Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Educação nas Ciências

Mestranda e pós-doutoranda do PPGEC têm vivência intercultural na Terra Indígena Tekoa Koenju

Na última sexta-feira, 18 de novembro, a mestranda Andrea Oraide Copetti Franco e a pós-doutoranda Fabiane da Silva Prestes, ambas do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí, participaram de uma vivência na Terra Indígena Tekoa Koenju (aldeia Alvorecer), localizada no interior de São Miguel das Missões.

A atividade se insere na pesquisa de mestrado de Andrea, sob a orientação da professora doutora Eva Teresinha de Oliveira Boff e coorientação da professora doutora Fabiane da Silva Prestes, que tem como temática “Por um currículo emancipatório: a diversidade cultural indígena como princípio ético, inseparável do respeito pela dignidade humana”.

Por ser uma pesquisa na linha de Currículo e Formação de Professores, as pesquisadoras foram acompanhadas por um grupo de 28 alunos e duas professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Burnier, da cidade de Coronel Barros. Os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental são interlocutores da referida pesquisa de mestrado e já desenvolveram outras atividades sobre a temática indígena, contemplando, assim, a interação do PPGEC com a educação básica.

A vivência contou com as seguintes atividades: visita à Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Igineo Romeu Koenju, onde houve um diálogo intercultural entre alunos indígenas e não indígenas. Na oportunidade, os estudantes não indígenas puderam conhecer um pouquinho do idioma Guarani.

Durante a vivência, os visitantes foram acompanhados pelos condutores indígenas Aldo Ferreira e Maribel Franco, os quais comentaram sobre vários aspectos do modo de vida guarani e sua relação com a mata, a natureza, nomes e usos medicinais de plantas. A etnotrilha tem um percurso de 2.428 metros, detalhada nos seguintes pontos: recepção, sombra do chimarrão, visita à réplica da Opy (casa de reza), árvores de uso Guarani, Kokué (roça), entrada na mata, trilha na mata (com réplicas de diversos tipos de armadilhas), barranca do Rio Inhacapetum, pontos de recuperação da mata e campo de futebol. 

Durante a visita foram expostos e comercializados diversos artesanatos produzidos pelos Guarani, cuja venda compõe parte substancial da renda dos moradores da comunidade. Houve também a apresentação do coral da aldeia, composto por crianças, adolescentes e adultos, oportunidade em que foram executadas músicas e cantos Mborae-Kyringüé (cantos sagrados), acompanhados de violão e chocalho.

 


Professora da Unijuí tem trabalho apresentado na Universidade Marie Curie Sklodowska em Lublin, na Polônia

No último sábado, 19 de novembro, a professora doutora Fabiana Diniz Kurtz, docente do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí, apresentou, de forma online, o trabalho Researching innovation in language pedagogy across cultures: a post pandemic picture na Universidade Marie Curie Sklodowska em Lublin, na Polônia, juntamente com os professores doutores Jaroslaw Krajka (UMCS, Polônia) e Peter Mitchell (Universidade de Tomsk, Rússia).

A atividade de internacionalização envolve as três universidades como parte de um livro que está sendo produzido pelos três pesquisadores, envolvendo inovação em educação e no ensino de línguas nos contextos brasileiro, polonês e russo, com previsão de lançamento para o início de 2023.

A palestra inaugural da Jornada Científica da UMCS teve como tema “Filologias Contemporâneas na teoria e na prática” e ocorreu na madrugada - horário de Brasília, envolvendo estudantes e professores da Universidade Marie-Curie Sklodowska, promotora do evento.

“Estamos, junto ao curso de Letras e ao PPGEC, sempre estabelecendo relações e parcerias em projetos e publicações internacionais com a UMCS, especialmente com o professor Krajka, com quem temos interlocução no campo de Linguística e CALL (Aprendizagem de Línguas Mediada por Computador), bem como temas envolvendo inovação em educação e no ensino de línguas em geral, campo de atuação do também parceiro e interlocutor, professor Peter Mitchell, de Tomsk, na Rússia, que, assim como o professor Krajka, já esteve na Unijuí há alguns anos”, explicou a professora Fabiana. 

 


Inscrições para o Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências são prorrogadas até domingo

O processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí teve seu prazo de inscrições prorrogado. Com a nova data, interessados têm até este domingo, dia 20 de novembro, para efetuar a inscrição no site unijui.edu.br/ppgec, na aba “Processo seletivo e matrícula”, onde também está disponível o edital completo.

O candidato deverá optar por uma das três linhas de pesquisa do Programa: Currículo e Formação de Professores; Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas da Educação e Educação Popular em Movimentos e Organizações Sociais. Para ingresso no primeiro semestre de 2023 estão sendo ofertadas 25 vagas para o curso de Mestrado e 15 para o Doutorado.

Para assegurar a inscrição, os candidatos devem anexar o projeto de pesquisa, memorial reflexivo, currículo lattes, ficha de inscrição preenchida, foto 3x4 recente e a tabela preenchida da pontuação do currículo. No edital estão anexados moldes da ficha de inscrição e a tabela da pontuação do currículo.

Para obter mais informações, acesse a página unijui.edu.br/ppgec ou entre em contato com a Secretária do PPGEC, através do telefone (55) 3332-0420 - Ramal 3331 ou do e-mail poseduca@unijui.edu.br.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


PPG em Educação nas Ciências recebe inscrições para o Mestrado e Doutorado até a terça-feira

As inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí se encerram na próxima terça-feira, dia 15 de novembro. Interessados podem se inscrever em unijui.edu.br/ppgec, onde também está disponível o edital. 

As 25 vagas para o Mestrado e 15 para o Doutorado são para ingresso no primeiro semestre de 2023. No momento da inscrição, o candidato deverá optar por uma das três linhas de pesquisa do Programa: Currículo e Formação de Professores; Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas da Educação e Educação Popular em Movimentos e Organizações Sociais.

Para confirmar a inscrição, os candidatos devem anexar um projeto de pesquisa, memorial reflexivo, currículo lattes, ficha de inscrição preenchida, foto 3x4 recente e a tabela preenchida da pontuação do currículo. No edital estão anexados moldes da ficha de inscrição e a tabela da pontuação do currículo.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0420 - Ramal 3331, pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br ou pela página unijui.edu.br/ppgec.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


PPGEC realiza Seminário Temático sobre a educação escolar em sociedades republicanas e democráticas

Iniciou nesta terça-feira, 8 de novembro, o Seminário Temático do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências sobre “A especificidade da educação escolar em sociedades republicanas e democráticas”. O evento tem como objetivos oferecer a oportunidade de reflexão sobre a educação republicana considerando seus fundamentos filosóficos, históricos e políticos; analisar as circunstâncias atuais de educação no Brasil, considerando potencialidades e eventuais dificuldades e oportunizar o debate acadêmico com pesquisadores, além de ofertar um espaço de compartilhamento das reflexões e pesquisas.

No turno da manhã ocorreu a acolhida dos participantes e na sequência, a conferência de abertura que debateu o tema “A crise na educação e a especificidade da experiência escolar”, com o professor José Sergio Fonseca de Carvalho, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Em sua fala, o conferencista abordou o conceito de crise, especificidades e potencialidades da educação escolar.

No turno da tarde, ocorreram as apresentações dos trabalhos submetidos, de forma presencial e online. A programação terá sequência na quarta-feira, dia 9, a partir das  8h30, com a conferência sobre o tema “Uma educação republicana no Brasil monárquico: projetos liberais frustrados na educação do império brasileiro”, que contará com a participação da professora Carlota Josefina Malta Cardozo, também da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. 

Pela parte da tarde, às 14h, será realizada a segunda sessão de apresentação de trabalhos científicos, também de forma híbrida. Para finalizar a programação do evento, às 17h, haverá um momento avaliação e encerramento do Seminário Temático.


Professor participa de aula online da Unibalsas, no Maranhão, coordenada por egressa da Unijuí

Na última terça-feira, 25 de outubro, o professor Walter Frantz participou de uma aula do curso de Pedagogia da Faculdade de Balsas – Unibalsas, no Maranhão. A participação aconteceu de forma online, na disciplina Educação em Direitos Humanos, ministrada pela professora doutora Camila Sousa da Silva, que é egressa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí. 

Camila foi orientanda do professor Walter no doutorado e destaca a grandeza das suas contribuições no que diz respeito à educação para e pela vida. “O jeito humano do professor ser, dizer e fazer todas as coisas é, sem dúvida, para um estudante de pedagogia, uma oportunidade única, pois ele nos ensina com palavras, com suas histórias, com sua forma de olhar a vida e as pessoas. Ouvi-lo é sempre um presente”, disse.

O professor Walter abordou o tema “Educação e Direitos Humanos: educação para a paz e educação em valores”. E dentre as reflexões feitas, destacou que entende que a educação é um ato de amor e de conhecimento, fundado na ética. “Amor significa identificar e respeitar a diferença; ser solidário na diferença e ser cooperativo na diferença”, afirmou, completando que conhecimento só faz sentido se tiver a ética da responsabilidade social e ambiental como base de sustentação.

“Temos em nós a possibilidade para agir sobre os condicionantes adversos às nossas necessidades e interesses. Apesar das dificuldades, existe uma energia que se forma na relação entre os seres humanos, a partir de suas necessidades, interesses ou desejos. Isso não é dado a priori. Precisa ser construído”. 




PPGEC compartilha perspectivas no ensino híbrido em Seminário no Salão do Conhecimento

Promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC), ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 27 de outubro, os “Seminários do Projeto: Processo Interativo de Formação Docente no Contexto da Educação Básica: uma Perspectiva Emancipatória de Currículo no Ensino Híbrido”.

O evento faz parte da programação do Salão do Conhecimento 2022 e busca apresentar os resultados do projeto realizado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) sobre a discussão do ensino híbrido mundial. “Nosso projeto tem como objetivo constituir um grupo de professores que visam a formação docente pensando no ensino híbrido”, destacou a professora do PPGEC, Eva Teresinha de Oliveira Boff.

Na apresentação do projeto, a professora também salientou a participação de seis escolas na realização das pesquisas, sendo quatro de Ijuí, uma de Bozano e uma de Rio Grande. “Um agradecimento muito especial a essas escolas que estão participando do projeto, fundamentais para obtermos bons resultados”, ressaltou.

Em seguida, a professora Zélia Ferreira Caçador Anastácio, da Universidade do Minho, de Portugal, iniciou um circuito de apresentações sobre as pesquisas, cada um compartilhando seus pareceres sobre o tema.

O Seminário contou também com falas da professora Jaqueline Ritter, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), da professora Isabel Koltermann Battisti, dos doutorandos Marciele Dias Santos Cabeleira e Adalberto Freire da Silva, além das mestrandas Rosimeri Dias de Moura Puhl e Claudia Marchesan.

O Salão do Conhecimento 2022 segue até esta sexta-feira, dia 28. A programação completa pode ser acessada em unijui.edu.br/eventos.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Seminário do PPGEC vai abordar a educação escolar em sociedades republicanas e democráticas

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, por meio da linha de pesquisa Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas da Educação, vai promover seu Seminário Temático com a temática "A Especificidade da Educação Escolar em Sociedades Republicanas e Democráticas". O evento será realizado no Auditório do Complexo da Saúde, nos dias 8 e 9 de novembro. Inscrições com submissão de trabalhos podem podem ser realizadas até o dia 23 de outubro, no endereço unijui.edu.br/eventos

O objetivo do seminário é proporcionar aos discentes e docentes do PPGEC, demais pesquisadores da temática e professores de escolas uma  oportunidade de reflexão sobre a educação republicana, considerando os seus fundamentos filosóficos, históricos e políticos. Além disso, o seminário converge com as ações do projeto de pesquisa “A especificidade da educação escolar em sociedades republicanas e democráticas”, com apoio da Fapergs e elaborado pela linha de pesquisa do PPGEC.

