Alimentação escolar é tema de tese no PPG em Desenvolvimento Regional - Unijuí

Alimentação escolar é tema de tese no PPG em Desenvolvimento Regional

Professora no curso de Nutrição da Unijuí, Eilamaria Libardoni Vieira apresentou sua tese de doutorado no último mês, encerrando a última etapa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí. Sua tese, intitulada Qualidade dos alimentos adquiridos da agricultura familiar rural pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar em municípios da Região Intermediária Ijuí-RS”, foi apresentada de forma online.

A banca ocorreu em 21 de outubro e foi composta pelos professores doutores Sandra Beatriz Vicenci Fernandes; Sérgio Luís Allebrandt; Nelson José Thesing e David Basso, da Unijuí. Além destes, participaram como avaliadores externos as professoras doutoras Suzi Barletto Cavalli, da UFSC; e Cidonea Machado Deponti, da Unisc.

A temática escolhida por Eilamaria relaciona a Nutrição com uma das linhas de pesquisa do PPGDR. “Escolhi por ser um tema de relevância entre as políticas públicas na área da alimentação e pelas aproximações com a linha de pesquisa Políticas Públicas, Planejamento Urbano e Gestão do Território", explica.

Para elaboração do projeto, foram realizadas pesquisas nas Chamadas Públicas de aquisição de alimentos da Agricultura Familiar nos municípios de Ijuí, Santo Ângelo, Santa Rosa e Catuípe, entre 2010 e 2019. Além disso, foram entrevistados nutricionistas, gestores, profissionais da Emater-Ascar, Cooperativa Coopersol e agricultores familiares fornecedores de alimentos ao Programa Nacional de Alimentação (Pnae).

Dentre os resultados obtidos, está o fato de que o volume de compras de alimentos do grupo dos hortigranjeiros é variável nos municípios analisados, porém significativo, porque atende os objetivos do Pnae, que são garantir e incentivar a oferta de alimentos in natura e minimamente processados nos cardápios da alimentação escolar.

Segundo a doutoranda, os envolvidos no processo de aquisição de alimentos da agricultura familiar para a alimentação escolar defendem que o programa promove o desenvolvimento local e a segurança nutricional. “A produção familiar é considerada um espaço de socialização, que contribui para a construção de uma identidade regional e cultural, além de ser o local para articulações políticas de desenvolvimento”, afirma.

A doutoranda afirma que é sempre bom estudar e que o PPGDR possui ótimos docentes, um dos diferentes do Programa. “Foi uma experiência na qual, além de novos conhecimentos, podemos agregar amizades, parcerias e novas construções de aprendizados. Temos professores de excelência, com diferentes formações, capacitados para nos fazer pensar e atuar no desenvolvimento regional”, comenta.

Após concluir o doutorado, Eilamaria afirma que vai compartilhar os resultados e experiências com os municípios pesquisados, auxiliando, dessa forma, no melhoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar. "Além de contribuir para o fortalecimento do Pnae e da agricultura familiar, vou continuar estudando e construindo conhecimentos na área da alimentação, nutrição e desenvolvimento regional”, complementa.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí