Desenvolvimento

I Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional divulga trabalhos aprovados

                  

O I Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional (I SLADER) divulgou, nesta sexta-feira, 15 de junho, a lista dos trabalhos aprovados. É possível verificar a lista completa na página do evento, no Portal da Unijuí. Os coautores e participantes sem submissão de trabalhos que desejam participar do evento poderão efetuar sua inscrição a partir de 19 de junho.

Com a proposta de privilegiar o debate e acolher trabalhos voltados à investigação dos processos de gestão do território, a partir de uma noção de desenvolvimento territorial como processo multidimensional que articula diferentes atores e escalas em diferentes arranjos e processos institucionais, o evento organiza-se em três eixos temáticos que seguem as três Linhas de Pesquisa do PPGDR/UNIJUÍ: Políticas Públicas e Gestão Social; Desenvolvimento Territorial e Gestão de Sistemas Produtivos Locais; e Gestão Empresarial).

O I Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional acontece de 16 a 18 de julho e tem como tema central as Possibilidades de Desenvolvimento em Territórios Periféricos.


Grupo de Professores embarca para a Europa em Intercâmbio Científico

Dez professores do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional embarcam neste sábado, 20, para a Missão de Intercâmbio Científico na Europa. Seis centros de pesquisa serão visitados na Áustria, na Espanha e em Portugal.

Segundo o professor Dilson Trennepohl, o objetivo da missão é intensificar contatos, aproximar os trabalhos desenvolvidos aqui, na Unijuí, com trabalhos desenvolvidos nesses centros.

 “A nossa expectativa é levar resultados de pesquisas feitas aqui para trocar informações com os resultados das pesquisas feitas lá. Mas a maior expectativa é em relação ao futuro. Esperamos que a partir dessa troca possamos identificar potenciais de parceria, de cooperação e que nos permitam pensar em projetos e atividades para o futuro”, salienta o professor.

Entre as atividades programadas estão a participação no Seminário de Pesquisa com Grupo do Professor Martin Coy, em Innsbruck, na Áustria; Seminário e visita à Universitat Autònoma de Barcelona; Visita e articulação com o grupo de pesquisa nas Universidades de Zaragoza, Lusófona, do Porto, e Universidade Trás os Montes e Alto Douro.

Outra atividade será a participação desse grupo no Seminário ISEG/Universidade de Lisboa, com vistas a convênio e intercâmbio científico. Participam da Missão de Intercâmbio Científico os professores Dilson Trennepohl, Jorge Oneide Sausen, Sérgio Luís Allebrandt, Martinho Luís Kelm, Romualdo Kohler, Sandra Fernandes, Leonir Uhde e Fernando Guilherme Tenório. A doutoranda do Programa, Roseli Fistarol Kruger, e a professora do Programa de Pós-Graduação em Direito, Vera Lúcia Spacil Raddatz.


Desenvolvimento Regional está com inscrições abertas para seleção de Pós-Doutorado

             

A UNIJUÍ está com edital aberto para seleção de Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional até o dia 30 de abril. O objetivo do Estágio é reforçar grupos e linhas de pesquisa e promover a inserção de novos pesquisadores nos projetos desenvolvidos pelo PPGDR.

Serão disponibilizadas três vagas de Estágio Pós-Doutoral, uma para cada linha de

Pesquisa do PPGDR, que são elas: Desenvolvimento Territorial e Gestão de Sistemas

Produtivos; Gestão Empresarial; Políticas Públicas e Gestão Social.

Para se candidatar a uma vaga é preciso possuir título de doutor, quando do início do pós-doutorado, obtido em cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, recomendados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado pelo Programa de Pós-Graduação. Também é necessário. Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, currículo com histórico de registro de publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico. 

Cronograma 

Prazo de inscrição: até 30/04/2018

Homologação das inscrições 07/05/2018

Divulgação do resultado 21/05/2018

Início das atividades 1º/07/2018

Documentos e informações extras podem ser consultadas no edital, disponível na página do Programa, no link Processo Seletivo.


Prazo prorrogado para submissão de trabalhos no I Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional


O prazo para submissão de trabalhos no I Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional foi prorrogado. Até o dia 06 de maio, estudantes da graduação, doutorandos e professores poderão submeter seus trabalhos no Portal da Unijuí.

