Desenvolvimento Territorial Sustentável é tema de palestra no Salão do Conhecimento - Unijuí

Desenvolvimento Territorial Sustentável é tema de palestra no Salão do Conhecimento

Nesta sexta-feira, 29 de outubro, último dia do Salão do Conhecimento 2021, ocorreu o debate sobre a  “Implementação local da Agenda 2030: desafios e perspectivas dos atores institucionais” em conjunto com o programa de Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. O evento foi transmitido pelo canal da Unijuí no YouTube e contou com a participação dos professores Sérgio Luis Allebrandt e Valdir Roque Dallabrida. 

Inicialmente, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, conduziu o bate-papo e enfatizou os quatro dias de evento, dando destaque a todos os trabalhos que foram apresentados.

O professor Valdir possui graduação em Geografia, especialização em Economia, mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional, com pós-doutorado no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa (Portugal) e iniciou a conversa sobre “Agenda 2030 e o desenvolvimento territorial sustentável”. O professor fez sua exposição colocando como plano de fundo os argumentos que justificam relacionar a  sustentabilidade e o desenvolvimento com foco no território. Os argumentos levantados pelo professor possuem como base o livro “Paradigmas do planejamento territorial em debate”, da autora Carolina Simões Galvanese. 

Após, o convidado comentou sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU). O professor comentou sobre a importância de entender o conceito de desenvolvimento sustentável e os caminhos pelos quais o Brasil está percorrendo nesse processo, atentando ao desmatamento. “Temos 10 milhões de hectares por ano de desmatamento no mundo e o Brasil tem uma significativa contribuição nesse sentido", comentou o professor. 

Outra questão levantada foi sobre a agricultura e algumas problemáticas em seu entorno, relacionando isso com as mudanças climáticas decorrentes de processos de produção. “Algumas mudanças no padrão de produção precisam ter um avanço intensificado, no sentido contrário ao que é considerado ‘pop’, principalmente no uso de agrotóxicos e do uso intensivo de recursos naturais”. Essas mudanças elencadas pelo professor possuem o objetivo de atingir as gerações futuras, sendo assim, ele alerta sobre a necessidade de que essas mudanças aconteçam no campo da agricultura.

Sobre a concepção de desenvolvimento, o professor aborda sobre a origem, que deriva da ideia de crescimento econômico, informando que apenas na década de 60 o desenvolvimento humano passou a ser incluso na dimensão de desenvolvimento. Ainda, comentou sobre outras dimensões dessa concepção, como o territorial. “O desenvolvimento territorial necessariamente inclui as diferentes dimensões: econômica, social, ambiental, político-cultural e geográfica na concepção de desenvolvimento.” Para entender a ideia de desenvolvimento territorial, Valdir comentou sobre ser preciso negar algumas perspectivas hegemônicas de desenvolvimento como, por exemplo, a ideia de que é sinônimo de crescimento econômico. Além disso, ele trouxe algumas bases para o pensamento do desenvolvimento sustentável. 

Ao final de sua fala, trouxe uma menção ao Projeto de Pesquisa “O patrimônio territorial como referência no processo de desenvolvimento de territórios ou regiões", iniciativa de um grupo de professores. O projeto de investigação possui como propósito repensar questões relacionadas a como fazer uma avaliação dos potenciais que um determinado território tem de uma forma integrada. Diversas universidades estão envolvidas nesse projeto, sendo uma delas a Unijuí, com os professores Airton Adelar Mueller, Anderson Vinicios Branco Lutzer, Nelson José Thesing, Pedro Luís Büttenbender e Sidinei Pithan da Silva. 

Por fim, o professor Valdir apresentou uma síntese sobre tudo o que foi exposto sobre a temática. O professor Sérgio abordou alguns pontos importantes sobre o tema e abriu para perguntas ao público conectado no evento.

Para conferir a discussão na íntegra, acesse:

Por Krislaine Baiotto, acadêmica de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.