A internacionalização de Programas de Pós-Graduação (PPGs) é um processo fundamental para a excelência acadêmica e o desenvolvimento da pesquisa na Universidade. Recentemente, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí, que busca ampliar as suas experiências internacionais, promoveu duas bancas de defesa de Dissertação no curso de Mestrado com estudantes oriundos de Benin, que concluíram seu mestrado na Instituição.
Jean-Bosco Adéchina Sagbo defendeu o trabalho intitulado “O impacto da logística do porto autônomo de Cotonou (Benim) na integração regional (CEDEAO)”. A banca foi composta pelos professores Argemiro Luís Brum, Nelson José Thesing e Carlos Eduardo Ruschel Anes, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
Já Idohou Dagbegnon Kinth Kpehoun defendeu a dissertação “Políticas públicas de turismo como propulsor do desenvolvimento: um estudo sobre a região das Missões do Rio Grande do Sul/Brasil e da região de Benin/África Ocidental”. A banca foi composta pelos professores Daniel Claudy da Silveira, Euselia Paveglio Vieira,. Argemiro Luís Brum, da Unijuí, e Aline Bens, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Unioeste-PR
Para o coordenador do PPGDR, professor Argemiro Luís Brum, estas defesas demonstram a internacionalização da Unijuí e do PPGDR. “É uma grande satisfação podermos trabalhar em prol do desenvolvimento de outros países, formando estudantes que nos procuram para qualificarem suas formações acadêmicas. Enquanto Programa de Pós-Graduação, precisamos estender nossos horizontes de pesquisa”, observa.
Por Fernando Goettems, mestrando em Desenvolvimento Regional - PPGDR/Unijuí, bolsista Prosuc II/Capes.