Dissertação do mestrado em Atenção Integral à Saúde aborda letramento em saúde na perspectiva de pessoas com transtornos mentais - Unijuí

Dissertação do mestrado em Atenção Integral à Saúde aborda letramento em saúde na perspectiva de pessoas com transtornos mentais

A estudante do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), Eliana Gheno, defendeu, na última semana, a sua dissertação de mestrado. A pesquisa teve como tema “Letramento em saúde na perspectiva de pessoas com transtornos mentais”, e contou com orientação da professora Adriane Kolankiewicz. 

A dissertação avaliou as potencialidades e fragilidades do letramento, que é a capacidade das pessoas de obter, compreender e utilizar informações sobre saúde para tomar decisões adequadas em relação à sua saúde e de outros, dos usuários que são acompanhados por um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e que possuem transtornos mentais. 

O estudo é inédito e como resultado a mestranda conseguiu evidenciar que as principais potencialidades dos participantes estavam relacionadas à interação com profissionais de saúde e à compreensão de informações sobre saúde, aspectos fundamentais aos usuários. Por outro lado, as maiores fragilidades estão na avaliação das informações de saúde e no cuidado ativo da saúde. 

Os resultados também apontaram que o letramento em saúde é influenciado por características sociodemográficas e de condições como idade, escolaridade do participante, da mãe e do pai, estado civil e tempo de acompanhamento no serviço. O estudo também contribui para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a agenda de prioridades de pesquisa do Ministério da Saúde. 

Para a estudante e agora mestre em Atenção Integral à Saúde, o estudo tem grande relevância. “Destaca a importância da atenção das equipes de saúde frente a estes resultados, de modo a orientar e conduzir os usuários do serviço de modo que eles compreendam e possam fazer seu autocuidado, assim como tomar decisões”, ressalta Eliana.  

Já a orientadora da dissertação, a professora Adriane Kolankiewicz, o estudo contribui ao entregar um instrumento validado para uso na população brasileira. “Com o diagnóstico de como é o letramento em saúde desta população, o estudo pode servir para planejamento e gestão do serviço de saúde, bem como subsidiar novas pesquisas”, comenta. 

A banca de defesa da dissertação foi formada pela professora Andreia Catia Jorge Silva Costa, da  Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal; a consultora da Organização Mundial da Saúde (OMS), Virginia Visconde Brasil; a coordenadora da rede Brasileira de Letramento em Saúde do Brasil, da Universidade Federal de Minas Gerais, professora Luciane Prado Kantorski; e pelo professor do PPGAIS, da URI de Erechim, Arnaldo Nogaro.


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