Direito

Grupo de Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos realiza conferência sobre Acesso à Justiça e Soluções de Conflitos no âmbito da Justiça do Trabalho

            

Tendo em vista as restrições impostas à aglomeração de pessoas em razão da pandemia da Covid-19, bem como a suspensão das aulas e eventos de forma presenciais, o Grupo de Pesquisa BIOPOLÍTICA E DIREITOS HUMANOS, vinculado ao PPG Direitos Humanos da UNIJUÍ, coordenado pelo Prof. Dr. Maiquel A. Dezordi Wermuth, realizou uma vídeo conferência com o tema: “Acesso à Justiça e Soluções de Conflitos no âmbito da Justiça do Trabalho”, na plataforma Google Meet. A vídeo conferência ocorreu no dia 02 de julho de 2020 e contou com a fala de duas participantes, a Doutora Adriana Goulart de Sena Orsini, Desembargadora do TRT da 3ª Região e a Doutora Tânia Regina Silva Reckziegel, Desembargadora do TRT da 4ª Região e Conselheira do Conselho Nacional de Justiça. Muitas pessoas participaram da sessão, que contou com a presença de público interno e externo da Universidade, com participantes de outros estados e até outros países.

          

MAIS SOBRE AS CONVIDADAS 

Adriana Goulart de Sena Orsini é Pós-doutora em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas - UDF - Brasília/DF - Orientador Prof. Doutor Maurício Godinho Delgado Professora Doutora ASSOCIADA 3 da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Corpo Permanente do Programa de Pós-graduação da FDUFMG. Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 3a Região. Gestora do Programa "Trabalho Infantil" no TRT3 - Desde 2016 Coordenadora e Pesquisadora do PROGRAMA RECAJ UFMG - ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO em Acesso a Justiça e Solução de Conflitos (Desde 2007) Pesquisadora CAPES e CNPQ em Acesso a Justiça e Solução de Conflitos. Coordenadora do Projeto Estruturante do PPGD/UFMG - Linha 2: "GOVERNANÇA PÚBLICA, ACESSO À JUSTIÇA, EFETIVIDADE, CONSENSUALIDADE E DIMENSÃO PROCESSUAL DOS DIREITOS HUMANOS". Professora da ENAMAT/TST em Cursos de Formação Inicial e Formação de Formadores, bem como em diversas EJUDs (desde 2007). Mestre (1999) e Doutora (2006) em Direito pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Direito da UFMG. Integra o Núcleo Permanente de Conciliação do TRT da 3a Região. 

Tânia Regina Silva Reckziegel, por sua vez, possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1993) e mestrado em Direito em Direitos Sociais e Políticas Públicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2011). Doutoranda em Ciências Jurídicas pela Universidad del Museo Social, UMSA, Argentina (2019). Conselheira do CNJ - Conselho Nacional de Justiça. Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 4.ª Região, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, dignidade da pessoa humana, direito ao esquecimento, direito da mulher e direito civil.

             


Unijuí marcou presença no I Encontro Virtual do CONPEDI

             

Entre os dias 23 a 30 de Junho de 2020, ocorreu o I Encontro Virtual do CONPEDI – Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito. O Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UNIJUÍ marcou presença significativa no evento: mestrandos, doutorandos e vários professores participaram das atividades com a apresentação de artigos, avaliação de artigos e pôsteres e coordenação de Grupos de Trabalhos.

Segundo a coordenação do evento, o Encontro Virtual do CONPEDI foi o formato encontrado para o andamento de uma agenda de eventos acadêmicos em 2020, proporcionando aos associados o espaço necessário para expor seus trabalhos em segurança, preservando a saúde e o bem-estar de todos. O evento contou com palestras, painéis, fóruns, bem como apresentações de artigos e pôsteres, transferindo ao ambiente virtual aquilo que tradicionalmente já acontecia em ambiente físico.

A participação do PPGDH da Unijuí se deu por meio da avaliação de artigos e pôsteres, da coordenação de Grupos de Trabalho e da apresentação de artigos.

No que se refere à coordenação de GT´s, a Prof.ª. Drª. Janaína Machado Sturza foi responsável pela coordenação do GT 25 – Biodireito e Direito dos animais I, em 25 de junho de 2020. O Prof. Dr. Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth coordenou o GT 39 – Direito Penal, Processo Penal e Constituição I, em 27 de junho de 2020, bem como o GT 52 - Direito Penal, Processo Penal e Constituição II, em 29 de junho de 2020.

No que diz respeito à apresentação de artigos, destacam-se os seguintes trabalhos:

a)      Artigo intitulado “O PANORAMA DOS DIREITOS HUMANOS NO ACESSO À JUSTIÇA PELA VIA DOS DIREITOS SOCIAIS: A JUSTIÇA RESTAURATIVA TRABALHISTA UMA REALIDADE POSSÍVEL?”, de autoria da mestranda Jaqueline Beatriz Griebler, da Profª. Drª. Rosane Teresinha Porto e da Desembargadora do TRT Tânia Regina Silva Reckziegel;

b)      Artigo intitulado “CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ): UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E INTRAFAMILIAR CONTRA A MULHER NO BRASIL, EM MEIO A PANDEMIA DA COVID-19”, de autoria da mestranda Jaqueline Beatriz Griebler, da Profª. Drª. Rosane Teresinha Porto e da Desembargadora do TRT Tânia Regina Silva Reckziegel;

c)      Artigo intitulado “ACESSO À JUSTIÇA E JUSTIÇA RESTAURATIVA: A AMBIVALÊNCIA ENTRE O AMOR E O ÓDIO EM CASOS DE FEMINICÍDIO NO BRASIL”, de autoria da mestranda Jaqueline Beatriz Griebler e das Proªs. Drªs. Joice Graciele Nielsson e Rosane Teresinha Porto;

d)     Artigo intitulado “DO DIREITO À SAÚDE REPRODUTIVA FEMININA AO PODER BIOPATRIARCALISTA DE GESTÃO DAS VIDAS HUMANAS: O CONTROLE DOS CORPOS DAS MULHERES MIGRANTES”, de autoria dos Profs. Drs. Janaína Machado Sturza, Joice Graciele Nielsson e Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth;

e)      Artigo intitulado “DIREITOS HUMANOS E A ESTERILIZAÇÃO DE MULHERES NO BRASIL: O CONTROLE REPRODUTIVO SOBRE OS CORPOS FEMININOS”, de autoria da Profª. Drª. Joice Graciele Nielsson;

f)       Artigo intitulado “DA LIBERDADE E AUTONOMIA INDIVIDUAL AO DEVER DO ESTADO DE PROTEÇÃO À VIDA: A MORTE E O SUICÍDIO”, de autoria do mestre Rodrigo Tonel e da Profª. Drª. Janaína Machado Sturza;

g)      Artigo intitulado “O DIREITO À SAÚDE MENTAL E A PRECARIEDADE AO ATENDIMENTO DE PACIENTES SUICIDAS: A COMPLEXIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO”, de autoria do mestre Rodrigo Tonel e da Profª. Drª. Janaína Machado Sturza;

h)      Artigo intitulado “SOB CUSTÓDIA DA MORTE: REFLEXÃO BIOPOLÍTICA DA BANALIZAÇÃO ESTATAL DA MORTE NO SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO”, de autoria do doutorando Cleber Freitas do Prado e do Prof. Dr. Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth.


Professora e aluno do Programa de Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos apresentam e divulgam livro

            

No dia 22 de junho a professora Janaína Machado Sturza, juntamente com o seu orientando do curso de doutorado Evandro Sippert, do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos, fizeram a apresentação e divulgação do livro por eles organizado: “Direito & Saúde: diálogos ao encontro dos direitos humanos”, publicado pela Editora Fi.

O livro, que conta com textos de diversos pesquisadores – professores, mestrandos e doutorandos da UNIJUI e de outras instituições, tem como objetivo apresentar diferentes abordagens acerca da saúde e do direito sanitário, a partir de contribuições multidisciplinares e interdisciplinares que dialogam com os direitos humanos.

A atividade aconteceu por vídeo conferência e contou com a participação da prefaciadora do livro, profa. Dra. Gabrielle Kölling – doutora em direito público, profa. titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul/USCS, profa. da Universidade São Francisco/USF e da Strong conveniada da FGV SP. A profa. Gabrielle, além de apresentar o livro, também proferiu a conferência “A importância da interlocução entre direito & saúde”.  Os coautores do livro e seus convidados também participaram da atividade, e, ao final, estabeleceu-se um debate sobre a temática do livro.


Atividade integrada é realizada entre turmas do mestrado em Direito Unijuí e Minter Unijuí/Unesc

             

No dia 18 de junho aconteceu a atividade “Diálogos online em tempos de pandemia”, promovido pela disciplina Direito à saúde, políticas públicas e cidadania, ministrada pela profa. Dra. Janaína Machado Sturza, junto ao Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos – Mestrado e Doutorado.