O I SLAEDER privilegia o debate e acolhe trabalhos voltados à investigação dos processos de gestão do território, a partir de uma noção de desenvolvimento territorial como processo multidimensional que articula diferentes atores e escalas em diferentes arranjos e processos institucionais. Para operacionalizar este enfoque, organiza-se em três eixos temáticos que seguem as três Linhas de Pesquisa do PPGDR/UNIJUÍ: Políticas Públicas e Gestão Social; Desenvolvimento Territorial e Gestão de Sistemas Produtivos Locais; e Gestão Empresarial).

O I Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional acontece de 16 a 18 de julho e tem como tema central as Possibilidades de Desenvolvimento em Territórios Periféricos.


Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional abre edital para Aluno Especial

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional divulgou edital para Seleção de Aluno Especial. As inscrições encerram no dia 20 de abril. Interessados deverão realizar a inscrição na Secretaria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional, Prédio Epsilon, Campus Ijuí, em horário de expediente, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h10min.

A seleção dos candidatos será feita por meio da análise do Curriculum Vitae. Os resultados serão divulgados até o dia 25 de abril na página do Programa no Portal da Unijuí.

Os cursos de Mestrado e de Doutorado em Desenvolvimento Regional têm o objetivo de instrumentalizar pesquisadores e profissionais capazes de entender e interferir criticamente no processo social e nos desafios do desenvolvimento regional, tendo a interdisciplinaridade como referência metodológica e os diversos aspectos que envolvem a questão do desenvolvimento territorial socialmente construído como temática de pesquisa.

 

 


Inscrições abertas para submissão de trabalhos no I Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional

Até o dia 15 de abril estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos no I Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional. O evento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí, acontece de 16 a 18 de julho, no campus Ijuí.

As inscrições podem ser feitas pelo Portal da Unijuí na página do evento com a taxa de R$ 150,00 por estudante e R$ 250,00 por docente/pesquisador. Os coautores e participantes sem submissão de trabalhos que desejam participar do Simpósio poderão efetuar sua inscrição a partir de 16 de junho.

O evento tem como tema central as Possibilidades de Desenvolvimento em Territórios Periféricos organizado em três eixos temáticos: estado, democracia, políticas públicas e gestão social do desenvolvimento; sistemas produtivos e desenvolvimento territorial; e gestão empresarial.

 A programação tem o apoio do OBSERVA-DR: Observatório de Desenvolvimento Regional e REDETEG: Rede Ibero-americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança. Outras informações pelo e-mail: slaedr@unijui.edu.br.





3º Seminário sobre Políticas Públicas e Controle Social é realizado na Unijuí

                    

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Mestrado e Doutorado, promove o 3º Seminário Políticas Públicas, Controle Social e Desenvolvimento Regional, nesta quinta (23) e sexta (24) de novembro, no Salão Azul do Campus Ijuí.

A programação tem o objetivo de avançar em termos teórico-conceituas sobre o tema Políticas Públicas e Controle Social do Desenvolvimento Regional, bem como conhecer e debater as práticas de Gestão e Controle Social do Desenvolvimento e suas interfaces com as políticas públicas. 

Confira a programação: 

23 de novembro (Quinta-feira):

MANHÃ

08:30h às 8:45h: ABERTURA

8:45h às 10:00h: Painel I – O Projeto de Pesquisa em Rede Gestão Social e Cidadania: o Controle Social do Desenvolvimento Regional 2014-2018

(Edital PRO-INTEGRAÇÃO/CAPES 55/2013)

Painelistas: Dr. Fernando Guilherme Tenório (Ebape/FGV), Dr. Lamounier Erthal Villela (UFRRJ). 

10:15h às 11:30h: Painel II – Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET): interfaces entre políticas públicas e gestão social de dinâmicas territoriais

Painelista: Dr. Lamounier Erthal Villela (UFRRJ) 

13:30h às 17:00: Painel III – Cultura Local y Gestión: El “Espacio–Dinámica” de la Parroquia Salinas de Tomabela – Ecuador.

Painelista: Dr. Klever Efraín Naranjo Borja (Facultad de Ciencias Administrativas – Escuela

Politécnica Nacional – Ecuador

Debatedor: Dr. Fernando Guilherme Tenório – EBAPE/FGV e PPGDR/UNIJUÍ 

24 de novembro (Sexta-Feira):

MANHÃ

08:00h às 11:30h: Painel IV – A pesquisa sobre controle social do desenvolvimento regional no noroeste gaúcho – 2015-2017

Painelistas: Dr. Sérgio Luís Allebrandt, Dr. Airton Adelar Mueller, Dr. Nelson José Thesing, Ms. Taciana Angélica Ribas, Ms. Adriano Fritzen, Ms. Daniel Hinnah, mestrando Thiago Bieger. 

13:30h às 17:00h: Painel V: Políticas Públicas, Práticas de Gestão e Controle Social em Empreendimentos de

Economia Solidária (EES) e o caso da ITECSOL/Unijuí

Painelistas: Dr. Klever Efraín Naranjo Borja, Dr. Enio Waldir da Silva, doutorando Diego Altieri (FGV), Ms. Sandra Regina Albarello.


Programa em Desenvolvimento Regional realiza apresentações de resultados em pesquisas

O Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional promoveu na noite de quarta-feira, dia 08, na UNIJUÍ Campus Santa Rosa o evento “Desafios do Desenvolvimento Regional: apresentação de resultados de pesquisa produzidos através de dissertações de Mestrado”.

Na oportunidade estiveram participando o Pró-reitor do Campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, o professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, Sérgio Allebrandt, estudantes de graduação, professores, egressos e demais profissionais interessados nos cursos de mestrado e doutorado.

O objetivo do evento foi promover a divulgação do Programa em Desenvolvimento Regional, através das apresentações de trabalhos dos Mestres: Aline de Mattos, “O Elo da produção na cadeia de produtividade: sua contribuição no desenvolvimento dos associados da Cooperativa Coopermil (Santa Rosa/RS)”, Janice Walter, “Qualificação profissional: um olhar a partir da perspectiva da empresa STARA S/A indústria de Implementos Agrícolas” e Reneo Pedro Prediger, “Dados abertos como indutores da transparência e do controle social em municípios brasileiros: um estudo a partir de municípios gaúchos”.

As inscrições para a Pós-graduação em Desenvolvimento Regional - MESTRADO e DOUTORADO estão abertas até o dia 19 de novembro no Portal da UNIJUÍ.

 


Professores e estudantes apresentam trabalhos no EnANPAD 2017

O XLI Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD) 2017 ocorreu durante essa semana, no período de 1º a 04 de outubro, em São Paulo, no World Trade Center. O evento é considerado o segundo maior evento científico da área de Administração do mundo.

Na oportunidade os professores do Programa de Pós Graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional, Jorge Oneide Sausen e Martinho Luís Kelm, também a mestranda em Desenvolvimento Regional, linha de Pesquisa Gestão Empresarial, Nairana Radtke e doutoranda em Desenvolvimento Regional, linha de Pesquisa Gestão Empresarial, Gabriela Cappellari, realizaram apresentações de trabalhos durante o evento.

Os artigos apresentados foram: Capacidades Dinâmicas: Elementos e Mecanismos Organizacionais do seu Desenvolvimento e Mudança e Adaptação estratégica e a Institucionalização dos Mecanismos de Governança: um Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino Superior Comunitária.

Sobre o evento

O XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017, está organizado em 11 Divisões Acadêmicas, que agregam Temas de Interesse da área de Administração e áreas afins. 

O EnANPAD é um espaço de interlocução entre pares e, nesse sentido, privilegia e estimula o debate aprofundado e a interação entre os participantes. Esse debate torna-se importante uma vez que todo texto publicado em anais de evento científico é um texto provisório - working paper, mesmo que decorrente de pesquisa concluída. Tipicamente, a partir dos debates e das críticas recebidas durante o evento, o autor terá informações importantes para aperfeiçoar seu manuscrito e submetê-lo a um periódico, dando sequência ao processo de divulgação científica. Além disso, o EnANPAD proporciona a oportunidade de interação social entre pares, de modo a alavancar a formação e o fortalecimento de redes de pesquisa.

 


Desenvolvimento Regional divulga edital para processo seletivo

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional divulgou edital para processo seletivo. São 12 vagas para o Doutorado e 20 vagas para o Mestrado. As inscrições começam no dia 18 de setembro e deverão ser feitas pela página do programa no Portal da Unijuí, até o dia 19 de novembro. O processo seletivo envolve quatro etapas: Prova Escrita, Análise do Pré-Projeto de Pesquisa, Análise do Curriculum Vitae e Entrevista. O resultado será divulgado no dia 15 de dezembro.

                        

Os cursos de Mestrado e de Doutorado em Desenvolvimento Regional têm o objetivo de instrumentalizar pesquisadores e profissionais capazes de entender e interferir criticamente no processo social e nos desafios do desenvolvimento regional, tendo a interdisciplinaridade como referência metodológica e os diversos aspectos que envolvem a questão do desenvolvimento territorial socialmente construído como temática de pesquisa.