Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Desenvolvimento

Professor do PPGD da Unijuí realiza intercâmbio acadêmico com instituições do Equador

Registro da reunião com o reitor da EPN

O professor titular sênior do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí, Sérgio Luís Allebrandt, realizou, entre os dias 17 de fevereiro e 2 de março, um intercâmbio acadêmico junto a diversas instituições do Equador. 

Já na primeira semana, entre os dias 19 e 22 de fevereiro, ministrou o Seminário Temático de Desenvolvimento Territorial e Regional para estudantes da Maestria em Gestión Tecnológica e do Doctorado en Gestión Tecnológica da Escuela Politécnica Nacional del Ecuador (EPN). No dia 20, realizou uma reunião com o reitor da EPN, professor doutor Tarquino Sánchez, o professor doutor Efraín Naranjo e a Assessoria de Relações Internacionais da EPN. O objetivo foi avaliar os avanços dos projetos interinstitucionais que vem sendo desenvolvidos entre o PPGDR da Unijuí e o Doctorado en Gestión Tecnológica da EPN, no âmbito do Memorando de Entendimento firmado entre a EPN e a Unijuí em 2019, e prospectar novas atividades entre as duas instituições.

O reitor da EPN manifestou o interesse em ampliar o intercâmbio com a assinatura do Convênio Marco entre EPN e Unijuí. Manifestou, ainda, interesse da Instituição em ações de mobilidade de estudantes da graduação em diversas áreas do conhecimento e parceria com a Criatec, visando a criação de um Centro de Inovação junto à EPN. Também referendou o interesse em parceria para a implantação de Mestrado (e futuro Doutorado) em Desenvolvimento Regional na EPN, viabilizando intercâmbio de professores, atividades de cotutela e possibilidade de dupla titulação.

Este último tema também foi discutido em reunião realizada com o coordenador do doutorado em Gestión Tecnológica, professor doutor Oswaldo Viteri, no dia 21 de fevereiro. Nesta reunião, foi definido que, a partir do novo Convênio Marco entre EPN e Unijuí, será firmado um Convênio Aditivo entre os dois Programas (GT/EPN e PPGDR/Unijuí), reafirmando as atividades já previstas no atual convênio e reforçando atividades de cotutela, investigações conjuntas, mobilidade de professores e alunos, organização de eventos e publicações conjuntas.

No dia 22, foi realizada uma reunião com o decano da Faculdade de Ciências Administrativas da EPN, professor Jaime Cadena, em que foram discutidos diversos temas já abordados nas outras reuniões. O professor Jaime também manifestou interesse especial em estabelecer contato e parceria com o curso de Engenharia da Produção da Unijuí.

Durante os dias 27, 28 e 29, o professor Sérgio ainda desenvolveu atividades junto ao doutorado em Gestión Tecnológica, com reuniões com doutorandos e participação na reunião do Departamento de Estudos Organizacionais e Desenvolvimento Humano (DESODEH).

Universidad del Azuay (Cuenca)

No dia 23 de fevereiro, o professor Sérgio Allebrandt viajou para a cidade de Cuenca, onde realizou contatos na Universidad del Azuay (UDA) - uma instituição de caráter comunitário com características semelhantes à Unijuí. Foi recebido pelo reitor, professor doutor Francisco Salgado Arteaga, pela vice-reitora de Investigação, professora doutora Rafaella Ansaloni, e pelo diretor do Instituto de Estudios de Régimen Seccional del Ecuador (IERSE), professor Omar Delgado Inga.

O reitor da UDA, professor Francisco, assinou o Convênio Marco entre a UDA e a Unijuí, conforme a proposta encaminhada pela Assessoria de Relações Internacionais da Unijuí. Ressaltou a importância da parceria entre as instituições, manifestando interesse em mobilidade de estudantes da graduação e pós-graduação de ambas as instituições.

