Doutorando da Unijuí analisa o desenvolvimento da atividade industrial de Ijuí - Unijuí

Tese faz parte do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

Intitulada de “Análise de situações de desenvolvimento: um estudo do processo de desenvolvimento da atividade industrial no município de Ijuí”, a tese de doutorado do acadêmico José Valdemir Muenchen, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, traz uma importante contribuição para o setor industrial do município de ijuí. A área de concentração da tese é “Planejamento e Gestão” e faz parte da linha de pesquisa “Políticas Públicas, Planejamento Urbano e Gestão do Território”. 

O estudante foi orientado pelo professor doutor Nelson José Thesing e fizeram parte da banca examinadora: o professor doutor Silvio Cezar Arend, da UNISC; o professor doutor Weimar Freire da Rocha Junior, da UNIOESTE; o professor doutor Daniel Knebel Baggio, do PPGDR da Unijuí; e o professor doutor Airton Adelar Mueller, do PPGDR da Unijuí. Também prestigiou a apresentação como convidado, o professor doutor David Basso que participou de parte da orientação de José, pelo PPGDR da Unijuí.

A tese se insere nas discussões sobre o desenvolvimento, especialmente às questões relativas à participação da indústria no desenvolvimento local. “As contribuições para a comunidade de Ijuí estão associadas à proposição de parâmetros teóricos e metodológicos para a leitura, análise e explicação da realidade local, bem como a formulação de estratégias que possam potencializar a participação da atividade industrial na dinâmica do desenvolvimento local. A metodologia permite a elaboração de um diagnóstico histórico e da situação atual da atividade industrial no município, por meio de diferentes leituras de paisagem e identificar e explicar os principais condicionantes que moldam o quadro atual da indústria local”, explica José.

Como principais contribuições, José destaca que a tese permite que outros lugares também possam utilizar das metodologias para propor estratégias de desenvolvimento para suas regiões ou municípios. “Como resultados temos a identificação de atividades industriais dinâmicas e que têm alto potencial para a produção de excedentes exportáveis para outras espacialidades e que, pelo volume de emprego e renda, são fundamentais para o desenvolvimento local”, destaca. 

“A tese identificou também segmentos industriais menos dinâmicos e que são importantes para o funcionamento da economia local, pelo efeito multiplicador. Estes segmentos, apesar de produzirem, individualmente, impactos menores sobre a atividade econômica, no seu conjunto são fundamentais para o desenvolvimento local, pois produzem um valor agregado significativo. Além disso, influencia nos níveis de emprego, de salários, de impostos, de juros e aluguéis, que impactam de forma muito positiva no desenvolvimento local”, finaliza José.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.