Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Educação nas Ciências

Webinar promovido pelo PPGEC traz discussão sobre a Educação Superior em tempos líquido-modernos

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí promoveu na noite desta quarta-feira, 4 de outubro, o oitavo encontro do “Webinars – Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”, em comemoração aos seus 28 anos de atuação. A série de debates é transmitida pelo canal da Unijuí no Youtube, tendo sequência até o mês de novembro.

O principal objetivo da atividade é compreender, a partir das narrativas dos principais sujeitos envolvidos na arte de educar e de diferentes enfoques filosóficos, sociológicos e pedagógicos, os principais desafios implicados na docência em tempos líquido-modernos. 

Neste encontro, esteve em pauta a “Educação Superior em tempos líquido-modernos: qual finalidade?”, tema que foi debatido pelos doutores Fábio Pilatt (Unibalsas) e Sidinei Pithan da Silva (Unijuí, coordenador do PPGEC), e pelos mestres César Augusto Danelli (Unibalsas), Yoisse Velasco Rodrigues (Universidad Cooperativa de Colômbia) e Simone Simões Oliveira ( Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí).

O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, fez a mediação do debate e, inicialmente, destacou o conceito de modernidade líquida, desenvolvido pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman. “O conceito diz respeito a uma nova época em que as relações sociais, econômicas e de produção são frágeis, fugazes e maleáveis e, numa analogia, são líquidas. Quem trabalha na educação tem testemunhado mudanças muito velozes nas duas últimas décadas, tanto com relação às relações sociais quanto aos valores e expectativas que a sociedade deposita sobre as instituições de ensino”, destacou.

Para conferir a discussão na íntegra, acesse o link abaixo. O próximo encontro acontecerá no dia 11 de outubro, às 19h, com o tema “Educação Escolar, Pedagogia Crítica e Emancipação: a cultura do diálogo e a práxis solidária na abordagem dos conteúdos escolares do Ensino Médio”.


PPGEC e cursos de Pedagogia, História e Letras realizam aula inaugural

Na noite desta terça-feira, 26 de setembro, foi realizada a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) e dos cursos de graduação em Pedagogia, História e Letras da Unijuí. A atividade foi realizada de forma presencial, no Centro de Eventos da Universidade, e contou com transmissão pelo canal do Youtube do Programa.

Durante a abertura do evento, a coordenadora dos cursos de graduação, professora Taíse Neves Possani, fez um agradecimento ao PPGEC pela oportunidade de os estudantes da licenciatura se inserirem nas discussões da noite, a partir do tema “Perversidade neoliberal e solidariedade formativa”.

O coordenador do PPGEC, professor Sidinei Pithan da Silva, destacou que estudantes do outro lado do País, nos Estados do Maranhão e do Mato Grosso, também acompanhavam as discussões. “A temática que debatemos durante esta noite é cara e muito importante, sobretudo pelo lugar que as humanidades ocupam na formação universitária. Foi um momento para darmos visibilidade a certas dimensões que são, muitas vezes, tematizadas no cotidiano”, destacou o professor.

A palestra ficou a cargo do psicanalista, doutor em Psicologia Clínica (PUC-SP) e diretor da Escola de Psicanálise Projeto - Associação Científica de Psicanálise e Humanidades de Passo Fundo, Francisco Carlos dos Santos Filho. A mediação foi realizada pela doutora e mestre em Filosofia (PUC-RS) e professora do PPGEC, Vânia Lisa Fischer Cossetin.

Para conferir a palestra, acesse este link.


PPGEC realiza primeira exibição do “Projeto: Cinema e Educação em Debate”

No sábado, 23 de setembro, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC), realizou por meio do Grupo de Estudos Práxis: Educação, Docência e Sociedade, a exibição do filme “O Último Vagão”, através do “Projeto: Cinema e Educação em Debate”. O encontro reuniu estudantes, professores e profissionais que atuam no campo da pedagogia social. 

Para o primeiro encontro foi escolhido o longa, “O Último Vagão”, dirigido por Ernesto Contreras, que conta a história de Georgina, uma professora que dá aulas em um vagão de trem na zona rural do México. A personagem principal tem como objetivo fazer a diferença na vida de seus alunos e está disposta a abrir mão de sua própria trajetória, para que as crianças possam ter um futuro melhor. Ao longo da trama, também é contada a história de Ikal, um dos alunos que faz parte dessa jornada de aprendizado. 

Os principais objetivos do projeto envolvem a análise do potencial educativo do cinema, através de temas relevantes para a educação contemporânea, além de auxiliar um movimento de reflexão sobre a pesquisa em educação, tendo como seu principal vetor potencial o cinema,  e assim, poder compreender a dinâmica dos novos tempos sociais, por meio de análise do cinema.

O professor doutor e coordenador do PPGEC, Sidinei Pithan da Silva mediou o debate, com o auxílio das professoras Sandra Nunes Rosa, Anelise Rodrigues e Franciele Miriam da Rocha. O coordenador destacou pontos de relevância do projeto. “Temos a possibilidade de valorizar cada vez mais o trabalho dos educadores e das escolas, na nobre tarefa de educar, mas também podemos repensar nossas pedagogias, tendo em vista a origem social e cultural dos estudantes”. O coordenador ainda complementou. “É importante que possamos nos reunir para dialogar sobre cinema, e a partir de algumas obras cinematográficas, nos aproximar de diferentes sujeitos sociais para conversarmos sobre o mundo em que vivemos, nossa condição humana e nossos desafios educacionais”, disse. 

De acordo com o professor, Sidinei Pithan da Silva, o próximo encontro do “Projeto: Cinema e Educação em Debate” contará com a participação de mais estudantes do Ensino Médio e graduação. “Lembro que o evento não interessa apenas à pós-graduação, mas a todos que tenham interesse pela educação e pela docência. Sob este aspecto, a abordagem de Mario Osorio Marques nos inspira, ajudando-nos a pensar na educação como forma de interlocução e reconstrução de aprendizagens na interface da intercomplementaridade das ciências”, finalizou. 


PPGEC realiza neste sábado exibição e debate do filme “O Último Vagão”

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, por meio do Grupo de Estudos Práxis: Educação, Docência e Sociedade, realizará neste sábado, 23 de setembro, às 8h, no Centro de Eventos, a exibição do filme “O Último Vagão”, através do “Projeto: Cinema e Educação em Debate”.

O filme escolhido para exibição e debate é “O Último Vagão”, dirigido por Ernesto Contreras. O longa conta a história de Georgina (Adriana Barraza), uma professora que dá aulas em um vagão de trem na zona rural do México. A personagem principal tem como objetivo fazer a diferença na vida de seus alunos e está disposta a abrir mão de sua própria trajetória, para que as crianças possam ter um futuro melhor. Ao longo da trama, também é contada a história de Ikal (Kaarlo Isaac), um dos alunos que faz parte dessa jornada de aprendizado. 

A exibição contará com a mediação do professor doutor e coordenador do PPGEC, Sidinei Pithan da Silva; e participação das mestres Sandra Nunes Rosa e Anelise Rodrigues; e da doutora Franciele Miriam da Rocha. 


PPGEC promove webinar sobre a “Formação continuada de professores para a Educação Básica no Brasil e América Latina”

Na última terça-feira, 19 de setembro, foi realizado o sétimo encontro do “Webinars – Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí. A atividade, que se estenderá com novos encontros até o mês de novembro, faz parte das comemorações dos 28 anos do Programa. 

