Webinar trabalha trilha metodológica para planejamento e gestão territorial - Unijuí

Webinar trabalha trilha metodológica para planejamento e gestão territorial

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí promoveu nesta segunda-feira, dia 26 de julho, o webinar “Trilha metodológica no processo de articulação com vistas ao planejamento e gestão territorial”. O evento aconteceu em parceria com os Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (UFPR Litoral) e em Desenvolvimento e Políticas Públicas (UFFS); e também com a Rede Iberoamericana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (Redeteg) e Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial (Rete).

Conforme explicou o professor doutor Pedro Luís Büttenbender, um dos organizadores e mediador do evento, o objetivo do painel foi refletir sobre as habilidades e a orientação metodológica a ser seguida pelos atores que atuam no processo de articulação, com vistas ao planejamento e à gestão territorial. O evento integra a programação articulada a partir de um projeto de pesquisa interinstitucional, iniciado no final do segundo semestre de 2020, que está em fase de execução e se estenderá até 2023. “Contamos com a participação de mais de 30 pesquisadores oriundos do Brasil, Portugal, Espanha, Colômbia e Argentina, de 18 universidades”, reforçou o professor.

O projeto citado, “O patrimônio territorial como referência no processo de desenvolvimento de territórios ou regiões”, tem o objetivo de elaborar estudos, de propor e validar um instrumental metodológico que contribua com o processo de diagnóstico, estudo, entendimento e de proposição do desenvolvimento territorial. Parte dos fundamentos trabalhados já foi publicada num artigo na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional. Uma segunda parte está em processo de publicação na Revista Guaju, da Universidade Federal do Paraná.

Para contribuir com as discussões, foi convidado a palestrar no webinar Pablo Costamagna, que é doutor em Estudos de Desenvolvimento, docente e investigador, ligado à Faculdade Regional Rafaela, na Argentina. Em  sua fala, enfatizou a importância da pesquisa, da ciência e o papel da universidade como agente impulsionador do desenvolvimento regional. Ao reconhecer o processo construtivista, pedagógico e coletivo, no contexto da complexidade, apontou para a responsabilidade das universidades, dos programas de pós-graduação e dos pesquisadores  para a sua interação e aportes através da pesquisa-ação. Os muros das universidades devem se transformar em pontes para que sociedade possa se capacitar e se apropriar dos resultados da pesquisa, e através dela promover o desenvolvimento territorial e a sustentabilidade.

Participaram como debatedores os professores doutores Valdir Roque Dallabrida, Luciana Rodrigues Fagnoni Costa Travassos e Airton Adelar Mueller.

Valdir Roque Dallabrida, da Universidade Federal do Paraná, que também é coordenador da Redeteg e do projeto de pesquisa “O patrimônio territorial como referência no processo de desenvolvimento de territórios ou regiões (ProPAT)”, enfatizou que este é um dos aportes  estratégicos a serem gerados através do projeto de pesquisa e destacou que vivemos na América Latina contextos de autoritarismo e de rompimento à abertura e participação da sociedade e, portanto, críticos às práticas democráticas, participativas e de fomento coletivo ao desenvolvimento territorial.

A professora Luciana Travassos, da Universidade Federal do ABC/SP, também representando a rede RETE, observou que o processo de capacitação leva a formação e o empoderamento dos sujeitos no caminho virtuoso  do desenvolvimento territorial, com abordagens endógenas e exógenas. Enfatizou o papel e qual o papel do Estado como formulador de políticas públicas, apoiando estruturas de governança participativa ao desenvolvimento e que isto requer a formação de novos agentes articuladores no território, abarcando o estado, as universidades e os demais agentes no território.

O professor Airton Adelar Mueller, representando o Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional  da Unijuí, enfatizou as conexões entre a dimensão humana e o enfoque pedagógico, a construção das capacidades e os desafios da decolonialidade na pesquisa, o descentramento da produção acadêmica e intelectual,  e que novas referências vêm sendo construídas a partir de iniciativas latino-americanas.

Segundo o professor Büttenbender, o evento foi promovido no contexto da pandemia, integrado às estratégias de internacionalização da universidade e maior articulação externa do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional. Destacou também que, a partir de redes de pesquisa, de projetos de pesquisa interinstitucionais, busca-se gerar orientações metodológicas para a pesquisa e as ações para o desenvolvimento territorial na perspectiva da sustentabilidade, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da cooperação e geração de esperança de um futuro melhor.

Novos eventos serão realizados abordando temas estratégicos para a abordagem da governança e do desenvolvimento territorial.

O webinar na íntegra pode ser acessada neste link.