Atenção Integral à Saúde

Abertas as inscrições para o Mestrado em Atenção Integral à Saúde

Quatro editais de seleção foram lançados pelo Mestrado em Atenção Integral à Saúde da Unijuí. Todos estão com inscrições abertas, até o dia 23 de fevereiro de 2021, por meio do endereço unijui.edu.br/ppgais.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, realizado a partir da associação entre a Unijuí e a Universidade de Cruz Alta (Unicruz). O programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.

Dez vagas foram disponibilizadas no Edital de Nacionalização, destinado a profissionais com formação superior na área da saúde e áreas afins, que possuam residência fora do Rio Grande do Sul.

O Edital Mais, voltado a profissionais com formação superior na área da saúde e áreas afins, conta com a oferta de quatro vagas.

Também há um edital específico para os profissionais com formação superior na área da saúde e áreas afins, que atuam nos serviços públicos de saúde nos municípios de Ijuí ou de Cruz Alta. Das quatro vagas ofertadas, duas são voltadas à cidade de Ijuí e duas a Cruz Alta.

Por fim, há um edital específico para o desenvolvimento do projeto conjunto Universidade – Serviço de Saúde, com a Unimed Noroeste/RS. Ele destina-se a profissionais com formação superior na área da saúde e áreas afins, que possuam vínculo com a cooperativa médica. São ofertadas quatro vagas: duas para médicos e duas para outros profissionais.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgais@unijui.edu.br ou telefone 3332.0522 - Ramal: 3214.


Mestrado em Atenção Integral à Saúde lança editais especiais

Três editais foram lançados e direcionados a públicos distintos

O Programa de Pós-graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), que ocorre a partir da associação entre a Unijuí e a Unicruz, lançou três editais para seleção ao curso de Mestrado. Todos estão disponíveis no site www.unijui.edu.br/ppgais – mesmo endereço onde as inscrições podem ser realizadas.

O Edital nº 9/2020 trata do projeto de Nacionalização do programa e destina-se a profissionais com formação superior em saúde e áreas afins, com residência fora do Estado. Um total de 10 vagas será destinado a este público, que pode se inscrever até o dia 23 de fevereiro.

Já o Edital nº 10/2020 volta-se a profissionais que atuam nos serviços públicos de saúde dos municípios de Ijuí e Cruz Alta: para cada um deles, serão destinadas duas vagas. As inscrições para seleção podem ser realizadas até o dia 22 de fevereiro.

Por fim, o Edital nº 11/2020 promove o desenvolvimento do projeto conjunto Universidade – Serviço de Saúde com a Unimed Noroeste/RS, por meio da oferta de quatro vagas: duas direcionadas a médicos e duas a outros profissionais. Para este processo seletivo, serão ofertadas duas bolsas de estudo de 50% do valor da mensalidade. As inscrições devem ser feitas até o dia 22 de fevereiro.

Conforme destaca o coordenador do PPGAIS, Thiago Gomes Heck, o curso diferencia-se por oferecer ao aluno graduado duas titulações, por ambas as instituições de ensino. “O curso de Mestrado em Atenção Integral à Saúde tem o objetivo de produzir conhecimento científico na área da saúde, consolidando a pesquisa por meio da formação de docentes, pesquisadores e demais profissionais. Temos sempre o objetivo de formar profissionais críticos, reflexivos, que possam intervir na realidade por meio de ações, considerando o contexto em que os indivíduos estão inseridos”, destacou o professor, lembrando que o programa trabalha para ter aprovado o curso de Doutorado.

“Com aprovação em 2013, nós iniciamos as atividades do curso de Mestrado em maio de 2014. E, de lá para cá, já formamos 100 mestres em Atenção Integral à Saúde. Hoje, temos 55 alunos em curso. Estamos evoluindo. Tanto que, agora, abrimos um edital exclusivamente para atender às demandas nacionais”, reforçou Heck.

Os candidatos podem optar por uma das duas linhas de pesquisa do Programa: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde. O processo seletivo ocorre por meio da análise de currículo, análise de intenção do projeto de pesquisa e entrevista online.




Últimos dias de inscrição para a seleção do Mestrado em Atenção Integral à Saúde

          

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde está com inscrições abertas para o processo seletivo da próxima turma até esta quarta-feira, dia 18 de novembro. Confira todos os detalhes na página do Programa.

O Mestrado em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, uma associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, em dezembro de 2013 e reconhecido pelo MEC em setembro de 2014, para oferta de Mestrado Acadêmico, que teve início em maio de 2014. 

Ele dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde, sendo um projeto capaz de contribuir para o desenvolvimento da saúde regional. Além disso, o programa busca desenvolver pesquisas, produzir conhecimentos científicos e formar profissionais críticos e reflexivos, capazes de intervir na realidade por meio de ações, considerando o contexto em que os indivíduos e população estão inseridos. O público-alvo do Programa proposto é composto por profissionais com formação superior na área de saúde e profissionais com formação em áreas afins (Química, Biologia e Física).

Linhas de Pesquisa 

Aulas remotas

A Unijuí optou por manter em 2021 a possibilidade de realização de aulas remotas nos cursos de Mestrado e Doutorado. Assim, as atividades acadêmicas dos cursos de pós-graduação stricto sensu da Unijuí, no decorrer do ano de 2021, poderão ser realizadas de forma remota ou presencial, respeitadas as orientações dos órgãos de saúde, em virtude da situação de pandemia do coronavírus (COVID-19). Em caso de retomada das aulas presenciais, o estudante poderá optar em realizar as atividades de forma presencial ou online, utilizando tecnologias de informação e comunicação. As aulas realizadas de forma remota serão síncronas, conforme cronograma do curso. A seleção também será realizada de forma remota.


Mestranda em Atenção Integral à Saúde ministra Seminário sobre a atuação do psicólogo no Sistema Prisional

              

A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), Kátrin Dreschler Corrêa, ministrou seminário sobre Atuação do Psicólogo no Sistema Prisional. Atividade ocorreu no dia 07 de outubro e foi direcionada aos estudantes do curso de Psicologia da URI Santo Ângelo, mais especificamente da disciplina de Psicologia Social. 

A mestranda abordou o contexto das prisões, desafios e relevância do tratamento penal, especificamente sob o olhar da Psicologia. Kátrin é orientanda da professora Drª Eniva Miladi Fernandes Stumm e sua pesquisa de mestrado tem como objeto de estudo a  saúde do servidor penitenciário, com foco nos níveis de estresse, dor musculoesquelética e resiliência dos referidos trabalhadores. 

Os desafios do sistema prisional são extensivos aos profissionais que atuam nos estabelecimentos, pessoas privadas de liberdade, familiares e sociedade. Considera-se importante que esse tema seja discutido na comunidade acadêmica e científica com vistas a instigar profissionais, pesquisadores e estudantes para a construção de mais pesquisas, no intuito de  ampliar evidências e direcionar a atenção  e cuidados a todos os envolvidos nos estabelecimentos prisionais. 


Unijuí e startup firmam convênio para qualificar pesquisas sobre diagnóstico e o tratamento de diferentes doenças

             

A Unijuí, por meio do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), assinou convênio com a Start Up Pickcells, que desenvolve inovações e tecnologias para uso na área da saúde. A empresa trabalha com inteligência artificial para análise de dados na área de ciências da vida e usa a ciência e a tecnologia para resolver problemas de impacto e democratizar o acesso à saúde. 

Segundo o professor Thiago Gomes Heck, coordenador do PPGAIS, o convênio se constitui em uma oportunidade de cooperação técnica, científica, educacional e cultural, entre a pesquisadores e alunos do mestrado do PPGAIS e os pesquisadores da Pickcells. A interação deve promover a modernização e o desenvolvimento de inovações tecnológicas, bem como dar origem a novos projetos, ações, eventos, estágios e intercâmbio. 

São intenções do convênio o compartilhamento de dados de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde com a Pickcells e vice-versa, no intuito de, com uso da inteligência artificial e a expertise dos pesquisadores, encontrar soluções e padrões que qualifiquem o diagnóstico e o tratamento de diferentes doenças. Ainda, a cooperação prevê estudos de validação de bioensaios (novos testes para diagnóstico) e o compartilhamento de proposições de inovações tecnológicas.

A empresa parceira já desenvolveu tecnologias para exames de parasitologia, urinálise e hemograma com inteligência artificial e possui uma plataforma de visualização de análises clínicas com capacidade de armazenamento histórico em nuvem. Além disso, a empresa já contribuiu com projetos e inovações, utilizando por exemplo, um microscópio de aquisição de imagens integrado a uma plataforma de Inteligência Artificial para contagem automática de ovos do mosquito da dengue, além de estudos e tecnologias voltadas para o diagnóstico de COVID-19. “Portanto, a interação entre o PPGAIS e a Pickcells pode representar o desenvolvimento de novos estudos e o desenvolvimento de novas tecnologias na área da saúde, envolvendo os alunos de mestrado em Atenção Integral à Saúde”, observa o professor. 

Desde o dia 08 de setembro o PPGAIS está com inscrições abertas para a nova turma do Mestrado. Confira todos os detalhes na página do Programa, neste Link.

 


Atenção Integral à Saúde abre inscrições para Aluno Especial

            

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde PPGAIS, em associação entre UNICRUZ/UNIJUÍ, está com edital aberto para Alunos Especiais no Curso de Mestrado, 2º semestre de 2020. 

Estão disponíveis 36 vagas divididas em seis disciplinas, cada uma com dois créditos, durante o período de pandemia de covid-19, as aulas serão realizadas de forma online (aula síncrona). A inscrição deve ser encaminhada até o dia 07 de outubro de 2020, com o preenchimento do Requerimento de Inscrição para Aluno Especial. 

Para mais informações acesse o Edital disponível na página do Programa, neste link. Para tirar dúvidas, contate a Secretaria do PPGAIS pelo telefone (55) 3332-0417 ou e-mail ppgais@unijui.edu.br


Unijuí vai realizar pesquisa sobre a covid-19 em Coronel Bicaco com a parceria da gestão municipal

           

Imagem ilustrativa/Unijuí.

A Unijuí, por meio do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde, irá realizar uma pesquisa em Coronel Bicaco, em parceria com o município, para acompanhar grupos vulneráveis à covid-19, quanto à saúde física e psíquica, além de avaliar o conhecimento da população sobre os assuntos relacionados ao coronavírus, com o objetivo de subsidiar ações estratégicas de educação e saúde na cidade. O estudo acontecerá a partir de convênio estabelecido com a Prefeitura.

Vão participar da pesquisa 367 residentes de Coronel Bicaco, selecionados em sorteio aleatório, realizado pelos coordenadores da pesquisa vinculados à Unijuí. O número de participantes foi definido por critérios metodológicos e científicos de pesquisa quantitativa, uma vez que a amostra representará a população do município. Nesta quinta e sexta-feira, os sorteados para participarem da pesquisa vão receber ligações para avaliar se atendem aos critérios necessários, sendo eles: sair diariamente de casa por motivo de trabalho e/ou apresentar doenças crônicas, como obesidade, diabetes tipo 2, cardiopatia, doenças respiratórias crônicas, doenças oncológicas ou depressão/transtornos psíquicos. 

Caso a pessoa se enquadre em um destes critérios e aceite participar do estudo, terá um horário agendado para realização do teste rápido para anticorpos e de um questionário sociodemográfico, nos dias 17 e 18 de setembro, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa. Nesse sentido, a Unijuí e o município de Coronel Bicaco reforçam a importância da participação e colaboração da população, visto que a partir dos resultados serão planejadas ações de enfrentamento ao coronavírus nos próximos meses na cidade. 

Os pacientes que testarem positivo receberão orientações quanto ao resultado do teste e as medidas de precaução e isolamento. Além disso, será coletada a primeira amostra de sangue para exames laboratoriais de casos positivos. A pesquisa, a partir dessa amostra probabilística, fará o rastreamento da prevalência de anticorpos contra o coronavírus, para o controle e identificação de casos assintomáticos.

 


Mestrado em Atenção Integral à Saúde está com inscrições abertas

O Mestrado em Atenção Integral à Saúde está com dois editais de seleção abertos. Um deles é para seleção de Aluno Especial. As inscrições e matrículas devem ser feitas até 04 de agosto. As vagas estão disponíveis para as seguintes disciplinas: Políticas Públicas em Saúde, Biomarcadores Celulares e Moleculares das Populações, Ensaios Químicos e Biológicos Aplicados em Saúde, Reabilitação Multidisciplinar em Indivíduos com Doenças Crônicas Não-Transmissíveis e Epidemiologia II.    

O outro é para a seleção de novos estudantes em regime de Fluxo Contínuo. As inscrições podem ser realizadas na Página do Programa até o dia 28 de agosto. Serão 14 vagas, que serão selecionadas mediante análise de currículo, análise de projeto e entrevista. Mais informações pelo e-mail ppgais@unijui.edu.edu.br. 

Sobre o Programa

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação entre a Universidade de Cruz Alta (Uunicruz) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). O Programa foi recomendado pela Capes/MEC, sendo reconhecido pelo MEC para oferta de Mestrado Acadêmico. Dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.

Editais disponíveis em www.unijui.edu.br/ppgais - Processo Seletivo e Matrícula. 


Estudo analisa protocolo de tratamento dermatológico para ceratoses actínicas

             

As ceratoses actínicas são lesões frequentemente vistas na prática dermatológica. Alguns estudos evidenciam prevalência geral destas lesões entre 11 a 25% e até 60% em indivíduos acima dos 40 anos de idade no hemisfério sul. No Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (2006) as ceratoses actínicas representam o principal motivo de consulta em serviços de Dermatologia (17,2%), quando se trata de pacientes com mais de 65 anos de idade. Além da alta prevalência, é importante ressaltar que as ceratoses actínicas acometem mais indivíduos expostos cronicamente à radiação ultravioleta (RUV) e são conhecidas também como lesões pré-câncer, pois tem o potencial de evoluir para câncer de pele do tipo não melanoma. O diagnóstico e o tratamento precoce são fundamentais para evitar a progressão para o câncer de pele, enfermidade que exige maior complexidade no tratamento. As ceratoses actínicas predominam em áreas expostas ao sol, como face, couro cabeludo e membros superiores.

O uso do 5-fluorouracil (5-FU) 5% creme e o peeling de ácido glicólico (AG) 70% associado ao peeling de 5-FU 5% são alternativas para o tratamento de ceratoses actínicas em membros superiores. O primeiro é considerado tratamento tópico padrão ouro, enquanto que o último, proposto mais recentemente, ainda possui poucos estudos na literatura a respeito de sua eficácia no tratamento destas lesões. Portanto, este estudo se propôs a comparar a eficácia do peeling de AG 70% associado ao peeling de 5-FU 5% em relação ao uso de 5-FU 5% creme no tratamento de CAs em membros superiores. Realizou-se um ensaio clínico randomizado. Os resultados mostram que nenhum tratamento foi superior ao outro, não havendo diferenças significativas entre eles, ambos o período pós intervenção, bem como comparando as diferenças entre os períodos pré e pós intervenção. O estudo concluiu que tanto o peeling de AG 70% associado ao peeling de 5-FU 5%, quanto o 5-FU 5% creme são métodos eficazes para o tratamento de ceratoses actínicas em membros superiores.

A autoria do trabalho foi da médica dermatologista e mestre Cristiane Lüdtke Heuser, egressa do Mestrado em Atenção Integral à Saúde, que verificou que ambos os tratamentos podem ser realizados de forma segura e eficaz nos pacientes com ceratose actínicas. O estudo foi orientado pela Farmacêutica Dra. Janice de Fátima Pavan Zanella da Unicruz e coorientado pela Fisioterapeuta Dra Eliane Roseli Winkelmann da Unijuí, integrantes do corpo docente do Programa de Pós Graduação Stricto-Sensu em Atenção Integral à Saúde. Também contou com o apoio de pesquisadores do grupo de pesquisa em Atenção a Saúde, a fisioterapeuta Julia Casagrande e o médico Guilherme Galante Heuser, também egresso do Programa e atualmente professor do curso de Medicina da Unijuí.  

O estudo está publicado:  "Peeling with 70% glicolic acid followed by 5%5-fluorouracil as well as 5% 5-fluorouracil cream are effective methods for the treatment of actinic keratoses on upper limbs: A randomized clinical trial, na revista “Dermatologic Therapy” e está disponível para a leitura em vários sites de revistas científicas como:  https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32323462/  ou https://pesquisa.bvsalud.org/controlecancer/resource/pt/mdl-32323462  ou https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/dth.13459


Coronavírus é tema de Seminário temático na Unijuí

                   

Na noite desta terça-feira, dia 10, o Programa de Mestrado em Atenção Integral à Saúde realizou Seminário Temático para tratar sobre a epidemia global de Coronavírus. Por videoconferência, os estudantes do curso conversaram com a professora doutora Ana Beatriz Gorini da Veiga, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Diante do crescente número de casos em diversos países, incluindo o Brasil, o Programa teve o objetivo de disseminar as principais informações sobre este novo vírus.

A professora Ana Beatriz possui Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS (1999), Mestrado (2001) e Doutorado (2005) pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do Centro de Biotecnologia da UFRGS; doutorado com estágio de 12 meses nos National Institutes of Health/ NIH, USA (Doutorado sanduíche). Estágio sênior (12 meses) no Departamento de Microbiologia da Icahn School of Medicine at Mount Sinai, em New York (2015/2016), onde desenvolveu projeto sobre epidemiologia molecular de vírus influenza A. É professora associada da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

                 

Outras ações sobre o Coronavírus

Assim como o Programa de Mestrado em Atenção Integral à Saúde da Unijuí está atento a esta questão do Coronavírus, a FIDENE/Unijuí como um todo tem divulgado informações e proporcionado momentos para trabalhar a prevenção:

- Cartazes em diversos pontos da instituição com informações relevantes sobre prevenção e cuidados com relação ao vírus foram afixados;

- No dia 04 de março a EFA promoveu palestra para os alunos da Escola. O enfoque foi sobre o surgimento da doença, sobre as características de um vírus, contextualizou a situação global, local e sanou diversas dúvidas dos estudantes, realizada pela professora de Ciências da Escola, Mariana Trevisan. Na oportunidade, a enfermeira Fernanda Goi e técnica em enfermagem Mirian Haisky, do SESMT/UNIJUÍ, que falaram sobre prevenção, cuidados essenciais no dia a dia para evitar a transmissão de diversas doenças semelhantes ao contágio do Coronavírus (covid-19). 

- Ainda nesta semana será publicado um vídeo nas Redes Sociais da Universidade, em parceria com a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, sobre o tema;

- O Rizoma, programa da Unijuí FM e Unijuí que discute temas importantes da atualidade, dedicou o primeiro episódio da temporada 2020 para o Coronavírus, discutindo, além das questões de saúde, os impactos econômicos na economia mundial. O episódio já está no ar em podcast. Confira: