Unijuí participa de debate sobre educação midiática em evento do Observatório da Desinformação da Unicamp - Unijuí

A desinformação se espalha de forma acelerada pelas redes sociais, afetando diretamente áreas como saúde, política e a confiança social. Nesse contexto, iniciativas de estudo e enfrentamento ao fenômeno tornam-se essenciais para compreender seus impactos e fortalecer a sociedade no combate às fake news.

Recentemente, o professor doutor Airton Adelar Mueller, dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) e Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, e a pós-doutoranda em Desenvolvimento Regional, Adriane de Boni, participaram de uma mesa redonda na Universidade de Campinas (Unicamp). O encontro, intitulado “Metendo a Colher na Saúde Coletiva”, foi promovido pelo Observatório da Desinformação e pelo projeto “Pergunte a um(a) Cientista”, ambos da Unicamp, e reuniu pesquisadores de diferentes instituições para discutir os efeitos das fake news na área da saúde.

A atividade integrou a programação preparatória da Olimpíada Brasileira de Educação Midiática (OBEM), prevista para 2026 e voltada a mais de 500 mil estudantes do Ensino Médio de todo o Brasil. “O Observatório nos encontrou por meio de artigos publicados sobre a questão da desinformação. A Adriane foi minha orientanda de doutorado, e sua tese tratou justamente das fake news e do retorno dos casos de sarampo”, destacou o professor Airton.

A gravação completa do evento está disponível no YouTube do Observatório da Desinformação da Unicamp: https://www.youtube.com/watch?v=xFUOnc8gqT8

Sobre a OBEM

A Olimpíada Brasileira de Educação Midiática (OBEM) coloca a juventude na linha de frente do combate à desinformação, promovendo o letramento midiático e incentivando os estudantes a desenvolverem ferramentas críticas para enfrentar as fake news. A proposta envolve dinâmicas interativas que estimulam o diálogo, a construção de redes de apoio, a reflexão, o cuidado emocional e a interculturalidade. Além de integrar a educação midiática à popularização da ciência, a OBEM também valoriza a inclusão, a acessibilidade e a diversidade.

Por Fernando Goettems, mestrando em Desenvolvimento Regional - PPGDR/Unijuí, bolsista Prosuc II/Capes


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