O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) promove na quinta-feira, 12 de dezembro, o lançamento do livro “Festschrift em homenagem a Otavio Aloisio Maldaner - uma trajetória de amizade e produção coletiva de conhecimentos”. O lançamento será realizado no formato híbrido, sendo presencial no Centro de Eventos, e on-line via Google Meet, neste link, a partir das 9h30, com a presença do pesquisador homenageado.
A obra conta com a organização das professoras da Unijuí, Eva Teresinha de Oliveira Boff, Lenir Basso Zanon, Maria Cristina Pansera de Araújo, Marli Dallagnol Frison e Vidica Bianchi.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) promove nesta quarta-feira, 11 de dezembro, o Seminário Temático “Educação, Pensamento Crítico e Intelectualidade no Cenário da Globalização". Com realização no Centro de Eventos da Universidade, o seminário inicia às 8h30 com a palestra “A educação de adultos e os desafios da sociedade contemporânea: uma leitura sob a perspectiva do pensamento crítico”, com a doutora Carmen Cavaco e mediação do professor doutor Sidinei Pithan da Silva.
Na sequência, tem a fala da doutora Carla Gueron sobre “¿Es Posible Decolonizar la Educación en el Norte Global?", com a mediação do doutor Walter Frantz. Já no turno da tarde, a partir das 13h45, tem o tema “O papel da universidade e dos intelectuais no mundo contemporâneo”, com o doutor György Széll e mediação do doutor Walter Frantz e fechando o seminário, a palestra “El compromiso social del investigador en Educación. Por dónde seguir investigando" com o doutor José Antonio Pineda e mediação do professor doutor Fernando Jaime González.
Entre os dias 5 e 9 de novembro, a professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, Vânia L. F. Cossetin, esteve participando, como coordenação de mesa e apresentação de trabalho, do XV Colóquio Internacional do Lepsi e VII Congresso da Rede Infeies, realizado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP, em São Paulo.
Participaram do evento, também, a egressa do doutorado do PPGEC e pós-doutoranda em Direitos Humanas, Sabrina Corrêa; as mestrandas Liége da Silva e Indiara de Souza; e os acadêmicos de Psicologia, Jéssica Gehlen e Guilherme Fabrin.
O Lepsi - Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais, instituído em 1998, é hoje o principal diretório brasileiro no campo da Psicanálise e Educação. A ele encontram-se articuladas instituições nacionais e internacionais como Argentina, Uruguai, Espanha, França e Luxemburgo, o Grupo de Pesquisa Psicanálise, Política e Educação: intervenções escolares e o periódico científico Estilos da Clínica, dos quais a professora Vânia atua como pesquisadora e membro do Conselho Editorial, respectivamente.
A participação da professora e dos estudantes no evento, além de promover a ampliação dos espaços formativos e de pesquisa neste campo específico, implica na possibilidade de estreitamento de vínculos institucionais e acadêmicos em nível de Graduação e Pós-Graduação das instituições participantes.
A docente dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências e de Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí, Maria Cristina Pansera de Araújo participou, neste mês, do X Seminário Internacional de Enseñanza de las Ciencias Naturales. O evento foi promovido na Universidad SurColombia, na cidade de Neiva, Colômbia, entre os dias 19 e 22 de novembro.
A professor Maria Cristina, durante o evento, representou a Unijuí no Seminário como Instituição Co-Organizadora e participou no Conversatório com Estudantes da Licenciatura em Ciências Naturais e Educação Ambiental. Ela também realizou a Conferência de Encerramento do Evento “Educação Educação para a Saúde e Democratização na Escola: Emergências e Oportunidades".
O X Seminario Internacional de Enseñanza En Las Ciencias Naturales teve como tema “La educación científica con perspectiva de género, decolonial y critica: oportunidades y emergencias”, e foi realizado de forma híbrida (presencial e virtual), sendo organizado pela Red Latinoamericana de Educación en Ciencias Naturales (RedLaECiN) e pelo Semillero de Investigación Enseñanza de las Ciencias Naturales (Encina) da Universidad SurColombiana.
O evento celebrou os seus 10 anos, congregando docentes em formação, em exercício, investigadores e acadêmicos no campo do ensino de ciências de toda a América Latina. Ele é um espaço de diálogos e interações importantes quanto às emergências e oportunidades de discutir os temas.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências - PPGEC da Unijuí, em parceria com a Universidad Pedagógica Nacional (UPN), promoveu nesta quinta-feira, 28 de novembro, uma formação com o tema “Sustentabilidade e Ética: diálogos entre pesquisadores, professores e estudantes da Unijuí e da UPN”.
O evento foi realizado no formato online, via Google Meet, e contou com duas palestras: a primeira com o tema “Ética na Docência”, com os professores Sidinei Pithan da Silva e José Pedro Boufler e mediação da professora Maria Regina Johann. No turno da tarde, ocorreu a palestra “Ética e sustentabilidade: perspectivas docentes para a educação do século 21”, com a professora Nubia Moreno Lache e o doutorando Daniel Fernando Sanchéz, com mediação do professor Alexánder Cely Rodríguez
Para o coordenador do PPGEC, professor Sidinei Pithan da Silva, o evento celebra uma atividade organizada a partir do convênio entre as duas instituições.
“A formação proporcionou um debate internacional a partir da temática da ética na docência, sobretudo enfatizando questões em torno da sustentabilidade e da responsabilidade do agir docente no cenário do mundo contemporâneo. É muito importante para nós essa troca com os colegas da Colômbia afinal, as discussões tornam-se transfronteiriças e também buscam aportes interculturais para pensar as multiplicidades que se apresentam”, destacou o coordenador.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências - PPGEC da Unijuí, em parceria com a Universidad Pedagógica Nacional (UPN), promoverá nesta quinta-feira, 28 de novembro, uma formação com o tema “Sustentabilidade e Ética: diálogos entre pesquisadores, professores e estudantes da Unijuí e da UPN”.
O evento, que acontecerá por meio do Google Meet, contará com duas palestras: a primeira terá como tema “Ética na Docência”, e estará sob responsabilidade dos professores Sidinei Pithan da Silva e José Pedro Boufler. A mediação será da professora Maria Regina Johann.
A segunda palestra abordará o tema “Ética e sustentabilidade: perspectivas docentes para a educação do século 21”, e estará a cargo da professora Nubia Moreno Lache e do doutorando Daniel Fernando Sanchéz. Será mediador o professor Alexánder Cely Rodríguez
A Unijuí recebe nesta semana dois professores da RTU Liepaja, localizada na Letônia, por meio do Projeto Erasmus+. Essa parceria é resultado de um acordo de cooperação firmado entre as duas instituições, que promove a mobilidade acadêmica de estudantes e professores, fortalecendo o intercâmbio cultural e científico.
Kristine Karklina é professora especializada em dança folclórica letã e ministra o curso “Dança Folclórica Letã” na RTU Liepaja. Já Airgars Karklins atua como gerente do Centro Olímpico de Liepaja. Juntos, eles participaram de duas vivências teórico-práticas sobre dança folclórica leta, na segunda e quarta-feira, dias 18 e 20 de novembro, que envolveram estudantes de Educação Física, integrantes da Cia Cadagy e membros do grupo folclórico leto.
Nesta sexta-feira, dia 22 de novembro, os professores foram recebidos na Reitoria da Unijuí pelo reitor, professor Dieter Rugard Siedenberg, que destacou o interesse em ver cada vez mais fortalecidas as relações entre a Universidade e a RTU Liepaja.
Na sequência, os professores estiveram à frente do Seminário Interculturalidade, Linguagem e Educação no Século XXI”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, com mediação da professora Fabiana Diniz Kurtz.
Durante sua saudação, o coordenador do PPGEC, professor Sidinei Pithan da Silva, ressaltou a relevância de aproximar as duas culturas. “O acordo de cooperação que mantemos tem contribuído significativamente para enriquecer nossa cultura regional, especialmente no que diz respeito à interculturalidade. Ele promove a aproximação de diferentes mundos, amplia horizontes e proporciona o contato com diversas expressões culturais. Isso nos torna um povo único, apesar das diferenças, unindo-nos por meio de questões históricas que nos conectam e fortalecem nossa fraternidade, nos inspirando a construir um mundo mais solidário”, destacou.
A Unijuí está com inscrições abertas para os cursos de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências. No total, são ofertadas 25 vagas para o Mestrado e 15 para o Doutorado. Quem ingressa no Programa tem a possibilidade de seguir uma das três linhas de pesquisa: Currículo e formação de professores; Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação e Educação popular em movimentos e organizações sociais.
O coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, professor doutor Sidinei Pithan da Silva, destaca que o PPG conta com diferenciais que são importantes para a formação. “Sobretudo, nós temos a possibilidade de internacionalização, onde os nossos estudantes podem realizar intercâmbios através das relações que a Unijuí tem com diversas universidades estrangeiras, qualificando os mestrandos e doutorandos para melhor desenvolverem suas pesquisas”.
Além disso, há incentivos aos estudantes. “Nós temos também a condição de oferta de bolsas de estudos, as quais favorecem também a maior dedicação dos pesquisadores em seu percurso. São bolsas e taxas para os cursos de Mestrado e Doutorado”, explica o professor.
As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de novembro, no site www.unijui.edu.br/ppgec. Mais informações podem ser obtidas na página do programa, através do telefone (55) 3332-0417 ou pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br.
Com o objetivo de promover a integração entre pesquisadores e reencontro entre colegas e professores dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências, foi realizado nesta segunda-feira, 21 de outubro, o 2º Seminário de Egressos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí (PPGEC).
O Seminário ocorreu no Centro de Eventos da Universidade com transmissão ao vivo pelo canal da Unijuí no Youtube. A programação iniciou com relatos de experiências de egressos do Programa com a temática “Contribuições do Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências na atuação profissional”. Pela linha de pesquisa 1, falará Tamara da Rosa e Maria Aguiar; linha 2, Francieli dos Anjos e Jenerton Schütz; e linha 3, Silvana Ullmann e Líria Andrioli.
À tarde, os participantes puderam acompanhar de forma híbrida a palestra com os temas “Leitura e formação no Ensino Médio” e “Biblioteca escolar: desafios do nosso tempo” com as professoras da Letônia, Agnese Laskova e Baiba Birzniece e, fechando a programação, o lançamento de livros dos egressos e professores do PPGEC.
A coordenadora do evento, professora Maria Cristina Pansera de Araújo, destacou a importância do encontro. “Nós conseguimos com este evento não só valorizar as produções dos nossos egressos que hoje atuam em diferentes locais, como também os próprios estudantes que puderam ter uma ideia sobre as vivências e projeções que eles podem fazer ao serem mestrandos e/ou doutorandos em Educação nas Ciências”, explicou.
Segundo o coordenador do PPGEC, professor Sidinei Pithan da Silva, a interação com os egressos é importante tanto para a Universidade, para manter os vínculos, como também para a formação dos novos pesquisadores que também acompanharam o evento.
“O Seminário buscou valorizar o percurso formativo dos egressos que estão desenvolvendo seus trabalhos em seus ambientes profissionais e, ao mesmo tempo, realizando pesquisas. Então, nosso principal objetivo foi aproximar os egressos permitindo que eles pudessem falar sobre suas trajetórias e, sobretudo, vincular a importância da formação em Educação nas Ciências pela Unijuí com a sua atuação profissional atual”.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação das Ciências da Unijuí (PPGEC) promove na próxima segunda-feira, 21 de outubro, a segunda edição do seu Seminário de Egressos. O evento tem como objetivo promover a integração entre os pesquisadores e reencontro entre colegas e professores dos cursos de Mestrado e Doutorado.
O Seminário ocorrerá no Centro de Eventos da Universidade com transmissão ao vivo pelo canal da Unijuí no Youtube. A programação está prevista para iniciar às 8h30, com a palestra “Contribuições do Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências, na atuação profissional”. Pela linha de pesquisa 1, falará Tamara da Rosa e Maria Aguiar; linha 2, Francieli dos Anjos e Jenerton Schütz; e linha 3, Silvana Ullmann e Líria Andrioli.
Logo após, ocorrerá um almoço por adesão. À tarde, a partir das 14h30, terá ma palestra com as professoras da Letônia, Agnese Laskova e Baiba Birzniece e, fechando a programação, acontece o lançamento de livros dos egressos e professores do PPGEC.
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