
Foram empossados os representantes da turma no Colegiado do Mestrado Interinstitucional do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (Minter-PPGDR), da Unijuí, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O ato contou com a participação dos professores Pedro Luís Büttenbender, da Unijuí, e de Wlademir Leite Correia Filho, da UEA.
A cerimônia marcou um importante momento de integração e fortalecimento institucional, reafirmando o compromisso, representatividade e a participação ativa dos mestrandos nas decisões acadêmicas.
Foram eleitos para representar a turma: Débora Albuquerque Holanda, como titular; Érica Damasceno Ferreira, como 1ª suplente; e Rodrigo Lima de Freitas, como 2º suplente. A escolha reforça o protagonismo discente no colegiado e contribui para o diálogo permanente entre estudantes e coordenação, fortalecendo a construção coletiva do curso e das ações voltadas ao desenvolvimento regional.
Sobre o Minter
O Minter em Desenvolvimento Regional entre Unijuí e Universidade do Estado do Amazonas (UEA) já está em andamento. O principal objetivo do programa é fortalecer a formação acadêmica e científica na Amazônia, ampliando a qualificação de docentes, pesquisadores e profissionais interessados em compreender e atuar nos processos de desenvolvimento territorial e sustentável. As vagas foram destinadas, exclusivamente, aos servidores da UEA, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e da Secretaria de Estado de Fazenda do Amazonas (Sefaz).
Por Fernando Goettems, mestrando em Desenvolvimento Regional - PPGDR/Unijuí, bolsista Prosuc II/Capes.
.jpeg)
Em reunião conjunta, realizada no dia 12 de fevereiro, entre o presidente do Consórcio Público Cofron, Jones Cunha, prefeito de Horizontina, e a coordenação do projeto, foi confirmada e oficializada a agenda para a criação e formalização do Ecossistema Regional de Inovação da Fronteira Noroeste.
O seminário será realizado no dia 31 de março, em Santa Rosa, e contará com a participação dos 20 municípios da região, universidades e instituições educacionais, agências de desenvolvimento, ambientes de inovação e agentes de fomento. A proposta contempla a inovação na gestão pública e em empreendimentos privados e cooperativos.
A promoção será liderada pelo Cofron, em parceria com o Corede Fronteira Noroeste, Amufron, Unijuí, Sebrae, Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS e demais instituições da região voltadas à inovação e ao desenvolvimento.
O Fórum Regional de Inovação, a ser constituído no dia 31 de março 03, será composto por embaixadores de cada um dos municípios e por representantes das entidades locais e regionais de fomento à inovação e ao desenvolvimento.
Informações e contatos podem ser obtidos pelo e-mail desenvolvenoroeste@unijui.edu.br ou diretamente na Unijuí – Campus Santa Rosa.
Um amplo calendário de eventos e capacitações está sendo organizado e será executado ao longo de 2026.
Desenvolve Noroeste
A Região Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul passa a contar com uma nova iniciativa estratégica voltada ao desenvolvimento regional. O Projeto Desenvolve Noroeste – Inovação e Empreendedorismo da Região Fronteira Noroeste tem como objetivo estruturar um Ecossistema Regional de Inovação e Empreendedorismo, integrando instituições, lideranças e organizações em torno de uma agenda comum de crescimento sustentável.
A proposta nasce como prioridade regional definida no Plano Estratégico e aprovada por meio da Consulta Popular. O projeto reúne a cooperação entre o Cofron e a Fidene/Unijuí, com a parceria do Corede Fronteira Noroeste, da Amufron e da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS.
Inicialmente, a iniciativa abrange 20 municípios da região e busca fortalecer o desenvolvimento regional por meio da inovação, da tecnologia e do empreendedorismo. A proposta é potencializar estruturas já existentes, ampliar a capacidade inovadora local e agregar valor a partir da cooperação entre universidade, poder público, empresas e sociedade civil.
Ações práticas e construção coletiva
Ao longo da execução, o projeto prevê uma série de ações estruturantes, como o levantamento de dados sobre a realidade regional, o diagnóstico do ambiente de inovação e empreendedorismo, o mapeamento de atores e iniciativas já existentes, além da realização de workshops, encontros e atividades de sensibilização e capacitação.
