Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Atenção Integral à Saúde

Estudante angolano é o primeiro estrangeiro a concluir o mestrado em Atenção Integral à Saúde na Unijuí

Pela primeira vez, o Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) da Unijuí, que iniciou em 2014, formou um mestre estrangeiro. O novo mestre é o angolano Domingos Bernardo, que fez a defesa da sua dissertação de mestrado na última semana. Em sua pesquisa, ele faz uma análise dos serviços ofertados de reabilitação no Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual (CER III - Unir) da Unijuí, com base no perfil dos usuários que precisaram utilizar o serviço. 

A dissertação recebeu o título de “Análise do Perfil de usuários assistidos por um centro especializado em reabilitação física cognitiva e visual do Sistema Único de Saúde (SUS)” e contou com a orientação da professora Evelise Moraes Berlezi e coorientação da professora Eliane Roseli Winkelmann. A banca de avaliação foi formada pelos professores Fernando Jaime González e Thiago Gomes Heck, além da professora da Universidade do Minho, de Portugal, professora Zélia Ferreira Caçador Anastácio. 

O estudo conduzido por Domingos teve o objetivo de analisar a qualidade dos serviços de reabilitação quanto ao acesso e as repercussões sobre a vida da pessoa com deficiência. Em específico, a dissertação teve como uma das propostas aprofundar os conhecimentos acerca das políticas públicas de forma reflexiva, onde buscou-se tratar sobre avanços e cuidados de saúde integral das pessoas com deficiência. 

Outras especificidades foram analisar o perfil sociodemográfico dos indivíduos atendidos no CER III, e avaliar fatores que facilitam ou criam barreiras ao acesso ao serviço na visão do usuário, além do impacto das tecnologias assistivas nas atividades da vida diária. 

“A pesquisa transcende sua importância particular, pois como o primeiro mestre estrangeiro do PPGAIS, seu impacto se estende para além de si mesmo. Entretanto, pessoalmente, este feito me enche de um sentimento de realização que justifica todos os sacrifícios ao longo do caminho. Chegar ao término deste trabalho e passar pela avaliação da banca internacional me dá a sensação de que posso alcançar ainda mais se me dedicar e estiver disposto a superar barreiras em diferentes níveis”, destaca Domingos.

O mestre salienta que foi uma honra apresentar e montar o projeto, além de contar com apoio dos professores desde o início do curso de mestrado. “Estou profundamente feliz por fazer parte da história do PPGAIS e do CER III - Unir, e disposto a fazer o melhor para manter o intercâmbio com a Unijuí onde quer que for”, completa. 

“Este foi um momento importante, de fechamento de ciclo. Para nós do PPGAIS, foi um momento bem significativo, pois o Domingos é o primeiro mestrando estrangeiro a concluir o programa. Foi uma caminhada importante e que trouxe muito aprendizado de ambas as partes”, finaliza a orientadora do trabalho, professora Evelise Berlezi. 





Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde agora tem oferta de Doutorado

Capes aprova oferta de  Doutorado para o Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Atenção Integral à Saúde 

Nesta semana a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a oferta do curso de Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, ofertado em associação entre Unicruz, URI-Erechim e Unijuí. A proposta, foi encaminhada no início de 2023 pelo PPGAIS e obteve aprovação com nota 4, de um total de 1 a 5, pela comissão de avaliação da área interdisciplinar e referendada pelo Conselho Técnico Científico, ambos da Capes.

“Estamos muito felizes com esta aprovação. Como coordenadora do programa tenho expectativa de que o doutorado contribuirá muito, para o avanço do conhecimento, por meio da execução de pesquisas científicas de qualidade, bem como a formação de doutores pesquisadores que possam contribuir para a qualidade da atenção integral e interdisciplinar ao sujeito e coletividade, contribuindo para o sistema de saúde brasileiro”, comenta a professora doutora Adriane Kolankiewicz, coordenadora do PPGAIS.

A consistência na formação de mestres pelo Programa, assim como a qualidade da produção científica em nível nacional e internacional dos docentes, discentes e egressos do mestrado, é a base que representa a capacidade formativa do Programa, que agora avança ao nível de doutorado. Os pareceres destacaram também o percentual de doutores pesquisadores, futuros orientadores do doutorado, os quais possuem projetos financiados por agentes externos, assim como o número de pesquisadores em nível de excelência no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“No parecer da avaliação, há destaque de muitos pontos positivos no que tange a proposta de formação de doutores apresentada. Fundamentada na excelência acadêmica e na contribuição para a geração de conhecimento na área da saúde, sob múltiplos e complementares aspectos metodológicos, a proposta tem características inovadoras na formação de doutores”, comenta Adriane.

O impacto na comunidade regional, representada pelo desenvolvimento de projetos de pesquisa na rede de atenção à saúde em diferentes níveis de atenção, dos municípios de abrangência das instituições associadas, construídas por diferentes convênios com prefeituras e hospitais, é um diferencial que aparece fortemente na avaliação. O curso de doutorado em Atenção Integral à Saúde será ofertado pela associação interinstitucional entre as três instituições, com característica interdisciplinar. A oferta contará com docentes permanentes das três instituições vinculadas, totalizando 18 pesquisadores para orientação de doutorandos. 

O doutorado, mantém a estrutura acadêmica do mestrado, tendo como área de concentração a Atenção Integral à Saúde, e as linhas de pesquisa: 1 - “Processos Saúde-Doença-Cuidado” e 2 - “Processos Químicos e Biológicos em Saúde”.

Para o professor doutor Thiago Heck, que atuou como coordenador do PPGAIS de 2015 a 2022, a aprovação do doutorado representa o sucesso de uma trajetória de 10 anos de dedicação e investimento na pesquisa, por parte das instituições associadas, professores e alunos do mestrado. “Essa conquista representa o sucesso coletivo de muitas instâncias da nossa universidade e das instituições associadas. A dedicação dos professores na formação acadêmica dos mais de 145 mestres em Atenção Integral à Saúde, representada amplamente pelo impacto direto na comunidade e na construção de conhecimento em nível nacional e internacional, pode ser observada nos relatórios do PPGAIS ao longo dos anos. Mérito do trabalho de professores, alunos e egressos do mestrado. A proposta de formação ampla e flexível do PPGAIS no mestrado, expandida e com inovações agora com o doutorado, tende a qualificar ainda mais dois pontos fundamentais: o impacto social e a produção científica das Universidades associadas, capilarizando estes resultados para todos os níveis de formação na área da saúde, da graduação a pós-graduação. Amplia a capacidade de obtenção de financiamentos de projetos e bolsas para estudantes de diferentes níveis. Foram muitos desafios, mas é uma satisfação fazer parte disso como professor, pesquisador, e ter atuado como coordenador no período da elaboração dos relatórios e submissão da proposta de doutorado, junto aos colegas de PPGAIS”.

 O mestrado em Atenção Integral à Saúde, aprovado pela Capes em dezembro de 2013, iniciado com a primeira turma em 2014, teve sua qualidade reconhecida no processo de formação de recursos humanos recebendo a nota 4 em 2022 (de 1 a 5, conforme critérios do MEC-Capes). Este passo permitiu a proposição do curso de doutorado, aprovado também com a nota 4, e que deve iniciar aproximadamente 10 anos após o mestrado.

A próxima etapa, antes da abertura de processo seletivo para o doutorado, consiste na emissão de documentos tais como a portaria de autorização e reconhecimento da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação e homologação do Ministro da Educação.


PPG em Atenção Integral à Saúde debaterá perspectivas da covid-19

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde realiza na próxima quarta-feira, dia 9 de março, a aula inaugural com o tema “Perspectivas futuras da covid-19: estamos mais próximos do fim da pandemia?”. O evento terá início às 19h, com transmissão pelo Google Meet.

À frente da discussão estará a biomédica e doutora em Neurociências, Mellanie Fontes-Dutra, que é professora da Escola de Saúde da Unisinos. Após a palestra, haverá apresentação do Mestrado.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, realizado em associação ampla entre a Unijuí e a Universidade de Cruz Alta (Unicruz).


Pesquisa de mestrado avalia a ação de plantas medicinais em benefício de mulheres no climatério

Daiana Meggiolaro Gewehr é egressa do curso de farmácia da Unijuí e, agora, mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, que é um projeto interinstitucional entre a Unijuí e a Universidade de Cruz Alta (Unicruz). Sua dissertação é intitulada “Avaliação do efeito da Infusão de Baccharis trimera (Less.) DC. sobre parâmetros bioquímicos, toxicológicos e de estresse oxidativo em mulheres no climatério” e foi orientada pela professora doutora Evelise Moraes Berlezi.

Ainda durante a graduação, Daiana já fazia parte do Grupo de Estudos em Gerontologia (GERON), com foco no estudo do processo de envelhecimento feminino e, com o mestrado, pode continuar neste aprendizado, com ênfase no uso de plantas medicinais por mulheres no climatério. Neste período da vida da mulher, acontece a diminuição progressiva do hormônio estrogênio, aumentando as chances de doenças crônicas e estresse oxidativo. A suplementação de substâncias com potencial antioxidante, como as plantas medicinais, podem auxiliar na prevenção de doenças relacionadas ao estresse oxidativo.

O uso de plantas com finalidade terapêutica é extremamente frequente e também importante à saúde. Durante a pesquisa de mestrado, Daiana constatou por meio de estudos in vitro e in vivo, que a Baccharis trimera, conhecida popularmente como carqueja, tem grande potencial antioxidante. “O estudo foi um ensaio clínico realizado com 41 mulheres voluntárias. As participantes foram aleatoriamente designadas para receber infusão de Baccharis trimera por 90 dias consecutivos, na dose de 2,5 g/dia (grupo com 19 integrantes) ou 5 g/dia (grupo com 22 integrantes)”, explica Daiana.

Durante a pesquisa, a estudante constatou que o uso da infusão reduziu os danos nos lipídios e aumentou os níveis de HDL-c em mulheres climatéricas, independente da dose. Além disso, também apresentou ação diurética e digestiva, conforme relatado pelas participantes.

Daiana ainda faz um alerta, pois o uso de plantas medicinais é um recurso terapêutico muito utilizado pela população, mas assim como o seu uso pode trazer benefícios, também pode gerar riscos. “A realização de estudos para avaliar o potencial terapêutico e toxicológico são fundamentais. Os resultados sugerem que a infusão de Baccharis trimera (carqueja) tem efeito benéfico sobre o perfil lipídico e hepático, sem efeitos tóxicos”, destaca.

O desafio, segundo Daiana, também acontece com o desenvolvimento de um estudo clínico. “A elaboração de um estudo clínico envolve muitas etapas, necessita da colaboração de várias pessoas e também de um grupo de pesquisa, incluindo estudantes, professores e a participação da comunidade. O mestrado me proporcionou uma vivência multidisciplinar, além do ensino durante as disciplinas, somos instigados a pensar cientificamente, buscar informações e qualificar-se sempre”, finaliza Daiana, mestre em Atenção Integral à Saúde.


Mestrado em Atenção Integral à Saúde lança novos editais



O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) lançou nesta segunda-feira, 3 de janeiro, um novo edital direcionado a profissionais com formação superior na área da saúde ou áreas afins, vinculados à Unimed Noroeste/RS. Para este processo seletivo, estão sendo ofertadas duas vagas, sendo uma delas com bolsa de 50%. 

Além deste edital específico, o programa também conta com um edital voltado ao público em geral, onde estão sendo disponibilizadas quatro vagas. As inscrições ocorrem de 7 de fevereiro a 3 de março de 2022. Os editais podem ser acessados no site unijui.edubr/ppgais.

O Mestrado em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (Unicruz) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgais@unijui.edu.br ou telefone 3332.0522 - Ramal: 3214.


PPG em Atenção Integral à Saúde lança editais para seleção de aluno regular

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) – uma associação entre a Unijuí e a Universidade de Cruz Alta (Unicruz), lançou dois editais para o provimento de vagas no curso de Mestrado.

Destinado a profissionais com formação superior na área da saúde e áreas afins, que tenham vínculo profissional com o Hospital Bom Pastor, o Edital nº 4 conta com a oferta de quatro vagas. Já o Edital nº 5 é direcionado ao público geral, aos profissionais com formação superior na área de saúde e áreas afins. Quatro vagas também são ofertadas neste processo.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, recomendado pela CAPES/MEC e reconhecido pelo MEC para oferta de Mestrado Acadêmico. O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.

Inscrições podem ser realizadas até o dia 13 de julho, por meio do endereço unijui.edu.br/ppgais - Processo Seletivo e Matrícula.

O processo seletivo ocorre por meio da análise de currículo (40 pontos), análise da intenção do projeto de pesquisa (30 pontos) e entrevista (30 pontos).

Os editais podem ser acessados neste link.


Mestrado em Atenção Integral à Saúde encerra inscrições na próxima semana

Encerram-se na próxima terça-feira, dia 23 de fevereiro, as inscrições para o curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde, ofertado pela Unijuí em parceria com a Universidade de Cruz Alta (Unicruz). Ao todo, cinco editais foram lançados, sendo que cada um destina-se a um público específico.

O Edital nº 01/2021 destina-se aos profissionais com formação superior na área da saúde ou áreas afins, que tenham vínculo profissional com o Hospital Bom Pastor. Quatro vagas são ofertadas.

Profissionais com formação superior na área da saúde e áreas afins, que possuam residência fora do Rio Grande do Sul, podem concorrer a 10 vagas, disponibilizadas por meio do Edital de Nacionalização – Edital nº 09/2020.

Outras quatro vagas são disponibilizadas pelo Edital Mais – Edital nº 12/2020, voltado aos profissionais com formação superior na área da saúde ou áreas afins. 

Também há um edital específico para os profissionais com formação superior que atuam nos serviços públicos de saúde dos municípios de Ijuí ou de Cruz Alta – o Edital nº 10/2020. Das quatro vagas ofertadas, duas são voltadas à cidade de Ijuí e duas a Cruz Alta.

Por fim, há um edital específico para o desenvolvimento do projeto conjunto Universidade – Serviço de Saúde, com a Unimed Noroeste/RS: o Edital nº 11/2020. Ele destina-se a profissionais com formação superior na área da saúde ou áreas afins, que possuam vínculo com a cooperativa médica. São ofertadas quatro vagas: duas para médicos e duas para outros profissionais.

Interessados podem realizar a inscrição e acessar os editais por meio do endereço unijui.edu.br/ppgais. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgais@unijui.edu.br ou telefone 3332.0522 - Ramal: 3214.


Abertas as inscrições para o Mestrado em Atenção Integral à Saúde

Quatro editais de seleção foram lançados pelo Mestrado em Atenção Integral à Saúde da Unijuí. Todos estão com inscrições abertas, até o dia 23 de fevereiro de 2021, por meio do endereço unijui.edu.br/ppgais.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, realizado a partir da associação entre a Unijuí e a Universidade de Cruz Alta (Unicruz). O programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.

Dez vagas foram disponibilizadas no Edital de Nacionalização, destinado a profissionais com formação superior na área da saúde e áreas afins, que possuam residência fora do Rio Grande do Sul.

O Edital Mais, voltado a profissionais com formação superior na área da saúde e áreas afins, conta com a oferta de quatro vagas.

Também há um edital específico para os profissionais com formação superior na área da saúde e áreas afins, que atuam nos serviços públicos de saúde nos municípios de Ijuí ou de Cruz Alta. Das quatro vagas ofertadas, duas são voltadas à cidade de Ijuí e duas a Cruz Alta.

Por fim, há um edital específico para o desenvolvimento do projeto conjunto Universidade – Serviço de Saúde, com a Unimed Noroeste/RS. Ele destina-se a profissionais com formação superior na área da saúde e áreas afins, que possuam vínculo com a cooperativa médica. São ofertadas quatro vagas: duas para médicos e duas para outros profissionais.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgais@unijui.edu.br ou telefone 3332.0522 - Ramal: 3214.


Mestrado em Atenção Integral à Saúde lança editais especiais

Três editais foram lançados e direcionados a públicos distintos

O Programa de Pós-graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), que ocorre a partir da associação entre a Unijuí e a Unicruz, lançou três editais para seleção ao curso de Mestrado. Todos estão disponíveis no site www.unijui.edu.br/ppgais – mesmo endereço onde as inscrições podem ser realizadas.

O Edital nº 9/2020 trata do projeto de Nacionalização do programa e destina-se a profissionais com formação superior em saúde e áreas afins, com residência fora do Estado. Um total de 10 vagas será destinado a este público, que pode se inscrever até o dia 23 de fevereiro.

Já o Edital nº 10/2020 volta-se a profissionais que atuam nos serviços públicos de saúde dos municípios de Ijuí e Cruz Alta: para cada um deles, serão destinadas duas vagas. As inscrições para seleção podem ser realizadas até o dia 22 de fevereiro.

Por fim, o Edital nº 11/2020 promove o desenvolvimento do projeto conjunto Universidade – Serviço de Saúde com a Unimed Noroeste/RS, por meio da oferta de quatro vagas: duas direcionadas a médicos e duas a outros profissionais. Para este processo seletivo, serão ofertadas duas bolsas de estudo de 50% do valor da mensalidade. As inscrições devem ser feitas até o dia 22 de fevereiro.

Conforme destaca o coordenador do PPGAIS, Thiago Gomes Heck, o curso diferencia-se por oferecer ao aluno graduado duas titulações, por ambas as instituições de ensino. “O curso de Mestrado em Atenção Integral à Saúde tem o objetivo de produzir conhecimento científico na área da saúde, consolidando a pesquisa por meio da formação de docentes, pesquisadores e demais profissionais. Temos sempre o objetivo de formar profissionais críticos, reflexivos, que possam intervir na realidade por meio de ações, considerando o contexto em que os indivíduos estão inseridos”, destacou o professor, lembrando que o programa trabalha para ter aprovado o curso de Doutorado.

“Com aprovação em 2013, nós iniciamos as atividades do curso de Mestrado em maio de 2014. E, de lá para cá, já formamos 100 mestres em Atenção Integral à Saúde. Hoje, temos 55 alunos em curso. Estamos evoluindo. Tanto que, agora, abrimos um edital exclusivamente para atender às demandas nacionais”, reforçou Heck.

Os candidatos podem optar por uma das duas linhas de pesquisa do Programa: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde. O processo seletivo ocorre por meio da análise de currículo, análise de intenção do projeto de pesquisa e entrevista online.




Últimos dias de inscrição para a seleção do Mestrado em Atenção Integral à Saúde

          

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde está com inscrições abertas para o processo seletivo da próxima turma até esta quarta-feira, dia 18 de novembro. Confira todos os detalhes na página do Programa.

O Mestrado em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, uma associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, em dezembro de 2013 e reconhecido pelo MEC em setembro de 2014, para oferta de Mestrado Acadêmico, que teve início em maio de 2014. 

Ele dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde, sendo um projeto capaz de contribuir para o desenvolvimento da saúde regional. Além disso, o programa busca desenvolver pesquisas, produzir conhecimentos científicos e formar profissionais críticos e reflexivos, capazes de intervir na realidade por meio de ações, considerando o contexto em que os indivíduos e população estão inseridos. O público-alvo do Programa proposto é composto por profissionais com formação superior na área de saúde e profissionais com formação em áreas afins (Química, Biologia e Física).

Linhas de Pesquisa 

Aulas remotas

A Unijuí optou por manter em 2021 a possibilidade de realização de aulas remotas nos cursos de Mestrado e Doutorado. Assim, as atividades acadêmicas dos cursos de pós-graduação stricto sensu da Unijuí, no decorrer do ano de 2021, poderão ser realizadas de forma remota ou presencial, respeitadas as orientações dos órgãos de saúde, em virtude da situação de pandemia do coronavírus (COVID-19). Em caso de retomada das aulas presenciais, o estudante poderá optar em realizar as atividades de forma presencial ou online, utilizando tecnologias de informação e comunicação. As aulas realizadas de forma remota serão síncronas, conforme cronograma do curso. A seleção também será realizada de forma remota.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.