Educação nas Ciências

Professoras participam de conferência na Espanha

Entre os dias 2 e 6 de julho, ocorreu na cidade de Zaragoza, na Espanha, o XII ERIDOB - Conference of European Researchers in Didactics of Biology. Neste evento, a professora doutora Maria Cristina Pansera de Araújo e a doutoranda Eliane Gonçalves dos Santos apresentaram, no dia 5, os seguintes trabalhos:

- Jenny Duarte, Edgar Valbuena and Maria Cristina Pansera de Araujo Environmental education from the Biology class. Animal abuse as a fully encompassing content. 

- Maria Cristina Pansera-De-Araújo and Rúbia Emmel The practice of research-training-action, basic education curriculum and textbook, in a biological sciences degree. 

- Eliane Gonçalves Dos Santos and Maria Cristina Pansera de Araújo - Study of sexually transmissible diseases in commercial films: contributions to health education in teaching training. 

Além disso, ambas participaram de uma reunião de pesquisa, que teve o como objetivo a elaboração de projetos, em colaboração com as professoras doutoras: Maria Jose de Gil Quilez, da Universidad de Zaragoza; Graça Simões de Carvalho, da Universidade do Minho; e Beatriz Bravo, da Universidad Autonoma de Madrid.


Educação nas Ciências abre edital para seleção do Pós-Doutorado

                   

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências está com edital aberto para seleção de candidatos ao Pós-doutoramento. O prazo para inscrição encerra no dia 31 de julho de 2018. A divulgação dos resultados será realizada no dia 06 de agosto e as atividades já iniciam no dia 13 de agosto deste ano.

A seleção vai ocorrer em duas etapas:

Primeira etapa: o supervisor indicado pelo candidato emitirá um parecer sobre o projeto de pesquisa e o plano de trabalho, considerando-o apto ou não apto.

Segunda etapa: se o projeto de pesquisa e o plano de trabalho forem considerados aptos, a comissão de avaliação fará a análise do Curriculum vitae e dos demais documentos do candidato.

A inscrição deve ser realizada pessoalmente na secretaria do PPGEC, ou pelo correio, por SEDEX. Mais informações no site do Programa.


Grupo de Pesquisa participa do 5º Colóquio Latino-americano de Didática na Geografia

Entre os dias 05 e 09 de junho, parte do grupo de pesquisa “Ensino e Metodologia em Geografia e Ciência Sociais”, coordenado pela professora Helena Copetti Callai docente do DHE e do PPGEC/UNIJUI, participaram do 5º Colóquio Latino-americano de Didática na Geografia da REDLADGEO, nas cidades de Goiânia e Pirenópolis, Goiás.

Neste evento estiveram presentes pesquisadores brasileiros, argentinos, colombianos e chilenos. Na oportunidade, o grupo apresentou resultados de pesquisas em desenvolvimento no Grupo de Pesquisa. Os doutorandos Carina Copatti e Elmir Schneider apresentaram o trabalho desenvolvido em parceria com a professora Helena Callai intitulado: “Mobilidade urbana e cidadania: desafios para uma mobilidade sustentável”.

O mestrando Daniel Fernando Sanchez apresentou a pesquisa denominada: “Contatos: neurociência e didática da Geografia” realizada em parceria com a Pós-doutoranda Maristela Moraes.   Adriana Andreis, doutora egressa do PPGEC, professora da UFFS – campus Chapecó-SC - integrante do grupo de pesquisa, apresentou o resultado de produção realizada em parceria com Helena Callai com título: “Conhecimento geográfico e ensino: princípios dialógicos na mediação pedagógica”.

Na ocasião, Adriana Andreis fez uma sistematização das pesquisas em desenvolvimento pelo grupo de pesquisa na Unijuí, pela Redladgeo e outros investigadores. Problematizou as relações entre conhecimentos e ensino em interlocução com as políticas educacionais, “tensionando” os princípios científico-didáticos e os pressupostos de uma perspectiva dialógica à mediação pedagógica.


ANPEd terá reunião em Porto Alegre

                 

O Fórum Sul de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (Forpred-Sul), instância permanente de organização dos sócios institucionais da ANPEd na região, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por seu Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UFRGS), realiza a Reunião Científica da Regional da ANPEd – XII ANPEd-Sul, de 23 a 26 de julho de 2018, no Campus Centro da UFRGS, em Porto Alegre.

O tema desta ANPEd-Sul2018 será “EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E JUSTIÇA SOCIAL: pesquisar para quê?”. Além das duas conferências e das atividades nos 22 eixos temáticos, a programação contará com 4 (quatro) mesas de debates, em plenário.

A inscrição pode ser feita no site, pelo endereço http://regionais.anped.org.br/sul2018/

Contatos

E-mail: anpedsul2018@ufrgs.br
Telefone: 51-3308.3270

Horário de funcionamento: 08h às 12h


Inscrições abertas para Aluno Especial em Educação nas Ciências

Estão abertas as inscrições para o ingresso de Aluno Especial no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências – Mestrado e Doutorado, para o 2º semestre de 2018. As inscrições devem ser feitas na secretaria do Programa localizada no campus Ijuí.

São necessários para a inscrição a cópia do histórico escolar de graduação, cópia do diploma de graduação, currículo vitae, modelo lattes e o preenchimento da ficha de inscrição, disponível na secretaria do Programa.

A lista com os selecionados será divulgada no dia 31 de julho, no site do Programa. O período de inscrições segue até o dia 27 de julho.


Professora da Unijuí recebe prêmio em homenagem especial

 

A professora Helena Copetti Callai do Departamento de Humanidades e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências participou do XIV SEUR- Seminário Internacional de Estudos Urbanos e Regionais e III Colóquio sobre CIDADE E CIDANIA que tem como tema neste ano de 2018 – EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA. O evento aconteceu em Pelotas na UFPEL-Universidade Federal de Pelotas.

A professora Helena ministrou a conferencia de abertura do evento abordando o tema É possível elaborar uma narrativa sobre “formação para a educação cidadã através do estudo a Cidade”?

A conferência foi precedidapor uma cerimônia de premiação de mérito acadêmico em geografia, que acontece desde o ano de 2000 naquela universidade.    

Nesta cerimônia presidida pelo Diretor do Instituto de Ciências Humanas da UFPel Dr. Sidney Gonçalves Vieira a professora Helena Copetti Callai recebeu o:  Prêmio Professor Mario Rosa de MÉRITO ACADÊMICO EM GEOGRAFIA, edição 2018 outorgado na CATEGORIA HOMENAGEM ESPECIAL.

Na leitura da homenagem e justificando a escolha, foi ressaltada a participação da professora na pesquisa e ensino de geografia e pela produção acadêmica de artigos e livros que tem contribuído com a formação de muitos professores de geografia em âmbito nacional.  


Ciranda Infantil promovida pela Unijuí reúne educadores da região

                   

Na manhã do dia 28 de abril de 2018, a Escola Francisco de Assis (EFA) de Ijuí abriu as portas para sediar uma Ciranda Infantil sobre Documentação Pedagógica. O evento foi promovido pelo curso de Pedagogia da UNIJUÍ, retomando uma antiga tradição, e também por um grupo de pesquisa sobre Infância do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da universidade. O evento foi coordenado pela mestranda Carine Bott Pinto, pela doutoranda Franciele M da Rocha e pela professora Noeli Valentina Weschenfelder.

A Ciranda reuniu cerca de 50 educadores e educadoras vindos dos municípios da região, de escolas particulares e municipais de Ijuí, Horizontina, Santo Ângelo, Santo Antonio das Missões e Três Passos, trazendo elementos para uma rica discussão, de como as professoras e professores da Educação Infantil vêm fazendo a documentação pedagógica. Na ocasião, iniciou um debate pautado na tradução da obra de autores italianos organizada por Maria Carmem Silveira Barbosa, Sueli Amaral Mello e Ana Lucia Goulart de Faria, a Documentação Pedagógica: teoria e prática. De acordo com o livro, uma das três funções destacadas da documentação constitui-se no material pedagógico para a reflexão sobre o processo educativo. Os documentos criados pelos professores e professoras e também com as crianças podem se constituir em matéria prima a ser compartilhada com os/as colegas, base para a discussão, ressignificação e avaliação de práticas.  

“A documentação pedagógica como formação, que acredita nos adultos experientes e na formação continuada de professores, de modo a construírem uma nova pedagogia, baseada numa outra didática, não linear, não fragmentária, conteudista, propõe uma nova forma de organização do trabalho docente, menos formal, mais interativa”, explica a professora Noeli. E não é uma novidade apenas na Pedagogia. “Ela pode ser incluída em processos participativos, no diálogo com as famílias e a comunidade. Significa construir uma Pedagogia que escute e inclua as vozes infantis, a observação, o registro e o compartilhamento do acontecido, exigindo permanente reflexão participativa”, completa.

A professora avalia que as Cirandas “fortalecem aquilo que acreditamos e aquilo que queremos tornar forte na Escola da infância, por isso são tão importantes”. Durante a Ciranda, os espaços de Educação Infantil da EFA foram visitados. Outras cirandas serão realizadas, de forma itinerante, de acordo com os encaminhamentos do encontro.


Unijuí esteve presente em Seminário que discutiu o tema "Pesquisas com crianças: discussões éticas e metodológicas"

              

Pesquisas na educação infantil envolvem geralmente envolvem crianças como sujeitos. No início de abril, entre os dias 2 e 4 de abril, a UFRGS promoveu o seminário Pesquisas com crianças: discussões éticas e metodológicas, para abordar desde a entrada no campo da pesquisa e as estratégias de produção de dados, até a análise das narrativas produzidas pelas crianças e a obtenção de termos de consentimento livre e esclarecido dos responsáveis e o assentimento das crianças na participação da pesquisa. A professora Noeli V.  Weschenfelder, do Departamento de Humanidades e Educação, e professora do PPG em Educação nas Ciências, representou a Unijuí no seminário, que também teve participação da UNISC, UFSM e UFPEL.

A professora observa que o seminário teve como objetivos a análise de estratégias frente à temática da ética na pesquisa com crianças e o cuidado com a vulnerabilidade e o silenciamento delas. Foram formulados indicativos específicos para a pesquisa com crianças, tendo em vista sua efetiva participação durante o processo investigativo. Também foram discutidas estratégias de produção de dados na pesquisa com crianças e de escrita do texto etnográfico.

O Seminário teve a coordenação de Profª Drª Maria Carmem Silveira Barbosa e Prof Rodrigo Saballa de Carvalho (FACED/UFRGS), renomados pesquisadores da infância. A Profª Dra. Nathalia Fernandes, da Universidade do Minho, de Portugal foi uma das convidadas para abordar a temática, com a mediação da Profª Drª Leni Vieira Dornelles (FACED/UFRGS). Ainda, a Profª. Dra. Susana Rangel Vieira da Cunha expôs pesquisas de suas mestrandas e doutorandas.

Já no dia 6 de abril a professora Noeli assistiu a uma palestra com o Prof Dr Michel W Apple, dos EUA, e considerado um dos principais pensadores da área da Educação na atualidade. A palestra foi promovida pela FACED/UFRGS e discutiu o contexto brasileiro da crise na educação com o tema “A educação pode mudar a sociedade?”. As atividades fazem parte do vínculo da professora com a UFRGS para seu curso de pós-doutorado.


Pós-Graduação em Educação nas Ciências promove Seminário Temático

Durante dois dias, o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências promoveu o Seminário Temático: questões sociocientíficas no ensino das ciências, com o professor doutor Leonardo Fabio Martínez Pérez, da Universidade Pedagógica Nacional - Colômbia.

A professora Eva Teresinha de Oliveira Boff, coordenadora do Programa, avaliou o evento de forma positiva, destacando a participação de estudantes do programa e a relevância dos temas trabalhados.

“Esse evento trouxe uma motivação para todos a estudar mais, se preocupar mais, principalmente no que se refere a questões científicas e questões controvérsias importantes de serem discutidas por todas as áreas”, salienta a professora.

O Seminário discutiu o estudo da origem e do desenvolvimento da abordagem de Questões Sócio científicas (QSC), visando suas contribuições para o Ensino das Ciências.


Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências realizou Aula Inaugural

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências realizou a Aula Inaugural, nesta segunda-feira, 12, no Centro de Eventos da Unijuí. Mestrandos, Doutorandos e professores acompanhar a palestra “À luz do passado” com o professor doutor Paulo Schneider.

O evento serviu, ainda, como um momento de socialização com os novos estudantes do Programa. O Professor Doutor Fernando Jaime González, Vice-Reitor da Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, destacou a nota cinco na avaliação da CAPES, a importância da mesma e como a avaliação de aconteceu.