Programa de Residência Pedagógica - Unijuí

Programa de Residência Pedagógica

O que é?

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores.
A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes compõem a Política Nacional, tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.

Para quem é?

O programa concede bolsas para alunos de cursos de licenciatura participantes da Residência Pedagógica desenvolvido por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
Tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.
Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.
Além das bolsas aos alunos, são concedidas bolsas de Preceptor para professores de escolas públicas de educação básica que supervisionam, no mínimo, oito bolsistas da licenciatura.

Como participar?

As Instituições de Educação Superior interessadas em participar do Programa de Residência Pedagógica apresentam à Capes seus projetos de Residência conforme os editais de seleção publicados.
As instituições aprovadas pela Capes recebem cotas de bolsas e recursos de custeio e capital para o desenvolvimento das atividades do projeto.
Os bolsistas do Programa de Residência Pedagógica são escolhidos por meio de seleções promovidas por cada IES.
Clique nos links a seguir para saber mais sobre a bolsa:http://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica