Estágio pós-doutoral em Desenvolvimento Regional aprofundou pesquisa políticas públicas de saúde e igualdade de gênero - Unijuí

“Interseccionalidade e políticas públicas de saúde: um olhar para as mulheres e os processos de determinação social da doença”. Esta foi a temática que guiou o estágio pós-doutoral de Patrícia de Carli no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí, trabalho concluído na quarta-feira, dia 9 de abril, coroando uma rica trajetória de pesquisa.

Segundo Patrícia, o estudo partiu da percepção de que, a despeito dos contínuos avanços alcançados no âmbito das políticas e programas de saúde no Brasil, ainda se faz necessário instrumentalizar teórica e metodologicamente os gestores, formuladores e avaliadores de políticas públicas com ferramentas de análise que oportunizem o alcance da justiça social com igualdade de gênero. “A pesquisa desenvolveu uma matriz de análise interseccional para ser aplicada no campo das políticas públicas de saúde”, observa. Segundo ela, a oportunidade concedida pela Unijuí e, de modo especial, pelo professor supervisor, Airton Adelar Mueller, possibilitou o aprofundamento de teorias, métodos e a incursão por temas atuais e relevantes, que impactam significativamente no âmbito do Desenvolvimento Regional.

Patrícia é egressa do Doutorado em Desenvolvimento Regional. “Isto, por si só, representa motivo de orgulho para nós, ao vermos que os egressos mantêm sua conexão conosco. Todavia, o que mais merece ser destacado é o fato de que ela, enquanto servidora pública, atua diretamente no planejamento e na implementação de políticas públicas, valendo-se de conhecimentos construídos no PPGDR”, salienta o supervisor, Airton Adelar Mueller.

Ele acrescenta que estas vivências enriquecem o fazer acadêmico do PPGDR, trazendo experiências profissionais para dentro da Universidade, enquanto se busca aprimorar a atuação profissional por meio do que a instituição proporcionou ao longo do doutorado e do pós-doutorado. “É assim que o PPGDR e a Unijuí vêm impactando positivamente a vida de pessoas, mas, sobretudo, as dinâmicas regionais de desenvolvimento, produzindo e levando ciência de alto nível para os mais diversos setores da sociedade”, complementa.

Por Fernando Goettems, mestrando em Desenvolvimento Regional - PPGDR/Unijuí, bolsista Prosuc II/Capes.  


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.