Os pós-doutorandos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí, Hugo Rene Gorgone e Sergio Perez Rozzi, participam da Missão Técnica Internacional, que ocorre em Vitória-Gasteiz, capital do País Basco, no âmbito do III Encontro Ibero-americano de Agências e Entidades Promotoras do Desenvolvimento Territorial, organizado pela Rede Basca de Agências de Desenvolvimento Econômico Local (Garapen) e pela União Ibero-americana de Municipalistas (UIM).
Eles participam de atividades que englobam visitas a casos com atores que estão gerindo modelos atuais de desenvolvimento territorial e inovação. Os modelos contam com temas como transformação digital, intraempreendedorismo, economia circular, empregos verdes, energias renováveis, entre outros, os quais fazem parte de uma nova agenda inspiradora. As atividades também incluem estudos de caso em Bilbao e San Sebastián.
Ambos os pós-doutorandos têm sua participação como responsáveis pelo Mestrado em Desenvolvimento Territorial da Universidade Tecnológica Nacional da Argentina (UTN) e colherão insumos acadêmicos e situacionais para suas respectivas pesquisas no PPGDR. “O modelo de desenvolvimento do País Basco é um exemplo reconhecido de desenvolvimento integrado, uma vez que promove a inovação e a produção em um ambiente de sustentabilidade ambiental”, salienta Sergio Pérez.
Anteriormente à Missão Acadêmica, ambos os pós-doutorandos participaram do Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local (WFLED), o qual teve como objetivo principal promover a abordagem do desenvolvimento econômico local. Para isso, buscou-se avançar no debate político e fortalecer as parcerias globais para alcançar ações concretas nos níveis local, nacional e internacional.
“Temáticas como modelos inovadores de agências/instrumentos em diferentes regiões para a articulação e coesão do território; transição para a formalidade dentro do desenvolvimento econômico local; universidade, centros de pesquisa e desenvolvimento local; cooperação descentralizada e a Agenda 2030; alianças para o desenvolvimento sustentável; e o financiamento do desenvolvimento econômico local: desafios para os governos subnacionais; bem como experiências de comunidades energéticas como impulsionadoras de emprego e DEL, fizeram parte dos painéis de especialistas onde foi possível a interação direta com os mesmos”, comenta Sergio.
Sergio Pérez Rozzi, oriundo da Universidad Tecnológica Nacional (UTN), da Argentina, tem como supervisor de pós-doutorado o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Knebel Baggio. Ele está desenvolvendo pesquisa com o tema “Las Agencias de Desarrollo Territorial (ADT) y su contribución a la gestión del desarrollo local y regional. El caso de la red Faldelra (Federación de Agencias de Desarrollo Económico Local de la República Argentina) y su comparación con el caso de los Coredes en el sur de Brasil. 2014-2023”.
Já Hugo Rene Gorgone, vindo da mesma instituição do país vizinho, tem como supervisor o reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, e desenvolve pesquisa com a temática: “Las empresas como agentes del desarrollo territorial y su vínculo con el Sistema de Educación Superior”.
Por Fernando Goettems, mestrando em Desenvolvimento Regional - PPGDR/Unijuí, bolsista Prosuc II/Capes