A estudante do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí defendeu sua tese de doutorado recentemente. O seu trabalho recebeu o título de "Capacidades Dinâmicas e Desenvolvimento Territorial: um olhar sobre uma organização coletiva no campo da agricultura familiar sustentável" e foi apresentado a um público de 50 pessoas entre colegas de trabalho, familiares, amigos, e gestores da Cooperativa de Distribuição de Energia Elétrica Fronteira Noroeste (Cooperluz) e Arede, ambas com sede em Santa Rosa, que abriram as portas para que o estudo fosse feito.
O trabalho é resultado de um processo de imersão teórica e empírica, que buscou compreender como uma organização coletiva atua estrategicamente no fortalecimento da agricultura familiar, a partir da mobilização de capacidades dinâmicas. “Buscou-se os saberes de gestores e agricultores familiares sobre o papel das organizações sociais no desenvolvimento territorial, articulando saberes locais e práticas de gestão inovadoras diante das transformações socioeconômicas e ambientais do campo”, observa Lidiane.
Conforme a pesquisadora, a proposta é dar seguimento às investigações no campo de estudos, com intuito de fortalecer a articulação entre pesquisa e extensão, como egressa do PPGDR e servidora no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), contribuindo com o desenvolvimento de territórios sustentáveis e com a formação crítica e cidadã de seus sujeitos.
“Agradeço, com imensa alegria, a todos que estiveram presentes presencialmente ou on-line, e prestigiaram a realização desse sonho. Colegas, amigos, gestores e professores: seu apoio e incentivo tornaram esse momento ainda mais especial. Muito obrigada por estarem comigo”, complementa a pesquisadora.
Por Fernando Goettems, mestrando em Desenvolvimento Regional - PPGDR/Unijuí, bolsista Prosuc II/Capes.