Também estão previstas a construção de uma governança regional de inovação, a elaboração de estratégias e a consolidação de um plano de ação voltado ao futuro da região. Todas as etapas contarão com a participação ativa dos municípios e dos atores locais.
Conexões que geram desenvolvimento
Segundo os organizadores, a inovação não acontece de forma isolada, mas surge quando pessoas, ideias e instituições se conectam. Nesse sentido, o Projeto Desenvolve Noroeste pretende criar bases sólidas para atrair investimentos, estimular novos negócios e startups, fortalecer empresas já existentes, gerar emprego e renda, valorizar talentos locais e planejar o desenvolvimento de maneira integrada e sustentável.
Instituições envolvidas
O projeto é construído em cooperação entre a Unijuí, por meio do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional, o Cofron, o Corede Fronteira Noroeste e a Amufron, com recursos da Consulta Popular (Governo do RS – Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia).
A equipe técnica é formada por Guilherme Renz, Bruno Büttenbender, Alceu van der Sand e Cléber Graef. A supervisão do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional/Unijuí está a cargo dos professores doutores Pedro Büttenbender e Nelson Thesing.
Por Fernando Goettems, mestrando em Desenvolvimento Regional - PPGDR/Unijuí, bolsista Prosuc II/Capes.

Começaram, nesta quinta-feira, 27 de novembro, as aulas do Mestrado Interinstitucional em Desenvolvimento Regional, promovido no âmbito do Convênio de Cooperação entre a Unijuí, a partir do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), e a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), via Escola Superior de Ciências Sociais (ESO/UEA). A aula inaugural, realizada nesta quinta-feira, reuniu gestores, docentes, técnicos e estudantes da nova turma.
O Mestrado tem o objetivo de fortalecer a formação de profissionais que atuam diretamente nas políticas públicas, ampliando a produção científica e estimulando pesquisas voltadas ao desenvolvimento territorial, social e econômico da Amazônia. A iniciativa também reforça o compromisso da UEA com a interiorização da pós-graduação stricto sensu.
Conforme ressalta o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, serão 35 estudantes ingressantes, todos gratuitamente a partir de investimentos do Governo do Estado do Amazonas. “Esta parceria é muito Importante para as universidades e para essa região. É uma união importante entre o Sul e o Norte que proporciona a integração e capacitação de servidores, com foco no desenvolvimento da região”, destaca.
A aula inaugural contou com a aula magna com o tema “Desenvolvimento regional do Estado do Amazonas”, ministrada por José Sandro da Mota Ribeiro, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).

O IV Programa Imersão do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí foi realizado com o propósito de fortalecer a integração entre mestrandos, doutorandos, professores e egressos, ampliar o diálogo e valorizar identidades regionais como fundamento de uma compreensão ampliada do desenvolvimento. A iniciativa, que aconteceu entre os dias 17 e 19 de novembro, buscou criar um espaço de convivência acadêmica e cultural voltado à reflexão, ao compartilhamento de experiências e ao fortalecimento da formação crítica dos participantes.
A programação iniciou na segunda-feira. Nos turnos da manhã e tarde, foi realizado o Seminário Temático de Desenvolvimento Regional: debate a partir de leituras orientadas, com a participação de doutorandos do programa. A coordenação ficou a cargo dos professores doutores Airton Adelar Mueller e Jorge Oneide Sausen.
No turno da noite, foi realizada a abertura oficial, com a participação do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Daniel Knebel Baggio e do coordenador do Programa, Argemiro Luís Brum. Na sequência, um momento cultural com o grupo étnico Árabe de Ijuí e o Grupo Vocal Querência. Em seguida, o mestrando André Sartori do Nascimento abordou o tema “O turismo gastronômico como elemento de desenvolvimento”. Depois, a doutoranda Camila Nemitz de Oliveira Saraiva apresentou o tema “Gastronomia tradicional: a salvaguarda da nossa cultura alimentar” e, por fim, a doutoranda Vanise Andréia Corrêa Prates apresentou a temática. “Os sabores que contam histórias”. Encerrando a noite, os participantes desfrutaram de um Coquetel Étnico, destacando a gastronomia dos povos que colonizaram Ijuí.
A manhã de terça-feira, segundo dia de evento, foi dedicada à Mostra de Cinema Político – 190 anos da Assembleia Legislativa do RS, com transmissão online no local. Foram exibidos os filmes O Tempo e o Vento (2013), A Cabeça de Gumercindo Saraiva (2018) e Concha de Água Doce (2022), integrando reflexões culturais e históricas à programação. No mesmo período, ocorreu a Oficina com o Prof. Dr. Luis Felipe Dias Lopes, que trabalhou na “Construção e Validação de Indicadores de Inovação Universitária”, com foco no uso prático do Índice de Maturidade IM–UI.
À tarde, a programação retomou com palestra do professor Me. Dinarte Belato, que abordou “A geopolítica e a economia no contexto do mundo atual”. Ele destacou sobre as tensões globais, reconfigurações econômicas e seus reflexos nos territórios. Na sequência, o Dr. Wilson Levy Braga da Silva Neto, da Uninove, apresentou a temática “Governança Urbana e Desenvolvimento Sustentável: Desafios Jurídicos e Geopolíticos para Cidades Resilientes”. A abordagem trouxe elementos sobre planejamento urbano, inovação e políticas voltadas à resiliência em grandes centros.
A noite de terça-feira foi dedicada a relatos profissionais e experiências de egressos e estudantes do programa, na atividade “Caminhos que dão certo: cases e aprendizados”. Participaram Cidinei de Oliveira Cichoves, da Conecta, que compartilhou práticas de gestão de relacionamentos, mediação de conflitos e metodologias restaurativas. Logo após, Merilin Timmermann Dessbesell, do Grupo Verum, apresentando sua trajetória em iniciativas voltadas ao desenvolvimento humano e regional.
No terceiro e último dia, a programação contemplou o workshop “Segurança Psicológica e NR-1: desdobramentos práticos e possíveis reflexos no desenvolvimento regional”, com a professora doutora Adriane Fabrício, que tratou dos impactos das normativas de saúde e segurança nas organizações e na dinâmica territorial. Também ocorreu o pitch dos mestrandos e doutorandos com defesa realizadas em 2025, momento dedicado à apresentação de pesquisas concluídas recentemente..
A imersão foi concluída com um ato simbólico de encerramento e, posteriormente, com um jantar de integração, reforçando o caráter formativo, colaborativo e comunitário que permeou todo o evento. “O Programa reúne estudantes de diferentes regiões do país e até de outros países, o que enriquece o diálogo sobre desenvolvimento regional e sobre os temas emergentes que orientam nossas pesquisas. Procuramos, ao menos uma vez por ano, realizar um encontro presencial com todo o PPGDR, fortalecendo ainda mais a troca de ideias e a qualificação dos debates”, avalia o coordenador do Programa, professor doutor Argemiro Luís Brum.
Por Fernando Goettems, mestrando em Desenvolvimento Regional - PPGDR/Unijuí, bolsista Prosuc II/Capes.
.jpeg)
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR) promove, nesta semana, o IV Programa Imersão. A atividade teve início nesta segunda-feira, 17 de novembro, e segue até esta quarta-feira, 19, com uma programação repleta de atividades que envolvem seminários, palestras e debates sobre os mais diversos temas.
O objetivo do Programa de Imersão é fortalecer o vínculo entre os participantes e ampliar o diálogo interdisciplinar, por meio de debates, palestras e atividades culturais. Além disso, busca reforçar o compromisso da Unijuí e do Programa com a formação crítica, o diálogo científico e a valorização das identidades regionais como caminho para o desenvolvimento sustentável e inclusivo.
Conforme destaca o coordenador do PPGDR, professor Argemiro Luís Brum, o mestrado e o doutorado atualmente contam com estudantes de várias partes do Brasil e até do mundo, o que engrandece cada vez mais o Programa de Desenvolvimento Regional com o passar dos anos. “A Imersão é fundamental para trocarmos experiências com pessoas de diversas partes. Nossa intenção é reunir os nossos acadêmicos e proporcionar uma atividade presencial onde possamos trocar ideias, o que é muito importante para nós”, destaca o professor.
