Professoras do PPGD da Unijuí realizam estágio pós-doutoral na Itália - Unijuí

Professoras do PPGD da Unijuí realizam estágio pós-doutoral na Itália

As professoras do Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGD da Unijuí, doutoras Janaína Sturza e Joice Graciele Nielsson, finalizaram recentemente seus períodos de pesquisas e estudos pós-doutorais em universidades italianas conveniadas com a Unijuí. As atividades de pesquisa compreenderam a discussão de material bibliográfico, participação em aulas, seminários e eventos. Os estágios de pós-doutoramento tiveram início em abril de 2023, culminando com as conclusões em janeiro de 2024, presencialmente nas universidades italianas.

A professora doutora Janaína Sturza realizou seu pós-doutorado junto à Università de Roma Tor Vergata, com período de pesquisa presencial realizado entre os meses de dezembro e janeiro de 2024, sob orientação da professora doutora Martina Conticelli. A pesquisa teve como tema “O acesso ao direito humano à saúde como possibilidade de inclusão sanitária, em uma perspectiva de estudo comparado entre Brasil e Itália”.

Por sua vez, a professora doutora Joice Graciele Nielsson realizou seu pós-doutorado junto ao Dipartimento di Scienze giuridiche e sociali dell’Università “G. D’annunzio” di Chieti-Pescara, com período de pesquisa presencial realizado entre os meses de novembro e janeiro de 2024, sob orientação da professora doutora Fausta Guariello. A pesquisa versou acerca da temática da “Igualdade de gênero e paridade salarial entre homens e mulheres em contexto comparado entre Brasil e Itália”.

A realização dos estudos pós-doutorais acontece de forma integrada a uma série de atividades de internacionalização do PPGD Unijuí junto a universidades conveniadas, que já incluíram a realização de uma missão de estudos em março de 2023, a realização de eventos, atividades e pesquisas conjuntas, além do intercâmbio de professores e alunos. As atividades conjuntas com estas universidades italianas seguirão ao longo do ano de 2024.