O evento terá início no dia 8 de novembro, às 8h30, com a acolhida dos participantes. Na sequência, às 8h45, o professor doutor José Sergio Fonseca de Carvalho, da Faculdade de Educação da USP, realizará a fala “A crise na educação e a especificidade da experiência escolar”, que estará disponível também para visualização pelo Google Meet. Pela tarde, a partir das 14h, ocorrerá o primeiro momento de apresentações de trabalhos científicos, que acontecem nas salas de aulas e de forma remota. 

No dia 9, a partir das 8h45, terá início a conferência “Uma educação republicana no Brasil monárquico: projetos liberais frustrados na educação do império brasileiro”, com a professora doutora Carlota Boto, da USP, que também poderá ser assistida de forma onlineÀ tarde, será realizada a segunda sessão de apresentações de trabalhos científicos e, por fim, os participantes realizarão uma avaliação, marcando o encerramento do Seminário. 

A programação completa está disponível neste link. Na página também é possível obter mais informações sobre o evento.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí




Palestra com professora da Letônia promove intercâmbio cultural entre Unijuí e Universidade de Liepaja

Nesta terça-feira, dia 11 de outubro, estudantes e professores da Unijuí tiveram a oportunidade de realizar um intercâmbio cultural, por meio de uma palestra ministrada pela reitora da Universidade de Liepaja, Dace Markus. O encontro ocorreu no Centro de Eventos e foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e pelo Escritório de Relações Internacionais.

A palestra abordou o tema “Imitações do som (onomatopéia) na fala de crianças” e teve como objetivos apresentar a área de atuação da reitora da Universidade de Liepaja, bem como estreitar relações entre a Unijuí e a universidade letã e incentivar a pesquisa com esta temática aos estudantes de licenciaturas, mestrandos e doutorados em Educação nas Ciências.

Iniciando a programação da tarde, a professora e coordenadora de Relações Internacionais da Universidade de Liepaja, Erika Lauberga, apresentou brevemente a instituição e os costumes e características da Letônia, país europeu que fica a aproximadamente 11 mil quilômetros do Brasil. “Apesar da distância, estamos muito felizes em realizar parcerias com a Unijuí”, destacou a docente. Segundo ela, a Universidade de Liepaja é o maior centro de educação, ciência e inovação na região de Kurzeme, sendo que os primórdios da entidade remontam a 1945. 

Em seguida, a reitora da Universidade, professora Dace Markus, doutora em Filosofia e Humanidades, compartilhou um pouco de sua experiência profissional, salientando aspectos do idioma letão. “O sistema linguístico está ligado à história da humanidade, ao desenvolvimento da sociedade e às tradições étnicas. As linguagens têm suas regras formais, funções, área de uso e conexões de elementos linguísticos tradicionalmente desenvolvidos”, afirmou a reitora, apresentando algumas formas imprevisíveis dentro desse sistema.


Educação nas Ciências promove Seminário Temático em novembro

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí irá promover, nos dias 8 e 9 de novembro, o Seminário Temático “A especificidade da educação escolar em sociedades republicanas e democráticas”. A inscrição com submissão de trabalhos deve ser realizada pelo participante exclusivamente no site do evento, até o dia 23 de outubro.

O Seminário irá iniciar na manhã do dia 8, às 8h30, com acolhida dos participantes. Na sequência, às 8h45, a conferência de abertura debaterá o tema “A crise na educação e a especificidade da experiência escolar”, com o professor José Sergio Fonseca de Carvalho, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. No turno da tarde, a partir das 14h, ocorrerão as apresentações dos trabalhos submetidos, de forma presencial e online, pelo Google Meet.

Na manhã seguinte, 9 de novembro, às 8h30, acontecerá um breve momento de acolhida, seguido de conferência sobre o tema “Uma educação republicana no Brasil monárquico: projetos liberais frustrados na educação do império brasileiro”, que contará com falas da professora Carlota Josefina Malta Cardozo, também da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Pela parte da tarde, às 14h, será realizada a segunda sessão de apresentação de trabalhos científicos, também de forma híbrida. Para finalizar a programação do evento, às 17h, haverá um momento avaliação e encerramento do Seminário Temático.

Para obter mais informações sobre o Seminário, acesse o site unijui.edu.br/eventos ou entre em contato com o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br ou telefone 55 3332 0417.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí