai melhorar. Com essa expectativa de melhoria, há possibilidade de novos investimentos em estoque, contratação de pessoas, melhorias na infraestrutura, entre outras ações do empresário local.
Para 62%, dos entrevistados, não houve redução de movimentação de clientes na sua loja, com a chegada da Havan em Santa Rosa. Já 20,4% perceberam redução. Os demais se manifestaram indiferentes. E referente ao faturamento, 84,7% dizem que não houve alteração. Da mesma forma, a maioria dos empresários não alterou o horário de atendimento.
O resultado da pesquisa também mostra que 74,5% dos lojistas têm feito mudanças e inovado em termos de aquisição novos produtos, novas linhas, diversificação política de preço mais competitivo, treinamento de funcionários. O levantamento evidencia, ainda, que 76,34% não pretendem mudar a atividade e/ou desistir do negócio da empresa.
“É possível afirmar que o comércio de Santa Rosa percebeu o impacto da Havan. Porém, dentro da normalidade do que geralmente acontece nesta situação. Cabe destacar que a maioria está otimista e realizando inovações e estratégias competitivas para manter o negócio e até ampliá-lo”, avaliou o professor Ariosto.
A Unijuí deu início, na noite desta segunda-feira, 20 de maio, à Semana Acadêmica dos cursos de Gestão e Negócios, no campus Panambi. A atividade contou com grande público formado por estudantes dos cursos de graduação e de Ensino Médio de cinco escolas de Panambi e uma de Condor, além de empresários locais. Ao todo, mais de 180 pessoas participaram da atividade.
A Semana Acadêmica conta com o tema “Inteligência Artificial aplicada na Gestão de Negócios", e ocorre em parceria do Sebrae-RS e da Receita Federal do Brasil, de forma itinerante nos três campi de atuação dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Em Panambi, a atividade foi marcada pela palestra “Desvendando a I.A: Como Aproveitar oportunidades e Inovar em seu Negócio”, que foi ministrada pelo consultor em educação empreendedora para o Sebrae-RS, Douglas Pereira.
Conforme o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Marcelo Didoné, a Semana Acadêmica é uma possibilidade importante de conhecimento, levando em conta o tema proposto para esta edição. “A Inteligência Artificial está impactando em todos nós, seja no meio particular ou nos lares das pessoas. Há coisas que eram inimagináveis disponíveis e isso também está se inserindo nas nossas organizações, por isso resolvemos trazer essa temática para que todos possam conhecer um pouco mais sobre as IAs”, detalha.
O coordenador do curso de Administração, professor Martin Ledermann, complementa, afirmando que o tema é muito importante, pois pode gerar consequências para a vida de todos e para todas as profissões. Também deu as boas-vindas aos participantes e saudou a presença das escolas na atividade.
Já o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, que foi o mediador da palestra, salienta as inúmeras opções que a Unijuí possui para os estudantes que estavam presentes e que podem ingressar no Ensino Superior no próximo ano, como intercâmbios, possibilidades de ingresso, bem como a importância da pesquisa feita na Instituição. “Sejam todos muito bem-vindos e que essa atividade seja muito bem proveitosa. Estamos aqui há 16 anos em Panambi ofertando conhecimento, e é isso que queremos proporcionar a todos vocês”, comenta.
O diretor do campus Panambi, professor Paulo Cesar Mayer, agradeceu a presença de todos os estudantes e destacou o quanto a Universidade, em especial no município, tem buscado desenvolver atividades integradas com a comunidade.
A Semana Acadêmica teve, na noite desta terça-feira, 21 de maio, mais uma atividade. Foi promovida a palestra “Cruzamento de Dados e Inteligência Artificial na Receita Federal do Brasil”, conduzida pelo auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil e membro da equipe regional de fiscalização de PIS e Cofins, Rafael Henrique Visentini, com mediação do professor Giovani André Plentz.
Na próxima semana, nos dias 20 e 21 de maio, o campus Panambi vai promover a Semana Acadêmica dos Cursos de Gestão e Negócios da Unijuí. A atividade conta com o tema “Inteligência Artificial aplicada na Gestão de Negócios", e ocorrerá em parceria do Sebrae-RS e da Receita Federal do Brasil, no auditório do campus Panambi.
Na segunda-feira, 20 de maio, será realizada a palestra “Desvendando a I.A: Como Aproveitar oportunidades e Inovar em seu Negócio”, a qual será ministrada pelo consultor em educação empreendedora para o Sebrae-RS, Douglas Pereira. Ele é psicólogo graduado pela Universidade de Passo Fundo e possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, e em Gestão, Empreendedorismo e Marketing pela PUC-RS.
Já na terça-feira, 21 de maio, haverá a palestra “Cruzamento de Dados e Inteligência Artificial na Receita Federal do Brasil”. A atividade será conduzida pelo fiscal da Receita Federal e membro da equipe regional de fiscalização de PIS e Cofins, Rafael Henrique Visentini Auditor, que é bacharel em Ciências Administrativas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bacharel em Direito pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA), e especialista em Direito Tributário e Auditoria Fiscal.
A participação ocorre mediante inscrição, que pode ser feita pelo site uniui.edu.br/eventos. Durante o evento será feita a arrecadação de 1 litro de leite entre os participantes, que serão doados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
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