
Estudantes, bolsistas e professores da Unijuí, que fazem parte do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC), participaram, na última semana do XIX Encontro de Investigação na Escola: em Defesa de uma Educação Transformadora e Inclusiva. O evento foi realizado em Pelotas e reuniu diversos pesquisadores do Estado e do País.
O Encontro abordou a atuação docente, por meio da escrita, da leitura e da discussão sobre relatos de experiências de professoras e professores da Educação Básica e do Ensino Superior e de estudantes de graduação e pós-graduação.
Pela Unijuí, estiveram presentes 16 participantes, que apresentaram trabalhos, a maioria deles vinculados ao PPGEC, e compartilharam suas trajetórias. Também participaram de roda de conversa, trocas de ideias e debates. Ainda, estiveram presentes em palestras, diálogos e momentos de escuta que tornaram tudo muito mais humano e acolhedor.

Entre os dias 12 e 14 de outubro, foi realizado em Curitiba (PR) o XI Encontro Regional de Ensino de Biologia da Região Sul (EREBio Sul), que nesta edição celebrou 20 anos de trajetória. Com o tema “Vozes do Sul Educador: 20 anos de histórias, memórias e resistências”, o evento reuniu pesquisadores, professores da educação básica e estudantes para debater os caminhos e desafios do ensino de Biologia e Ciências na região.
A Unijuí esteve representada pela professora doutora Maria Cristina Pansera de Araújo, integrante do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC). A docente participou da mesa de abertura, ao lado das professoras Adriana Mohr e Christiane Gioppo. Ao final da sessão, Maria Cristina foi homenageada pela sua atuação e trajetória como sócia-fundadora da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (Sbenbio).
Nesta 11ª edição, o encontro retomou sua origem — iniciada em 2005, na Universidade Federal do Paraná (UFPR) — e destacou contribuições acadêmicas e educacionais consolidadas ao longo das últimas duas décadas.
A Unijuí também esteve presente com os doutorandos Laércio Francesconi e Naiara Berwaldt Wust, que apresentaram trabalhos científicos. A programação incluiu mesas-redondas, minicursos, oficinas, arena lúdica, lançamento de livros e sessões de apresentação de pesquisas, fortalecendo o diálogo entre pesquisadores e a comunidade escolar.

A professora Fabiana Diniz Kurtz, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) e do curso de Letras da Unijuí, teve seu projeto “Bridging Cultures with TPACK” aprovado no Programa Fulbright Specialist 2025–2026, uma das mais prestigiadas iniciativas internacionais de cooperação acadêmica do Governo dos Estados Unidos.
O projeto propõe atividades conjuntas entre a Unijuí e a Arizona State University (EUA), com foco em formação docente, inovação curricular e integração de tecnologias educacionais. A proposta foi elaborada e será coordenada pela professora Fabiana, que também realizará uma missão acadêmica na universidade norte-americana, prevista para 2026.
A aprovação evidencia o reconhecimento da importância das investigações voltadas à formação de professores e à inovação educacional com/sobre/por meio de tecnologias, temas que têm se destacado na produção acadêmica do Programa e em suas parcerias internacionais.
Segundo a professora Fabiana, “o projeto reforça o papel estratégico das universidades do interior no diálogo entre o local e o global, promovendo uma formação docente qualificada, inovadora e socialmente comprometida.
O Fulbright Specialist Program é promovido pelo Governo dos Estados Unidos e tem como objetivo aproximar instituições de ensino superior de diferentes países, promovendo o intercâmbio de professores e pesquisadores de curta duração para o desenvolvimento de projetos colaborativos.
O projeto prevê a vinda, à Unijuí, de um professor especialista da Arizona State University, referência internacional na área de tecnologia educacional e inovação docente, em 2026, para o desenvolvimento de oficinas, seminários e consultorias voltadas a professores e estudantes do PPGEC e de cursos de licenciatura, dentre outras atividades.
Com essa aprovação, a Unijuí reforça sua presença em redes globais de pesquisa e cooperação acadêmica, fortalecendo o diálogo entre universidades e consolidando seu compromisso com a formação docente e a inovação educacional.