O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, comenta sobre a expansão do PPGDR, que passa a atingir várias partes do Brasil, e a importância da participação dos estudantes para que o Programa se desenvolva cada vez mais. “Esta Imersão é momento de celebrar o avanço do Programa ao longo dos anos. Estamos muito felizes e confiantes de que estamos fazendo as nossas atividades e a nossa missão de maneira eficiente e correta. Este é um momento de refletir sobre o Desenvolvimento Regional a partir de uma programação rica ", ressalta.
A abertura do evento, na segunda-feira, 17, contou com a realização de seminários temáticos. Também teve palestras sobre o tema da gastronomia, onde os participantes conheceram um pouco da culinária dos países que formam as etnias regionais. Apresentações culturais também foram realizadas.
Nesta terça-feira, 18, foram exibidos filmes da Mostra de Cinema Político, da Assembleia Legislativa; realizada uma palestra de abertura com o tema “A geopolítica e a economia no contexto do mundo atual”, ministrada pelo professor sênior da Unijuí, Me. Dinarte Belato; entre outras atividades.
A programação segue nesta quarta-feira, 19 de novembro, com diversas ações. Confira ela completa acessando o site unijui.edu.br/eventos.

A Unijuí acaba de lançar mais um Mestrado Interinstitucional (Minter), agora em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O Minter em Desenvolvimento Regional teve seu projeto encaminhado em 2023 e, após aprovação, foi homologado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O edital foi recentemente publicado, disponibilizando 35 vagas, com inscrições abertas até o dia 7 de novembro.
O principal objetivo do programa é fortalecer a formação acadêmica e científica na Amazônia, ampliando a qualificação de docentes, pesquisadores e profissionais interessados em compreender e atuar nos processos de desenvolvimento territorial e sustentável.
“A Unijuí tem se destacado neste processo de formação e qualificação em regiões mais distantes, como Norte e Nordeste do País, levando cursos de mestrado e doutorado que, até então, não eram oferecidos. Isso contribui diretamente para o desenvolvimento das localidades”, destacou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Knebel Baggio.
O vice-reitor lembra que dois docentes da UEA realizaram pós-doutorado na Unijuí, relação que possibilitou a construção da nova parceria. “Há cerca de quatro anos encerramos o Minter com a Faculdade Unica de Minas Gerais. Em 2026, teremos dois novos Minters, na Universidade de Balsas, nas áreas de Direito e Atenção Integral à Saúde. Seguiremos levando desenvolvimento e educação de qualidade às regiões mais distantes”, completou.
O Minter em Desenvolvimento Regional tem vagas destinadas, exclusivamente, aos servidores da UEA, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e da Secretaria de Estado de Fazenda do Amazonas (Sefaz).
As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail ppgdr@unijui.edu.br. Todos os critérios e requisitos para participação estão disponíveis no edital, no site unijui.edu.br/ppgdr.

Jefferson Luis Daltro Monteiro da Silva, reconhecido pelo engajamento em causas ambientais e acadêmicas, professor, advogado e pesquisador, foi convidado pelo Governo Federal para integrar a Zona Verde da Conferência do Clima das Nações Unidas, a Cop-30, de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém do Pará. Ele apresentará a proposta de criação do Fundo Global do Pantanal e mecanismos para salvaguardar territórios atingidos por extremos climáticos como nas recentes enchentes no Rio Grande do Sul.
Mato-grossense, ele é doutorando do PPGDR/Unijuí, através do programa interinstitucional com a Unilassale – Lucas do Rio Verde – MT. “Este convite reforça a importância do trabalho que temos desenvolvido pela defesa do Pantanal e pela mobilização da sociedade em torno das questões climáticas”, afirma.
Na COP-30, o pesquisador pretende apresentar a proposta de criação do Fundo Global do Pantanal (Pantanal Global Fund), iniciativa voltada à captação de recursos nacionais e internacionais para o financiamento de ações de desenvolvimento sustentável no bioma Pantanal, com destaque para o combate às queimadas e a preservação das águas.
Segundo o coordenador do Programa, professor doutor Argemiro Luís Brum, é uma alegria o PPGDR estar representado em um evento tão importante. “A presença do nosso doutorando Jefferson na COP-30 reforça o compromisso com esses temas e nos permitirá ampliar o conhecimento a partir das experiências e debates vivenciados lá”, salienta.
Para o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e da Unijuí, professor doutor Daniel Knebel Baggio, ter um doutorando presente no evento faz com que a universidade, a cidade e a região tenham voz também nesse momento. “Para nós é motivo de orgulho e de grande satisfação, ter essa representação da nossa universidade neste grande debate mundial”, observa.
Já para o Reitor da Universidade, professor doutor Dieter Rugard Siedenberg, evidencia de forma muito lapidar o seu engajamento na causa e o respaldo que o Programa de Doutorado em Desenvolvimento Regional da Unijuí confere aos seus estudantes, capacitando-os a contribuir para o debate e a construção conjunta de soluções em eventos dessa magnitude. “É com muita alegria e orgulho que somos notificados dessa indicação e desejamos ao doutorando todo sucesso em suas proposições”, complementa. COP30 - A Conferência das Partes (COP) é o maior evento das Nações Unidas global para discussão e negociações sobre as mudanças do clima.
O encontro é realizado anualmente e a presidência se alterna entre as cinco regiões reconhecidas pela ONU. Em 2025, o Brasil sediará a 30ª Conferência das Partes (COP30), que acontecerá em Belém, no Pará. A cidade escolhida oferecerá ao mundo uma plataforma única para debater soluções para a mudança do clima com os pés fincados no coração da Amazônia. Como país anfitrião, o Brasil está comprometido em fortalecer o multilateralismo e a implementação do acordo de Paris.
Por Fernando Goettems, mestrando em Desenvolvimento Regional - PPGDR/Unijuí, bolsista Prosuc II/Capes.

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí promoverá nos dias 17, 18 e 19 de novembro a quarta edição do Programa Imersão PPGDR, uma atividade concentrada, que reunirá mestrandos, doutorandos, docentes e egressos em um espaço de trocas, integração e reflexão sobre os desafios do desenvolvimento regional. O evento será realizado no Centro de Eventos da Unijuí, no Campus Ijuí.
A programação busca fortalecer o vínculo entre os participantes e ampliar o diálogo interdisciplinar, por meio de debates, palestras e atividades culturais. As inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de novembro.
Com uma programação diversificada, o IV Programa Imersão PPGDR reforça o compromisso da Unijuí e do Programa com a formação crítica, o diálogo científico e a valorização das identidades regionais como caminho para o desenvolvimento sustentável e inclusivo. “Temos alunos de diversas partes do Brasil e de outros países também, o que nos permite um amplo debate sobre o desenvolvimento regional e temas emergentes das nossas áreas de pesquisa. Uma vez por ano, pelo menos, procuramos reunir todo o Programa, de forma presencial, para qualificar ainda mais os debates em torno do desenvolvimento regional”, destaca o coordenador do PPGDR, professor doutor Argemiro Luís Brum.
Programação
O primeiro dia de atividades será marcado por um momento cultural, com a exibição de filmes. A palestra de abertura terá como tema “A geopolítica e a economia no contexto do mundo atual”, ministrada pelo professor sênior da Unijuí, Me. Dinarte Belato. Em seguida, o professor Dr. Wilson Levy Braga da Silva Neto, da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), abordará o tema “Governança Urbana e Desenvolvimento Sustentável: Desafios Jurídicos e Geopolíticos para Cidades Resilientes”.
O segundo dia contará com o Seminário Temático de Desenvolvimento Regional: Debate a partir de leituras orientadas. Também será realizado o painel “PPGDR: trajetória profissional – Caminhos que Dão Certo: Cases e Aprendizados”, e o painel “Egressos do PPGDR: trajetória profissional construída após Mestrado/Doutorado”. O evento também terá o lançamento de obras de autores vinculados ao PPGDR.
No último dia, a programação contará com o Workshop “Segurança Psicológica e NR-1: desdobramentos práticos e possíveis reflexos no desenvolvimento regional”. A Imersão ainda contará com o Pitch dos doutorandos e mestrandos com defesa prevista para 2025. O ato simbólico de encerramento acontecerá no fim da tarde, seguido do Jantar de Integração, por adesão. A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site do evento, no Portal da Universidade: virtual.unijui.edu.br/Portal/
Por Fernando Goettems, mestrando em Desenvolvimento Regional - PPGDR/Unijuí, bolsista Prosuc II/Capes.

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí lançaram o livro “Economia, Clima e Sociedade: Perspectivas Integradas para o Desenvolvimento Sustentável no Século 21”. A publicação analisa o percurso da economia entre 2001 e 2025, período que corresponde ao primeiro quarto do século XXI.
O livro foi organizado pelo coordenador do PPGDR, professor Argemiro Luís Brum, e pelos bolsistas Bruna Carolina Jachinski, Carolina Casarin Gai e Eduardo Knebel Del Frari. “Procuramos, além de analisar esse período de tempo, de início de século, lançar luz sobre o que poderá acontecer, daqui para frente, em torno destas temáticas”, analisa o professor Argemiro.
A obra dedica atenção especial às transformações na dinâmica financeira global e às tendências emergentes, ressaltando a sustentabilidade como fundamento indispensável ao desenvolvimento econômico. Mudanças climáticas, a economia circular, o processo de descarbonização e a justiça climática, destacando como seus efeitos recaem de forma desigual sobre diferentes grupos sociais, também estão entre os temas discutidos no livro.
Entre as principais conclusões, evidencia-se que o grande desafio das próximas décadas será harmonizar eficiência econômica, equilíbrio ecológico e equidade social. Isso exige superar tanto a lógica imediatista dos mercados quanto a fragmentação das políticas públicas, reconhecendo que um futuro sustentável não ocorrerá por acaso, mas dependerá de escolhas conscientes e de uma atuação articulada em escala global, orientada para um desenvolvimento inclusivo e justo.
A obra foi produzida com recursos de projeto aprovado junto ao CNPq, por meio da Chamada CNPq/MCTI nº 10/2023 – Faixa A – Grupos Emergentes – Universal 2023 – Processo nº 402122/2023- 2. Está disponível para download, de forma gratuita, no site da Editora no Unijuí, no link editoraunijui.com.br/produto/2590.
Por Fernando Goettems, mestrando em Desenvolvimento Regional - PPGDR/Unijuí, bolsista Prosuc II/Capes

Estudantes e egressos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí (PPGDR) estão concorrendo, na categoria “Inovação que Inspira”, ao Prêmio Municipal de Inovação 2025, promovido pelo Impulsa Ijuí. O Prêmio será entregue durante a programação do InovaFest, durante a ExpoFest Ijuí.
A categoria vai premiar empresas que desenvolvem soluções inovadoras com impacto positivo na comunidade, economia local e meio ambiente. Entre as iniciativas ligadas ao PPGDR concorrendo nesta categoria estão a do mestrando Luciano Fricke, da Balmer (Fricke Soldas), que consiste em equipamentos de solda, transformadores e estações de carregamento para veículos elétricos.
O mestrando Sidney Cichoves, concorre com a iniciativa Conecta Gestão de Relacionamento, metodologias inovadoras de facilitação de diálogo e resolução de conflitos. Além deles, o egresso do Mestrado, Ubiratan Erthal, apresenta a iniciativa “pessoa proativa que defende e estimula o empreendedorismo, inovação e sustentabilidade.”
Criado em 2002, o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí (PPGDR), está amplamente conectado com a sociedade, com foco no planejamento, gestão e inovação, visando a sustentabilidade do desenvolvimento regional. E esta conexão se traduz em iniciativas e projetos inovadores gerenciados por estudantes e egressos do Programa.
Além dos estudantes e egressos do PPGDR, também concorre, na categoria Empresas e Personalidades Participantes, a gestora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), Maria Odete Palharini.
O Prêmio Municipal de Inovação está em sua segunda edição e foi criado para reconhecer as empresas e personalidades que mais se destacam em inovação tecnológica da região, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de Ijuí. Para votar ou saber mais, basta acessar o link impulsa.hooks.com.br.
Por Fernando Goettems, mestrando em Desenvolvimento Regional - PPGDR/Unijuí, bolsista Prosuc II/Capes
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.