.jpeg)
O Centro de Eventos da Unijuí sediou, na noite desta quarta-feira, 5 de novembro, o I Seminário Integrado em Farmácia Clínica, promovido pelo curso de Farmácia e pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), em parceria com a Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI).
De acordo com a professora Christiane Collet, que atua no curso de Farmácia e no PPGAIS, o evento teve como propósito aproximar estudantes, residentes e pós-graduandos por meio do compartilhamento de experiências e saberes.
“Nosso objetivo foi integrar os acadêmicos de Farmácia, especialmente os estudantes da disciplina de Cuidado Farmacêutico, que estão no final do curso e focados na parte clínica e farmacológica, com os profissionais que cursam a Residência Multiprofissional, voltada ao cuidado assistencial ao paciente, e os pós-graduandos, que desenvolvem pesquisas em diferentes áreas. São grupos que, muitas vezes, acabam trabalhando de forma isolada, e o seminário veio justamente para promover essa aproximação”, destacou.
A programação contou com duas palestras temáticas. A primeira, “Farmácia Clínica em Oncologia: desafios e oportunidades”, foi ministrada pelos residentes do HCI. Na sequência, as doutorandas do PPGAIS, Karine Kleibert e Lenara Krause, conduziram a palestra “Farmacogenética e a importância para o cuidado farmacêutico”, que abordou a relação entre a genética e a resposta individual aos medicamentos.

O professor doutor Thiago Gomes Heck, docente no Programa de Pós-graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) e no Programa de Pós-graduação em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC) da Unijuí, recebeu o Prêmio de Artigo entre os mais citados da revista Cell Stress and Chaperones no biênio 2024-2025.
A pesquisa premiada, intitulada “Heat shock response during the resolution of inflammation and its progressive suppression in chronic-degenerative inflammatory diseases”, tem como autores Helena Trevisan Schroeder, Carlos Henrique de Lemos Muller, Thiago Gomes Heck, Mauricio Krause e Paulo Ivo Homem de Bittencourt Jr. O reconhecimento foi entregue durante o 13th International Symposium on Heat Shock Proteins in Biology, Medicine and the Environment, realizado de 1º a 05 de outubro em Syracuse (NY), Estados Unidos.
O professor Thiago representou o grupo na cerimônia de premiação. Segundo ele, foi uma grande e grata surpresa receber este prêmio de destaque internacional. Ele destaca que o trabalho é fruto de mais de 15 anos de pesquisa e dedicação dos pesquisadores colaboradores.
Além da premiação, o docente participou como painelista (speaker), apresentando o trabalho “The origin, basis, applications, and perspectives of the eHSP70/iHSP70 ratio as a biomarker”, em formato de palestra e de pôster. A produção científica foi desenvolvida em coautoria com Lilian Costa-Beber, Pauline Goettems-Fiorin, Sofia Scomazzon, Helena Schroeder, Maurício Krause, Matias Frizzo, Mirna Ludwig e Paulo Ivo Homem de Bittencourt Jr.
O evento foi promovido pela Cell Stress Society International (Sociedade Internacional do Estresse Celular, em tradução livre), sociedade científica na qual o professor Thiago é membro vitalício. O reconhecimento reforça a relevância internacional das pesquisas conduzidas pelo docente e seus colaboradores, consolidando sua contribuição de ponta na área.

Na tarde desta terça-feira, 10 de junho, o professor doutor Thiago Gomes Heck apresentou ao Grupo de Pesquisa em Fisiologia (GPeF) da Unijuí um relato de sua recente missão de estudos à Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia (EUA). A atividade aconteceu no campus da Universidade, em Ijuí, e reuniu docentes e estudantes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS).
A viagem fez parte do projeto de pesquisa liderado pelo professor, intitulado “Efeitos de herbicidas à base de glifosato como agentes disruptivos metabólicos: um estudo translacional sobre o impacto nas vias de estresse celular”. A proposta foi contemplada em três editais do CNPq: um voltado a grupos consolidados (2023) e dois vinculados às chamadas de Cooperação em Redes Internacionais e Conhecimento Brasil (2024). O investimento total ultrapassa R$ 1 milhão e envolve uma rede ampla de pesquisadores, incluindo a professora Júlia dos Santos, que recebeu o docente nos Estados Unidos.
“Essa missão de estudos começa com o nosso grupo de pesquisa, mas tem um alcance muito maior. Por isso, convidamos outros grupos do PPGAIS para acompanhar este relato. Queremos mostrar que é possível fazer ensino e pesquisa de qualidade no interior do Estado, conquistar reconhecimento internacional e abrir portas para novas oportunidades”, destacou o professor Thiago.
Durante a missão, ele participou de diversas atividades de destaque: esteve pela primeira vez na conferência da American Physiology Society (APS), em Baltimore, onde apresentou um trabalho desenvolvido pelo GPeF; ministrou seminários; participou de cursos especializados; e visitou instituições de referência, como a própria Universidade de Pittsburgh.
Um dos momentos marcantes foi a apresentação de um seminário para o grupo do professor Peter Libby, no Centro de Excelência em Biologia Vascular da Escola de Medicina de Harvard. Na ocasião, o docente foi recepcionado pela egressa do GPeF e do PPGAIS, a pós-doc Lilian Costa Beber.
A experiência reforça a inserção internacional da pesquisa desenvolvida na Unijuí e destaca o protagonismo de seus pesquisadores em temas de relevância global.

Foram prorrogadas as inscrições com submissão de trabalhos para o 12º Congresso Internacional em Saúde, que será realizado na Unijuí - Campus de Ijuí, entre os dias 6 e 9 de maio. Agora, os interessados terão até o dia 10 de abril para garantir a participação no evento. O congresso, que acontecerá de forma híbrida, terá como tema “Saúde em tempo de crise: tecnologias emergentes e equidade no acesso”.
O evento é uma promoção do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), com apoio dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC), Direito (PPGD) e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS), e dos cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Medicina e Nutrição da Unijuí, com copromoção da Universidade do Minho, de Portugal.
Tanto a inscrição quanto a submissão de trabalhos podem ser feitas pela página unijui.edu.br/eventos. Há duas possibilidades de submissão de trabalhos: Resumo Simples ou Trabalho Completo. Para elaboração do trabalho, o participante deverá utilizar o template correspondente, disponível no mesmo local.
O 12º Congresso Internacional em Saúde será interdisciplinar e multiprofissional, proporcionando uma atualização dos conhecimentos na área da saúde. O evento também permitirá a troca de experiências e a discussão de novas abordagens sobre as tecnologias apresentadas, com foco na perspectiva humanista da área, visando garantir a qualidade de vida para todos. Participantes de diferentes países, como Brasil, Argentina, Colômbia e Portugal, terão a oportunidade de interagir, ampliar seus conhecimentos e vivenciar novas experiências com profissionais, pesquisadores e estudantes.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) promoverá na próxima sexta-feira, 14 de março, a sua aula inaugural. A atividade acontecerá no prédio 60, Sala 242 A, localizada no prédio da Biblioteca Universitária Mário Osório, a partir das 19h.
Em debate, estará o tema “Saúde na Contemporaneidade - contribuições na perspectiva interdisciplinar”, que será ministrada pela convidada, Ana Carolina de Marchi.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), ofertado de forma interinstitucional entre a Unijuí, Unicruz e URI Erechim, recebeu recentemente um novo estudante intercambista. Azonyeton Georges Metonyekpon, natural de Cotonou, Benim, iniciou seu mestrado em Atenção Integral à Saúde.
Metonyekpon é o segundo estudante da África a integrar o programa, o que destaca a internacionalização da Unijuí e o fortalecimento de parcerias acadêmicas com diferentes países. O mestrando conta com projeto focado em um tema relevante para a saúde pública global: a poluição atmosférica e o monitoramento da qualidade do ar e saúde.
Neste sentido, ele desenvolverá seu projeto de pesquisa junto ao Grupo de Pesquisa em Fisiologia (GPeF), com orientação da professora Pauline Brendler Goettems Fiorin e coorientação do professor Thiago Gomes Heck, propondo uma investigação sobre a relação entre a poluição atmosférica e seus impactos na saúde humana, com o uso de sensores de poluição para monitorar a qualidade do ar.
Para a professora Pauline Fiorin a vinda de Georges à Unijuí não só fortalece a pesquisa científica, mas também promove o intercâmbio cultural e acadêmico. “Além disso, destaca o compromisso da Universidade com temas globais urgentes, alinhados ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 - Saúde e Bem-estar, como a poluição atmosférica, e com a formação de profissionais capacitados para enfrentar esses desafios. A comunidade acadêmica da Unijuí acompanha com entusiasmo o desenvolvimento do trabalho de Georges, que promete trazer novas contribuições para o campo da saúde", destacou.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), ofertado de forma interinstitucional entre a Unijuí, Unicruz e URI Erechim, promoveu no dia 27 de novembro, o Seminário de Autoavaliação e Planejamento Estratégico, no auditório do Espaço + Inovação da Unijuí.
O evento reuniu as coordenadoras do Programa, professoras Adriane Kolankiewicz, Fernanda Camera e Marília Krug, juntamente com docentes permanentes, colaboradores, representantes dos discentes dos cursos de Mestrado e Doutorado, egressos e profissionais dos serviços de saúde.
A discussão teve como eixo norteador os critérios de avaliação da área interdisciplinar da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com foco no impacto e formação dos egressos do PPGAIS, reforçando a importância de alinhar as ações do Programa às demandas da sociedade e ao avanço da ciência. Além disso, foram apresentadas as ações desenvolvidas e os indicadores do atual quadriênio (2021-2024) e a construção do planejamento estratégico para o próximo ciclo avaliativo (2025-2029).
Segundo a coordenadora do PPGAIS, professora Adriane Kolankiewicz, o Seminário representou um momento significativo de reflexão coletiva. “Foi uma oportunidade para identificar nossas fortalezas e fragilidades, além de discutir e planejar objetivos e metas para elevar o impacto científico e social do programa. O evento envolveu diferentes atores da comunidade acadêmica e dos serviços de saúde, promovendo uma análise dos indicadores e uma visão ampliada para os desafios futuros”, destacou.


Letícia Y Castro, que recentemente defendeu sua dissertação no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) da Unijuí, revelou em seu trabalho as dificuldades enfrentadas por pacientes com doenças crônicas na transição do cuidado do hospital para casa. A dissertação, orientada pela professora doutora Adriane Kolankiewicz, está alinhada ao terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, que busca garantir saúde e bem-estar para todos.
A pesquisa foi dividida em duas etapas e analisou a experiência de 166 pacientes, além de ouvir profissionais de saúde e gestores. Na primeira etapa, foram incluídos pacientes com doenças crônicas, maiores de 18 anos, que haviam sido internados por pelo menos 24 horas e receberam alta para casa. Dados sobre a saúde e a situação social foram coletados no hospital, e uma avaliação da transição do cuidado foi feita por telefone após a alta.
Os resultados mostraram que, de modo geral, a transição do cuidado foi vista de forma negativa pelos pacientes. Embora o preparo para gerenciar a própria saúde em casa tenha sido bem avaliado, outros aspectos importantes, como a compreensão das medicações e o plano de cuidados, receberam notas baixas. A pesquisa também indicou que homens e pessoas com maior escolaridade avaliaram melhor a transição, assim como aqueles que vivem em união estável.
Na segunda etapa do estudo, grupos de discussão com nove profissionais de saúde e gestores foram realizados para entender melhor esses desafios. Embora tenham reconhecido o bom preparo dos pacientes para o autogerenciamento, os profissionais apontaram falhas na preparação para a alta hospitalar e na comunicação entre a equipe médica e os pacientes.
Entre as estratégias sugeridas para melhorar a transição do cuidado estão: estimar a data de alta com antecedência; envolver o paciente e seu cuidador no planejamento do cuidado o quanto antes; utilizar prontuários eletrônicos para monitorar a alta; assegurar a presença ativa do médico na equipe e criar um documento de alta claro e unificado.
A conclusão do estudo é que, apesar dos esforços, ainda existem problemas significativos na transição do cuidado para pacientes com doenças crônicas. A complexidade dessas doenças e a falta de comunicação eficiente entre os envolvidos são grandes obstáculos. No entanto, a cocriação de estratégias junto aos profissionais de saúde mostrou ser um passo promissor para melhorar o cuidado contínuo desses pacientes.
A banca de defesa do trabalho foi composta pelos professores doutores Manoel Romero, da Universidade de Santiago de Compostela; Letícia Trindade, da Universidade Comunitária de Chapecó; e Christiane Colet, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais (PPGAIS) da Unijuí.
.jpeg)
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) promoveu, nesta quinta-feira, 8 de agosto, a sua Aula Magna, que celebrou os 10 anos de criação do Programa. A atividade também contemplou a aula inaugural da primeira turma do curso de Doutorado. O PPGAIS é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Unijuí, a Universidade de Cruz Alta (Unicruz) e a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-Erechim).
A coordenadora do PPGAIS, a professora Mariana Migliorini Parisi, agradeceu a todos os presentes e celebrou a qualidade do Programa, que contribui ativamente para a saúde das comunidades. Também ressaltou a importância de se continuar a trabalhar a saúde da população através de pesquisas e a responsabilidade de se dar uma continuidade à história construída, a partir do curso de Doutorado.
“O PPGAIS apresentou interação contínua com a comunidade local e regional nos seus 10 anos, auxiliando na disseminação do conhecimento e prestação de serviços a partir de soluções inovadoras. Ele tem sido protagonista na formação de profissionais de saúde e atua de modo efetivo na construção do conhecimento científico e criação de estratégias que resultam em melhorias e transformações na área da Saúde da população”, destacou.
O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Knebel Baggio, homenageou os professores, estudantes e egressos que fazem e fizeram parte do Programa ao longo dos anos. Também reforçou a importância da união entre as instituições para fortalecer e desenvolver o programa. Conforme ele, a área da Saúde é uma área prioritária para toda a população e produzir conhecimento científico contribui diretamente para a melhora de todos.
“Fico extremamente feliz em saber que o PPGAIS consegue contribuir diretamente para o bem de todos e para as profissões, desenvolvendo profissionais cada vez mais qualificados. Precisamos sempre qualificar e pesquisar e o programa auxilia nisso com muita responsabilidade”, complementou.
A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professora Janaína Coser, relembrou a história e apresentou a importância do Programa, destacando as contribuições que o PPGAIS trouxe para as mais diversas áreas e para a qualificação da saúde como um todo.
Durante a celebração, ocorreram relatos feitos por egressos do mestrado e professores, que estavam presentes no evento. Também estiveram na atividade o reitor da Unicruz, professor Fábio Dal Soto, e as coordenadoras adjuntas do PPGAIS, professoras Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz e Fernanda Dal’Maso Camera, e de forma on-line o reitor da URI-Erechim, Arnaldo Nogaro.
Além dos relatos, também foi promovida a palestra “Formação Interdisciplinar na Pós-Graduação Stricto Sensu: contribuições para a excelência na formação de mestres e doutores em Atenção Integral à Saúde”, que foi ministrada pelo coordenador adjunto da Câmara IV da área interdisciplinar da Capes, Benedito Sérgio Denadai.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) promove, nesta quinta-feira, 8 de agosto, a aula magna da primeira turma de doutorado. A aula também celebra os 10 anos da criação do PPGAIS, que é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Unijuí, a Universidade de Cruz Alta (Unicruz) e a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-Erechim).
A aula magna vai ocorrer no Centro de Eventos da Unijuí, a partir das 19h15, e contará com a palestra “Formação Interdisciplinar na Pós-Graduação Stricto Sensu: contribuições para a excelência na formação de mestres e doutores em Atenção Integral à Saúde”, a qual será ministrada pelo coordenador adjunto da Câmara IV da área interdisciplinar da Capes, Benedito Sérgio Denadai.
O curso de Doutorado foi recomendado pela Capes em dezembro de 2023 e o início das aulas ocorreu em maio de 2024. O foco do doutorado do PPGAIS é a pesquisa e a produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.