Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) - Unijuí

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)

O que é?

O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.

Para quem é?

O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Além das bolsas aos alunos, são concedidas bolsas de Supervisão para professores de escolas públicas de educação básica que supervisionam, no mínimo, cinco e, no máximo, dez bolsistas da licenciatura.

Como participar?

As Instituições de Educação Superior interessadas em participar do Pibid apresentam à Capes seus projetos de iniciação à docência conforme os editais de seleção publicados.

As instituições aprovadas pela Capes recebem cotas de bolsas e recursos de custeio e capital para o desenvolvimento das atividades do projeto.

Os bolsistas do Pibid são escolhidos por meio de seleções promovidas por cada IES.

Clique nos links a seguir para saber mais sobre cada tipo de bolsa: www.unijui.edu.br/pibid e www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid.