Programa em Desenvolvimento Regional realiza Aula Inaugural do primeiro semestre de 2020 - Unijuí

Programa em Desenvolvimento Regional realiza Aula Inaugural do primeiro semestre de 2020

                  

Na segunda-feira, 02 de março, o Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Unijuí realizou a Aula Inaugural do primeiro semestre. A recepção iniciou no turno da manhã, na Sala A8/9 com a participação das turmas iniciantes e docentes. Na oportunidade, o professor Sérgio Luís Allebrandt, coordenador do Programa, fez a fala e dentre a programação da recepção, realizou a apresentação de discentes e docentes, detalhou a estrutura e funcionamento do PPGDR, além de esclarecer dúvidas.

História e Proposta do Programa

O PPGDR/UNIJUÍ é um programa interdisciplinar na área de Planejamento Urbano e Regional da CAPES, criado em 2002, com o Curso de Mestrado em Desenvolvimento, Gestão e Cidadania, alterado em 2005 para Mestrado em Desenvolvimento e a partir de 2016 Mestrado em Desenvolvimento Regional, ofertando sua 19ª turma para 2020, já tendo formado neste período mais de 370 Mestres.

A partir de 2016, passou a ofertar o curso de Doutorado em Desenvolvimento Regional, com a oferta da 5ª turma para 2020.

O Programa e seus Cursos são credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com conceito 4 na avaliação quadrienal 2013/2016.

Tem por objetivo a geração de conhecimento e de produção científica a partir da pesquisa, visando à formação e ao aprimoramento de docentes e outros profissionais para o exercício de atividades de pesquisa, extensão, ensino, assessoria e consultoria, qualificados para atuação na área das Ciências Sociais Aplicadas, em organizações públicas, privadas e da sociedade civil, tendo a interdisciplinaridade como referência metodológica e como temática os diversos aspectos que envolvem planejamento, gestão e inovação, na perspectiva da sustentabilidade do desenvolvimento regional. Busca a compreensão das dinâmicas de desenvolvimento por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas de intervenção nos processos de desenvolvimento de territórios socialmente construídos. Participa de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, valorizando o exercício da cidadania, a promoção do bem-comum e da qualidade de vida, com respeito à diversidade sociocultural dos territórios.

 


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