Atenção Integral à Saúde

Mestrado em Atenção Integral à Saúde seleciona novos estudantes em regime de fluxo contínuo

            

A partir desta segunda-feira, 13 de julho, o Mestrado em Atenção Integral à Saúde abre edital para a seleção de novos estudantes em regime de Fluxo Contínuo. As inscrições podem ser realizadas, na Página do Programa, até o dia 28 de agosto. Serão 14 vagas, que serão selecionadas mediante análise de currículo, análise de projeto e entrevista. Mais informações pelos contatos ppgais@unijui.edu.edu.br. 

Pesquisa Covid-19

O programa também está selecionando voluntários para a nova rodada de testes rápidos da Pesquisa que está mapeando o avanço da Covid-19 no Rio Grande do Sul. Esta etapa, que será a sexta, ocorrerá no último fim de semana deste mês de julho, em Ijuí. O voluntário, que precisa estar cursando uma Graduação ou já ser formado, passará por treinamento e teste rápido antes de ir a campo coletar os dados para o estudo. Acesse o formulário e se inscreva

Sobre o Programa

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, sendo reconhecido pelo MEC para oferta de Mestrado Acadêmico. Dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.

 


Estudo testou intervenção que diminuiu a severidade da sepse em modelo experimental

            

O estudo publicado na revista internacional Scientific Reports, da Editora Nature, investigou os efeitos de um tratamento para sepse (infecção grave). O estudo é parte da pesquisa do enfermeiro Maicon Machado Sulzbacher, graduado pela Unijuí, durante seu mestrado realizado no Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde.

O estudo consistiu em investigar se uma proteína com propriedades moduladoras do sistema imunológico poderia ter efeitos benéficos em camundongos de laboratório que tinham a infecção (sepse). O tratamento com esta proteína (proteína de choque térmico de peso molecular de 72 kDa - eHSP72), administrada diretamente na corrente sanguínea (endovenosa) atenuou os danos causados por radicais livres no pulmão dos animais. Consequentemente, os camundongos tratados com eHSP72 apresentaram menor disfunção respiratória. Ainda, camundongos com sepse apresentaram como consequência da infecção severa, alterações na temperatura corporal e perda de funções mentais (estado de consciência). Esses efeitos foram menores nos animais tratados com apenas uma dose de eHSP72. O artigo publicado no link https://www.nature.com/articles/s41598-020-66011-y mostra ainda um aumento na sobrevida dos animais após receberem o tratamento com a eHSP72 em comparação com os animais sem o tratamento.

As evidências experimentais que podem ser observadas nesta pesquisa fornecem perspectivas para novos estudos relacionados a intervenção em pacientes com sepse em conjunto com as estratégias terapêuticas já utilizadas. Novas doses deste tratamento com eHSP72 em modelos animais, e novos projetos com pacientes com sepse seguem em andamento no Grupo de Pesquisa em Fisiologia da Unijuí.

             


Congresso Internacional em Saúde será realizado no mês de outubro em Portugal

            

A realização do evento 7º Congresso Internacional em Saúde foi prorrogado para ocorrer nos dias 7 a 9 de outubro de 2020 no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Campus de Gualtar em Braga, Portugal, com o tema: Contextos e Problemáticas Emergentes. Este evento está sendo coordenado pela Profa Dra Zelia Caçador Anastácio (CIEC-UMINHO, Portugal). Este evento estava programado para ocorrer em julho e foi prorrogado devido a Pandemia Covid19.

Esta é uma parceria da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), da cidade de Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil e o CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, da UMinho - Universidade do Minho, da cidade de Braga, Portugal.

A primeira edição do evento ocorreu em 2011, acontecendo a cada dois anos, sendo sua segunda, terceira quarta e sexta edição respectivamente nos anos de 2013, 2015, 2017 e 2019 na UNIJUI. No ano de 2018, ocorreu a 5ª Edição do Evento na Universidade do Minho em Portugal, desde então o evento é anual de forma alternada entre Brasil e Portugal.

Até dia 15 de julho de 2020 os participantes poderão fazer a submissão de trabalhos científicos que desejam apresentar durante o evento. Esta edição permite a participação e a apresentação do trabalho científico de forma online oportunizando a inserção de todos os interessados no evento.

A Professora Dra. Eliane Roseli Winkelmann, que foi uma das Coordenadoras do evento em edições anteriores, no Brasil e atualmente faz parte do Comitê Internacional, salienta a importância desta parceria nas relações internacionais que a UNIJUI vem promovendo. Também, é uma oportunidade para que professores, estudantes, profissionais da área de saúde e áreas afins possam participar de uma ampla discussão em Portugal e divulgar suas pesquisas, experiências. A utilização de meios tecnológicos irá permitir a ampliação da discussão de saberes para todos que não poderão participar de forma presencial. Além da atualização do conhecimento, os participantes tem a oportunidade de realizar novas parcerias com profissionais e Instituições de diversos países.

Datas importantes:

Submissão de resumos: 15 de julho de 2020
Data do evento: 7 a 9 de outubro de 2020.

Maiores informações: http://eventos.ciec-uminho.org/7cis/


Estudo verificou fatores associados a depressão de pacientes renais crônicos em hemodiálise

          

Estudo publicado na Revista Brasileira de Enfermagem, de autoria de Carolina Renz Pretto, egressa do Mestrado em Atenção Integral à Saúde, verificou a associação entre variáveis sociodemográficas, clínicas, hábitos de vida e capacidade funcional com indicativos de depressão de pacientes renais crônicos em hemodiálise. O estudo foi realizado com 183 pacientes em hemodiálise de duas unidades renais: 55,2% dos participantes eram idosos, 66,4% homens, 90,7% aposentados. No total, 60,3% apresentaram sintomas depressivos.

Houve associação entre indicativos de depressão com sexo feminino, maior número de comorbidades e intercorrências pós-hemodiálise, sintomas físicos, emocionais, inatividade, deixar de realizar atividades habituais e a necessidade de auxílio no dia a dia. O estudo concluiu que os sintomas de depressão estão associados à sobrecarga das comorbidades, maior número de complicações da doença, intercorrências hemodialíticas e dependência funcional. Exercícios físicos podem ser estratégias efetivas de cuidado.

O estudo foi orientado pela professora Eniva Miladi Fernandes Stumm, realizado em parceria com a professora do curso de Farmácia e Programa de Pós-Graduação em Stricto-Sensu Atenção integral à Saúde (PPGAIS) Christiane de Fátima Colet e com os egressos do PPGAIS, Marina Brites Calegaro da Rosa, Cátia Matte Dezordi e Sabrina Azevedo Wagner Benetti.

Segundo o Programa, a pesquisa é relevante para a enfermagem e equipe multiprofissional, à medida que seus resultados possam estimular práticas em saúde direcionadas à assistência aos pacientes renais crônicos, no sentido de modificar escores de depressão, promover bem-estar e, por conseguinte, reduzir a morbimortalidade.


Inscrições abertas para aluno especial no Mestrado em Atenção Integral à Saúde - 2020

              

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, uma  associação entre a Unijuí e a Unicruz, informa que estão abertas as inscrições para vagas de alunos especiais no Curso de Mestrado no 1º semestre de 2020. Durante o período de isolamento, devido à pandemia de coronavírus, as aulas irão ocorrer de forma online.

A inscrição deve ser encaminhada pelo e-mail ppgais@unijui.edu.br, até o dia 21 de maio de 2020, e os interessados devem realizar o preenchimento do Requerimento de Inscrição para Aluno Especial. A matrícula deve ser feita após o preenchimento do requerimento, de forma presencial, na Secretaria Acadêmica da Unijuí, Campus Ijuí, do dia 15 a 21 de maio, no turno da manhã das 8:00h até às 11:00h, ou no turno da tarde das 13:30h às 17:00h.

Confira todos os documentos necessários e outros detalhes do Edital na página do Programa.

Sobre o Mestrado

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, em dezembro de 2013 e reconhecido pelo MEC, em setembro de 2014, para oferta de Mestrado Acadêmico, que teve início em maio de 2014. O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.


Participe da Pesquisa que mapeia o avanço do Coronavírus no Estado

             

A Unijuí está selecionando 25 pessoas para atuar como entrevistadores voluntários: 

Rodada 2: Treinamento dia 24 de abril de 2020 - Campo dias 25, 26 e 27 de abril de 2020.

Rodada 3: Treinamento dia 08 de maio de 2020 - Campo dias 09, 10 e 11 de maio de 2020.

Rodada 4: Treinamento dia 22 de maio de 2020 - Campo dias 23, 24 e 25 de maio de 2020. 

Perfil do entrevistador voluntário para o Estudo Covid-19

  • Ser ligado a área da saúde;
  • Não ser do grupo de risco (não ter nenhuma doença pré-existente);
  • Ter noções, ter tido aulas sobre procedimentos de segurança em condutas sanitárias. Se for possível, semestres mais avançados.
  • Ter veículo e carteira de habilitação;
  • Ter disponibilidade de horários durante os três dias do projeto (um de treinamento e dois de coleta).
  • Preferencialmente, ter nº de PIS
  • Preferencialmente, ter celular com sistema Android (celular que não seja IPhone). O celular deve ter memória livre pois irá fotografar os dez exames realizados em cada dia e baixar o APP da pesquisa.

Confira o Rizoma sobre o estudo

   

Sobre a Estudo:

  • O estudo é composto por quatro rodadas, um inquérito a cada 15 dias. (Rodada 1 realizada nos dias 11 e 12 de abril de 2020
  • Aplicará um questionário (via celular) e o teste. 
  • A ideia é que o mesmo entrevistador se mantenha em todas as rodadas e fale com a mesma comunidade sorteada (setor). 

O que o entrevistador irá receber de apoio

  • Todos os EPIs;
  • Treinamento para aplicação do questionário (que será aplicado pelo celular);
  • Treinamento para a realização do teste;
  • Treinamento para uso do EPI
  • Certificado da UFPel sobre a participação no projeto;
  • Ajuda de custo de R$ 100,00 para gasolina (para os dias de coleta).
  • Ajuda de custo de R$ 10,00 por questionário. Estimativa de 10 entrevistas dia, total de 20 entrevistas. Estimativa de uma ajuda de custo de R$ 200,00 por dois dias (será depositado nas contas pessoais após a conclusão do estudo).  

Preencha seus dados e marque quais rodadas poderá participar. Preferencialmente participar de todas as rodadas. 

Dúvidas pelo E-mail ppgais@unijui.edu.br

Formulário para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfi11uv5SY7461ZBl3oeAZjAVn7M-gloHFLgelO4Daas-CebA/viewform?vc=0&c=0&w=1


Ciência Explica Covid-19: acesse o site com informações científicas sobre a pandemia

            

O Mestrado em Atenção Integral à Saúde colocou no ar um site para tratar do assunto: a página Ciência Explica Covid-19 (clique neste link e confira) foi criada para estimular a divulgação científica para a comunidade. Especificamente, a intenção é levar a informação científica que está sendo gerada sobre o coronavírus para a comunidade em geral, por meio de uma linguagem simples que seja capaz de "traduzir" os complexos estudos nas diferentes áreas do conhecimento em informação compreensível. Ainda, com este processo de comunicação, o site tem como objetivo esclarecer para a comunidade a necessidade e a processualidade da geração de conhecimento pela ciência, sobretudo na pandemia causada pelo coronavírus. 

O site é uma iniciativa da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), administrado pelo Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) vinculado ao Departamento de Ciências da Vida (DCVida). O trabalho é conduzido pelo grupo de editores da Revista Contexto & Saúde (RCS). Neste site serão divulgados textos, vídeos, áudios e comentários feitos por professores, alunos e egressos do PPGAIS, assim como de colaboradores (Professores, pesquisadores e estudantes desta e de outras Instituições e profissionais de saúde) interessados em colaborar com esta rede de informações.

Para participar, encaminhe seu material para ppgais@unijui.edu.br informando seu nome completo, instituição ou profissão e o link do artigo que está comentado para a comunidade. O material gerado será divulgado na página indicando o autor responsável pela matéria, assim como será informado a fonte científica (artigo) que está sendo comunicada para a comunidade.

 


Estudo descreve que a radiação infra-vermelha longa é eficaz como tratamento na cicatrização da úlcera venosa

                   

Estudos in vitro mostravam a proliferação celular e o aumento da microcirculação nos tecidos expostos a radiação infra-vermelha longa (cFIR), com aumento dos níveis de óxido nítrico. Diversos usos terapêuticos já tinham sido propostos com esta tecnologia, como no tratamento da fibromialgia, dismenorreia, osteoartrite e insuficiência cardíaca. Porém, ainda não havia evidências para a úlcera venosa.

A úlcera venosa representa o estágio mais avançado da insuficiência venosa crônica. É um importante problema de saúde pública e tem um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes devido a dor crônica, incapacidade de trabalhar, necessidade de hospitalização e acompanhamento ambulatorial frequente. Os tratamentos para as úlceras venosas buscam auxiliar no processo de cicatrização. Desta forma, a hipótese deste estudo é que a radiação infra-vermelha longa poderia ter um potencial adjuvante no tratamento da úlcera venosa para membros inferiores, mas ainda não havia comprovação científica.

O estudo de autoria da enfermeira e mestre Gerli Elenise Gehrke Herr, egressa do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde, verificou que a radiação infra-vermelha longa (cFIR) é eficaz como tratamento na cicatrização da úlcera venosa. Este tratamento reduziu o tamanho da úlcera e o escore total de cicatrização em 15, 30 e 90 dias de tratamento e melhorou o tipo de tecido da úlcera aos 60 dias.

O estudo foi orientado pela fisioterapeuta e professora Dra. Eliane Roseli Winkelmann, integrante do corpo docente do Programa, em parceria com o fisioterapeuta professor Dr. Daniel Fernandes Martins, integrante do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade do Sul de Santa Catarina (Palhoça, SC). Também contou com o apoio de vários pesquisadores, dentre eles o médico Fábio Goulart da Silva, professor do Curso de Medicina e também egresso do mestrado em Atenção Integral à Saúde.

O estudo está publicado como “Effects of the use of bioceramic wraps in patients with lower limb venous ulcers: A randomized double-blind placebo-controlled trial”, na revista “Journal of Integrative Medicine” e está disponível em:  https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/31818694

                

Foto: arquivo pessoal dos autores do estudo/divulgação.


Mestrado em Atenção Integral à Saúde realizou prova do Processo Seletivo

No último sábado, 43 candidatos realizaram a prova do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Atenção Integral à Saúde. Eles concorrem a 22 vagas disponíveis para ingresso na primeira turma de 2020.

A segunda etapa do processo acontece no dia 05 de dezembro com entrevista dos mesmos. A divulgação dos aprovados e suplentes está prevista para o dia 06 de dezembro. O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde – Mestrado - contempla profissionais com formação superior em saúde ou áreas afins.

O projeto interinstitucional tem característica interdisciplinar, o Curso é ofertado em associação ampla com a Universidade de Cruz Alta (Unicruz). O Programa possui ênfase em duas linhas, são elas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.  


Docente do Mestrado em Atenção Integral à Saúde participa de evento na Itália

A professora do Departamento de Ciências da Vida e do Mestrado em Atenção Integral à Saúde, Dra. Eliane Roseli Winkelmann, ministrou palestra intitulada: ”Cardiac rehabilitation in cardiac surgery: what we know? ”. O evento ocorreu na Universitá degli Studi di Ferrara, na cidade de Ferrara/Itália, no dia de 12 de novembro de 2019, sendo coordenado pelo prof. Dr. Fabio Manfredini, da Universitá degli Studi di Ferrara.

Na oportunidade foram compartilhadas as experiências e pesquisas científicas realizadas na UNIJUÍ com pesquisadores da Universitá degli Studi di Ferrara, e de outros centros de pesquisa, possibilitando possíveis cooperações entre grupos de pesquisas das instituições.