Dissertação de mestrado apresenta elementos para avanços na implementação do PNAE em Passo Fundo - Unijuí

Dissertação de mestrado apresenta elementos para avanços na implementação do PNAE em Passo Fundo

Pesquisa realizada por mestranda do Programa de Desenvolvimento Regional da Unijuí analisou as potencialidades e possibilidades de melhorias para que o município atinja efetivamente as diretrizes propostas na Lei nº 11.947/2009

O crescimento do setor agrícola e o aumento da produção de alimentos nas duas últimas décadas vêm contribuindo para reduzir a fome e a desnutrição da população em âmbito mundial. No entanto, isto não é suficiente para que a população possa ter acesso aos alimentos com regularidade, de forma saudável, nutricional e sanitariamente adequada. A alimentação escolar é conceituada pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA), como a provisão de alimentos a escolares. Existem vários tipos de programas de alimentação escolar, os quais podem ser classificados em duas principais categorias: os que oferecem alimentação nas escolas e os que oferecem rações (termo utilizado na dissertação como referência a uma quantidade pronta e padronizada oferecida às crianças) para levar para casa, garantindo aos alunos a alimentação no ambiente escolar, respeitando as diferenças por faixa etária, de saúde e de alunos que se encontram em condições de vulnerabilidade social. 

A pesquisadora Indaia Dias Lopes, em sua dissertação de mestrado no  Programa de Desenvolvimento Regional da Unijuí, se propôs a analisar as diferentes formas de operacionalização do  Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nas escolas públicas de Passo Fundo.  No entanto, segundo a pesquisa - intitulada “Análise da operacionalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar em escolas públicas de Passo Fundo - RS” -, para que o município atinja efetivamente as diretrizes propostas na Lei nº 11.947/2009, ainda existem muitos aspectos que precisam ser aprimorados. 

“O estudo mostra que é preciso avançar em uma proposta de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) nas escolas, envolvendo alunos, pais, professores, em particular nas escolas estaduais. A conscientização sobre uma alimentação saudável não somente deve perpassar por todos os atores sociais envolvidos diretamente com o PNAE, mas ir além. Esta conscientização deve iniciar no cultivo do alimento pelo agricultor, com a utilização de técnicas que não sejam prejudiciais à saúde humana”, disserta.

A pesquisa, conforme Indaia, contribui  para a sociedade, particularmente para os gestores públicos, formuladores de políticas públicas, pesquisadores, estudantes interessados nesta temática e para os beneficiários do PNAE, pois aborda os limites e as potencialidades deste programa no município, além de proporcionar elementos explicativos para que se possam avançar em busca de melhores resultados.

A dissertação foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, na linha de pesquisa Desenvolvimento Territorial e Gestão de Sistemas Produtivos, e teve como orientador o professor doutor David Basso. Já a banca examinadora foi composta pelo professor doutor David Basso (Unijuí), professora doutora Rita Inês Paetzhold Pauli (UFSM), e o professor doutor Dilson Trennepohl (Unijuí). 

Confira o trabalho na íntegra neste link.

Por Evelin Ramos da Rosa, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí.


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