A atividade promoveu a integração das duas turmas da disciplina – Mestrado em Direitos Humanos UNIJUI e Mestrado Interinstitucional em Direitos Humanos UNIJUI/UNESC, em Cacoal-RO.

Durante a manhã aconteceu a vídeo conferência “Direito internacional da saúde: emergências humanitárias em tempos de pandemia” proferida pela profa. Patrícia Gorisch. Ela é Pós-doutora em Direito Europeu Comparado pela Universitá degli Studi di Messina (Itália) e Doutora em Direito pela Universidade Católica de Santos. É advogada pro bono da Cruz Vermelha São Paulo e Professora no Programa de Mestrado em Direito da Saúde da Unisanta/SP.

Já durante a tarde aconteceu a vídeo conferência “Direito a saúde e acesso à justiça: o projeto Direito Cuidativo desenvolvido pelo serviço de assistência jurídica da Faculdade de Direito da UFPEL” proferida pela profa. Karinne Goettems dos Santos. A profa. Karinne é Mestre e Doutora em Direito pela Unisinos. Professora da Graduação e da Pós-Graduação em Direito – Mestrado, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Coordenadora do Serviço de Assistência Jurídica SAJ/UFPEL e Colaboradora da Unidade Cuidativa da UFPEL, na condução do Projeto Direito Cuidativo.

As duas conferências, que contaram com a participação dos alunos do mestrado, do minter, do doutorado e professores da UNIJUI, centraram os debates nas diversas questões atinentes a saúde e à importância do direito sanitário, tanto no contexto de crise sanitária e humanitária provenientes da pandemia, quanto no contexto da garantia e efetivação do direito a saúde através do acesso à justiça.


Diplomado em Integração Cidadã, Fronteiras e Mercosul realiza Aula Inaugural

               

Na manhã desta segunda-feira, 22 de junho, foi realizada a Aula Inaugural do Diplomado em Integração Cidadã, Fronteiras e Mercosul. A aula foi aberta, transmitida pelo Youtube ao vivo e tratou do tema: “Cooperação transfronteiriça para o desenvolvimento: aprendizagens e desafios da relação UE-Mercosul”, com Martín Guillermo Ramirez, Secretário-Geral das Associações das Regiões Fronteiriças Europeias. A atividade contou com a participação de mais de 300 pessoas, sendo 100 delas estudantes formais do curso. 

Confira a aula inaugural na íntegra

               

O curso

O Diplomado está estruturado sob uma proposta curricular inovadora de cinco eixos temáticos, com o objetivo de atualizar a experiência profissional de formuladores de políticas e tomadores de decisão das áreas estratégicas de fronteira do Mercosul. O programa é bilíngue, em espanhol e português, e é oferecido em uma modalidade mista, com uma fase virtual e quatro reuniões presenciais que acontecerão em Ijuí, Posadas, Encarnación e Assunção. 

O Diploma em Integração Cidadã, Fronteiras e Mercosul busca: 

● Formar profissionais inovadores, com perspectiva multicultural da realidade fronteiriça do MERCOSUL, capazes de promover instâncias de cooperação entre os mecanismos de proteção social e liderar a articulação entre os atores do território. 

● Oferecer conhecimentos e ferramentas atualizados para ativar processos de cooperação no MERCOSUL alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

● Promover espaços de reflexão sobre o fortalecimento da integração cidadã para uma maior promoção e proteção dos Direitos Sociais no Mercosul. 

A Unijuí, por meio da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, integra este programa exclusivo de formação em associação com o Instituto Missioneiro de Estudos Superiores (IMES), de Argentina, e a Universidad Nacional de Itapúa (UNI), de Paraguai, junto com o Instituto Social do Mercosul (ISM), órgão técnico de pesquisa no campo de políticas sociais da organização de integração econômica e aduaneira dos países da região. A Universidade terá uma marcada participação neste projeto, como explica o Vice-Reitor, Fernando Jaime González. “A primeira das quatro etapas do projeto é de responsabilidade da Unijuí e está sob a coordenação dos professores do Programa de Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos, Daniel Cenci e Anna Zeifert. Além disso, estamos trabalhando para que nossos estudantes, particularmente os da Pós-Graduação Stricto-Sensu, participem do curso. É uma grande oportunidade de integração regional transfronteiriça”.

Pela Unijuí também atua Fabiana Prestes, que é Pós-doutoranda na Unijuí, tutora do Diplomado.

 


Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos abrem inscrições para estudante eventual

          

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito – Cursos de Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos da Unijuí está com inscrições abertas para admissão de Estudantes Eventuais para o segundo semestre de 2020. Os editais com todas as informações estão disponíveis no site do Programa

As inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de junho, junto à Secretaria do Programa, no Prédio Beta do Campus Ijuí, de segunda a quinta-feira, das 13h30min às 17 horas, mediante entrega da documentação exigida para a inscrição; enviada pelo correio por sedex, ou digitalizada para o e-mail do Programa. 

A divulgação da lista dos candidatos selecionados será feita até o dia 03/07/2020, no site do Programa 

A matrícula dos alunos selecionados será realizada no dia 14/07/2020, na Secretaria Acadêmica, Prédio da Biblioteca Unijuí do Campus Ijuí, no horário de expediente (nos turnos manhã ou tarde). 

Mais informações na Secretaria do Programa, pelo fone 55-3332-0545 ou ramal interno 3510, pelo e-mail ppgd@unijui.edu.br  e no site do Programa.


Grupo de Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos promoveu conferência com professor espanhol

                

Na tarde do dia 09 de junho, o grupo de pesquisa Biopolítica e Direitos humanos (GPBioDH), coordenado pelo prof. Dr. Maiquel Wermuth, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos – Mestrado e Doutorado, recebeu o Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Transformações Sociais, coordenado pela profa. Dra. Sandra Regina Martini e vinculado ao PPGD da UNIRITTER.

Na oportunidade, aconteceu a videoconferência “Marco jurídico de las medidas anti Covid em España”, proferida pelo prof. Dr. Joaquín Cayón. O prof. Joaquín é Doutor em Direito pela Universidade de Cantábria, Diretor do Grupo de Pesquisa em Direito da Saúde e Bioética (GRIDES) da Fundación Marqués de Valdecilla. É chefe do Serviço Jurídico do Ministério da Saúde da Comunidade Autônoma de Cantábria e Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade de Cantábria. Ele também é membro do Conselho Consultivo da Associação Europeia de Direito da Saúde e Coordenador da Rede Iberoamericana de Direito Sanitário.

A atividade, mediada pela profa. Dra. Janaína Machado Sturza, centrou os debates nas diversas questões atinentes a saúde e ao direito sanitário, especialmente relacionadas ao momento de crise sanitária e humanitária provenientes da pandemia. A videoconferência contou com a participação de professores e alunos da Unijui, da Uniritter e de diversas universidades de diferentes Estados do Brasil, além de membros da Rede Iberoamericana de Direito Sanitário da Argentina e do Uruguai.

 


Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Governança e Democracia disponibiliza site com a produção dos pesquisadores

              

O Grupo de Pesquisa CNPq: Direitos Humanos, Governança e Democracia (GP Mundus), vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí colocou no ar um site com o objetivo de divulgar as ações e produções dos pesquisadores a ele vinculados. Acesse www.gpmundus.com.br. Além do site o GP Mundos também está no Facebook, Instagram e Twitter (@gpmundus). 

Liderado pelo professor Dr. Gilmar Antonio Bedin, o Grupo acredita que, com este canal, poderá proporcionar um ambiente virtual profícuo, capaz de democratizar as pesquisas realizadas, bem como de consolidar as relações entre os(as) pesquisadores(as) que o compõe e com os demais interessados pelas temáticas do grupo. Para além da difusão de conhecimento e da produção intelectual, esperamos que este website e as nossas redes sociais sejam um portal dialógico capaz de promover a paz por meio do Direito.

Neste espaço virtual o usuário poderá conhecer o Grupo de Pesquisa de forma mais interativa e dinâmica, que é o DIFERENCIAL que este canal oferece. Através do vínculo com as suas redes sociais no Facebook, Instagram e Twitter, serão divulgadas previamente todas as atividades promovidas pelo GP Mundus, assim como toda produção intelectual atual. Ainda, você terá acesso às Linhas e aos Projetos de Pesquisa que o compõem, bem como conhecerá os docentes e discentes que integram este time, em todos os níveis – Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado.

Mais sobre o Grupo de Pesquisa

O Grupo de Pesquisa CNPq Direitos Humanos, Governança e Democracia (de nome fantasia mundus), integra a linha de pesquisa Democracia, Direitos Humanos e Desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH), do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais (DCJS), da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), tendo como líder o Professor Dr. Gilmar Antonio Bedin e como lema: Paz e Diálogo por meio do Direito.

​O GP vincula-se à Rede de Estudos de Relações Internacionais (REdRI), uma rede de pesquisa multidisciplinar constituída por pesquisadores – professores e estudantes de graduação e pós-graduação – de diferentes instituições de ensino superior, abrangendo grupos de pesquisa credenciados pelas seguintes universidades: UNOCHAPECÓ, UNILA, UNIJUÍ, URI, UNISUL, UFSC, UFRGS e UFPR.

 


Unijuí promoveu o evento Diálogos Latino-Americanos

           

No dia 28 de maio de 2020, aconteceu mais uma edição do Diálogos Latino-Americanos, com o tema 'El Derecho Humano a la alimentación y los derechos de la naturaleza en el nuevo mundo', palestra proferida pelo Dr. Alain Santandreu - Presidente Ejecutivo ECOSAD – Consórcio por la Salud, Ambiente y Desarrollo e investigador associado a RUAF e membro da PAQ (Lima/Peru).

 O evento, que aconteceu via Google Hangouts Meet, foi uma atividade entre PPGs da UNIJUI:

*Programa de Pós-graduação em Direito – Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos (PPGDH);

*Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Justiça Social e Sustentabilidade (CNPq/PPGDH)

*Programa de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (SAS)

*Programa de Pós-graduação – Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional

*Apoio da Agenda 21 municipal e da AIPAN.

A atividade foi coordenada pelos professores Dr. Daniel Rubens Cenci (PPGDH e SAS) e Dra. Anna Paula Bagetti Zeifert (PPGDH) e contou com a participação e abertura do Vice-Reitor de Pós-graduação Dr. Fernando Jaime González.

Participaram como ouvintes alunos do MINTER - DH/Cacoal-RO, UFRGS, Universidad Gaston Dachary – Posadas/Argentina, FATEC - São Paulo, Uruguay, Quito-Equador, Montreal-Canada, doutorandos, mestrandos, alunos dos cursos de graduação da UNIJUI, militantes e ativistas dos temas.

              


II Seminário Discente do Doutorado em Direitos Humanos ofereceu espaço de diálogo

         

O II Seminário Discente do Doutorado, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito – Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos – da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), foi realizado no dia 27 de maio através da Plataforma Google Meet. Com o objetivo de oferecer um espaço de diálogo e construção de conhecimento em diversas áreas relacionadas aos direitos humanos, o evento reuniu estudantes e professores da UNIJUÍ e de outras instituições de ensino superior.

As reflexões no decorrer dos turnos da manhã e da tarde foram conduzidas com o chamamento de trecho do poema “O livro e a América”, de Castro Alves, recitado pelo Doutorando André Giovane de Castro: “Por isso na impaciência / Desta sede de saber, / Como as aves do deserto – / As almas buscam beber... / Oh! Bendito o que semeia / Livros... livros à mão cheia... / E manda o povo pensar! / O livro caindo n’alma / É germe – que faz a palma, / É chuva – que faz o mar.” A abertura do evento foi oficializada pelo Dr. Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, coordenador do PPGDH da UNIJUÍ.

A conferência “Cultura e pandemia: o direito entre o sistema político e a sociedade”, ministrada pela Dra. Renata Almeida da Costa e mediada pelo Doutorando Norberto Milton Paiva Knebel, abriu os trabalhos. A conferencista é coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito – Mestrado e Doutorado em Direito e Sociedade – da Universidade La Salle (UNILASALLE) e presidenta da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Sociologia do Direito (ABRASD). O Painel dos Egressos e o Painel dos Doutorandos, com debates suscitados pela Doutoranda Bruna Medeiros Bolzani, marcaram as atividades do turno da tarde.

O Painel dos Egressos, com mediação da Doutoranda Aline Michele Pedron Leves, contou com as palestras “Temática indígena na escola: tecendo saberes a partir do buen vivir”, ministrada pela Dra. Fabiane da Silva Prestes, que realiza estágio pós-doutoral pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da UNIJUÍ; e “Mediação em tempos de pandemia: um novo caminho para a advocacia no Brasil?”, ministrada pelo Dr. Marcelo Dias Jacques, que realiza estágio pós-doutoral pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Ambos cursaram o Mestrado no PPGDH da UNIJUÍ.

O Painel dos Doutorandos, com mediação da Doutoranda Gabrieli de Camargo, ao finalizar as atividades do evento, reuniu as conferências “Mediação de conflitos e o trabalho da Procuradoria do Município de Porto Alegre”, ministrada por Carina Deolinda da Silva Lopes; “Revisão das bases de proteção social: algumas premissas”, ministrada por Humberto Acacio Trez Seadi; e “Cidade e novas tecnologias: desafios para a regulação”, ministrada por Norberto Milton Paiva Knebel. Eles são alunos do Curso de Doutorado do PPGDH da UNIJUÍ.