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O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) realiza, nos próximos dias 25 e 26 de junho, o seminário temático “Pensamento computacional na Formação de Professores: Repercussões na Educação Básica a partir do Ensino Com, Sobre e Através de Tecnologias.”
O evento vai ocorrer no Centro de Eventos na Unijuí e tem o objetivo de promover reflexões e debates sobre a inserção do pensamento computacional na formação de professores, com a proposta de destacar suas implicações e contribuições para a Educação Básica, por meio de práticas pedagógicas que utilizam, ensinam e integram as tecnologias digitais de forma crítica e criativa.
No primeiro dia de seminário, o público alvo será estudantes de Graduação que ingressaram na Universidade por meio do programa Professor do Amanhã. Eles terão a palestra “Políticas públicas para a integração da Computação na Educação Básica no Brasil - oportunidades e desafios”, a qual será conduzida pela pesquisadora Graziela Guarda.
Já o segundo dia é destinado a estudantes e egressos do PPGEC, com foco em proporcionar um espaço de troca de experiências, aprofundamento teórico e compartilhamento de práticas.
Serão feitos dois seminários temáticos: pela manhã serão abordados temas como “A transposição didática do Pensamento Computacional para sala de aula na Educação Básica em uma perspectiva transversal; Trajetória brasileira na formulação das Políticas Públicas para a integração da Computação na Educação Básica e a BNCC Computação”, entre outros.
Na parte da tarde, a abordagem terá como foco “O Pensamento Computacional - conceitos e modelos teóricos; Apresentação do Modelo Unificado de Atividades da coleção didática Pensamento Computacional para Todos; As abordagens para desenvolvimento do Pensamento Computacional - plugada e desplugada; Pensamento Computacional Inclusivo; e Dinâmica em grupo para construirmos coletivamente novas atividades baseadas no Modelo.”
Mais informações sobre o evento podem ser acessadas no site unijui.edu.br/eventos.