
Em um esforço contínuo de internacionalização e cooperação científica com pesquisadores da América Latina, a Unijuí, por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR), concluiu, na quarta-feira, dia 3 de setembro, mais uma etapa de sua atuação internacional. Na oportunidade, o colegiado do curso acompanhou a apresentação de projetos de pesquisa de doutorandos vinculados ao convênio com a Universidad Nacional de Cuyo – San Rafael, Argentina, marcando a finalização do Pós-Doutorado em Desenvolvimento Regional.
O primeiro trabalho foi apresentado presencialmente pelo pesquisador Hugo René Gorgone, com orientação do professor doutor Dieter Rugard Siedenberg, reitor da Unijuí. O projeto é intitulado “Las empresas como agentes del Desarrollo Territorial y su vínculo con el Sistema de Educación Superior: análisis de la realidad territorial en San Rafael, Provincia de Mendoza, República Argentina”.
“Sempre encontramos na Unijuí uma casa amiga, uma instituição que criamos vínculos há muitos anos. Espero que, cada vez mais, criemos processos de integração, gerando ações e vínculos”, salientou Hugo René Gorgone. Por sua vez, o professor Dieter Rugard Siedenberg, parabenizou os pós-doutorandos, complementando que os trabalhos tiveram também uma interseção com outros países, além do Brasil e Argentina, como a Espanha.
Já a segunda pesquisa, apresentada de forma on-line por Sergio Pérez Rozzi, teve a supervisão do professor doutor Daniel Knebel Baggio, vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí. O estudo é denominado “Las Agencias de Desarrollo Territorial (ADT) y su contribución a la gestión del desarrollo local y regional: el caso de la red FALDELRA (Federación de Agencias de Desarrollo Económico Local de la República Argentina) y su comparación con el caso de los COREDES en el sur de Brasil. 2014-2024. “Foi um momento muito significativo para a Universidade e o Programa, estreitando laços a partir do estudo de temáticas importantes e atuais”, observou o professor Daniel Knebel Baggio.
A conclusão desta etapa mostra a relevância da cooperação acadêmica entre Brasil e Argentina, além de evidenciar a contribuição do PPGDR para a promoção de debates científicos voltados ao desenvolvimento territorial, à educação superior e às articulações institucionais. Também representam a consolidação de produção científica com impactos locais, regionais e internacionais.
Por Fernando Goettems, mestrando em Desenvolvimento Regional - PPGDR/Unijuí, bolsista Prosuc II/Capes
.jpeg)