Para debater o tema “Formação continuada de professores para a Educação Básica no Brasil e América Latina: enfoques sobre Conhecimento, Ambivalência e Complexidade”, foram convidadas as professoras doutoras Izabel Petraglia (Unimep – CEP Edgar Morin) e Maya Aguiluz-Ibargen (Universidad Nacional Autónoma de México – Unam); e as professoras mestras Adriane Helena Dutra Quaresma (Rede Pública Municipal de Horizontina), Rosmari Marodin Gobo (Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa de Ijuí) e Cassia Silene Cervi Anéas (Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa de Ijuí). A coordenação e mediação ficaram a cargo dos professores doutores Sidinei Pithan da Silva (Unijuí), Claudionei Vicente Cassol (URI) e Vidica Bianchi (Unijuí).

As discussões tiveram início com fala da professora Adriane Helena Dutra Quaresma, que participou da produção do livro Docência e Educação em Tempos Líquido-Modernos. Ela falou sobre o capítulo que trata da constituição docente e da formação continuada dos professores diante dos desafios contemporâneos, a partir de nomes como Zygmunt Bauman.

“Sabemos que a educação passa por intensas mudanças, tanto em âmbito local quanto nacional. No entanto, sabemos que estas mudanças acontecem de forma paradoxal. Observando a educação continuada dos professores, nós percebemos que, por vezes, há muita formação e poucas mudanças. E é a partir deste cenário que Baumann  nos convida a refletir. A pensar como a formação continuada pode ser articulada com práticas reflexivas, priorizando o protagonismo do professor na elaboração dos processos formativos. Por vezes, as formações acontecem sem atender à demanda desses sujeitos”, destacou a professora, lembrando que há um movimento entre os professores para que sejam reconhecidos como construtores da sua própria formação. 

Para conferir a discussão na íntegra, acesse:

Confira a agenda dos próximos encontros:

04/10, às 19h: mesa temática 8 – “Educação Superior em Tempos – Líquido-Modernos: qual finalidade? quais desafios e enfoques teórico-metodológicos?”.

Coordenação e Mediação:

Dr. Cátia Maria Nehring (Unijuí);

Dr. Fernando Jaime González (Unijuí);

Convidados:

- Dr. Arnaldo Nogaro (URI);

- Dr. Fábio Pilatt (Unibalsas);

- Ms. César Augusto Danelli (Unibalsas);

- Ms. Yoisse Velasco Rodrigues - Universidad Cooperativa de Colômbia;

- Simone Simões Oliveira - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.

11/10, às 19h: mesa temática 9 – “Educação Escolar, Pedagogia Crítica e Emancipação: a cultura do diálogo e a práxis solidária na abordagem dos conteúdos escolares do Ensino Médio”.

Coordenação e Mediação:

Dra. Eva Terezinha Boff (Unijuí);

Dr. Claudionei Vicente Cassol (URI).

Convidados:

- Dra. Elza Maria Fonseca Falkembach;

- Dr. João Nicodemos Martins Manfio (UNISOCIESC);

- - Ms. Juliana Vani – CEEDo- Cerro Grande –RS;

- Dra. Jaqueline Moll (URI/UFRGS);

- Daniela Marckevitz - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.

1/11, às 19h: mesa temática 10 – “A Educação no Contexto das Mudanças no Mundo do Trabalho e o Ensino Médio no Brasil”.

Coordenação e Mediação:

Dr. Sidinei Pithan da Silva – (Unijuí);

Dr. Airton Adelar Mueller (Unijuí);

Dra. Lenir Basso Zanon (Unijuí).

Convidados:

- Ms. Lucas Santiago Costa. Rede Pública Municipal e Estadual - SC;

- Dr. Alex Sander da Silva (Unesc);

- Dr. José Clóvis de Azevedo (IPA);

- Ms. Dinarte Belato (Unijuí);

- Luisa Matter Follak - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.

22/11, às 19h: mesa temática 11 – “Educação e Bem Viver em Tempos Líquido-Modernos: desafios epistêmicos, éticos e políticos”.

Coordenação e Mediação:

Dr. José Pedro Boufleuer (Unijuí);

Dr. Ivo dos Santos Canabarro (Unijuí);

Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí).

Convidados:

Dra. Fabiane Silva Prestes (Unijuí);

Dr. Paulo Evaldo Fensterseifer (Unijuí);

Dra. Cláudia Battestin (UNOCHAPECÓ);

Dr. Angelo Cenci (UPF);

Paulo Barcellos – Diretor e Professor da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.

29/11, às 19h: mesa temática 12 – “Modernidade, Emancipação e Educação: sobre cultura e pseudoformação em tempos líquido-modernos”.

Coordenação e Mediação:

Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí);

Dr. Paulo Carlan (Unijuí).


PPGEC promove webinar para debater o desejo de aprender em tempos líquidos

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí promoveu na quarta-feira, 06 de setembro, o quarto encontro do “Webinars – Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”, com a temática “O desejo de aprender, o conhecimento e a construção da autonomia em tempos líquidos”. 

O encontro faz parte de uma série de 12 debates que serão realizados em comemoração aos 28 anos do PPGEC. Nesta mesa temática a mediação foi feita pelos doutores Fábio Roberto Pillatt, da Unibalsas; Vânia Lisa Fischer Cossetin e Isabel Battisti, da Unijuí. Os convidados foram a doutora Claudete Teresinha Junges, da Secretaria Municipal de Educação de Anchieta, Santa Catarina; doutora Sabrina Correa, da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, de Ijuí; doutora Valeska Fortes de Oliveira, da Universidade Federal de Santa Maria; e a mestre Clara de Mello Maciel, da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, de Ijuí. 

Claudete Teresinha Junges abriu a noite de debate e destacou a importância de ter um evento para refletir sobre um assunto de grande importância para os profissionais da educação. De acordo com a professora, esses diálogos estão sendo profundos e proveitosos, a partir da fundamentação do livro “Docência e Educação em Tempos Líquido-Modernos”. “O livro auxiliou na fundamentação dos debates, a partir das temáticas que estão presentes na obra. No livro especificamente, eu e os professores Celso Francisco Tondin,  da Universidade Federal de São João del-Rei, e Sidinei Pithan da Silva, da Unijuí, elaboramos um artigo que aborda a potencialização do desejo de aprender em tempos líquidos e modernos”, explanou. 

A professora ainda refletiu sobre a importância do direito de aprender. “Uma das grandes questões que defendemos é o direito de aprender, que o ensino seja efetivo. Para isso, precisamos de profissionais comprometidos e bem formados, mas também, de estudantes que estejam presentes nos processo e aprofundados nisso”, disse.   

O próximo webinar será realizado no dia 13 de setembro, com o tema “O Corpo, o Currículo e a Cultura Corporal na Educação Física Escolar em Tempos Líquidos: reconstruindo significados”. Na coordenação e mediação, estarão os professores doutores Robson Borges e Sidinei Pithan da Silva, da Unijuí. São convidados os doutores Ricardo Rezer da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e Victor Hugo Duran Camelo, da Universidad Pedagógica Nacional (UPN - Colômbia). Com a participação de Antônia de Fátima Gobbo, da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa e a doutoranda do PPGEC, Gabriela Antes Kuhn. 


Coordenador do PPGEC participa do Forpred Sul na PUC-RS

Nos dias 24 e 25 de agosto, o coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, professor Sidinei Pithan da Silva, participou do primeiro encontro do Forpred Sul  - Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da região. O evento aconteceu junto à PUC-RS, em Porto Alegre, e contou, no primeiro dia, com levantamento de pautas e conversa sobre o preenchimento da plataforma Sucupira.

No segundo dia, foi realizado um encontro com o coordenador da área de educação da Capes, professor Ângelo de Souza (UFPR), com avaliação do próximo quadriênio. A programação ainda contemplou formas de organização de relatórios, escrita e acompanhamento de egressos. 

O evento coloca em perspectiva a realização da 41ª Reunião da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) Sul de 2024, a ser realizada em outubro, em Manaus, na UFAM, onde haverá o encontro do Fórum dos Coordenadores e do Fórum das Secretárias dos Programas de Pós-Graduação em Educação em todo o Brasil. 

Conforme o professor Sidinei Pithan da Silva, o encontro foi muito produtivo, com a participação de um número significativo de coordenadores. Ele enfatiza que a interação entre os coordenadores oportuniza o debate, a socialização e, sobretudo, contribuições significativas para a qualificação da avaliação dos Programas.




Educação, cinema e literatura pautam novo webinar do PPG em Educação nas Ciências

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí promoveu na noite desta quarta-feira, 30 de agosto, mais um encontro da série “Webinars – Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”. Os debates são realizados em comemoração aos 28 anos do Programa e acontecem até o mês de novembro.

Tendo como objetivo compreender os principais desafios implicados na docência, a partir das narrativas dos principais sujeitos envolvidos na arte de educar e de diferentes enfoques filosóficos, sociológicos e pedagógicos, o quarto encontro da série teve como tema “Educação, Cinema e Literatura no contexto da cultura digital: um olhar sobre o corpo, a violência e a inclusão”.

O debate foi aberto pelo doutor Wilson Armando Acosta Jiménez, da Universidad Pedagógica Nacional (UPN - Colômbia), que compartilhou sua experiência ao trabalhar por seis anos em colégios públicos em Bogotá, fazendo uso do cinema para o ensino das Ciências Sociais. O doutor Santiago Pich (UFSC) compartilhou sua relação com a arte e a experiência com o cinema, que teve início durante a pandemia; enquanto que a mestre Francieli Meotti Oliveira (Unijuí) falou sobre literatura a partir da obra Docência e Educação em Tempos Líquido-Modernos, escrita pelos membros do Grupo de Estudos Práxis: Docência, Educação e Sociedade, do PPGEC, do qual faz parte. A mestre Tauana Dambrós, professora na Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, de Ijuí, também compartilhou a sua experiência na Educação Básica.

As discussões foram encerradas pelo coordenador do PPGEC, professor doutor Sidinei Pithan da Silva, que falou sobre a importância de se discutir a docência quando temos mais de 50 milhões de brasileiros na educação escolar, representando 25% da população brasileira, e mais de 3 milhões de educadores em atuação. “Temos uma nação de pessoas circulando pelas escolas e por isso é tão importante falarmos sobre educação e docência em tempos líquido-modernos. Mapear as potencialidades da nossa época e, também, as suas contradições e os seus limites”, afirmou o professor, que vê como uma banalização da formação a ideia de se trocar o ensino da crítica, da razão pura, pela lógica do TikTok. Pela afirmação de que os educadores precisam sintetizar o conhecimento e dar em pílulas, de forma mastigada para os novos estudantes.

Para conferir o webinar na íntegra, acesse este link. O próximo encontro está marcado para o dia 6 de setembro, às 19h, com o tema “O desejo de aprender, o conhecimento e a construção da autonomia em tempos líquidos”. A coordenação e mediação serão dos professores doutores Fábio Roberto Pillatt (Unibalsas/MA); Vânia Lisa Fischer Cossetin (Unijuí) e Isabel Battisti (Unijuí). São convidados os doutores Claudete Teresinha Junges, da Secretaria Municipal de Educação - Município de Anchieta/SC; Celso Francisco Tondin (UFSJ); Sabrina Correa, da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí e Valeska Fortes de Oliveira (UFSM), além da mestre Clara de Mello Maciel, da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.




PPGEC recebe até esta quinta-feira inscrições para seleção destinada aos professores efetivos da Smed de Ijuí e da 36ª CRE

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí abriu o processo seletivo específico para professores municipais de Ijuí e estaduais da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com o benefício da taxa CAPES, ou seja, com a isenção de mensalidade. Ao todo, há a oferta de duas vagas: uma para o mestrado e outra para o doutorado. As inscrições estão abertas até esta quinta-feira, dia 31 de agosto, em unijui.edu.br/ppgec. 

A iniciativa do PPGEC, segundo o coordenador Sidinei Pithan da Silva, é qualificar os professores que estão em sala de aula, através da Linha de Pesquisa: Currículo e Formação de Professores. O coordenador enfatiza que a Unijuí e o Programa têm uma parceria muito importante, sobretudo, muito próxima com as escolas de Ijuí e região. Seja pelos professores ou estudantes do PPGEC, em imersão através da formação, projetos, palestras e estágios, por exemplo.

“Neste sentido, com o processo seletivo para uma vaga para o mestrado e outra vaga para o doutorado em Educação nas Ciências, a Universidade contribui para a qualificação dos educadores, o que é primordial para a educação de Ijuí e região, onde a Unijuí está inserida”, destacou o professor. 

Para ambas as vagas, os candidatos terão que passar pela avaliação do currículo lattes, do projeto e do memorial reflexivo, além de participar de uma entrevista. A relação dos selecionados, por ordem de classificação, estará disponível a partir do dia 21 de setembro na página do programa.

Mais informações podem ser obtidas no edital 05/2023, disponível na página do programa, pelo telefone 55 3332-0417 ou pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br.


Egresso do PPG em Educação nas Ciências representa a Associação Brasileira de Estudos do Século 18 em congresso na Itália

Entre os dias 3 e 7 de julho, o egresso dos cursos de mestrado e doutorado em Educação nas Ciências da Unijuí, Tiago Anderson Brutti, participou do XVI Congresso Internazionale di Studi sul XVIII Secolo (Congresso Internacional de Estudos do Século XVIII), em Roma, na Itália, cujo tema central foi L’Antichità e la costruzione del futuro nel secolo dei Lumi (A antiguidade e a construção do futuro no Iluminismo). O evento foi organizado pela Società Italiana di Studi sul Secolo XVIII, pela International Society for Eighteenth-Century Studies (ISECS) e pela Société Internationale d'Étude du Dixhuitième Siècle (SIEDS). 

O egresso representou, na ocasião, ao lado de outros pesquisadores, a Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII. A pesquisa Riflessioni sull'educazione repubblicana e sul sapere elementare (Reflexões sobre a educação republicana e o conhecimento elementar) foi apresentada no dia 4 de julho, na sala da Cartoteca da Universidade de Roma La Sapienza. A professora Elizabeth Fontoura Dorneles, professora da Unicruz, também participou do processo de pesquisa.

Integraram o painel a filósofa Carlota Boto, professora da USP e intérprete de Condorcet, e o filósofo Gabriel Serrano-Darriulat, da Universidade Sorbonne, de Paris. Pesquisadores de diversas partes do mundo demonstraram interesse pelas temáticas abordadas na sessão. As instituições organizadoras do evento anunciaram a concessão de bolsas de estudo, na ocasião, para pesquisadores ucranianos em situação de refúgio em outros países da Europa.

“Vale destacar que a Unijuí foi a instituição que proporcionou a maior parte de minha formação como professor e pesquisador, processo ainda em andamento, que passou pelo bacharelado em Filosofia, pelo mestrado e doutorado em Educação nas Ciências. Profissionalmente, faz cerca de 15 anos que trabalho no curso de Direito e no Mestrado/Doutorado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Unicruz. Nesse processo, tenho tomado parte em uma rede de professores e pesquisadores: Claudio Boeira Garcia,  Paulo Evaldo Fensterseifer,  Paulo Rudi Schneider, José Pedro Boufleuer,  Adair Adams, Adriana Andreis,  Jaqueline Ritter,  Vânia Lisa Fischer Cossetin,  Helena Copetti Callai,  Gérson Lucas Padilha de Lima,  Rodrigo Moreira de Almeida e outros tantos professores e colegas de diversos graus de instrução”, destacou Tiago.  

As vivências acadêmicas e culturais foram intensas durante a viagem de 1º a 12 de julho à Roma e Lisboa, em um dos períodos mais quentes dos últimos milhares de anos na Europa.  


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