Atenção Integral à Saúde

Coordenador do Programa em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) participa de Fórum em Brasília

                   

Na última semana, o professor Thiago Gomes Heck, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS, Programa em associação entre a Unicruz e Unijui), participou do I Fórum de Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares – I Fórum PGInter. O fórum foi organizado pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Interdisciplinares – Sociais e Humanidades (ANINTER-SH) em parceira com programas de pós-graduação da área interdisciplinar de avaliação da Capes. O evento foi realizado nos dias 7 e 8 de junho de 2018, no Memorial Darcy Ribeiro na Universidade de Brasília.

O Fórum teve a participação de mais de 130 Coordenadores de Programas de todo Brasil, que realizaram debate relativo ao processo de avaliação dos cursos de Mestrado e Doutorado realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O Coordenador do PPGAIS, professor Thiago Gomes Heck, destaca que o fórum contemplou os objetivos propostos, que eram de promover um ambiente integrador entre as coordenações dos programas que compõe essa área, permitindo o debate técnico e científico de questões comuns aos programas. “Foi uma oportunidade para esclarecimentos sobre o processo de avaliação da Pós-Graduação no que diz respeito aos seus objetivos, métodos e critérios, gerando a reflexão, debates e construção de propostas para o aperfeiçoamento do processo de avaliação e de fortalecimento da área Interdisciplinar”, avalia.


Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde está com inscrições abertas para Alunos Especiais

Até o dia 09 de maio, o Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde está com inscrições abertas para seleção de Alunos Especiais. A inscrição deverá ser feita na Secretaria do Programa no Campus da UNIJUÍ. O setor atende das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional, com característica interdisciplinar, em associação ampla entre UNICRUZ e UNIJUÍ. O programa busca desenvolver pesquisas, produção de conhecimento científico e formar profissionais críticos e reflexivos capazes de intervir na realidade, por meio de ações, considerando o contexto em que os indivíduos e população estão inseridos.

O edital do processo seletivo está disponível no site do Programa.


Atenção Integral à Saúde realiza prova de seleção para próxima turma do Mestrado

               

No último sábado, 43 candidatos realizaram a prova, simultaneamente na Unijuí e na Unicruz, de seleção do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde. A prova escrita foi composta por questões baseadas nas referências bibliográficas (artigos ou capítulos de livro) consideradas fundamentais para o desenvolvimento das atividades das disciplinas e projetos de pesquisa do curso.

De acordo com o edital em andamento, a divulgação do cronograma de entrevistas será realizada nesta quarta-feira, dia 11. Logo após, dias 19 e 20, ocorrem as entrevistas. Já o resultado final será divulgado no dia 27 de abril.  

O Programa é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, em dezembro de 2013 e reconhecido pelo MEC, em setembro de 2014, para oferta de Mestrado Acadêmico, que teve início em maio de 2014. O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde. O público-alvo do Programa proposto é composto por profissionais com formação superior na área de saúde e profissionais com formação em áreas afins (Química, Biologia e Física).

Mais informações na página do Programa ou pelo e-mail ppgais@unijui.edu.br.


Última semana para inscrições no Mestrado em Atenção Integral à Saúde

                     

O prazo para inscrições para o processo seletivo do Mestrado em Atenção Integral à Saúde encerra no dia 03 de abril. O curso é ofertado em rede pela UNIJUÍ e UNICRUZ. As inscrições e o Edital de abertura do processo seletivo estão disponíveis no link.

O programa busca desenvolver pesquisas, produção de conhecimento científico e formar profissionais críticos e reflexivos capazes de intervir na realidade, por meio de ações, considerando o contexto em que os indivíduos e população estão inseridos.


Inscrições abertas para Aluno Especial no Mestrado em Atenção Integral à Saúde

O Programa de Pós-Graduação em Atenção integral à Saúde, programa em rede entre a UNICRUZ e a UNIJUÍ, publicou edital que dispõe sobre vagas para Alunos Especiais. As inscrições e as matrículas para Aluno Especial do Mestrado poderão ser feitas até o dia 08 de março no Secretaria do Programa na Unijuí. O Edital completo pode ser conferido na página do Programa

 

Mais informações em:

Secretaria de Pós-Graduação/UNICRUZ

(55) 3321-1656

ppgais@unicruz.edu.br

 

Secretaria do Programa de Pós Graduação em Atenção Integral à Saúde/UNIJUÍ

(55) 3332-0522

ppgais@unijui.edu.br

 


Inscrições abertas para o Mestrado em Atenção Integral à Saúde

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, ofertado em rede pela UNIJUÍ/UNICRUZ. São 22 vagas ofertadas.

O processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira consiste em uma prova escrita, no dia 07 de abril, e análise do currículo. Na segunda etapa, a entrevista com o candidato. A divulgação dos resultados será no dia 24 de abril.

As inscrições e o Edital de abertura do processo seletivo estão disponíveis no link. O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar em associação ampla entre Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

O programa busca desenvolver pesquisas, produção de conhecimento científico e formar profissionais críticos e reflexivos capazes de intervir na realidade, por meio de ações, considerando o contexto em que os indivíduos e população estão inseridos.


Unijuí promove Roda de Conversa sobre o SUS

No dia 27 de novembro será realizada uma Roda de Conversa sobre o SUS, no Centro de Eventos da Unijuí, às 19h, com as professoras Liane Beatriz Rigui e Liamara Denise Ubessi. A atividade é uma realização dos Programas de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e Atenção Integral à Saúde e do Departamento de Ciências da Vida (DCVida).

De acordo com a professora Ligia Beatriz Bento Franz, uma das organizadoras do evento, o objetivo da atividade é discutir sobre a Nova Política de Atenção Básica, como ela pode refletir na saúde da população brasileira e sobre a Emenda Constitucional Nº 95 de 15/12/2016, que altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal e dá outras providências. 

Para a conversa, duas profissionais da saúde, especialistas no tema foram convidadas: Liane Beatriz Rigui, enfermeira doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, professora adjunta no Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e Liamara Denise Ubessi, psicóloga, enfermeira, sanitarista e educadora social, mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ, doutora em Ciências: Práticas Sociais em Enfermagem e Saúde pela UFPel.

Segundo a professora Ligia Franz, assuntos como esse devem ser debatidos na Universidade com estudantes, docentes, discentes, profissionais e comunidade “a Universidade tem esta função, de proporcionar debates que levem as pessoas a refletirem sobre o andamento das políticas públicas, neste caso da área de saúde”, comenta. 


Mestrado em Atenção Integral à Saúde está com inscrições abertas para o processo seletivo

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, oferecido pela Unijuí em parceria com a Unicruz, está com inscrições abertas para o processo seletivo do Curso de Mestrado, com a oferta de 22 vagas.

                       

A etapa de inscrições, que devem ser feitas pelo Portal da Unijuí na página do Programa, segue até o dia 10 de novembro.  O processo seletivo divide-se em duas etapas de avaliações: a primeira com prova escrita e análise do currículo e a segunda com entrevista e análise do projeto de pesquisa. Os resultados estarão disponíveis no dia 20 de dezembro.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional, com característica interdisciplinar em rede, entre a Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC em dezembro de 2013 e está reconhecido pelo MEC para oferta de Mestrado Acadêmico.

O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.


Docentes e estudantes participam do Congresso de Cardiologia da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul

Nos dias 18 e 19 de agosto ocorreu o Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia, realizado no Congresso de Cardiologia, da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul - Socergs. A professora Eliane Roseli Winkelmann, professora do curso de Fisioterapia da Unijui e do Programa de Pós-graduação em Atenção Integral à Saúde (UNIJUÍ – UNICRUZ) realizou a coordenação geral do simpósio juntamente com o professor Christian Correia Coronel da Universidade La Salle - Canoas e do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre.

A professora Eliane também participou de uma mesa redonda discutindo a temática “Respostas curtas para uma questão relevante: Fisioterapia cardiorrespiratória baseada em evidência: como incorporar a evidência científica a prática clínica? ”

              

O evento também contou com a participação dos estudantes do curso de graduação em Fisioterapia e bolsistas de iniciação cientifica, Emely Teixeira Bodnar e Julia Casagrande; dos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde – PPGAIS  (UNIJUÍ-UNICRUZ), Marcelo Zachow da Silveira e Pollyana Windmöller (Docente do Curso de Fisioterapia); e da egressa PPGAIS (UNIJUÍ-UNICRUZ), Msa. Tais Paz da Silva.

Nesta mesma data, ocorreu o Simpósio de Enfermagem que contou com a participação da professora do curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde, Eniva Milardi Fernandes Stumm e das mestrandas Gerli Elenise Gehke Herr (Docente do Curso de Enfermagem), Sandra Leontina Graube e Catia Cristiane Marte Dezordi (Docente do Curso de Enfermagem).

No evento, docentes, bolsistas, pós-graduandos e pós-graduados tiveram a oportunidade de realizar apresentação de temas livres na forma oral e em pôster com objetivo de divulgar suas pesquisas. 

              


Mestrado em Atenção Integral à Saúde está com inscrições abertas para Alunos Especiais

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, ofertado pela Unicruz e a Unijuí em parceria, está com inscrições abertas para alunos especiais para o 2º semestre de 2017. A inscrição e matricula poderão ser feitas até 31 de julho na secretaria do Programa, no Departamento de Ciências da Vida, no Campus Ijuí. Outras informações no edital de seleção