Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Educação nas Ciências

Inscrições para o XXIII Enaced podem ser realizadas até o sábado, dia 13 de abril

Foram prorrogadas as inscrições para o XXIII Enaced - Encontro Nacional de Educação, que acontecerá de 20 a 22 de maio, no campus da Unijuí em Ijuí, em paralelo com o III Siepe - Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências e com o V Enteci - Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado. Interessados agora têm até o dia 13 de abril, próximo sábado, para se inscrever em unijui.edu.br/eventos, página onde também é possível conferir a programação.

Tendo como tema a “Ciência, Tecnologia, Democracia e Decolonialidade: contribuições ao debate educacional”, os eventos serão realizados de modo colaborativo, marcando os 29 anos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí.

E para abrir a programação, no dia 20, será realizada a palestra “Ciência, Tecnologias, Democracia e Decolonialidade: contribuições ao debate na Educação Básica”, com o doutor Renato Janine Ribeiro (USP). No mesmo dia, ainda acontecem três mesas redondas no Salão de Atos: a primeira, às 13h45, terá como tema “Ética, Diversidade e Democracia na Educação Básica, tendo como debatedoras as doutoras Zélia Caçador (UMinho),  Alice Pagan (UFMT), Mareli Eliane Graupe (Uniplac) e Vânia Cossetin (Unijuí - mediadora).

Às 14h, terá início a mesa “Maternidades nas políticas públicas, pesquisas acadêmicas e mídia”, com as doutoras Carin Klein (ULBRA), Maria Cláudia Dal'Igna (Unisinos), Catharina da Cunha Silveira (Smed/Porto Alegre) e Maria Simone Schwengber (Unijuí - mediadora). Para fechar, às 19h45, ocorrerá a mesa “Decolonialidade no Sul Global: repercussões na Educação Básica”, com os convidados Kleber Aparecido da Silva (UnB) e Tania Rezende (UFG), sob mediação da professora da Unijuí, Fabiana Kurtz.

Apresentações de trabalhos e novas mesas serão realizadas nos dias 21 e 22. Na página do evento, é possível conferir a programação completa. 

A realização do evento conta com apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF); Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Polo IFFAR Jaguari, IFSUL e IFRS; Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UNB); Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Portugal; Grupo de Investigación Conocimiento Profesional del Profesor de Ciencias – CPPC y al Semillero de Investigación Enseñanza de las Ciencias Naturales – ENCINA da Universidad Surcolombiana; Red Internacional de Investigación en Ensino de las Ciencias (RIEC); Maestría en Docencia de la Química da UPN Bogotá; Observatório do Currículo Integrado do IFFAR; Red Latinoamericana en Educación en Ciencias Naturales (REDLAECIN); Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Coordenadoria Regional de Educação - 36ª CRE de Ijuí e Secretaria Municipal de Educação de Balsas, MA.


Reitoria da Unijuí recepciona estudante da Inglaterra

A reitoria da Unijuí recepcionou, na tarde desta quarta-feira, 3 de abril, o estudante Jack Molina. Natural da Inglaterra, ele ingressa no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC), onde participará das aulas da disciplina de Educação e Tecnologia na Perspectiva Sociocultural (Education And Technology From a Sociocultural Perspective), que é ofertada aos estudantes do curso de Mestrado e ministrada em Inglês. Jack ficará no Brasil até dezembro deste ano. 

O encontro contou com a participação do reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, além do coordenador do PPGEC, Sidinei Pithan da Silva, dos professores Rafael Frantz e Sandro Sawicki, e da assessora do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí, Vanderléia de Andrade Haiski.

A vinda do estudante é uma parceria com a prefeitura de Santa Rosa, e ocorre a partir do interesse do jovem em aprender a Língua Portuguesa, uma vez que Jack tem em sua formação pesquisas a partir do estudo de línguas modernas. Em seu período no Brasil, a ideia é que, conforme explica o professor Rafael Frantz, o estudante, também, participe de um grupo de estudo desenvolvido pela Unijuí e a Universidade de Cambridge, inserida dentro do Cidades Inteligentes, que é aplicado em Santa Rosa. 

“Queremos envolvê-lo em atividades de colaboração no nosso grupo de estudo para nos auxiliar. Estamos desenvolvendo a pesquisa para aplicar um framework, o qual vai avaliar, propor e conduzir atividades para transformar um município em Cidade Inteligente. Nossa intenção é verificar, dentro do framework,  como está o desenvolvimento de Santa Rosa e o quanto o município é Smart, e o que se pode melhorar. Isso demanda conhecimento do idioma e é neste sentido que o Jack mais vai se inserir e colaborar”, destaca. 


Divulgada a programação do XXIII Enaced; inscrições estão abertas

Já é possível conferir a programação completa do XXIII Enaced - Encontro Nacional de Educação, que acontecerá de 20 a 22 de maio, no campus da Unijuí em Ijuí, em paralelo com o III Siepe - Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências e com o V Enteci - Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado. As informações estão disponíveis em unijui.edu.br/eventos, onde também é possível realizar a inscrição. 

Tendo como tema a “Ciência, Tecnologia, Democracia e Decolonialidade: contribuições ao debate educacional”, os eventos serão realizados de modo colaborativo, marcando os 29 anos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí.

E para abrir a programação, no dia 20, será realizada a palestra “Ciência, Tecnologias, Democracia e Decolonialidade: contribuições ao debate na Educação Básica”, com o doutor Renato Janine Ribeiro (USP). No mesmo dia, ainda acontecem três mesas redondas no Salão de Atos: a primeira, às 13h45. terá como tema “Ética, Diversidade e Democracia na Educação Básica” e terá como debatedoras as doutoras Zélia Caçador (UMinho),  Alice Pagan (UFMT), Mareli Eliane Graupe (Uniplac) e Vânia Cossetin (Unijuí - mediadora).

Às 14h, terá início a mesa “Maternidades nas políticas públicas, pesquisas acadêmicas e mídia”, com as doutoras Carin Klein (ULBRA), Maria Cláudia Dal'Igna (Unisinos), Catharina da Cunha Silveira (Smed/Porto Alegre) e Maria Simone Schwengber (Unijuí - mediadora). Para fechar, às 19h45, ocorrerá a mesa “Decolonialidade no Sul Global: repercussões na Educação Básica”, com os convidados Kleber Aparecido da Silva (UnB) e Tania Rezende (UFG), sob mediação da professora da Unijuí, Fabiana Kurtz.

Apresentações de trabalhos e novas mesas serão realizadas nos dias 21 e 22. Na página do evento, é possível conferir a programação completa. 

A realização do evento conta com apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF); Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Polo IFFAR Jaguari, IFSUL e IFRS; Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UNB); Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Portugal; Grupo de Investigación Conocimiento Profesional del Profesor de Ciencias – CPPC y al Semillero de Investigación Enseñanza de las Ciencias Naturales – ENCINA da Universidad Surcolombiana; Red Internacional de Investigación en Ensino de las Ciencias (RIEC); Maestría en Docencia de la Química da UPN Bogotá; Observatório do Currículo Integrado do IFFAR; Red Latinoamericana en Educación en Ciencias Naturales (REDLAECIN); Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Coordenadoria Regional de Educação - 36ª CRE de Ijuí e Secretaria Municipal de Educação de Balsas, MA.


PPGEC promove discussões sobre a “Pesquisa qualitativa com base na ATD e software Atlas.ti”

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências - PPGEC da Unijuí promoveu nesta quinta-feira, 21 de março, o Seminário Temático “Pesquisa qualitativa com base na ATD e software Atlas.ti”. Os debates aconteceram no Centro de Eventos, com transmissão pelo Youtube da Instituição.

Destinado aos pesquisadores, estudantes de graduação e profissionais interessados na temática, o seminário buscou aprofundar entendimentos envolvendo a Análise Textual Discursiva (ATD) e sua associação com o software Atlas.ti, utilizado em análises textuais no contexto da pesquisa qualitativa. As discussões são fruto de estudos e de pesquisas dos proponentes, em diálogo com seus grupos de pesquisas, os quais se vinculam a partir de bases epistemológicas do campo da educação.

Durante a manhã, a palestra “Fundamentos da Análise Textual Discursiva (ATD)” esteve a cargo da doutora em Educação nas Ciências, Catia Keske, que hoje atua como docente da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi.

À tarde, o pós-doutorando do PPGEC e professor permanente do Programa de Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico da URI Santo Ângelo, Denilson Rodrigues da Silva, abordou o tema “Articulações da ATD com Atlas.ti na pesquisa qualitativa”. Foram mediadoras das discussões a docente permanente do PPGEC, doutora Maria Cristina Pansera de Araújo, e a docente colaboradora, doutora Fabiana Diniz Kurtz da Silva.


PPGEC promoverá Seminário Temático amanhã

Com o tema “Pesquisa qualitativa com base na ATD e software ATLAS.ti”, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) realizará nesta quinta-feira, 21 de março, um Seminário Temático reunindo estudantes e professores.

As discussões terão início às 8h30, no Centro de Eventos, a cargo de dois palestrantes: a doutora em Educação nas Ciências, Catia Keske, vai abordar os “Fundamentos da Análise Textual Discursiva (ATD)”. À tarde, o pós-doutorando do PPGEC, Denilson Rodrigues da Silva, vai trabalhar as “Articulações da ATD com Atlas.ti na pesquisa qualitativa”.

A mediação dos debates ficará a cargo do docente permanente do PPGEC, doutora Maria Cristina Pansera de Araújo, e da docente colaboradora, doutora Fabiana Diniz Kurtz da Silva.

Inscrições podem ser realizadas em unijui.edu.br/eventos.


Docente do PPGEC e estudantes realizam viagem acadêmica a Bogotá

Por meio de um convênio com a Universidade Pedagógica Nacional (UPN) de Bogotá, na Colômbia, a professora doutora Isabel Koltermann Battisti, que atua no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) e nos cursos de Matemática e Pedagogia da Unijuí, realizou, juntamente com a mestranda Raiani Felippe e a doutoranda Adriane Kis Schultz, uma viagem a Bogotá, onde desenvolveu diversas atividades de cunho acadêmico, entre os dias 11 a 23 de fevereiro.

Além de iniciar o seu pós-doutoramento junto à UPN, sob a orientação da professora doutora Leonor Camargo Uribe, a professora e as estudantes do PPGEC participaram do XIV Simpósio de Matemática e Educação Matemática, ministrando curso e apresentando trabalhos na forma de comunicação e pôster. O evento foi promovido pelos Programas de Doutorado e Mestrado em Educação Matemática da Universidade Antonio Nariño (UAN) e a área de Matemática das universidades organizadoras, dentre as quais a UPN.

Durante a permanência em Bogotá, foram desenvolvidas diversas atividades, como conferência pública que considera a temática de estudos da professora pesquisadora Isabel e curso para mestrandos e professores da Universidade. Além disso, também aconteceram encontros com professores e estudantes de graduação e de pós-graduação que atuam em escolas primária, secundária e média, onde temas de pesquisas realizadas por Adriane e Raiani foram focos de discussões e debates, oportunizando a produção de dados para as suas pesquisas.

Outras reuniões acadêmicas conjuntas foram realizadas, as quais abarcam os campos da Educação e Educação Matemática, indo ao encontro do grupo de investigação que tem como centralidade o ensino de álgebra e de geometria na UPN e o GEEM - Grupo de Estudos em Educação Matemática da Unijuí. Esses encontros tiveram como objetivo delimitar o planejamento e organizar ações a serem desenvolvidas durante o ano de 2024.

Ainda, foram realizadas visitas a escolas da rede privada, pública e à escola de aplicação da UPN, onde foram estabelecidos diálogos extremamente produtivos com professores de diferentes áreas considerando, entre outros temas, o desenvolvimento de projetos transversais, a formação de professores e o currículo das escolas de Educação Básica.

De acordo com a professora Isabel, os encontros e as discussões foram muito importantes no estabelecimento de novas parcerias e interlocuções em termos de pesquisas e de novos projetos. Ela salientou, ainda, que parte da viagem foi custeada pelo Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap).


Madp e PPGEC abrem a Exposição Temporária "Por uma educação da não-violência dos corpos"

Nesta quarta-feira, 6 de março, aconteceu a abertura da Exposição Temporária "Por uma educação da não-violência dos corpos", promovida pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGD) da Unijuí, junto ao Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp). A exposição, financiada por fundações de apoio à pesquisa, traz como foco o conceito de “não-violência dos corpos”, com fundamento nos pressupostos da filósofa Judith Butler, que argumenta que a violência pode ser combatida por meio da reestruturação das políticas sociais, a fim de reduzir a desigualdade social, e de práticas educativas pautadas na não-violência.

Segundo Maria Simone Vione Schwengber, o projeto entrou em execução em 2022 e concorreu ao Edital 07/2021, dando continuidade a uma agenda de pesquisas individual e coletiva com as orientadas (em formação e com as egressas doutoras do IFFAr). O grupo de pesquisa da Linha 03 - Educação popular em movimentos e organizações sociais, que se apresenta na coordenação do projeto expositivo, trabalha com a tese de que a “não-violência” não deve ser entendida como o cultivo de uma virtude individual, nem passividade, mas como práticas ativas e coletivas, entre elas as educativas e formativas. Se todas as vidas devem ser consideradas portadoras de direitos, a violência, direcionada seja ela qual for e a quem, representa uma quebra.

Ana Laura Arnhold, doutoranda do programa e também curadora da exposição, ressalta que pesquisas realizadas pelo Programa de Pós-Graduação são transformadas em exposição, possibilitando o compartilhamento com a comunidade das temáticas investigadas, estimulando momentos de reflexão e debates sobre pautas que são apagadas ou silenciadas dos currículos escolares.

A exposição permanece na Sala de Exposições Temporárias até o dia 30 de abril. O agendamento de turmas acontece diretamente com o Museu pelo telefone (55) 3332-0257 ou e-mail madp@unijui.edu.br.


PPGEC debate desafios e perspectivas da pesquisa em Educação em aula inaugural

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí promoveu nesta segunda-feira, dia 4 de março, sua aula inaugural de 2024. Com a temática “A pesquisa em Educação: formação desafios e perspectivas”, o evento contou com atividades ao longo do dia, de forma híbrida. 

Iniciando as atividades da aula, ocorreu uma apresentação artística da mestranda Alice Ghisleni. Na sequência o coordenador do PPG em Educação nas Ciências, professor Sidinei Pithan, desejou as boas-vindas aos mestrandos e doutorandos. “É um momento de acolhida, integração e orientações gerais acerca do panorama da Educação no País e no mundo. A aula inaugural é, sobretudo, uma oportunidade para que os novos estudantes conheçam e entendam as dinâmicas do Programa, suas linhas de pesquisa e desafios atuais impostos a todos nós que  damos vida ao PPGEC”, frisou.

O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, destacou que o evento marca o início do ano, reunindo todos os estudantes e professores. “É um momento muito importante, o PPGEC vai completar 29 anos de existência. Começamos 2024 com grandes expectativas nas turmas de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências”, disse.

Para discutir a temática da pesquisa em Educação, estiveram presentes os doutores Ivan Carlos Bagnara, Claudionei Vicente Cassol e Amabilia Beatriz Portela Arenhart. Os palestrantes são egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e estiveram representando, cada um deles, as linhas de pesquisa do Programa: Currículo e formação de professores; Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da Educação; e Educação popular em movimentos e organizações sociais.

Baggio destacou ainda a importância da aproximação dos egressos com o Programa. "Esse é um pedido, inclusive, da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para que tenhamos uma boa relação entre os egressos e seus programas. Então, é muito positivo que consigamos trazer os nossos egressos, como palestrantes. Essa é uma forma de devolutiva para a Universidade sobre sobre suas pesquisas, compartilhando seus conhecimentos com os novos estudantes”, finalizou. 


PPG em Educação nas Ciências realiza aula inaugural na próxima segunda-feira

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí promoverá na próxima segunda-feira, dia 4 de março, sua aula inaugural de 2024. Com a temática “A pesquisa em Educação: formação desafios e perspectivas”, o evento  terá atividades ao longo do dia, de forma híbrida. 

A programação inicia às 8h30, no Centro de Eventos da Unijuí, e também com transmissão pelo canal do PPGEC no Youtube. Já no turno da tarde, a aula iniciará às 13h45 e será via Google Meet. Para discutir a temática da pesquisa em Educação, estarão presentes os palestrantes os professores doutores Ivan Carlos Bagnara, Claudionei Vicente Cassol e Amabilia Beatriz Portela Arenhart. 

Para mais informações sobre o evento, entre em contato com a secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências através do telefone (55) 3332-0417 ou pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br.


Unijuí abre as inscrições para o XXIII Encontro Nacional de Educação

Já estão abertas as inscrições para o XXIII Enaced - Encontro Nacional de Educação, que acontecerá de 20 a 22 de maio, no campus da Unijuí em Ijuí, em paralelo com o III Siepe - Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências e com o V Enteci - Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado. Interessados podem se inscrever em unijui.edu.br/eventos, onde também está disponível a programação.

Tendo como tema a “Ciência, Tecnologia, Democracia e Decolonialidade: contribuições ao debate educacional”, os eventos serão realizados de modo colaborativo, marcando os 29 anos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí.

A realização do evento conta com apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF); Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Polo IFFAR Jaguari, IFSUL e IFRS; Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UNB); Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Portugal; Grupo de Investigación Conocimiento Profesional del Profesor de Ciencias – CPPC y al Semillero de Investigación Enseñanza de las Ciencias Naturales – ENCINA da Universidad Surcolombiana; Red Internacional de Investigación en Ensino de las Ciencias (RIEC); Maestría en Docencia de la Química da UPN Bogotá; Observatório do Currículo Integrado do IFFAR; Red Latinoamericana en Educación en Ciencias Naturales (REDLAECIN); Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Coordenadoria Regional de Educação - 36ª CRE de Ijuí e Secretaria Municipal de Educação de Balsas, MA.

Os eventos, alinhados à Portaria MCTI nº 6.998, que estabelece as diretrizes para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o período de 2023 a 2030, fortalece o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) por meio de palestras e workshops inovadores para a formação de recursos humanos e a integração de ações. Eles promovem a defesa e a popularização da ciência, a universalização do acesso, benefícios científicos e a difusão de tecnologias para melhorar as condições de vida. 

As palestras, que podem ser conferidas na programação, vão mobilizar conhecimentos e reflexões que visam promover avanços na compreensão e constituição do conhecimento de professor num ensino para o desenvolvimento do pensamento crítico no contexto do debate sobre ciência, tecnologias, democracia e decolonialidade na educação básica e superior.


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