A professora do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, Fabiana Diniz Kurtz, participou da 8ª edição do congresso internacional Integrating Content and Language in Higher Education (ICLHE), realizado em Porto Alegre.
Em sua participação, ela apresentou o trabalho "Bridging multiculturalism and technology: an EMI experience in graduate education." Conforme a temática do evento, o estudo relatou a experiência pioneira de ofertar no PPGEC a disciplina “Education and Technology from a sociocultural perspective” inteiramente em inglês, com a participação de estudantes do Brasil, da Inglaterra e do Senegal. A iniciativa demonstrou como o Inglês como Meio de Instrução (EMI) pode ampliar repertórios acadêmicos, integrar tecnologias digitais e promover práticas pedagógicas inclusivas por meio do multilinguismo.
Durante o evento, a professora estabeleceu contatos com pesquisadores e instituições de diferentes países, fortalecendo parcerias acadêmicas e dialogando sobre política linguística, formação de professores e internacionalização no contexto da América Latina e do Sul Global.
“A experiência reforça o compromisso do PPGEC e da Unijuí com a política de internacionalização e com a atualização de sua Política Linguística Institucional, que valoriza o inglês como língua de circulação global, sem deixar de situar a diversidade linguística e cultural como elementos de equidade em perspectiva de "translanguaging”.”, destaca a docente.
Segundo Fabiana, o potencial transformador do EMI para enriquecer o currículo, criar pontes multiculturais e fortalecer a inserção global da universidade, também reafirma o papel do PPGEC como espaço estratégico de inovação acadêmica e internacionalização no campo da Educação.

Nesta segunda-feira, 1º de setembro, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí deu início ao seminário “Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) e Classificação Hierárquica Ascendente (CJA): Ferramentas para o Estudo da Realidade Social”.
Com a participação do professor da Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, Manuel Alejandro Giovine, o seminário, que ocorre em formato híbrido, tem o objetivo de oferecer conhecimentos teóricos e ferramentas práticas sobre a Análise Fatorial de Correspondências Múltiplas (ACM) e a Classificação Hierárquica Ascendente (CJA).
A ACM é um método que analisa a realidade social de forma relacional, criando um “espaço social” onde indivíduos são posicionados distintamente com base nos seus atributos, enquanto que a CJA complementa-a, agrupando indivíduos com características semelhantes em “classes no papel”. A proposta é ensinar aos acadêmicos e docentes a articularem estas técnicas com dados qualitativos para, através da triangulação, relacionar as posições sociais às tomadas de posição, alcançando um nível explicativo baseado na homologia entre estruturas e habitus.
“Agradeço a presença de todos. Tenho certeza que este trabalho vai ser de muito proveito, tanto para os estudantes quanto para os nossos professores”, destaca o professor Fernando Jaime González, que deu as boas-vindas aos participantes.
Coordenador do PPGEC, o professor Sidinei Pithan da Silva ressalta a importância do seminário promovido nesta semana. “O tema abordado é muito importante e nos honra muito receber o professor Manuel na nossa Universidade. Tenho certeza que o seminário será muito bem aproveitado por todos nós e que poderemos difundir o conhecimento e o trabalho realizado nesses dois dias”, comenta.
O professor Manuel relata que é uma grande honra estar na Unijuí e que espera que a jornada de trabalho seja muito bem proveitosa para todos os participantes. O seminário segue nesta tarde e durante todo o dia de amanhã, terça-feira, 2 de setembro.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) promove, nos dias 1º e 2 de setembro o seminário “Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) e Classificação Hierárquica Ascendente (CJA): Ferramentas para o Estudo da Realidade Social”. A atividade terá a participação do professor da Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, Manuel Alejandro Giovine.
O seminário será realizado em formato híbrido, das 8h30 às 11h45 e das 14 às 17h15 em ambos os dias. Ele acontecerá na sala 242 A do prédio 60 (Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques).
A proposta do evento será de oferecer conhecimentos teóricos e ferramentas práticas sobre a Análise Fatorial de Correspondências Múltiplas (ACM) e a Classificação Hierárquica Ascendente (CJA). A ACM é um método que analisa a realidade social de forma relacional, criando um “espaço social” onde indivíduos são posicionados distintamente com base nos seus atributos.
A CJA complementa-a, agrupando indivíduos com características semelhantes em “classes no papel”. O curso ensina a articular estas técnicas com dados qualitativos para, através da triangulação, relacionar as posições sociais às tomadas de posição, alcançando um nível explicativo baseado na homologia entre estruturas e habitus.
As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site unijui.edu.br/eventos. Mais informações também podem ser obtidas pelo mesmo endereço eletrônico.

A Unijuí, a partir do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC), em parceria com a Universidad Pedagógica Nacional (UPN), da Colômbia, deu início, nesta quarta-feira, 27 de agosto, ao 3º Encontro Binacional de Pesquisa na interface Universidade-Escola. O evento segue até esta quinta-feira, 28 de agosto, com ampla programação.
O encontro, que acontece de forma on-line, tem o tema “Debates entre ação e formação docente no panorama binacional Brasil-Colômbia” e tem o objetivo de promover reflexões críticas sobre os desafios comuns da formação docente inicial e continuada nos contextos socioeducativos dos dois países. Além disso, busca ampliar seu alcance como espaço de diálogo acadêmico entre o Brasil e a Colômbia.
A atividade de abertura contou com um painel, com a temática “Panorama Binacional da docência: desafios, políticas e formação no Brasil e na Colômbia”, que foi conduzida pelos professores Fernando Jaime González, da Unijuí, e Olga Lucia Romero Castro, da Universidade de Tolima (Colômbia), com mediação do professor da UPN, Leonardo Fabio Martinez.
O painel teve a proposta de apresentar um panorama atualizado das realidades socioeducativas do Brasil e da Colômbia, com ênfase no papel do professor, nos desafios enfrentados na atualidade, nas políticas educacionais em vigor e nas perspectivas comparadas sobre a formação docente e o exercício da profissão. O painel também abordou as possibilidades e os entraves que se colocam na interface entre Universidade e Escola, favorecendo uma análise crítica e colaborativa entre os dois contextos nacionais.
Representando a Unijuí no Encontro Binacional, a professora Marli Dallagnol Frison deu as boas-vindas aos participantes e apresentou a programação dos dois dias de evento. “Este espaço, que hoje se consolida como um momento de diálogo e socialização de saberes, reafirma a relevância da investigação como eixo estruturante da formação humana, do ensino, do fortalecimento da escola e da aliança entre docentes. Também é uma forma de refletir o nosso compromisso com o desenvolvimento humano e social que une nossas instituições”, destacou.
Além do painel de abertura, a programação desta quarta-feira conta com quatro mesas redondas dedicadas às áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Já na manhã desta quinta-feira, 28 de agosto, será feito um encontro com participantes de diferentes áreas com o objetivo de dialogar sobre pontos de convergência e divergência entre os dois países.
À tarde, a programação será finalizada com um novo encontro, que será um espaço de apresentação da sistematização, com a proposta de abrir um diálogo com os diversos atores interessados no fenômeno educativo em suas múltiplas dimensões, em especial aquelas que emergem da relação entre a universidade e a escola.
A partir das reflexões construídas coletivamente ao longo do 3º Encontro Binacional, serão identificadas as principais preocupações do corpo docente, visibilizar as apostas investigativas em curso e promover a construção de agendas colaborativas de trabalho. Tudo isso com vistas a projetar a quarta edição do evento, fortalecendo o caráter binacional e o compromisso compartilhado com a transformação educativa.
O 3º Encontro de Pesquisa na Interface Universidade-Escola é mais uma das ações previstas no convênio estabelecido entre a Unijui e a Universidade Pedagógica Nacional, de Bogotá/Colômbia. O convênio é coordenado pela professora da Unijuí, Marli Dallagnol Frison, e pelo professor da UPN, Alexander Cely.

A Unijuí, por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC), em parceria com a Universidad Pedagógica Nacional (UPN), da Colômbia, promove, nesta quarta e quinta-feira, 27 e 28 de agosto, de maneira on-line, o 3º Encontro Binacional de Pesquisa na interface Universidade-Escola.
Com o tema “Debates entre ação e formação docente no panorama binacional Brasil-Colômbia”, o evento busca ampliar seu alcance como espaço de diálogo acadêmico entre Brasil e Colômbia, promovendo reflexões sobre os desafios da formação docente inicial e continuada.
O público-alvo do Encontro são professores da educação básica e superior, estudantes de graduação e pós-graduação, gestores e interessados em pesquisa educacional. O objetivo é refletir criticamente sobre os desafios comuns à formação de professores nos contextos socioeducativos dos dois países.
As inscrições podem ser feitas pelo site unijui.edu.br/eventos.Mais informações sobre a programação, horários das mesas de trabalho e outros detalhes podem ser verificados no mesmo site.
.jpeg)
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) em parceria da Editora Unijuí, realizou nesta quarta-feira, 13 de agosto, a sua aula inaugural. A atividade buscou comemorar os 30 anos do Programa, os 40 anos da Editora Unijuí e os 100 anos de Memória de Mario Osorio Marques.
A aula inaugural teve o tema “Educação nas Ciências, Universidade, Escola e Pesquisa: Memórias de Mario Osorio Marques”, e contou com a participação do professor da Unoesc, Roque Strieder, que apresentou um convite aberto focado nos “começos formativos e educativos, tanto em escolas e universidades”, com a ideia de criar condições e espaços investigativos com os estudantes.
Além disso, foi lançado o livro “Educação nas Ciências, Interfaces com a Educação Básica”, organizado pelo coordenador do PPGEC, professor Sidinei Pithan da Silva, e os professores César Augusto Danelli Junior e Fábio Roberto Pillatt. Colaboradores que atuam na Editora Unijuí também foram homenageados pelos 40 anos e, por fim, foi feito um Círculo de Memórias, com o tema “Professor Mario Osorio Marques – A Universidade, a Pesquisa e a Educação Popular na Unijuí”, que teve a participação do professor Walter Frantz.
“É uma alegria celebrar os 30 anos do PPGEC, os 40 anos da Editora e os 100 anos de memória de Mario Osorio Marques. Foram mais de 700 mestres e 100 doutores formados pelo Programa, o que deixa a sua marca na história da região ao impactar em muitas pessoas e oportunizar a entrada de pesquisadores para atuarem na melhora da educação brasileira”, comentou o coordenador do PPGEC, professor Sidinei Pithan da Silva.
O vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, destacou a importância de Mario Osorio Marques e o significado de ter atingido essas datas comemorativas. “Parabéns aos professores, mestrandos e doutores que fazem parte do PPGEC. Os números mostram a importância do processo de transformação social promovido e tenho certeza que Mario Osorio estaria muito orgulhoso neste momento”.
O professor também salientou sobre a relevância da Editora Unijuí para a produção científica e os impactos positivos que ela trouxe ao longo dos anos. “São 23 coleções e mais de 450 títulos ativos. Fica o agradecimento a todos que trabalharam nestes 40 anos”, declarou.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) em parceria da Editora Unijuí, promove, na próxima quarta-feira, 13 de agosto, a sua aula inaugural.
Com o tema “Educação nas Ciências, Universidade, Escola e Pesquisa: Memórias de Mario Osorio Marques”, a programação inicia às 13h30, no Centro de Eventos, com o lançamento do livro “Educação nas Ciências”, comemoração dos 40 anos da Editora Unijuí e celebração dos 30 anos do PPGEC.
Às 14h15, a programação contará com a participação do professor da Unoesc, Roque Strieder, que conduzirá a Aula Inaugural. Às 16h, será feito um Círculo de Memórias, com o tema “Professor Mario Osorio Marques – A Universidade, a Pesquisa e a Educação Popular na Unijuí”, que contará com a participação dos professores Paulo Evaldo Fensterseifer e Walter Frantz.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.