Educação nas Ciências

Encerra-se o Seminário Internacional alusivo aos 25 anos do Grupo de Pesquisa EMGEOCS

Ocorreu nesta quarta-feira, 24 de novembro, a última conferência do Seminário Internacional em comemoração aos 25 anos do Grupo de Pesquisa Ensino e Metodologias em Geografia e Ciências Sociais (EMGEOCS). O evento teve início no primeiro semestre de 2021, de forma online, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube. 

Os debates tiveram como objetivo compartilhar a trajetória percorrida através dos anos, considerando temas relativos ao ensino e pesquisas na sua dimensão teórica e metodológica e os temas de Geografia, Ciências Sociais, Educação e Cidadania, Formação de Professores, Cidade e Patrimônio e Redes de Investigação. O evento contou com a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, pesquisadores e ex-orientados, que estiveram debatendo sobre suas práticas docentes e pesquisas, na perspectiva de diferentes olhares na Pesquisa em Educação.

Para finalizar o evento, nesta quarta-feira foi realizada a conferência “Epistemologia da ciência e métodos para estudos da natureza”, tendo como palestrante a professora Dirce Maria Antunes Suertegaray, que debateu sobre as Metodologias da Pesquisa em Geografia Física.

Conforme a professora, é preciso superar a geografia física e adotar um conceito de natureza constituinte da análise geográfica, sendo este um campo de conhecimento amplo e de muitas especializações. “Ao longo do movimento de produção de conhecimento, fomos desenvolvendo mudanças na concepção e nas formas de análise da natureza e penso que isso seja fundamental para os geógrafos, uma vez que nós temos formação para trabalhar com essa dimensão da natureza”, afirma a pesquisadora, destacando que uma mudança analítica significativa se expressa na análise e tratamento da natureza.  Trata-se da substituição, das análises objetivando a explicação da origem e transformação da paisagem ou relevo, pela explicação da funcionalidade, pela análise da interação dos processos, ou seja, da transformação das formas naturais por processos curtos.

Marcando o encerramento do seminário, o professor Walter Frantz ressaltou que acredita que discussões como esta são grandes contribuições para uma sociedade que precisa pensar com mais inteligência o mundo em que vivemos. 

“Entendo a leitura e a escrita como método de ensino e aprendizagem, como uma estratégia de estar e ser no mundo. Penso que esse é o desafio colocado especialmente a grupos de pesquisa: ler e dialogar para pensar com mais inteligência e escrever a partir das questões herdadas das pesquisas. A escrita é o produto de uma equação, que se completa pela publicação e, assim, recoloca os fatores da equação através de novas leituras, novos debates, novas escritas, e foi isso que o Grupo de Pesquisa EMGEOCS fez”, finaliza.  

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí


PPG em Educação nas Ciências encerra inscrições na próxima semana

Encerram-se na sexta-feira, dia 26 de novembro, as inscrições para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí. Ao todo, são ofertadas 25 vagas no curso de Mestrado e 15 vagas para o Doutorado. Interessados podem acessar o endereço unijui.edu.br/ppgec e preencher o formulário eletrônico.

O Programa destina-se a todos os profissionais interessados no tema da educação escolar e superior e na educação em sentido amplo. Interessados podem optar por uma das três linhas de pesquisa: Currículo e formação de professores; Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas de educação; e Educação popular em movimento e organizações sociais.

O processo seletivo para ingresso, tanto no curso de Mestrado quanto no Doutorado, é composto por quatro etapas: análise do Currículo Lattes, avaliação do projeto de pesquisa, memorial reflexivo e entrevista. 

A documentação necessária e outras informações podem ser obtidas junto à Secretaria do Programa, pelo telefone 55 3332-0420 – Ramal 3331, pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br ou pela página unijui.edu.br/ppgec, onde consta o edital completo.


PPG em Educação nas Ciências oferta disciplina em língua inglesa com professor da Polônia

Estudantes do Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí estão cursando a disciplina em língua inglesa “Learner Autonomy and Alternative Assessment in Teaching Adults in Technology-Rich Classrooms”, com o professor doutor Jaroslaw Krajka, da Universidade Maria-Curie Sklodowska, de Lublin, Polônia, e com a professora doutora Eva Teresinha de Oliveira Boff, do PPGEC.

A disciplina é ofertada online e visa discutir o processo de ensino-aprendizagem de adultos, o desenvolvimento da autonomia e formas alternativas de avaliação, considerando o atual cenário digital, permeado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

De acordo com a doutoranda e monitora da disciplina, Jamile Tábata Balestrin Konageski, a oportunidade de utilizar o inglês acadêmico é um grande diferencial na trajetória acadêmica e profissional dos alunos nos cursos de pós-graduação. Para além das aulas, os estudantes se reúnem todas as sextas-feiras para discutir os textos em língua inglesa e identificar as possíveis contribuições para suas pesquisas em andamento. 

O coordenador do PPGEC, professor Sidinei Pithan da Silva, ressalta que esta disciplina vem atender às expectativas do Programa em alcançar a nota 6 na avaliação da CAPES, pois amplia os potenciais de internacionalização, sobretudo pelas produções bibliográficas em idioma estrangeiro, que é um dos objetivos esperados neste semestre.




Convidada trabalha a educação para a responsabilidade durante Salão do Conhecimento

Durante toda a sexta-feira, 29 de outubro, os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unijuí promoveram discussões sobre suas áreas de conhecimento, relacionando-as aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - o que não foi diferente para o PPG em Educação nas Ciências. Penúltimo a participar da programação, o programa promoveu um debate acerca do tema “Educar para a responsabilidade: a questão da ética na civilização tecnológica e os desafios da Agenda 2030”.

A cargo da discussão esteve doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com período de doutoramento na Universitat Jaume I - Espanha, Claudia Batestin, que afirmou ser um desafio falar sobre ética, responsabilidade e as relações que envolvem o campo da técnica moderna. Num primeiro momento, a convidada falou sobre a relação do ser humano com a técnica e, depois, sobre ética e responsabilidade, sem nunca deixar de relacionar todos os temas.

“Para trabalharmos estas questões, precisamos aflorar nossos sentidos, imaginar outros tempos e relações históricas. O homem sempre se relacionou com o meio em que habita e sempre utilizou mecanismos, ferramentas, para sua sobrevivência. Significa que a relação do ser humano com a técnica acompanha a história da humanidade”, reforçou, lembrando que o consumo se converteu na dinâmica central da vida social e especialmente de mercadorias não necessárias à sobrevivência, ao citar a filósofa Adela Cortina.

A professora indagou aos participantes, que acompanhavam pelo canal da Unijuí no Youtube, se comunidades passadas imaginavam como seria o futuro. Se nós realizamos a projeção de como será o mundo daqui a 100, 200 anos e se nos questionamos o que é de fato necessário para sobrevivência. “A Agenda 2030 trata de metas a serem cumpridas num prazo de 9 anos. Parece muito, mas não é. Quantos seres virão, que dependerão da nossa ação e responsabilidade agora?”, indagou.

Para conferir o debate na íntegra, acesse:


Inscrições abertas para o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências

Iniciaram nesta quinta-feira, 9 de setembro, as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí. Estão sendo ofertadas 25 vagas no curso de Mestrado e 15 vagas para o Doutorado. As inscrições permanecem abertas até o dia 26 de novembro e podem ser realizadas pelo endereço unijui.edu.br/ppgec, mediante preenchimento do formulário eletrônico e entrega da documentação necessária.

O Programa de Pós-Graduação em Educação na Ciências é credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) desde 1995 para oferta do Mestrado e desde 2009 para o Doutorado. “O programa conquistou nota 5 na última avaliação quadrienal 2013/2016, o que demonstra amplo reconhecimento da qualidade na formação de docentes e no desenvolvimento da pesquisa”, avalia o coordenador do PPGEC, Sidinei Pithan.

O professor destaca, ainda, que irão ocorrer dois momentos de diálogo, via Google Meet, com os interessados em ingressar no Programa. “Nós teremos duas datas especiais de conversas: nos dias 1º e 25 de outubro, às 19h, onde estaremos tirando dúvidas sobre o projeto, inscrições e etapas do processo seletivo. Então estão todos convidados a participar para saber mais sobre o Programa”, reforça.

O Programa destina-se a todos os profissionais interessados no tema da educação escolar e superior e na educação em sentido amplo. Interessados podem optar por uma das três linhas de pesquisa: Currículo e formação de professores; Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas de educação; e Educação popular em movimento e organizações sociais.

O processo seletivo para ingresso, tanto no curso de Mestrado quanto no Doutorado, é composto por quatro etapas: análise do Currículo Lattes, avaliação do projeto de pesquisa, memorial reflexivo e entrevista. O resultado final da seleção será divulgado até o dia 13 de dezembro. 

A documentação necessária e outras informações podem ser obtidas junto à Secretaria do Programa, pelo telefone 55 3332-0420 Ramal 3331, pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br ou pela página unijui.edu.br/ppgec, onde consta o edital completo.

Por Amanda Calegaro Thiel, estagiária na Assessoria de Marketing da Unijuí


Professor Walter Frantz recebe homenagem em evento do PPG em Educação nas Ciências

A homenagem ao professor, pós-doutor em Ciências Sociais, Walter Frantz, marcou a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí, realizada nesta segunda-feira, dia 30 de agosto.

O evento contou com o lançamento do livro Festschrift em homenagem a Walter Frantz, organizado pelos professores Helena Copetti Callai, Jenerton Arlan Schütz, Livio Osvaldo Arenhart e Sidinei Pithan da Silva, que traz testemunhos sobre a atuação de Frantz, que possui uma caminhada de 51 anos na Unijuí. “Mesmo em tempos difíceis, somos capazes de reconhecer nossos colegas, nossos professores. Nosso interesse é divulgar ao máximo esta obra e, quem sabe, poder ter um livro para cada um dos professores do Programa de Pós-Graduação. Queremos reconhecer suas contribuições, histórias de vida, além de mostrar ao público a herança intelectual que nos foi deixada”, explicou um dos organizadores e coordenador do PPG em Educação nas Ciências, professor Sidinei Pithan da Silva.

Na sequência, ocorreu  a palestra do homenageado, professor doutor Walter Frantz, sobre as “Potencialidades em processos associativos e cooperativos: conhecimentos, educação e aprendizagens”. Foram mediadores os professores doutores Helena Copetti Callai, Livio Osvaldo Arenhart e Sidinei Pithan da Silva.

Walter Frantz disse que foi surpreendido pela homenagem e, ao iniciar a sua palestra, destacou que o tema o fez refletir sobre as organizações cooperativas, desfazendo ilusões e buscando novos caminhos. “Se as ilusões me fizeram caminhar, hoje me fazem refletir para voltar a caminhar, de modo crítico e autocrítico quanto às possibilidades de constituição de um sistema e ritmo de vida que vão ao encontro da economia, meio social e natural. Pergunto-me hoje o que o movimento cooperativo ainda pode significar ou conter de potencialidades, quais suas possibilidades e dificuldades”, disse.

Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação, professor Sidinei Pithan, os participantes tiveram uma “aula magistral” com o professor Walter Frantz sobre educação popular, sua relação com a educação cooperativa e sobretudo a perspectiva cidadã. “Fomos privilegiados por acompanhar a palestra sobre um tema tão difícil para todos, mas que tornou-se muito clara pelas palavras do palestrante”, reforçou Sidinei.

Confira a transmissão na íntegra:


PPG em Educação nas Ciências terá aula inaugural e lançamento de livro

Dois eventos serão realizados na próxima segunda-feira, 30 de agosto, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí. 

Inicialmente, às 18h30, acontecerá o lançamento do livro “Festschrift em homenagem a Walter Frantz”, dos autores Helena Copetti Callai, Jenerton Arlan Schütz, Livio Osvaldo Arenhart e Sidinei Pithan da Silva.

Na sequência, às 19h15, acontece a aula inaugural do 2º semestre, com palestra do homenageado, professor doutor Walter Frantz. Para debater o tema “Potencialidades em processos associativos e cooperativos: conhecimentos, educação e aprendizagens”, serão mediadores os professores doutores e autores da obra, Helena Copetti Callai, Livio Osvaldo Arenhart e Sidinei Pithan da Silva.

Ambos os eventos serão transmitidos pelo canal da Unijuí no Youtube.




Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências lança podcast

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí lança nesta segunda-feira, dia 9 de agosto, um novo projeto de comunicação que aproxima a comunidade do trabalho realizado pelos cursos de Mestrado e Doutorado.

O projeto “Com ciência: o podcast do PPGEC” tem o intuito de comunicar as ações do Programa, dando devolutivas à sociedade acerca das pesquisas realizadas na área da educação. Por meio dele, os integrantes  também se colocam como ouvintes de possíveis demandas que possam surgir, acreditando que o conhecimento acadêmico e científico deve sempre ter algo a dizer, justificando suas razões de existir.

O PPPGEC da Unijuí tem como coordenador o professor doutor Sidinei Pithan da Silva, e o projeto do podcast tem sido pensado coletivamente pelo programa, sendo os coordenadores atuais os discentes Franciele da Silva dos Anjos Strohhecker, Gian Ruschel e Luana Henrichsen. 

O primeiro episódio foi gravado com o professor doutor Paulo Evaldo Fensterseifer e teve como temas a ciência, a pesquisa em educação e a divulgação científica - e pode ser conferido abaixo. O “Com Ciência: o podcast do PPGEC” está disponível no Spotify de forma gratuita, podendo ser escutado também pelos navegadores. Além disso, alguns trechos irão ao ar nas segundas, quartas e sextas-feiras na Rádio Unijuí FM.


Professores têm artigo selecionado para livro que marca os 100 anos de Edgar Morin

Professor Sidinei Pithan da Silva

O professor Sidinei Pithan da Silva, coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí, e o professor Celso Martinazzo tiveram uma de suas produções selecionada para a obra que celebra os 100 anos de Edgar Morin - filósofo, antropólogo e sociólogo francês, mundialmente reconhecido como um dos mais vigorosos e iluminados pensadores desses dois séculos. A obra “Edgar Morin: homem de muitos séculos” foi lançado na última semana, durante seminário realizado na quinta e sexta-feira, de forma online, promovido pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável UNB.

Os docentes participaram do seminário na sexta-feira, na Mesa 3, que debateu o tema Complexidade e Sociedade. Até o mês de fevereiro, o professor Celso fazia parte do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí. Ele conduzia, ao lado do professor Sidinei, a disciplina de Educação Contemporânea e Racionalidade, onde, durante um semestre, eram trabalhados os fundamentos da educação escolar desde os gregos até a modernidade. E o eixo condutor desta discussão sempre foi a complexidade e as obras de Edgar Morin.

O artigo produzido pelos professores propõe uma reflexão sobre a condição humana, como um referencial antropológico para pensar o processo de educação escolar a partir da teoria da complexidade, arquitetada por Morin.

Pai da teoria da complexidade, Edgar Morin defende a interligação de todos os conhecimentos, combate o reducionismo, valoriza o complexo e ama viver poeticamente.

Confira a participação dos professores no seminário:

Professor Celso Martinazzo


Aberta a seleção para estudantes eventuais no PPG em Educação nas Ciências

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências - Mestrado e Doutorado da Unijuí está com inscrições abertas para estudantes eventuais. Interessados podem se inscrever no endereço unijui.edu.br/ppgec, entre os dias 5 e 23 de julho. A previsão de início das aulas é 2 de agosto.

Para efetuar a inscrição, o candidato deve preencher a ficha que se encontra disponível na Secretaria e página do Programa. O documento será validado após ser entregue na secretaria ou enviado para o e-mail poseduca@unijui.edu.br 

O programa disponibiliza vagas em cada componente curricular ofertado, de acordo com os critérios do professor, havendo 12 créditos à disposição. As matrículas serão realizadas a partir do dia 28 de julho, de forma online, por e-mail, pelo Núcleo de Registros Acadêmicos da Unijuí.

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências busca desenvolver pesquisas e produção de conhecimentos que contribuam para a formação de educadores. Além disso, procura investigar as organizações e os propósitos das instituições educacionais inscritas nas sociedades contemporâneas, tais como movimentos sociais e organizações cooperativas. 

Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo