Entre os dias 12 de março e 25 de junho, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) da Unijuí está oferecendo, aos seus alunos e participantes externos, a disciplina “Tópico Especial I: Direitos Humanos, Diversidade e Anticapacitismo”. O desenvolvimento dessa disciplina, voltada à reflexão sobre a inclusão e os direitos humanos de pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento (TGD) e transtorno do espectro autista (TEA), resulta dos estudos e reflexões desenvolvidos no âmbito de dois projetos de pesquisa: “Pessoas com deficiência no Ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil: a ética da alteridade na construção de políticas públicas de inclusão” (Edital CAPES nº 37/2020) e “Pessoas com transtornos globais de desenvolvimento (TGD) no Ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil: políticas públicas para a inclusão educacional e profissional” (Edital CAPES nº 17/2023).
A disciplina está sendo ministrada pelos pós-doutorandos vinculados aos respectivos projetos: doutores Walter Lucas Ikeda, Priscila de Freitas e Sabrina Correa da Silva, sob a supervisão dos professores doutores Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, Janaína Machado Sturza e Joice Graciele Nielsson. O objetivo é promover a reflexão e a pesquisa acadêmica sobre os temas dos projetos no contexto da pós-graduação stricto sensu no Brasil.
Durante a disciplina, os pós-graduandos e discentes abordam questões relacionadas à deficiência, ao TEA, à diversidade e suas intersecções com as políticas públicas, à subjetivação e à interdisciplinaridade, especialmente a partir da filosofia e de teóricos educacionais. A disciplina também conta com a participação de agentes educacionais voltados ao atendimento do público discutido, como pessoas com deficiência e/ou com TEA, para enriquecer as discussões das aulas. Ao final, espera-se que o componente contribua para o desenvolvimento do senso crítico e da compreensão dos direitos humanos à luz da sociedade em que vivemos, com efeitos que possam ser experienciados na prática de todos os participantes que, mesmo diante de tantos desafios e barreiras, buscam formas de promover a inclusão e a compreensão da diferença nos espaços acadêmicos e sociais.h
Ambos os projetos, desenvolvidos com apoio da Capes, fazem parte do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, que oferece bolsas integrais para mestrado, doutorado e pós-doutorado, impulsionando a trajetória de pessoas negras, indígenas, quilombolas, com transtornos mentais, deficiência ou autismo no âmbito da pós-graduação stricto sensu brasileira.