Mestranda da UNIJUÍ realiza estágio no Laboratório de Cartografia Tátil da UFSC - Unijuí

Mestranda da UNIJUÍ realiza estágio no Laboratório de Cartografia Tátil da UFSC

A mestranda Maria Elena Neves da Silva, do curso de Mestrado em Educação nas Ciências, orientanda da Profª Drª Helena  Callai, realizou estágio no Laboratório de Cartografia Tátil – LABTATE, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, durante o mês de maio.

O trabalho desenvolvido no LABTATE destina-se a produção de mapas táteis e material escolar para pessoas cegas ou com baixa visão. Esses mapas são produzidos de três formas: em folhas de acetato, que já imprimi em relevo; feitos com massa corrida e depois pintados; copiados a partir de folhas transparentes e depois contornados com linhas de várias espessuras (linha ursa).

“Foi uma experiência gratificante e interessante para mim como mestranda. Ter tido a oportunidade de conhecer outras realidades e refletir sobre as (im)possibilidades inclusivas foi enriquecedor. Isso certamente contribuirá muito com minha escrita dissertativa e no meu aprimoramento profissional. Agradeço a oportunidade que me foi dada pela minha orientadora e pela UNIJUÍ”, afirma Maria Elena.

O laboratório foi criado em 2005 a partir de uma demanda social. A Fundação Catarinense de Educação Especial através de seus agentes foi ao departamento de Geociência solicitando auxílio para fazer a transformação dos mapas dos livros didáticos em mapas de livros didáticos para cegos. A experiência vivenciada foi muito interessante e a motivou a buscar meios, através de um projeto denominado “Mapas táteis como instrumento de inclusão de portadores de deficiência visual”, para melhorar a questão dos mapas táteis para o ensino dos deficientes visuais.

Em 2006, a partir da criação do LABTATE criou-se um novo projeto “Os mapas: como são produzidos e utilizados” com dois objetivos: criar um site para mostrar como são feitos os mapas na cartografia e organizar e publicar um livro para mostrar a pesquisa realizada na UFSC sobre a cartografia, fomentada pelo CNPq.