
Com 193 participantes inscritos e matriculados, oriundos de seis países: Brasil, Argentina, Paraguai, Peru, Espanha, Angola e Estados Unidos, vinculados a 30 instituições de ensino superior, teve início, na última sexta-feira, 4 de julho, a 3ª edição da Cátedra Doutoral Internacional Red Cidir – 2025. Realizado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí, em parceria de outros cinco programas de pós-graduação, com o apoio institucional da Red de Cooperación Interuniversitaria para el Desarrollo e Integración Regional - Red Cidir.
O evento tem o propósito de promover o intercâmbio acadêmico e científico entre instituições e países e foi organizado em torno de quatro eixos temáticos: Geopolítica, Territórios e Fronteiras; Inovação e Mudanças Globais; Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional; e Problematização e Novos Temas. A abertura ocorreu na sexta-feira, com a participação de reitores e representantes das universidades organizadoras, professores palestrantes e estudantes participantes da Cátedra. O painel de abertura abordou o tema “Geopolítica, Territórios e Fronteiras”. No sábado, 5 de julho, o tema abordado foi “Inovação e mudanças globais”.
Coordenador geral da Cátedra, o professor Pedro Luís Büttenbender destacou que o evento tem o objetivo de compartilhar saberes, culturas e identidade, a partir da cooperação, internacionalização, a integração acadêmica e a sociedade, com foco principal em promover a integração transfronteiriça para gerar ambiente propício a novos projetos e fomento do desenvolvimento regional.
“A participação de 193 participantes na Cátedra, de seis países diferentes e 30 instituições distintas destaca a importância da cooperação acadêmica internacional para a construção de soluções sustentáveis que enfrentem os desafios regionais e globais para o desenvolvimento sustentável”, ressaltou o professor Pedro.
O docente complementou afirmando que há o entendimento de que a Cátedra têm importância, também, para a construção de um ambiente de cooperação e integração, que cria ferramentas de desenvolvimento, em especial nos territórios de fronteira. “Desejamos um excelente período de aprendizado, compartilhamento de conhecimentos e integração efetiva. Que a Cátedra seja um espaço de perspectiva de esperança para um futuro melhor”, relatou.
O reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, deu as boas-vindas aos participantes. Também desejou que este seja um período de troca de conhecimento muito satisfatório a todos os participantes. “Desejo a todos um excelente momento de confraternização e sistematização do conhecimento e espero que esta terceira edição da Cátedra seja coroada com muito sucesso.”
A Cátedra terá uma carga horária de 30 horas. Ela segue na próxima sexta-feira e no sábado, 11 e 12 de julho, com o painel “Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional”, e um seminário Interativo entre os membros participantes. Depois, até 17 de agosto, haverá um período de pesquisa e elaboração de artigo. E nos dias 4 e 5 de setembro, socialização no XII Simpósio Red Cidir.
a Cátedra Doutoral Internacional da Red Cidir 2025 está alinhada ao XII Simpósio Iberoamericano de Cooperação para o Desenvolvimento e a Integração Regional, e reforça o compromisso da rede com o fortalecimento da cooperação internacional, da integração regional e da produção de conhecimento comprometido com a transformação social.