Após a reunião e uma visita a algumas das instalações da UDA, foi realizada uma reunião com a equipe do IERSA, um instituto que vem trabalhando em temas de desenvolvimento territorial com entidades públicas e privadas, com a finalidade de promover o desenvolvimento das regiões por meio do fortalecimento dos governos locais, constituindo-se em importante elo entre a UDA e a sociedade. O diretor do IERSA manifestou especial interesse em parceria na capacitação em Gestão Social e Territorial, visando a promoção da cidadania por meio da disseminação e apropriação pelas comunidades das informações e dados da plataforma que disponibiliza elementos da fotogrametria arquitetural do patrimônio, inventário florestal de parques urbanos, planificação territorial, medição e monitoramento de ruído ambiental etc.

Corporação Grupo Salinas – Salinas de Guaranda

No dia 26 de fevereiro, juntamente com o professor Efrain Naranjo, da EPN, o professor Sérgio realizou uma viagem a Salinas de Guaranda, região que fica a mais de 4.000 metros de altura, nos Andes, para conhecer uma experiência exitosa de desenvolvimento territorial iniciada há mais de 50 anos. 

Recebidos pelo padre Antonio Polo, principal articulador e responsável pelo projeto desde seu início, foi possível participar da reunião de articulação semanal dos principais dirigentes e envolvidos nesta experiência. Desde 1970, Salinas apostou no cooperativismo como forma efetiva e democrática de enfrentar a pobreza e a marginalização. Pouco a pouco, o local passou de um povo sem cultura organizativa e produtora de sal para um povo organizado e agroindustrial, convertendo-se em referência para a província e para o país. 

Reunindo mais de 1.200 pequenos agricultores e campesinos, hoje organiza-se na Corporação Grupo Salinas, que reúne Cooperativa de Poupança e Crédito Salinas, Associação Desenvolvimento Social de Artesãos Têxteis de Salinas, Fundação de Organizações Campesinas de Salinas, Fundação Grupo Juvenil de Salinas, Fundação Família Salesiana Salinas e Cooperativa de Produção Agropecuárias El Salinerito. 

Tendo como fundamento as bases da economia popular e solidária e o desenvolvimento sustentável mediante a autogestão, Salinas atualmente abastece o mercado interno e exporta para diversos países europeus e para os Estados Unidos. Entre seus produtos, encontram-se diversos tipos de queijos, chocolates, leite, embutidos, produção têxtil, etc. Conta, ainda, com uma Rádio Comunitária. Recebe voluntários, especialmente estudantes de graduação de diferentes áreas, que realizam trabalho voluntário durante um ano, interrompendo seus estudos na universidade durante este período.




Docentes da Unijuí fazem visita institucional à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal

Com o objetivo de avançar com alguns convênios e ampliar a internacionalização da Unijuí com universidades de Portugal e da Europa, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, juntamente com o professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Jorge Oneide Sausen, fizeram uma visita institucional à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, Portugal. 

A visita, conforme destaca o professor Daniel Baggio, proporcionou uma reunião de trabalho com os docentes do Programa de Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Território da instituição portuguesa, Anderson Rei Galvão,Carla Susana da Encarnação Marques, e Carmem Teresa Pereira Leal. O encontro foi intermediado pela Ijuiense Fabíola Polita, que reside em Guimarães.

A proposta da reunião foi de debater a temática de estudos em conjunto feito entre as instituições, que aborda a Gestão de Inovação e Empreendedorismo que, segundo o professor Baggio, é amplamente trabalhado pelos dois programas de pós-graduação.


PPG em Desenvolvimento Regional está com inscrições abertas para o curso de Mestrado

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí está com inscrições abertas para o processo seletivo para vagas remanescentes no curso de Mestrado. As inscrições podem ser feitas por meio do site do PPGDR até o dia 25 de fevereiro e são 10 vagas ofertadas. 

As inscrições devem ser feitas de forma on-line, na página do Programa, acessando a aba “Processo Seletivo e Matrícula”. Os estudantes interessados devem encaminhar cópias digitalizadas em PDF da carteira de identidade; CPF; certidão de nascimento ou Casamento/Outro; do diploma de graduação; histórico escolar de graduação; do currículo Lattes atualizado; memorial descritivo-reflexivo; termo de Ciência e Responsabilidade assinado; e cópia da tabela 1 preenchida, que pode ser encontrada no edital do processo seletivo.  A taxa de inscrição é de R$ 100, cujo boleto é gerado automaticamente no ato da inscrição.

O processo seletivo envolve três etapas, que inclui análise do currículo Lattes (peso 4), análise do memorial descritivo-reflexivo (peso 4,0) e entrevista (peso 2), que tem caráter classificatório. A entrevista consistirá na arguição do candidato pela banca examinadora, que terá como base o memorial descritivo-reflexivo do candidato, a aderência às linhas de pesquisa do Programa e a dedicação ao curso. As entrevistas vão ocorrer por meio de videoconferência utilizando a ferramenta Google Meet, no dia 27 de fevereiro de 2024. O resultado final será divulgado no dia 28 de fevereiro e a matrícula acontece neste dia e no dia seguinte, 29 de fevereiro. 

O curso é voltado a graduados nas áreas das Ciências Humanas e Sociais (Administração, Economia, Ciências Contábeis, Gestão Pública, Ciências Políticas, Sociologia, Direito, Psicologia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Sistemas de Informação, Serviço Social, Arquitetura e Urbanismo, Design, História, Geografia, Agronomia, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, etc.), além de áreas que tenham alguma relação com a temática do planejamento e gestão do desenvolvimento regional, socioeconômico, ambiental, cultural, local e territorial. 

O curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional é um projeto interdisciplinar na área de Planejamento Urbano e Regional e tem por objetivo a geração de conhecimento e de produção científica a partir da pesquisa, visando à formação e ao aprimoramento de docentes e outros profissionais para o exercício de atividades de pesquisa, extensão, ensino, assessoria e consultoria, qualificados para atuação na área das Ciências Sociais Aplicadas, em organizações públicas, privadas e da sociedade civil. 

Outras informações sobre a forma de seleção, edital, inscrições, curso e linhas de pesquisa poderão ser buscadas pelo candidato no site do PPGDR, junto à Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional pelos contatos (55) 3332-0200, ramal 3102 ou 3332-0598, ou via e-mail: ppgdr@unijui.edu.br


Gestões de prefeitos egressos e estudantes do PPGDR têm destaque em nível nacional

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí se destaca por levar conhecimentos a docentes e profissionais que atuam em setores como organizações públicas, privadas e da sociedade civil. O Programa também influencia na participação ativa dos governos atuais e nas articulações políticas regionais. 

A formação busca desenvolver as cidades e regiões, proporcionando melhor qualidade de vida às populações e dá mais conhecimento aos seus estudantes, que têm obtido destaque em nível nacional. Alguns deles são prefeitos e o conteúdo adquirido no PPGDR  tem possibilitado o desenvolvimento dos municípios que gerem. Atualmente, os prefeitos de Panambi, Daniel Hinnah, e de Ijuí, Andrei Cossetin são egressos do curso de Mestrado, enquanto que o prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei, e a prefeita de Francisco Morato (SP), Renata Sene, são estudantes do programa.

Recentemente, as cidades de Panambi e Santa Rosa tiveram destaque no prêmio Band Cidades Excelentes, que premia as melhores gestões do País. Dentro do ranking de municípios de 30 mil  a 100 mil habitantes, Panambi ficou entre as três melhores cidades do Brasil na categoria Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, com as melhores médias do Índice de Gestão Municipal Aquila – IGMA. Já Santa Rosa, foi reconhecida e selecionada entre as três melhores cidades para se viver no Brasil e a melhor no Estado do Rio Grande do Sul, no eixo de 30 mil a 100 mil habitantes. 

O prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin, teve o reconhecimento de sua gestão em abril de 2023, quando recebeu o prêmio Prefeito Inovador 2023, no segmento Tecnologia na Educação. Entre os fatores utilizados para a seleção está o reconhecimento da utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, no intuito de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades.

Já a prefeita de Francisco Morato, Renata Sene, é uma das integrantes da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS). A sua gestão foi reconhecida com o prêmio Cidades Sustentáveis, que lista as boas práticas na implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Francisco Morato foi reconhecida pelo programa Morato Inclusiva e Sustentável que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão social na cidade.

De acordo com o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, o mestrado em Desenvolvimento Regional tem auxiliado para esses reconhecimentos e para as gestões municipais. “O programa vem contribuindo para a formação desses prefeitos, que adquirem conhecimentos técnicos e teóricos atualizados, os quais são colocados em prática durante as gestões nos seus municípios, auxiliando toda a comunidade. Esses prêmios são mérito desses gestores, que buscaram adquirir conhecimento no nosso programa de Mestrado”, destaca. 

O curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional está com processo de seleção aberto. As inscrições podem ser feitas no site da Unijuí, clicando na aba “Processo Seletivo e Matrícula”, até o dia 25 de fevereiro. A formação se destina a graduados formados em áreas das Ciências Humanas e Sociais e áreas afins (Administração, Economia, Ciências Contábeis, Gestão Pública, Ciências Políticas, Sociologia, Direito, Psicologia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Sistemas de Informação, Serviço Social, Arquitetura e Urbanismo, Design, História, Geografia, Agronomia, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, etc.). Mais detalhes sobre linhas de pesquisa e inscrições podem ser acessados no site do PPGDR.




Mestranda em Desenvolvimento Regional integra Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Mestranda em Desenvolvimento Regional na Unijuí e prefeita do município de Francisco Morato, em São Paulo, Renata Sene é uma das integrantes da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS). Criada pelo Decreto Presidencial nº 8.892/16, a Comissão tem o intuito de internalizar, difundir e dar transparência ao processo de implementação da Agenda 2030 no Brasil, a partir de uma perspectiva de participação social e de coordenação dos diferentes níveis de governo - federal, estadual e municipal. 

Renata conta que inicialmente havia participado, junto à Secretaria Executiva da Comissão Nacional dos ODS, de reuniões que tratavam da retomada da CNODS - o grupo havia sido encerrado em 2019, a partir de uma decisão do então presidente, Jair Bolsonaro, e só foi retomado neste ano, após decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Naquela época, Renata também participou de importantes grupos de trabalho voltados a pensar na governança, na territorialização, na legislação e em outras temáticas necessárias para a retomada da Comissão. 

O  ingresso na CNODS se deu por meio da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). Sou vice-presidente de Parcerias ODS e fui indicada a titular para representar a FNP, representando os governos locais”, explica a mestranda, destacando que já ajudou a elaborar o diagnóstico preliminar para o resgate da memória da Agenda 2030; a estabelecer o Projeto de Lei que respalda a Agenda 2030 e os ODS no Brasil, por meio da conversão do PL nº 1308/2021 em decreto; além de ajudar a mapear as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionadas aos governos estaduais e municipais e a recriar a Agenda de Compromissos para os governos subnacionais, estabelecendo diretrizes claras para a implementação dos ODS. 

“A CNODS reconhece a importância da territorialização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável,  integrando esses objetivos em documentos estratégicos e políticos locais. Essa abordagem descentralizada visa retomar e transformar a Agenda 2030 em ações concretas que impactam diretamente nas comunidades. A incorporação da Agenda 2030 nos processos de gestão dos municípios brasileiros é desafiadora, exigindo um comprometimento profundo e uma mudança cultural. No entanto, essa jornada é vista como uma oportunidade para aprimorar as ferramentas de política pública e promover a equidade, integrando a sustentabilidade em todas as facetas da governança local. A CNODS, neste renascimento, busca ser um catalisador para ações transformadoras, guiadas pelos princípios da cooperação, inclusão e sustentabilidade”, comenta Renata. 

A Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos e a cidade de Francisco Morato estão comprometidas até 2030 com a implementação eficaz da Agenda 2030. E Renata, por sua vez, traz em sua dissertação a “Territorialização dos ODS à luz da gestão social: uma análise da experiência de Francisco Morato (SP)”, tema abraçado e valorizado pela Comissão no que refere a estratégias de governos locais para a Agenda 2030. 

“Tenho abordado a importância da territorialização dos ODS em contextos de grande vulnerabilidade social, com destaque para a experiência específica de Francisco Morato. A territorialização dos ODS é vista como um desafio complexo, especialmente em municípios com vulnerabilidade social, e a abordagem inclusiva e participativa é reconhecida como um dos seis princípios essenciais para o sucesso da Agenda 2030. Os outros cinco princípios mencionados incluem não deixar ninguém para trás, a universalidade, integralidade e indivisibilidade dos ODS, apropriação nacional e um enfoque baseado nos direitos humanos. A territorialização e integração dos ODS são percebidas como estratégias para levar a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para os níveis locais, como estados, municípios e bairros mais necessitados”, completa a mestranda.

A tomada de decisão coletiva, como aponta, é um processo importante, que enfatiza a importância de uma abordagem não coercitiva, baseada na inteligibilidade da linguagem, na dialogicidade e no entendimento esclarecido. A transparência, por sua vez, é mencionada como um pressuposto fundamental e a emancipação vista como o objetivo final desse processo.


Unijuí e Instituto Agregar firmam parceria para o desenvolvimento de inovação na região

A Unijuí e o Instituto Agregar, Hub de Inovação do município de Panambi, assinaram na última terça-feira, 7 de dezembro, um termo de convênio que permitirá a realização de ações, projetos e atividades conjuntas, voltadas à inovação e ao desenvolvimento de Panambi e de toda a região.

Representando a Unijuí, estiveram o vice-reitor de Administração, professor Dieter Rugard Siedenberg, que assume como reitor nesta quinta-feira; o então coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR), que assume hoje o cargo de vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Daniel Baggio; a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, juntamente com a analista de Planejamento da Incubadora, Elizandra da Silva; e o professor do PPGDR Nelson José Thesing. O Instituto Agregar foi representado pelo presidente, Angelin Adams, que é CEO da Bruning, e pela gestora executiva Patrícia Lazzarotti Garcia. 

Conforme explica o professor Daniel Baggio, a parceria se desdobra em dois convênios: entre a Unijuí e o Instituto Agregar, o objetivo é apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias e inovações para as empresas, a partir de ações, de parcerias para pesquisas e de contribuições conjuntas para a escrita de projetos que visam captar recursos para a compra de equipamentos e de novas tecnologias. “A parceria permitirá a realização de ações concretas que visam potencializar a inovação e o desenvolvimento de Panambi e região, permitindo a integração de esforços entre várias instituições. E aqui eu me refiro às empresas que integram o Instituto Agregar, o governo, a sociedade e as instituições de ensino”, explicou. 

Um segundo convênio foi realizado entre a Unijuí e o PPGDR para a oferta de bolsas de estudos. O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional disponibilizou duas bolsas de estudos de 100% para o curso de Doutorado, para pessoas que integram as empresas que formam o Instituto Agregar. Em contrapartida, o Instituto Agregar vai pagar quatro bolsas de estudos 100% para o curso de Mestrado, também voltadas aos colaboradores destas empresas. “Os estudantes contemplados com estas bolsas deverão ter seus trabalhos voltados à inovação. Nosso objetivo é exatamente desenvolver essa temática em nossa região”, completou o professor Daniel. 

Neste mesmo encontro, o grupo da Unijuí divulgou o Hub de Inovação recentemente lançado em Ijuí e chamado de Centro Integrado de Tecnologia e Inovação - Citi Hub, criado a partir de uma parceria entre empresários locais, Universidade e poder público. O objetivo é que o Instituto Agregar contribua com suas experiências para o desenvolvimento do Citi Hub. 


Professor da Unijuí realiza intercâmbio acadêmico de pesquisa e cultura em Portugal e Espanha

O professor doutor Pedro Luís Büttenbender esteve recentemente, nos meses de outubro e novembro, em um intercâmbio acadêmico, pesquisa e cultura na Espanha e Portugal, a convite da Universidade de Vigo -UVigo. Na oportunidade, foram ministradas aulas e conferências, além de reuniões de trabalho sobre projetos conjuntos com as pautas de inovação, empreendedorismo, cooperativismo, desenvolvimento e integração de fronteiras.

“A UVIgo é uma das Integrantes da Rede Athena, uma rede de nove Universidades Europeias, e representando as Universidades Unijuí, UGD e Red Cidir, realizamos reunião conjuntas no Instituto Politécnico do Porto, Portugal, para elaboração de projetos de Cooperação Europeia e Sul-Americana, a partir das ações das duas Redes de Universidades”, destaca o professor.

O professor ressalta ainda a troca de saberes e experiências sobre inovação, cooperativismo, integração de fronteiras e desenvolvimento. “Estes nos impressionam e motivam a reconhecer as coisas boas externas e a valorizar os conhecimentos e capacidades geradas, de forma decolonial, nos territórios sul-americano, brasileiro e na região de fronteira. Nossas competências, oportunidades e qualidades pontos fortes devem ser empoderadas pela definição e pactuação de agendas consensuadas de futuro e, através da integração de políticas públicas e cooperação, ampliar nossos espaços de trabalho, pesquisa, empreendedorismo, desenvolvimento territorial e felicidade”, relata.

O intercâmbio contemplou também visitas Sacras a Santiago de Compostela (Espanha) e ao Santuário de Fátima (Portugal) e a vista às Universidades do Porto, Coimbra, Lisboa, Évora e Madri. 

No início de dezembro, estará na região o professor Galego Dr. Francisco Xavier Martínez Cobas, para tratar de um projeto de integração entre a Fronteira do Brasil e a Argentina, orientado pela trajetória da região ibérica. Também terão estudantes da graduação da Unijuí e UVigo realizando intercâmbios.


PPG em Desenvolvimento Regional capacita profissionais por meio da interdisciplinaridade

Com foco na interdisciplinaridade como abordagem metodológica e ampla gama de tópicos relacionados ao planejamento, gestão e inovação, visando a sustentabilidade do desenvolvimento regional, a Unijuí oferta o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional. 

Estruturado na área de concentração de Planejamento e Gestão, o programa conta com duas linhas de pesquisa: Políticas Públicas, Planejamento Urbano e Gestão do Território, e Gestão de Organizações e Dinâmicas de Mercado.

Segundo o coordenador do PPGDR, professor doutor Daniel Baggio, as linhas de pesquisa bastante distintas e o formato do programa que permite que o estudante participe das aulas online, a partir do formato híbrido, são alguns dos diferenciais. “Além disso, os mestrandos e doutorandos em Desenvolvimento Regional têm a possibilidade de realizar missões de estudos em diferentes locais. Essa ação é importante, pois permite que os nossos estudantes possam conhecer a realidade de diferentes parques, assim como as imersões que realizamos trazendo profissionais de fora”, destacou o coordenador. 

Para Baggio, o programa também proporciona networking de qualidade. “A relação entre pesquisadores de diferentes regiões é um mecanismo muito importante para qualificar dissertações e teses. Existem realidades em outras regiões que já foram estudadas por outros pesquisadores que já têm conhecimento mais aprofundado, por exemplo. Então, estabelecer esse contato se faz importante, seja em âmbito nacional ou internacional e isso enriquece muito”, observou. 

Conforme explica o professor, por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional é possível desenvolver habilidades e competências. “Entre as  competências destaco a capacidade de análise crítica da realidade e proposição de planejamento de políticas, conhecimento de técnicas de pesquisa e o contato com outros idiomas”, frisou.

As inscrições para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR), da Unijuí, estão abertas.  Neste edital, estão sendo ofertadas 25 vagas para o Mestrado e 12 vagas para o Doutorado. Os candidatos podem realizar a inscrição até o dia 20 de novembro, de forma online, no site

O programa é direcionado a graduados que possuem formações em áreas das Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e campos relacionados, como Administração, Economia, Ciências Contábeis, Gestão Pública, Ciências Políticas, Sociologia, Direito, Psicologia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Sistemas de Informação, Serviço Social, Arquitetura e Urbanismo, Design, História, Geografia, Agronomia, Nutrição, entre outras. 

O edital completo está disponível no link. Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria do Programa em Desenvolvimento Regional pelo e-mail ppgdr@unijui.edu.br ou pelo telefone 55 3332 0452 - Ramal 3102. 


Doutoranda de Desenvolvimento Regional da Unijuí recebe Prêmio Top Inovação 2023

A estudante do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí, Raíssa Schorn, recebeu um reconhecimento do seu trabalho ao vencer uma das categorias do Prêmio Top Inovação Uninter 2023.

O Prêmio Top Inovação 2023 reconhece e celebra projetos inovadores em andamento, capazes de promover mudanças significativas nas comunidades, além de destacar a importância da criatividade e da busca por soluções inteligentes e transformadoras em diversas áreas.

Raíssa venceu a categoria "Arquitetura, Cidade e Design" com o projeto "Aprender pode Render". “O projeto visa incentivar a educação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Para isso, estabelecemos parcerias com escolas públicas da região para identificar alunos dedicados e em situação de vulnerabilidade. Posteriormente, apresentamos o projeto aos estudantes e seus familiares, perguntando às crianças qual espaço em sua casa desejam transformar e, em seguida, presenteamos os beneficiários com um espaço planejado e personalizado para atender às suas necessidades”, explicou a doutoranda.

Para a estudante, o projeto “Aprender pode Render” não somente aborda as lacunas educacionais e sociais enfrentadas por crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, mas também se integra de forma intrínseca aos princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Ao fomentar a educação, é possível reduzir desigualdades, melhorar a qualidade de vida, promover práticas atraentes e fomentar parcerias colaborativas. Neste sentido, o projeto exemplifica a viabilidade de ações locais que reverberam globalmente, além de também ter um foco ambiental, onde todo o material que seria descartado pela fábrica é reaproveitado de forma eficiente na criação desses espaços personalizados”, pontuou.

Segundo Raíssa, receber o prêmio foi um reconhecimento pelo seu trabalho. “Foi uma experiência indescritível. A felicidade que senti foi imensa, especialmente porque se tratava de um projeto social, muitas vezes subestimado em termos de relevância. Fiquei profundamente emocionada e orgulhosa, considerando que conquistamos esse prêmio em uma competição com mais de 200 projetos inovadores e exclusivos de pessoas de todo o Brasil. Esse reconhecimento representa um grande estímulo para continuarmos fazendo a diferença na vida desses jovens”, finalizou.


Professor da Alemanha ministra aula para turma de Doutorado em Desenvolvimento Regional

O curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí realizou nos dias 17 e 18 de outubro, o Seminário Temático em Desenvolvimento Regional: Inovação, Transferência Tecnológica e Empreendedorismo, de forma online.

O Seminário - disciplina curricular do PPGDR, contou com uma aula internacional com o professor doutor Gerd Wassenberg, da Alemanha. A aula teve como eixos norteadores a inovação, transferência tecnológica e empreendedorismo, que são pilares do Desenvolvimento Regional que permitem a uma região estabilizar os locais de trabalho existentes, criar novos empregos e cuidar do bem-estar econômico e social. 

O seminário foi realizado em três línguas: alemão, inglês e português, por meio da tradução do professor doutor do PPGDR da Unijuí, Airton Mueller. Além dos doutorandos da Unijuí, a aula contou com a participação de estudantes das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), instituição parceira na realização do evento.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.