Todos os semestres os Programas de Mestrado e Doutorado da Unijuí proporcionam defesas de Dissertações e Teses. Os trabalhos, de grande importância para a comunidade, ganham destaque em matéria por meio do projeto Popularização da Ciência, em uma ação da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e a Coordenadoria de Marketing. Confira o texto da bolsista do projeto, Evelin Ramos.
O turismo vem conquistando espaço como campo de estudo em diversas áreas, porém, muito ainda está por ser feito no sentido de produzir conhecimento que possa revelar novas dimensões e contribuições sociais, culturais e econômicas desse fenômeno que vem crescendo em importância no mundo. É uma atividade produtiva formada por amplo e diversificado conjunto de atividades econômicas, que englobam os mais diversos setores. E aqui no Noroeste Gaúcho, a Região das Missões é uma das que mais recebe turistas, mesmo que ainda de forma incipiente, oriundos de diversos locais do país e do mundo, principalmente da Argentina, do Paraguai, do Uruguai e da Europa.
Dessa forma, é importante estudar o desenvolvimento regional com o olhar do turismo, especialmente na Região das Missões, que com a sua diversidade de cadeias produtivas, tem potencial para elevar a renda e a qualidade de vida na região. É também uma tentativa de contribuir, através da produção de conhecimento, para a mudança do quadro social da região. Este foram os objetivos da pesquisadora Luciana Scherer, na produção da Tese de Doutorado com o título “Turismo e Desenvolvimento Regional: Limites e Potencialidades para a Região das Missões – RS”.
Segundo a autora do estudo, a escolha do tema, que inter-relaciona o Turismo e o Desenvolvimento na Região das Missões, foi selecionado a partir de decisões que atendessem tanto a proposta de geração de conhecimento quanto a possibilidade de intervenção na realidade. “Posso dizer que foi uma escolha pessoal, em que pesou em minha formação desde a graduação. O desenvolvimento de uma tese sempre traz resultados além daqueles apresentados na estrutura do trabalho, mas também aprendizagens, estas adquiridas como gestora, como turismóloga e também como pesquisadora”, relata.
O estudo analisou, a partir das intencionalidades, ações e fenômenos socioeconômicos, os limites e potencialidades do desenvolvimento da Região das Missões por meio do Turismo. Para a realização dele, foi feita uma ampla investigação no território missioneiro, combinando técnicas de observação, entrevistas narrativas, grupo focal e questionário com turistas. Estas entrevistas narrativas foram feitas com trinta e cinco investigados, um grupo focal com cinco especialistas, além de observação, análise documental e questionários semiestruturados com 277 turistas. Com isso, segundo Luciana, foi possível identificar os limites e as potencialidades para o desenvolvimento do turismo na região das Missões, propor estratégias para o fortalecimento dele, além de sugestões de novos estudos, em distintas áreas do conhecimento.
Portanto, na relação estratégica do desenvolvimento regional e o turismo, foi possível destacar, a partir das falas dos entrevistados, uma unanimidade quanto às possibilidades do turismo como potencial de desenvolvimento. “De forma mais pontual, apresentam-se os relatos acerca dos hospedeiros e pontos de apoio dos turistas que peregrinam pelo Caminho das Missões: como as pequenas ações de consumo mudam a vida dessas pessoas, criando novas condições de atuação na economia e na sociedade”, complementa.
A tese da pesquisadora Luciana Scherer, em um primeiro momento, buscou resultados baseada em um olhar sob uma lógica capitalista, neoliberal, de busca de dinheiro, investimento e lucros. Porém, ao ter contato com atores muito simples, em especial com os hospedeiros do Caminho das Missões e aos funcionários mais antigos de um dos meios de hospedagem do município de São Miguel das Missões, foi possível verificar, de forma intensa, que o turismo não precisa atender necessariamente ao grande capital investidor para que possa dar sentido a uma estratégia de desenvolvimento, conclui ela.
O estudo concluiu também, que a importante transformação, na região das Missões, está naquela base local, naquele turismo comunitário que muitas vezes é esquecido e deixado de lado nas análises. A possibilidade de reformar a casa, de comprar um fogão novo, de trocar os móveis da cozinha e da sala é relatado como algo muito importante na vida dos envolvidos com o turismo. “Poder enxergar viabilidade de se aumentar a renda de uma maneira muito genuína com a venda de um doce, uma de uma compota, de uma toalha confeccionada em um tear, também faz parte desses testemunhos. “Verificar o empoderamento de pessoas, sentindo-se sujeitos protagonistas em contato com pessoas de diversas localidades e, principalmente, ver mulheres que se colocam como empreendedoras com aquilo que se sentem capazes e motivadas para realizar são questões que não se pode deixar de destacar”, salienta.
A Tese de Doutorado com o título “Turismo e Desenvolvimento Regional: Limites e Potencialidades para a Região das Missões – RS” apresentada à Banca Examinadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul como requisito para obtenção do título de Doutora em Desenvolvimento Regional. Banca Examinadora:Prof.ª Dr.ª Lurdes Marlene Seide Froemming (PPGDR/UNIJUÍ), Prof.ª Dr.ª Leonir Terezinha Uhde (PPGAIS/UNIJUÍ), Prof.ª Dr.ª Enise Barth (PPGDPP/UFFS), Prof.ª Dr.ª Louise de Lira Roedel Botelho (PPGDPP/UFFS), Prof. Dr. Carlos Alberto Cioce Sampaio (PPGDR/FURB), Orientadora:Prof.ª Dr.ª Sandra Beatriz Vicenci Fernandes (PPGDR/UNIJUÍ). A íntegra do trabalho está disponível no banco de Teses e Dissertações do Programa (ano 2019).

