
Com o propósito de promover o intercâmbio acadêmico e científico entre instituições e países, encerrou, neste fim de semana, a Cátedra Doutoral Internacional Red Cidir – 2025. O evento reuniu mais de 190 participantes oriundos de seis países: Brasil, Argentina, Paraguai, Peru, Espanha, Angola e Estados Unidos, vinculados a 30 instituições de ensino superior, e foi realizado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí, em parceria de outros cinco programas de pós-graduação.
Foram quatro dias de programação, com debates em torno de quatro eixos temáticos: Geopolítica, Territórios e Fronteiras; Inovação e Mudanças Globais; Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional; e Problematização e Novos Temas, este último por meio de um seminário interno que estimulou a reflexão crítica e o aprofundamento interdisciplinar.
“A Cátedra é a demonstração da efetiva internacionalização de programas de pós-graduação e da Unijuí, mobilização das universidades e seus dirigentes, a articulação em rede de seis programas distintos com e os mais de 190 participantes. Ela confirma a proatividade institucional no âmbito da Rede Internacional de Universidades - Red Cidir, onde, por meio da rede, novos projetos de pesquisa, ações e impactos serão gerados, e inovações virão para a Edição da Cátedra Doutoral Internacional 2026”, destaca o coordenador geral, professor Pedro Luís Büttenbender.
Vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio ressalta a importância das Cátedras. “Eventos como este são importantes para avançar na internacionalização das instituições, pois a partir dos seus programas de pós-graduação, temos um ambiente que é possível avançar no conhecimento comum, onde há debates sobre temas que ajudam na construção do conhecimento.”
O vice-reitor também comenta que outro diferencial foi debater assuntos em outros idiomas. “É uma forma de avançarmos no idioma estrangeiro falado e incentivar a ter uma segunda ou terceira língua, o que é importante na academia como um todo”, completa.
Com a finalização, os participantes da Cátedra seguirão com seus intercâmbios e pesquisa, que resultarão na elaboração de artigos. O prazo é 17 de agosto. A certificação internacional acontecerá no XII Simpósio Red Cidir, que vai ocorrer nos dias 4 e 5 de setembro, no Paraguai.
A Cátedra Doutoral Internacional da Red Cidir 2025 está alinhada ao XII Simpósio Iberoamericano de Cooperação para o Desenvolvimento e a Integração Regional, e reforça o compromisso da rede com o fortalecimento da cooperação internacional, da integração regional e da produção de conhecimento comprometido com a transformação social.
A playlist com a gravação dos encontros da Cátedra Doutoral Internacional Red CIDIR 2025 está disponível no link youtube.com/playlist?list=PLcluPu-q3jAse7T2EykhH0k6WavvEtDP1&si=yuniukvSH6M4p34h.
